Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site / Google & SEO Como criar site no Google Sites? Tutorial passo a passo completo

Como criar site no Google Sites? Tutorial passo a passo completo

Consiga criar um site gratuito e de forma rápida com um tutorial completo sobre Google Sites. Acesse já e confira.

| Atualizado em
por Time Construsite

Se você chegou até aqui é porque está em busca de como criar um site com o menor custo possível, especialmente no Google Sites. Neste post, vamos trazer um tutorial completo para te ajudar a utilizar essa plataforma, bem como analisaremos alguns de seus aspectos.

Fique até o final e aproveite! No fim do texto temos uma surpresa especial para você.

O que é o Google Sites?

O Google Sites é mais uma das muitas ferramentas disponibilizadas de forma gratuita pelo Google e que facilitam a entrada no mundo digital de empreendedores.

Por meio dessa plataforma é possível criar um site simples com rapidez e de forma bastante intuitiva, o que significa que até mesmo pessoas que não têm muita experiência com ferramentas digitais podem utilizar o Google Sites.

Ao criar um site, é possível escolher entre usar um subdomínio do próprio Google Sites ou, então, comprar um domínio personalizado com o nome da sua empresa. Além disso, também é permitido escolher entre as diversas opções de layouts que, embora bem simples, quebram o galho.

Após a configuração inicial, o usuário será responsável somente por gerenciar e alimentar o conteúdo publicado, garantindo uma constante atualização.

O Google Sites pode ser utilizado para criar sites que serão utilizados em campanhas online ou em divulgações. Também pode ser útil para pessoas que não querem investir em um site profissional devido à falta de capacidade econômica.

No entanto, é importante recordar que o Google Sites apresenta uma série de limitações, possibilitando apenas a criação de sites simples e amadores, com poucas personalizações disponíveis.

Quais são as vantagens e desvantagens do Google Sites?

O Google Sites apresenta vantagens e desvantagens muito claras. A ferramenta é recomendada para um público muito específico de pessoas: para aqueles que não querem ou não podem investir nada em um site profissional.

Isso fica evidente ao avaliarmos as vantagens do Google Sites, como por exemplo a facilidade de uso, já que, justamente por ser uma plataforma destinada àqueles que não têm um nível aprofundado de maturidade no mundo digital, o Google Sites é extremamente intuitivo e simples de executar e usar.

Além disso, o Google Sites também é 100% gratuito, mais uma vez beneficiando àqueles que não podem investir um dinheiro a mais em um site verdadeiramente profissional. Por isso, os sites criados no Google Sites são responsivos, o que significa que se adaptam às mais diversas telas e experiências do usuário.

Quais são as funcionalidades do Google Sites?

Apesar de apresentar algumas limitações justamente pela natureza da plataforma, o Google Sites conta com recursos e funcionalidades bem interessantes e úteis, como a disponibilização de um endereço na web de forma gratuita.

Esse endereço, no entanto, não é um domínio próprio, mas um subdomínio pertencente ao Google. Além disso, para facilitar a customização, o Google Sites oferece a possibilidade de customizar o HTML, permitindo configurar através do código fonte seções e objetos especiais em suas páginas.

Na aba “Inserir” estão disponíveis todas as adições de conteúdo que podem ser feitas. A seguir, preparamos uma lista com todos esses conteúdos:

  • Caixa de textos;
  • Imagens;
  • Conteúdos do Google Drive;
  • Grupo recolhível;
  • Índice;
  • Carrossel de imagens;
  • Botão;
  • Divisor;
  • Marcador;
  • YouTube;
  • Agenda;
  • Mapa;
  • Documentos;
  • Apresentações;
  • Planilhas;
  • Formulários;
  • Gráficos.

[Passo a passo] Como criar um site no Google Sites

Se você deseja criar um site no Google Sites porque vale a pena para você, nós preparamos um passo a passo exclusivo para te ajudar a conquistar seu site gratuito. Confira:

1. Acesse a página oficial do Google Sites e faça login em sua conta do Google

O Google Sites pode ser acessado pelo endereço https://sites.google.com. Para começar a criar o seu site, será preciso fazer login em sua conta do Google e, em seguida, escolher um modelo para suas páginas.

2. Defina um modelo

Depois que o login estiver feito, você poderá navegar entre os modelos disponíveis ou, então, começar um do zero. O recomendado é você escolher um modelo pronto que mais combine com sua empresa, desse modo seu maior trabalho será apenas de personalizar o conteúdo.

3. Escolha um domínio próprio ou use o do Google Sites

Antes de personalizar os detalhes do conteúdo, vale a pena dar uma atenção especial para o domínio, que é o endereço que as pessoas vão utilizar para conseguir acessar o seu site.

Se você deseja prosseguir com o subdomínio próprio do Google Sites, não será preciso seguir este passo. Mas, caso haja o desejo de adquirir ou utilizar um já comprado domínio próprio, basta clicar na engrenagem que está na parte superior da página de edição do seu site, conforme a imagem a seguir:

Em seguida, a tela de configurações deverá aparecer diante de você. Basta selecionar “Domínios personalizados” e clicar em "Configurar o domínio personalizado”.

Se você já comprou seu domínio em uma outra plataforma, selecione “Usar um domínio de terceiros” e siga as instruções que surgirão na tela. Agora, se você deseja comprar um domínio, selecione “Comprar um domínio” e também siga os passos.

4. Personalize o cabeçalho e outras informações de conteúdo

Agora é só começar a personalizar o conteúdo do site. Basta clicar no local do conteúdo e digitar seus textos e informações.

5. Comece a criar as páginas do site

Na aba “Páginas”, você poderá criar novas páginas, bastando apenas clicar no sinal de “+” para acessar e configurar as novas páginas.

6. Por fim, publique o site

Depois de realizar todas as configurações e personalizações, basta publicar o site. Para fazê-lo, é só clicar no botão que está no canto superior direito da tela.

Pronto! Seu site já está no no ar e pode ser acessado através do link configurado.

Como ter mais resultados com seu site?

Mas não basta colocar seu site no ar, é preciso agora prepará-lo para ter resultados reais e efetivos no marketing digital. Para te ajudar com essa tarefa, nós preparamos um ebook exclusivo com dicas especiais para você tornar o seu site muito mais vendedor.

Para baixá-lo é só acessar a página oficial, deixar alguns dados e aproveitar todo o conteúdo.

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: