Solicitação de Orçamento

Blog

Blog Marketing E-mail marketing: guia completo sobre essa ferramenta

E-mail marketing: guia completo sobre essa ferramenta

Que tal conhecer os 5 principais benefícios dessa estratégia? Acompanhe!

por Beatriz - Soluções Industriais

Provavelmente você acredita que o e-mail marketing morreu, que é uma coisa do passado, ou que o futuro são as novas estratégias de marketing e o canais digitais que surgem todos os dias, não é mesmo?

Porém, essa ideia está completamente equivocada. Pare, olhe ao seu redor e pense: quando foi a última vez que você ficou mais 24 horas sem acessar a sua caixa de entrada?

Com as transformações digitais, a grande maioria das pessoas acessam o e-mail pelo o smartphone. Ou seja, as informações estão na palma da mão, no bolso e andando sempre perto do usuário.

Para se ter uma ideia, estima-se que até o final de 2020, o número de pessoas que utilizam o e-mail alcance a margem de 3 bilhões de pessoas.

E, cada vez mais, os negócios que usam essa ferramenta como estratégia garantem uma posição ativa no mercado e aumentam o número de vendas.

Independente se o seu ramo de atuação for o segmento de fita de led, por exemplo, o e-mail marketing pode ser extremamente efetivo na sua ação de venda.

Sendo assim, que tal conhecer um pouco mais sobre esta estratégia, os resultados e suas vantagens? Vamos lá?!

Por que utilizar e-mail marketing?

Provavelmente você deve estar se perguntando se as redes sociais não seriam um ótimo canal para manter a comunicação, criar um relacionamento com os seus clientes e apresentar as suas ofertas com muito mais agilidade e praticidade, certo?

Inclusive, pode até passar pela sua cabeça que o alcance que o Facebook, o Linkedin e o Instagram proporcionam a sua marca é muito mais significante que o de uma lista de emails.

Entretanto, para muitos empreendedores, as redes sociais são um ótimo canal para atrair clientes e interagir com os consumidores, mas não mantém a conversa fluindo.

Podemos relacionar as mídias sociais com uma espécie de festa. Esses canais, por sua estrutura, são perfeitos para conhecer pessoas novas e gerar novos relacionamentos, mas o ambiente lotado e a música alta, não é o ideal para ter uma conversa aprofundada.

É nesse momento que entra o e-mail marketing. Essa ferramenta é o canal que proporciona um ambiente mais calmo, onde você possa falar e consegue ser ouvido e aprimora o relacionamento com o consumidor.

Vantagens do e-mail marketing

Conforme mencionamos acima, o e-mail marketing proporciona inúmeras vantagens quantitativas para um negócio. Sendo assim, que tal conhecer os 5 principais benefícios dessa estratégia? Acompanhe!

1. Troca de informação

O e-mail não deve ser visto apenas como um modelo de vendas, mas também como um modelo de comunicação. Os usuários o utilizam para manter a troca de informação, bem como realizar cadastros em páginas que estão interessados.

Por exemplo: o consumidor cadastrou os seus dados para receber ofertas de manutenção de chiller. A partir disso, os usuários estabelecem uma comunicação ativa com a marca a fim de adquirir mais promoções do serviço em questão.

Com isso, esta é uma ótima plataforma para reter informações sobre o comportamento do usuário, identificar as páginas que ele se interessa e aprender a desenvolver um serviço com base em suas expectativas.

2. Mensagens personalizadas

Quando falamos sobre e-mail marketing, qual a primeira coisa que passa na sua cabeça? Promoções? Ofertas? Campanhas? Essa ferramenta vai muito além disso.

As mensagens personalizadas são uma ótima maneira de estabelecer uma comunicação direta com os clientes e novos usuários. Elas podem ser direcionadas para o público-alvo ou determinados perfis de clientes.

Por exemplo: Iniciar a copy com o nome do cliente ou usar uma linguagem mais pessoal e adequada ao tipo de cliente.

Dessa forma, você pode oferecer informações específicas para cada perfil de cliente, como uma promoção especial ou um desconto de aniversário. Portanto, é preciso criar uma lista de contato e mantê-la atualizada.

3. Dados

Um dos maiores erros da sociedade digital é não responder aos e-mails que chegam na caixa de entrada. Por isso, os responsáveis pela estratégia de marketing podem (e devem) ser mais atentos às respostas dos e-mails automáticos.

O primeiro passo é descobrir quais e-mails estão sendo respondidos e, uma vez identificado, é possível apontar quais leads (pessoas que demonstram interesse em adquirir determinado produto ou serviço de uma organização) você pode converter.

Você também pode sugerir que as pessoas respondam aos seus e-mails no final da mensagem, caso tenham dúvidas sobre os conteúdos ou queiram sugerir pontos de melhora.

4. Lista de contatos direcionada

Levando em conta o objetivo do e-mail marketing, temos a vantagem de direcionar uma lista de e-mail. Precisar abranger um bom público não significa que você deve enviar mensagens em massa sobre todo tipo de serviços.

Por isso, a segmentação dos contatos é fundamental para classificar os usuários de acordo com suas necessidades e desejos de compra.

Algumas ações de segmentação demográfica como sexo, idade, interesses e profissão, são ótimos pontos para direcionar as estratégias de e-mail marketing aos perfis certos.

Principais tipos de e-mail marketing

Existe uma lista variada de e-mail marketing para você implementar na sua campanha e obter as vantagens que citamos acima.

Entretanto, iremos citar as mais utilizadas. A newsletter, por exemplo, é um modelo de comunicação bem eficaz, de baixo custo e tem um formato excelente para educar e nutrir os leads que não estão prontos para a compra.

Resumidamente, é um boletim informativo que aborda um conteúdo mais direcionado para o público-alvo. Além disso,é uma ótima ferramenta para aprimorar a comunicação com os seus clientes.

Geralmente, a newsletter é utilizada para a divulgação de notícias, dicas e artigos de acordo com o interesse do consumidor. Por exemplo:

O usuário trabalha no ramo de eventos, consequentemente, ele vai passar a consumir conteúdos de stand para eventos, planejamentos, entre outros. Por isso, ele receberá e-mails compatíveis com esse interesse através da newsletter.

Em contrapartida, temos o e-mail promocional. O objetivo dessa ferramenta é divulgar uma promoção a fim de gerar uma venda.

Além disso, ele pode caracterizar a venda de um produto, como em um e-commerce, ou o download de um material de estudo, como um e-book.

Por fim, podemos mencionar o e-mail sazonal. Como o próprio nome supõe, o disparo deste e-mail só é feito em ocasiões específicas.

Seu conteúdo está mais centrado em parabenizar o usuário em datas especificas, enviar cartões para o dia das mães e natal, por exemplo.

Portanto, tenha em mente que o seu time de estratégias deve trabalhar as campanhas de e-mail marketing de forma efetiva, aprimorando o contato com o consumidor e, consequentemente, aumentando as chances de vendas.

Autor:

Beatriz - Soluções Industriais | Parcerias Construsite
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.
Outros posts feitos por Beatriz - Soluções Industriais

Comentários:

Orçamento por WhatsApp