Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site / Marketing Estratégia para aumentar o número de visitantes de qualquer site

Estratégia para aumentar o número de visitantes de qualquer site

Colocou o seu site no ar e não sabe como atrair visitantes? Preparamos um post completo com 9 dicas essenciais para você aumentar o tráfego em seu site.

por Time Construsite

Você está aí, neste exato momento, com seu site pronto e desejoso para aumentar o número de visitantes justamente porque quer que seu produto, serviço ou ideias alcancem o maior número de pessoas.

É bem provável que até já tenha iniciado algumas ações, como divulgar para os amigos e fazer postagens nas redes sociais. Mas, neste post, você irá descobrir como aumentar o tráfego do seu site e, também, qual a engenharia por trás de sites de sucesso.

Por que não consigo aumentar o número de visitantes do meu site?

Visitantes não caem do céu! Esse mantra precisa ser absorvido com toda a sua força e significância, afinal, um erro comum de pessoas que inauguram seus sites é acreditar que o site atrai visitantes por si mesmo. Não é assim que as coisas funcionam.

A engenharia por trás de um site de sucesso é muito mais complexa e envolve, principalmente, a capacidade de reunir diversas mídias e canais dentro de uma estratégia de marketing digital mais ampla.

Isso significa que, se o seu site não tem atraído visitantes, é porque provavelmente você não tem conseguido articular da melhor forma um trabalho consistente em diversas plataformas.

Mas, fique tranquilo. Neste post exclusivo, a Construsite vai te dar o caminho das pedras, ou seja, um panorama geral das principais e mais efetivas ações para aumentar o tráfego do seu site.

9 estratégias para aumentar o tráfego

Existem, de forma muito objetiva, 9 estratégias que são as mais úteis para aumentar o número de visitantes. Elas representam o básico do que deve ser feito para verdadeiramente ter um site de sucesso.

Os grandes portais, e-commerces e blogs de todo o mundo exploram exaustivamente cada um desses passos. Por isso, leia cada estratégia de forma atenta e comece a aplicar hoje mesmo. Confira:

1. Invista em anúncios pagos

O tráfego pago consiste em investir em plataformas de anúncios para que estas levem o nome da sua marca ou site para mais pessoas. Entre as plataformas mais conhecidas para anunciar online estão o Google Ads e o Facebook Ads.

Através do Google Ads é possível fazer com que anúncios da sua marca apareçam para usuários que pesquisarem por uma palavra-chave relacionada ao seu mercado.

Imagine, por exemplo, que você tem um site que vende itens de pet shop. No Google Ads é possível comprar a palavra-chave coleira para que, quando o seu potencial cliente pesquisar pelo assunto, surja um anúncio que cite sua empresa e leve-o para o site. Essa é a rede de pesquisa.

Mas há, ainda, uma segunda modalidade de anúncios, a rede display. Nessa modalidade, o Google distribui banners sobre sua marca em toda a internet e em sites parceiros, fazendo com que potenciais clientes vejam o anúncio e, ao clicar nele, chegarão ao seu site.

Além do Google Ads, o Facebook Ads é uma das ferramentas de anúncios mais conhecidas em todo o mundo, isso porque é possível anunciar em duas das principais redes sociais do mundo através da plataforma.

Ao utilizar o Facebook Ads, é possível aumentar o tráfego através do Facebook e do Instagram, exibindo patrocinados em diversos formatos, como story, feed, carrossel, audience network e muito mais.

Desenvolver tais campanhas sozinho pode ser uma tarefa bastante difícil. Por isso é importante contar com empresas que prestam serviço de gerenciamento de campanhas digitais, especialmente de Google Ads.

2. Tenha um site otimizado para SEO

Se no ítem anterior será preciso fazer um investimento monetário para aparecer no Google, por exemplo, em nossa segunda dica isso não será necessário.

SEO é uma sigla em inglês que pode ser traduzida como Otimização Para Os Mecanismos de Busca. Por meio dessa estratégia, você prepara o seu site para atrair visitantes que navegam e pesquisam no Google ou em outros buscadores.

