Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Google & SEO Uma boa estratégia de SEO pode gerar grandes lucros no digital

Uma boa estratégia de SEO pode gerar grandes lucros no digital

A verdade é que o SEO está entre as principais estratégias que o "marketing" digital emprega. Confira como o bom uso auxilia sua empresa!

| Atualizado em
por Wagner Santos

Você já parou para pensar sobre o papel da estratégia de SEO para gerar lucros para a sua empresa?

A verdade é que o SEO está entre as principais estratégias que o “marketing” digital emprega. Portanto, é possível dizer sem medo de errar que um bom SEO pode ajudar sua empresa a conseguir uma boa lucratividade.

Isso porque, a tática de SEO certa pode colocar sua empresa entre os primeiros resultados da busca do Google. Além de posicionar muito bem a sua marca nas redes sociais mais importantes, como Facebook e o Instagram.

É sobre isso que falaremos ao longo do artigo de hoje. Para entender como uma boa estratégia de SEO pode gerar grandes lucros no digital, conheceremos um pouco sobre como o SEO funciona.

O que é, e como funciona o SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization ou Mecanismos de Otimização de Buscas. Além disso, pode ser definido como um conjunto de técnicas que melhoram o desempenho orgânico de um site.

Na prática, o SEO funciona como uma forma de apresentar o conteúdo do seu site de um modo organizado, com valor para o usuário e boa leitura pelo algoritmo dos buscadores.

Para isso, uma boa estratégia de SEO emprega técnicas como:

  • Uso correto de palavras-chave;
  • Pesquisa de palavras-chave mais procuradas;
  • Link Building interno e externo;
  • Imagens otimizadas ao longo do conteúdo;
  • Termos chaves inseridos nos textos;
  • Otimização da “interface”, layout e apresentação do site/blog/página;
  • Plugins e etiquetas.

Além de tudo isso, uma boa estratégia de SEO precisa da análise cuidadosa dos principais concorrentes e do perfil do público alvo da empresa. Pois, é preciso verificar o que a concorrência faz, tanto para adaptar algumas ideias que podem ser uteis, quanto para criar diferenciais competitivos.

O “marketing” de conteúdo é fundamental para uma boa estratégia de SEO

Em qualquer tática de SEO o conteúdo é peça chave, e não poderia ser diferente. Isso porque, é o conteúdo bem elaborado que irá dialogar com o público-alvo e elevar os índices orgânicos do site, para ele subir posições em mecanismos como o Google.

Um conteúdo bem estruturado deve obrigatoriamente apresentar valor ao público. É assim que sua estratégia de SEO pode gerar grandes lucros no digital.

Afinal, um conteúdo que entrega valor e informações relevantes significa:

  • Autoridade sobre o tema;
  • Mais “leads”;
  • Maior conversão em vendas;
  • Boa captação e fidelização de clientes;
  • Maior visibilidade no mercado;
  • Diferenciais competitivos e destaques perante os concorrentes.

Um bom conteúdo vende, mas também serve para outras estratégias, como atrair clientes, melhorar o relacionamento da sua marca com o público.

Independente de qual seja o objetivo do seu conteúdo, sem um bom SEO ele não será bem ranqueado pelo algoritmo dos buscadores. Portanto, você não terá muitas visitas no seu site.

Como construir uma tática de SEO que gere lucros?

O primeiro passo para ter uma boa tática de SEO é ter seu próprio site, “blog” ou página nas redes sociais. Entretanto, o mais recomendado é ter os três, e fazer a interligação de conteúdo entre ambos.

E, para ter um site, você deve ter uma ideia sobre qual categoria de conteúdo publicar nele. Isso é simples para quem já tem uma empresa, pois é só pautar suas estratégias para promoção dos produtos e serviços já existentes.

No caso de quem quer entrar para o ramo dos negócios “online”, antes de criar seu site é preciso que você encontre um nicho de atuação. Defina também qual será seu negócio, por exemplo: “e-commerce” ou afiliados?

Além disso, uma boa estratégia precisa de tempo para ser construída, já que um dos fatores de sucesso no digital é justamente a idade. Sites, “blogs” e páginas mais antigas, tem um público maior, recebem mais visitantes e, ganham mais dinheiro.

Então, o melhor é investir em um posicionamento de SEO capaz de ranquear bem seu site, “blog” e páginas a longo prazo. Entretanto, isso requer atualizações constantes.

O papel de uma boa agência de SEO

Contar com os serviços de uma agência de SEO é a melhor forma de garantir o posicionamento estratégico do seu domínio “online” nos mecanismos de busca. Isso vale tanto para seu site e “blog”, quanto para suas páginas em redes sociais.

Afinal, as agências de SEO realizam uma leitura minuciosa da otimização “online” do cliente, detectam falhas e erros, e criam estratégias específicas para cada caso. Portanto, um verdadeiro pente fino é realizado, o que traz muitos mais lucros e resultados no digital.

Isso porque, uma boa agência de SEO conta com uma equipe de especialistas em otimização de sites.

Entretanto, essa não é a única vantagem de contar com os serviços de uma agência de SEO. Afinal, o algoritmo do Google é constantemente atualizado, e isso significa que os conteúdos que ele considera mais relevantes mudam com o passar do tempo.

Em outras palavras, uma boa estratégia de SEO precisa ser atualizada com frequência, adaptando-se as novas exigências do Google e demais buscadores. Portanto, as agências de SEO acompanham essas atualizações, ou seja, estão sempre prontas a oferecer um serviço em conformidade com as demandas atuais dos buscadores.

Não importa qual seja o seu negócio, por exemplo, se você vende produtos para clarear os dentes, é do ramo alimentar ou mesmo do “marketing” digital: um bom SEO é sempre indispensável para o seu sucesso “online”.

Então, invista em boas práticas de otimização e lembre-se: existem ferramentas que podem ajudar nessa empreitada, como o planejador de palavra-chave do Google.

Espero ter ajudado você entender como uma boa estratégia de SEO pode gerar grandes lucros no digital. Ficou com alguma dúvida? Quer compartilhar sua opinião? Comente!

Autor:

Wagner Santos | Parceiro Construsite Brasil
Analista de SEO, Empreendedor digital e CEO da Revista de Marketing, focado em estratégias de marketing para alavancar negócios, e posicionar sites online.
Outros posts feitos por Wagner Santos

Comentários: