Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site / Loja Virtual Sites e landing pages: quando usar cada um?

Sites e landing pages: quando usar cada um?

Sites e landing pages são parte da estratégia de marketing de empresas que querem conquistar o mercado digital. Leia para saber a diferença entre cada um.

| Atualizado em
por Time Construsite

É um site ? É um blog ? Não! É uma landing page!

Aprender a identificar as características, funcionalidades e objetivos de cada um dos elementos na sua estratégia de marketing digital é o primeiro passo para ter sucesso de vendas na internet.

Isso porque dominar esses conceitos vai te ajudar a decidir sobre as melhores estratégias de acordo com as necessidades que a sua empresa quer atender. Atrair mais clientes, converter leads, fechar vendas ou fidelizar quem já fechou um negócio, qual é seu objetivo?

É comum ficarmos confusos com tantas estratégias de marketing digital e negócios pela internet. Mas é preciso estar por dentro na hora de colocar sua empresa nesse campo tão competitivo.

Quando você está procurando a melhor estratégia para promover sua marca ou seu produto, é comum querer atacar por todos os lados. É site, é blog, loja virtual e formulário : tudo o que estiver ao seu alcance para atingir o público e conquistar o gosto dos visitantes é válido. O que você quer mesmo é atrair a simpatia de quem entra e conseguir converter mais leads e clientes.

Mas é preciso dizer que para utilizar site x landing page, blog ou loja virtual de produtos e serviços, é necessário saber como e quando utilizar todas essas estratégias.

Na busca pelas conversões, cada um desses elementos tem um papel diferente e se você pensar na jornada de vendas, saberá que todas essas ferramentas podem e devem ser utilizadas, porém em etapas e contextos diferentes.

Site x Landing Page : Qual gera mais conversões?

Cada um deles existe para fazer com que o público da internet siga um caminho até a finalização da compra, portanto cada um deles apresenta suas próprias especificidades.

Então você está aí, fazendo de tudo para promover seu produto.Você sabe que com a estratégia certa pode conseguir muitas vendas, afinal seu produto é de fácil aceitação, tem preço acessível e qualidade, mas agora que você decidiu divulgá-lo e vendê-lo pela internet, não sabe bem por onde começar.

É normal se sentir assim. Com o constante crescimento que vem acontecendo no mercado de vendas de produtos e serviços pela internet ao longo dos últimos anos, as estratégias de marketing digital também se diversificaram e é preciso aplicá-las no momento correto.

Há alguns anos, os blogs, por exemplo, eram utilizados como diários pessoais, onde a gente postava imagens e textos do nosso dia a dia, com nossos interesses mais íntimos, nossa rotina, preferências, etc.

Hoje tudo mudou. O blog deixou de ser um espaço pessoal e passou a fazer parte da estratégia de marketing de empresas que buscam crescimento no mercado digital. Através dele é possível criar identificação com o público alvo e estabelecer um relacionamento de alto valor com seus leads e clientes.

Nesse artigo falaremos especificamente sobre sites e landing pages.Essas duas estratégias são bem diferentes. Cada uma delas está em etapas diferentes da jornada de vendas e servem para objetivos bem específicos.

Sites x landing não precisam ser um dilema em sua vida! Pelo contrário, são aliados preciosos e devem ser usados na hora certa.

Então, se você está por aí começando a desbravar o mercado de ofertas de produtos e serviços pela internet e precisa encontrar uma estratégia que faça seus negócios prosperarem e suas vendas decolarem, fique atento aos próximos parágrafos deste artigo e descubra tudo sobre como articular site x landing pages para fazer sua estratégia dar certo.

O que é um site?

Um site é um conjunto de páginas que fica hospedado em um servidor da internet. Como o próprio nome já diz, um site é um lugar. Este lugar normalmente é específico na web, ou seja, você chegará até ele graças a um endereço eletrônico.

Dependendo do objetivo do site, ele também é chamado de portal, exatamente porque dá caminho para diversas páginas diferentes, as quais podem apresentar mídias de todos os tipos: vídeos, textos escritos e em áudio, imagens e links para outros endereços.

No oceano da internet, o site representa a própria empresa ou produto. Portanto, ele deve apresentar um conteúdo que seja um cartão de visitas para quem entrar. O site de uma empresa pode ter muitas seções apresentadas em um menu. Esse menu, que pode ser apresentado de diversas formas, direciona para cada setor específico de acordo com aquilo que o visitante está procurando.

As estruturas dos sites podem ser organizadas de formas muito diferentes, podendo variar bastante. Porém, algumas sessões específicas são muito necessárias e devem estar em todos os sites, como as que aparecem a seguir

Página inicial

A página inicial ou a home page deve ser atraente e acolhedora para receber o cliente de acordo com as especificidades da sua empresa, é claro.

Se for um site de produtos para lutadores de boxe, a página inicial será bem diferente de um site de produtos de beleza para adolescentes. A questão é que a home page ou página inicial deve atrair o público alvo de sua empresa e direcioná-lo para a funcionalidade que ele deseja dentro da empresa.

Além disso, a página inicial deve conter o nome da empresa, seu logotipo, o slogan, imagens e todos os elementos que servem para compor a identidade da empresa e da campanha que está sendo divulgada.

Algumas páginas iniciais direcionam para textos explicativos sobre os serviços, objetivos e missões da empresa, além da história da empresa e outras informações relevantes. Outras apresentam ofertas e iniciam a jornada de compra do usuário, estabelecendo o início do caminho até a contratação do serviço ou compra do produto.

A página inicial deve conter um menu que direcione o visitante para as outras páginas do site. O formato e conteúdo do menu podem variar muito dependendo da natureza do empreendimento, do tipo do produto, da estratégia de marketing e outros fatores.

Também é interessante oferecer uma caixa de busca, na qual o cliente digita as características do produto que deseja e o site direciona para a página correspondente.

A página inicial deve ser convidativa e confortável para que o usuário ou visitante possa ter uma experiência de navegação agradável.Para isso, as empresas que criam e administram sites desenvolvem diferentes estratégias de comunicação e de tecnologia.

Atendimento ao cliente

A página de atendimento ao cliente pode variar muito de empresa para empresa e de acordo com a campanha, mas está presente na maioria dos sites. Geralmente, contém algum texto explicando sobre os canais de atendimento, tais como telefone, e-mail e endereço físico.

Algumas empresas disponibilizam formulários onde o visitante pode deixar seus dados e suas dúvidas. Outras páginas de atendimento ao cliente utilizam botões que direcionam direto para o Whatsapp.

Produtos

Algumas empresas disponibilizam imagens dos produtos que comercializam, mesmo que estejam disponíveis para compra apenas na loja virtual.Trata-se de uma forma de atrair a atenção do visitante, inclusive descrevendo as funções e características daquilo que está sendo oferecido, seja um produto, um serviço, cursos ou casas para alugar.

Links úteis

Em um site sempre vai haver links, botões ou páginas que direcionam para outras páginas relativas a própria empresa ou até mesmo empresas parceiras.

Esses links fazem com que a navegação pelo site seja facilitada e melhoram a experiência do usuário que busca por produtos e informações específicas.

Dependendo do tipo e de qual é o objetivo da empresa, os sites podem ser desenhados e disponibilizados de várias maneiras com páginas de nomes e funções bem específicas.

Um site de uma imobiliária, por exemplo, sempre vai direcionar para uma plataforma de aluguel, compra e venda de imóveis na qual o usuário pode deixar os dados para manifestar o interesse em determinada oferta. Alguns estão ligados externamente a plataformas imobiliárias.

Quando pensamos em sites x landing pages, é importante sabermos que são elementos diferentes na elaboração do marketing digital de uma empresa e que um não precisa, necessariamente, excluir o outro.

Sites e Landing Pages são usados em etapas diferentes da campanha e servem para funções e objetivos específicos.Sua empresa pode utilizar os dois elementos na estruturação das estratégias de marketing e comunicação.

Pra que serve um site?

Independentemente da forma como será desenvolvido e projetado para atender às necessidades da empresa interessada, o importante é compreender que o site de uma forma virtual de representação da própria empresa, como a sede física a representa , porém em um espaço virtual.

É por esse motivo que o site possui várias partes diferentes, direcionamentos úteis e está totalmente alinhado à identidade e à função daquela empresa em especial.

Ele deve estar visualmente e textualmente elaborado de uma forma que facilite a navegação e a identificação de informações para o usuário.

Quanto à estrutura, os sites podem ter estilos bem diferentes. Existem até mesmo os chamados de one page, ou seja, aquele site que é composto por uma única página.

Independentemente da quantidade de páginas, estruturalmente os sites sempre apresentarão os seguintes elementos.

Menu

O menu serve para agrupar as páginas do seu site. Nele o usuário poderá encontrar as informações que busca em cada uma das seções do site, como atendimento, dúvidas frequentes, página principal ou home, links para loja virtual, caso você tenha uma, formulários e fotos.

Pode haver mais de um menu no site, cada um com agrupamentos de páginas e funções diferentes.

Barra lateral

Nos sites de compra, a barra lateral serve para organizar menus secundários. Se você vende roupas, pode organizar tipos de peças, estilo e cor, por exemplo.Em sites de imobiliárias pode-se organizar os imóveis por tipo, número de cômodos, etc.

Conteúdo

O conteúdo é bem variado e aparece de acordo com a página escolhida. É importante que contenha informações importantes sobre a empresa, como história , links, imagens , missão, ofertas, equipe. Tudo vai depender da necessidade da sua empresa.

Por isso é importante estar atento ao seu público alvo: ele deve se identificar com o visual, com as cores, estilos de letra e de discurso apresentado no conteúdo do seu site.

O importante é pensar em uma navegação em funil, ou seja, cada página direciona para outra página do site que faz com que o usuário vá avançando na jornada até alcançar um objetivo, seja este um formulário de conversão para lead, uma landing page ou uma página de vendas.

Rodapé

No rodapé deve haver um mapa completo do site. Ele contém todas as páginas que porventura o usuário não tenha conseguido localizar, descritas explicitamente.Também é comum incluir um botão de contato, seja direcionado para e-mail de atendimento, whatsapp,telefone ou até mesmo para um endereço físico.

A Construsite é uma empresa especializada em criar todos os tipos de site de acordo com as necessidades da sua empresa. No site da Construsite você encontra dicas de como elaborar um site cheio de recursos pensados para otimizar seu espaço na web.

Descubra como criar um site com todos os recursos direcionados ao seu público alvo, com qualidade e preço justo. Aproveite a promoção 40%OFF agora.

O que é uma landing page?

Você está no caminho para resolver o dilema site x landing page. E agora vai descobrir que o melhor mesmo é ter os dois!

Uma landing page é uma página de aterrissagem. Ela representa um objetivo, já que o objetivo de quem aterrisa é chegar inteiro e seguro em terra, o objetivo de quem chega em uma landing page é finalizar a jornada, chegando ao final, ou ao fundo do funil.

Por isso o landing page é tão importante. Na verdade, ela pode estar presente no site, no blog, na rede social e até pode ser enviada por e-mail. Tudo depende da sua estratégia de marketing.

Assim como o avião deve chegar à pista de aterrissagem, o usuário deve chegar à landing page para cumprir seu objetivo.

Depois que o visitante já navegou, já buscou um produto, já encontrou o que queria, ficou em dúvida ou decidiu comprar, a landing page é a última etapa. Por isso ela precisa ser muito bem elaborada, para evitar a desistência do usuário e para fazer com que ele atinja o objetivo da campanha, seja preenchendo um formulário ou fazendo negócio.

As landing pages são páginas únicas, focadas em um único produto ou campanha, dependendo da natureza do negócio, é claro.

Landing pages devem conter muito menos informação que um site. Deve ser bem objetiva e captar totalmente a atenção do usuário, sem distrações e sem direcionamento para outras páginas.

A estrutura de uma landing page é totalmente desenvolvida para ser lida de uma vez só e gerar conversão. Diferente do site, ela contém apenas as informações necessárias para direcionar ao objetivo final: converter e vender

Pra que serve uma landing page?

Uma landing page é o objetivo final, é a página de chegada. Ela serve para converter. Ela finaliza a experiência e o usuário que passar por ela, não será mais um usuário: será um lead ou um cliente.

Assim, existem basicamente dois diferentes tipos de landing page : a landing de conversão para lead e a landing page de vendas, ou simplesmente, página de vendas.

O objetivo dos tipos é converter, mas cada uma delas tem um objetivo próprio.

Veja a seguir os dois tipos de landing page mais utilizados nas campanhas de marketing digital.

Landing Page de Conversão de Leads

Esse tipo de landing page serve ao objetivo de captar as informações do usuário e transformá-lo, ou convertê-lo, em um lead.

Trata-se de uma única página, que contém um chamado ou oferta que direciona para o preenchimento de dados.

Normalmente essa oferta pode ser um material rico para o usuário, como um brinde, um ingresso, um e-book,um material para impressão, como calendário de mesa, livro ou revista de atividade.

Quando o usuário clica no botão para obter o material rico ele deverá digitar seus dados e assim estará feita a conversão : a empresa obtém nome, telefone e e-mail do usuário. A partir de agora ele é um lead e poderá receber ofertas , promoções e estar diretamente em contato com a sua empresa pelas redes sociais, telefone ou whatsapp.

Landing Page de Vendas ou Página de vendas

O segundo tipo de landing page mais usado nas estratégias de marketing digital são as landing pages de vendas.

As landing pages de vendas se diferenciam das landings de conversão para leads apenas pelo objetivo final : Elas existem para que o usuário digite os dados e feche a compra.

No mais, a estrutura é muito parecida. Ela deve conter um chamado ou oferta bem atrativa e um botão de conversão que direciona para o formulário de compras, com data de entrega, se for um produto físico e dados como escolha do meio de pagamento, documentos e números de cartões.

Landing Page ou Site: Entenda as principais diferenças e a hora certa de usar.

Se você leu até aqui, tenho certeza que você já entendeu que no dilema landing page x site, os dois saem ganhando, porque são complementares na estratégia de marketing da sua empresa.

A hora certa de usar cada uma delas é que será o pulo do gato! Site é necessário na hora de divulgar sua marca, oferecer seus produtos, dar acesso à loja virtual, oferecer conteúdo de blogs, contar a história e a missão do seu empreendimento, tirar dúvidas, ou seja, ele é imprescindível na primeira etapa : atrair e direcionar os visitantes para os próximos passos.

As landing pages devem ser usadas na hora certa, na aterrissagem. Elas direcionam para conversões e precisam estar no final da jornada.

Sites x landing pages têm suas estruturas próprias e objetivos totalmente diferentes, por isso não é preciso optar por um ou outro, use os dois para enriquecer sua estratégia de marketing digital e bombar o número de conversões!

O fato de ter um site não diminui a necessidade de elaborar landing pages de conversão e de vendas para sua campanha. O interessante é que as landing pages, por serem muito objetivas e independentes, podem continuar a serem oferecidas aos leads tanto pelo site da empresa, quanto pelo e-mail ou whatsapp..

Por outro lado, você pode enviar landing pages de vendas para seus leads por meio de mensagens nas redes sociais, whatsapp e email.Tudo vai depender das características da campanha que você quer lançar.

Basta ter criatividade e poder contar com empresas especializadas em marketing digital . E quando se trata de criador de landing page, não tem outra. A Landing Pro te oferece o melhor suporte para criação de landing pages de acordo com as necessidades da sua empresa.

No site da Landing Pro você vai encontrar uma equipe de profissionais qualificados, prontos para ajudar a tirar suas dúvidas e oferecer a estratégia certa para seu produto. É possível até mesmo criar landing pages gratuitamente! Não fique para trás e crie sua landing page grátis agora.

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: