Solicitação de Orçamento

Blog

Blog Marketing E-mail marketing: guia completo sobre essa ferramenta

E-mail marketing: guia completo sobre essa ferramenta

Que tal conhecer os 5 principais benefícios dessa estratégia? Acompanhe!

por Beatriz - Solu√ß√Ķes Industriais

Provavelmente você acredita que o e-mail marketing morreu, que é uma coisa do passado, ou que o futuro são as novas estratégias de marketing e o canais digitais que surgem todos os dias, não é mesmo?

Por√©m, essa ideia est√° completamente equivocada. Pare, olhe ao seu redor e pense: quando foi a √ļltima vez que voc√™ ficou mais 24 horas sem acessar a sua caixa de entrada?

Com as transforma√ß√Ķes digitais, a grande maioria das pessoas acessam o e-mail pelo o smartphone. Ou seja, as informa√ß√Ķes est√£o na palma da m√£o, no bolso e andando sempre perto do usu√°rio.

Para se ter uma ideia, estima-se que at√© o final de 2020, o n√ļmero de pessoas que utilizam o e-mail alcance a margem de 3 bilh√Ķes de pessoas.

E, cada vez mais, os neg√≥cios que usam essa ferramenta como estrat√©gia garantem uma posi√ß√£o ativa no mercado e aumentam o n√ļmero de vendas.

Independente se o seu ramo de atuação for o segmento de fita de led, por exemplo, o e-mail marketing pode ser extremamente efetivo na sua ação de venda.

Sendo assim, que tal conhecer um pouco mais sobre esta estratégia, os resultados e suas vantagens? Vamos lá?!

Por que utilizar e-mail marketing?

Provavelmente você deve estar se perguntando se as redes sociais não seriam um ótimo canal para manter a comunicação, criar um relacionamento com os seus clientes e apresentar as suas ofertas com muito mais agilidade e praticidade, certo?

Inclusive, pode até passar pela sua cabeça que o alcance que o Facebook, o Linkedin e o Instagram proporcionam a sua marca é muito mais significante que o de uma lista de emails.

Entretanto, para muitos empreendedores, as redes sociais são um ótimo canal para atrair clientes e interagir com os consumidores, mas não mantém a conversa fluindo.

Podemos relacionar as m√≠dias sociais com uma esp√©cie de festa. Esses canais, por sua estrutura, s√£o perfeitos para conhecer pessoas novas e gerar novos relacionamentos, mas o ambiente lotado e a m√ļsica alta, n√£o √© o ideal para ter uma conversa aprofundada.

√Č nesse momento que entra o e-mail marketing. Essa ferramenta √© o canal que proporciona um ambiente mais calmo, onde voc√™ possa falar e consegue ser ouvido e aprimora o relacionamento com o consumidor.

Vantagens do e-mail marketing

Conforme mencionamos acima, o e-mail marketing proporciona in√ļmeras vantagens quantitativas para um neg√≥cio. Sendo assim, que tal conhecer os 5 principais benef√≠cios dessa estrat√©gia? Acompanhe!

1. Troca de informação

O e-mail não deve ser visto apenas como um modelo de vendas, mas também como um modelo de comunicação. Os usuários o utilizam para manter a troca de informação, bem como realizar cadastros em páginas que estão interessados.

Por exemplo: o consumidor cadastrou os seus dados para receber ofertas de manuten√ß√£o de chiller. A partir disso, os usu√°rios estabelecem uma comunica√ß√£o ativa com a marca a fim de adquirir mais promo√ß√Ķes do servi√ßo em quest√£o.

Com isso, esta √© uma √≥tima plataforma para reter informa√ß√Ķes sobre o comportamento do usu√°rio, identificar as p√°ginas que ele se interessa e aprender a desenvolver um servi√ßo com base em suas expectativas.

2. Mensagens personalizadas

Quando falamos sobre e-mail marketing, qual a primeira coisa que passa na sua cabe√ßa? Promo√ß√Ķes? Ofertas? Campanhas? Essa ferramenta vai muito al√©m disso.

As mensagens personalizadas s√£o uma √≥tima maneira de estabelecer uma comunica√ß√£o direta com os clientes e novos usu√°rios. Elas podem ser direcionadas para o p√ļblico-alvo ou determinados perfis de clientes.

Por exemplo: Iniciar a copy com o nome do cliente ou usar uma linguagem mais pessoal e adequada ao tipo de cliente.

Dessa forma, voc√™ pode oferecer informa√ß√Ķes espec√≠ficas para cada perfil de cliente, como uma promo√ß√£o especial ou um desconto de anivers√°rio. Portanto, √© preciso criar uma lista de contato e mant√™-la atualizada.

3. Dados

Um dos maiores erros da sociedade digital é não responder aos e-mails que chegam na caixa de entrada. Por isso, os responsáveis pela estratégia de marketing podem (e devem) ser mais atentos às respostas dos e-mails automáticos.

O primeiro passo é descobrir quais e-mails estão sendo respondidos e, uma vez identificado, é possível apontar quais leads (pessoas que demonstram interesse em adquirir determinado produto ou serviço de uma organização) você pode converter.

Voc√™ tamb√©m pode sugerir que as pessoas respondam aos seus e-mails no final da mensagem, caso tenham d√ļvidas sobre os conte√ļdos ou queiram sugerir pontos de melhora.

4. Lista de contatos direcionada

Levando em conta o objetivo do e-mail marketing, temos a vantagem de direcionar uma lista de e-mail. Precisar abranger um bom p√ļblico n√£o significa que voc√™ deve enviar mensagens em massa sobre todo tipo de servi√ßos.

Por isso, a segmentação dos contatos é fundamental para classificar os usuários de acordo com suas necessidades e desejos de compra.

Algumas a√ß√Ķes de segmenta√ß√£o demogr√°fica como sexo, idade, interesses e profiss√£o, s√£o √≥timos pontos para direcionar as estrat√©gias de e-mail marketing aos perfis certos.

Principais tipos de e-mail marketing

Existe uma lista variada de e-mail marketing para você implementar na sua campanha e obter as vantagens que citamos acima.

Entretanto, iremos citar as mais utilizadas. A newsletter, por exemplo, é um modelo de comunicação bem eficaz, de baixo custo e tem um formato excelente para educar e nutrir os leads que não estão prontos para a compra.

Resumidamente, √© um boletim informativo que aborda um conte√ļdo mais direcionado para o p√ļblico-alvo. Al√©m disso,√© uma √≥tima ferramenta para aprimorar a comunica√ß√£o com os seus clientes.

Geralmente, a newsletter é utilizada para a divulgação de notícias, dicas e artigos de acordo com o interesse do consumidor. Por exemplo:

O usu√°rio trabalha no ramo de eventos, consequentemente, ele vai passar a consumir conte√ļdos de stand para eventos, planejamentos, entre outros. Por isso, ele receber√° e-mails compat√≠veis com esse interesse atrav√©s da newsletter.

Em contrapartida, temos o e-mail promocional. O objetivo dessa ferramenta é divulgar uma promoção a fim de gerar uma venda.

Além disso, ele pode caracterizar a venda de um produto, como em um e-commerce, ou o download de um material de estudo, como um e-book.

Por fim, podemos mencionar o e-mail sazonal. Como o pr√≥prio nome sup√Ķe, o disparo deste e-mail s√≥ √© feito em ocasi√Ķes espec√≠ficas.

Seu conte√ļdo est√° mais centrado em parabenizar o usu√°rio em datas especificas, enviar cart√Ķes para o dia das m√£es e natal, por exemplo.

Portanto, tenha em mente que o seu time de estratégias deve trabalhar as campanhas de e-mail marketing de forma efetiva, aprimorando o contato com o consumidor e, consequentemente, aumentando as chances de vendas.

Autor:

Beatriz - Solu√ß√Ķes Industriais | Parcerias Construsite
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conte√ļdo do Solu√ß√Ķes Industriais.
Outros posts feitos por Beatriz - Solu√ß√Ķes Industriais

Coment√°rios:

Orçamento por WhatsApp