Em resumo, o SEO funciona assim: o usuário pesquisa por uma palavra-chave no Google, como coleira e, como resultado, serão exibidos alguns anúncios no topo da página. Logo abaixo, no entanto, estarão os resultados orgânicos, como no print a seguir:

Tudo o que aparece abaixo dos anúncios são os resultados orgânicos. Não é possível pagar para aparecer aí. A escolha do Google é feita com base no critério da qualidade da página.

O trabalho de SEO, portanto, consiste em tornar a página de um site atraente para o Google, de modo que ela seja eleita para destacar-se nos primeiros resultados.

Para fazer isso será preciso aplicar técnicas de padronização e hierarquização de títulos (h1, h2, h3…), produzir conteúdo em um blog, aumentar a velocidade de carregamento da página e muito mais.

Nunca se esqueça: uma boa estratégia de SEO é sinônimo da melhor performance no digital, mas exige paciência, já que os resultados começaram a aparecer a médio e longo prazo.

3. Invista em uma estratégia de marketing de conteúdo

Um outro elemento essencial é a produção de conteúdo. Se você deseja aumentar o número de visitantes do seu site será preciso investir nisso.

Essa estratégia consiste em produzir um grande volume de materiais que façam sentido para o público-alvo, gerando engajamento e atraindo visitantes orgânicos para o site.

A melhor forma de fazer isso é através da criação de um blog onde serão disponibilizados textos e artigos que melhorarão o ranqueamento no Google, já que tais textos são escritos a partir das melhores boas práticas de SEO.

Quem nunca pesquisou algo no Google para tirar uma dúvida e caiu em um artigo, não é mesmo? Essa é a estratégia de conteúdo na prática.

No entanto, custa muito caro contratar uma pessoa exclusivamente para estar dentro da empresa produzindo conteúdos relacionados ao seu mercado. Na ordem de prioridades financeiras, o dinheiro da contratação desse profissional poderia ser utilizado para outras finalidades.

Por isso existem soluções muito interessantes disponíveis no ambiente digital. Como, por exemplo, contratar empresas que forneçam textos para blog de qualidade a partir de uma rede de freelancers especializados.

Uma solução barata e que vai potencializar a exposição do seu site nos resultados orgânicos, de forma a aumentar o tráfego.

4. Trabalhe estrategicamente as redes sociais

Post de rede social não fará você vender, mas é uma maneira de conectar e engajar clientes em potencial. Por isso, para aumentar o número de visitantes do seu site é muito importante contar com uma estratégia perene de ações nas redes sociais.

O segredo para isso, mais uma vez, está no conteúdo. Quanto maior a qualidade e profundidade do seu conteúdo, mais atenção ele chamará, atraindo mais seguidores.

Mas, fique atento a uma coisa: as redes sociais devem funcionar como um funil, ou seja, deve haver três tipos de conteúdo, conforme a explicação a seguir:

  • topo de funil de redes sociais: consiste em um conteúdo voltado para atrair novos seguidores. Para isso, podem ser utilizados posts no feed, patrocinados ou não, bem como outras ações complementares como publicação constante nos stories, sequências nos stories e comentários em páginas de usuários com grande autoridade;
  • meio de funil de redes sociais: são conteúdos voltados para alimentar aqueles seguidores que já chegaram. Para isso, o story é a melhor estratégia, com publicação constante e sempre dando voz ao seguidor (como é feito, por exemplo, nas caixinhas de perguntas);
  • fundo de funil de redes sociais: mais que conteúdos, são ações específicas realizadas para conversão. Podem ser lives, stories especiais e até mesmo chamadas para ação nos conteúdos publicados.

5. Consiga links em outros sites

Nossa quinta dica é complementar à segunda acima citada. Uma boa forma de aumentar o tráfego de um site é conseguindo links em sites de maior autoridade ou que estão há mais tempo no ar.

Isso porque um dos fatores de ranqueamento do Google é justamente o número de links que um site recebe de outros. A razão é que, quanto mais referenciado, mais o buscador entende que o site tem um bom conteúdo.

Para conseguir tais links, existem duas formas: a primeira é entrar em contato com grandes sites e negociar essa linkagem. A segunda é produzir conteúdos de qualidade no blog e, com o tempo, começar a ser referenciado como fonte de pesquisa para materiais de outros sites.

6. Engaje-se em grupos temáticos

Para atrair visitantes também é muito interessante ir onde seus potenciais clientes estão. Um exemplo disso é entrar em grupos temáticos no Facebook, Whatsapp, Telegram e outras plataformas, compartilhando conteúdos da forma mais natural possível.

Na prática, pode ser feito da seguinte maneira: imagine que você tem um site que divulga um buffet de casamento. Ao entrar em grupos de noivas nas mais diversas plataformas, você poderá enviar conteúdos de suas redes sociais e até mesmo do seu blog, sempre que alguma dúvida surgir.

Mas, muito cuidado: não transforme tais grupos em outdoors, encontre a medida certa para envios de modo a não chatear os integrantes ou causar sua expulsão.

7. Incentive o compartilhamento

Vale a pena falar, ainda, da importância do incentivo ao compartilhamento. Ao final de cada conteúdo produzido em suas mídias sociais, no blog e no site em geral, sempre deixe um convite para que as pessoas sintam-se motivadas ao compartilhamento.

Essa é uma forma de potencializar o engajamento e alcançar novas pessoas que, até então, não conheciam o seu site.

8. Analise dados e tome decisões

No ambiente digital, os dados valem ouro! Por isso, se você deseja aumentar o número de visitantes do seu site, uma ótima recomendação é instalar o Google Analytics, uma ferramenta gratuita do Google que fornece dados e informações para análise em tempo real.

No GA, é possível ter acesso a informações como números de visitantes, taxa de rejeição, conteúdo acessado, tempo de navegação, canais de onde vieram as principais visitas e muito mais.

Por meio dos relatórios, será possível tomar decisões estratégicas, realizar melhorias no site e, até mesmo, monitorar qual tipo de conteúdo faz mais sucesso.

9. Cadastre-se no Google Business

Todas as dicas até aqui vão exigir um tempo para serem executadas. A nossa última dica, no entanto, pode ser feita agora mesmo e já começar a gerar resultados. Trata-se de ingressar no Google Business, o antigo Google Meu Negócio, que permite exibir seu site para potenciais clientes sem pagar nada.

O Google Business é uma plataforma oficial do Google que permite a negócios locais contarem com uma página personalizada que aparecerá nos resultados de pesquisa do buscador.

De forma resumida, são disponibilizadas informações relevantes da empresa, como contato, endereço, fotos, eventos e muito mais. Além disso, é possível acessar dados e insights sobre as pesquisas relacionadas ao negócio, facilitando a tomada de decisão e otimização dentro da plataforma.

Uma boa prática de uso do Google Business é divulgar eventos e promoções realizados por sua empresa. Isso é uma oportunidade para garantir que seus clientes sejam atraídos para suas ações, fortalecendo assim os resultados comerciais obtidos.

Dê o primeiro passo para aumentar o número de visitantes

Diante de tantas dicas tão valiosas, chegou o momento de você dar o primeiro passo para aumentar o tráfego para seu site. Para colocar em prática tudo o que dissemos até aqui serão necessárias duas coisas: tempo ou dinheiro, os dois ativos mais escassos hoje em dia.

No entanto, como já mencionado, o cadastro no Google Business é a única ação que poderá ser feita gratuitamente e em pouco tempo. Depois do cadastro e da verificação, sua empresa já poderá aparecer para os primeiros clientes e eles poderão chegar ao seu site.

Por isso, não perca tempo: acesse agora mesmo a página oficial do Google Business e faça o seu cadastro gratuito.

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: