Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Google & SEO SEO: saiba como otimizar seu site para ficar nas primeiras posições do Google

SEO: saiba como otimizar seu site para ficar nas primeiras posições do Google

Que descobrir como se destacar nas primeiras páginas do Google? Acompanhe esse conteúdo e veja como!

| Atualizado em
por Ideal Marketing

O crescimento dos negócios é algo notável no dia a dia. Com tantas empresas e marcas, cria-se uma concorrência e, para conseguir se destacar no universo online, utilizar técnicas de otimização de site pode ser uma ótima estratégia para ser notado pelo público.

Os métodos de SEO (Search Engine Optimization) consistem em uma otimização dos mecanismos de busca.

Esta técnica pode ser aplicada em blogs, sites e páginas na web, ajudando a entregar os melhores resultados para os usuários, além de aumentar a autoridade dos negócios que o aplicam no online.

O SEO é considerado uma das principais estratégias de marketing digital, ou seja, quando bem aplicado, permite que o seu conteúdo apareça nas primeiras posições do Google e outros buscadores de pesquisa, promovendo o acesso de internautas e possíveis clientes à página.

Como o SEO pode ajudar no sucesso dos negócios?

As técnicas do SEO são uma ferramenta que permite conquistar espaço nos rankings orgânicos por meio da otimização dos sites e ações como o uso de palavras-chave na programação de páginas ou criação de conteúdos.

A busca orgânica é, basicamente, a seleção dos melhores resultados pelos buscadores conforme as palavras que os usuários colocam na barra de pesquisa, seu comportamento online e os direcionamentos das páginas que se relacionam ao tema procurado.

Inclusive, um ponto interessante do SEO é o foco em resultados de modo orgânico, ou seja, gratuito e sem mídia paga; mas ambas estratégias podem ser conciliadas para um melhor resultado.

O posicionamento dos conteúdos é um detalhe interessante, pois quanto mais adequado à pesquisa e aprofundado, maiores as oportunidades de aumentar a autoridade da empresa/marca.

Esta questão está relacionada às estratégias de SEO, que influenciam na leitura dos algoritmos e, consequentemente, age no ranqueamento conforme as palavras pesquisadas e usadas nos materiais.

Os motores de busca conseguem realizar essa leitura por meio de critérios de cada buscador e uso de bots que rastreiam, indexam e ranqueiam os conteúdos na web para mostrá-los em forma organizada, melhorando a experiência dos usuários, conforme o tipo de conteúdo, descrições e segmentação do material.

Com tais ações, a visibilidade que os métodos de SEO proporcionam é muito benéfica para o sucesso e crescimento dos negócios

SEO e Marketing de conteúdo

O uso das estratégias de marketing de conteúdo e SEO são complementares, ou seja, uni-las aumenta o ranquemento e o engajamento, trazendo mais sucesso para as campanhas.

Isso ocorre porque uma das ações visa a elaboração de materiais com conteúdos relevantes aos usuários, enquanto a outra permite destacar a produção, usando palavras-chave no on e off page para criar mais relevância e melhorar a leitura do buscador.

A principal meta do marketing de conteúdo no SEO é a entrega de materiais de excelência e de facilidade de localização durante a busca. Para isso, as produções precisam ter informações úteis e coerentes para uma boa leitura.

Algumas das técnicas de SEO mais utilizadas são:

  • Uso de palavras-chave;
  • Conteúdos aprofundados;
  • Descrição de imagens e vídeos;
  • Link building;
  • Estratégias e programação do site;
  • Arquitetura do site, design e responsividade.

Com estes métodos, os empresários podem alavancar a popularidade da marca e produtos, alcançando mais pessoas e tendo a oportunidade de aumentar as vendas.

O papel do Inbound Marketing aliado ao SEO

O Inbound Marketing é uma estratégia que visa atrair, encantar e convencer o público sobre a qualidade dos produtos e serviços.

A aplicação das técnicas de SEO e de conteúdo permitem aumentar o alcance, trazendo resultados promissores.

A comunicação aberta e de forma contínua aumenta as chances de criar um bom relacionamento com o público e, para isso, conteúdos de qualidade são o ponto principal para chamar a atenção.

Aqui, os usuários podem já ter um contato com a marca, e pode-se oferecer algum conteúdo mais aprofundado, por exemplo, para se aproximar desse público, além de estar presente em outras mídias para o contato regular.

Os benefícios deste método são a redução de custos, possibilidade de mensurar os resultados em tempo real, aumento do poder de persuasão, entre outros ganhos.

SEO e mídia paga

Para ajudar a destacar os conteúdos, apostar em anúncios pagos em redes sociais e buscadores é um diferencial interessante a ser explorado.

O Twitter Ads, por exemplo, permite uma segmentação de público bem definida, com propagandas que tenham as técnicas de SEO bem utilizadas e o impulsionamento por meio de palavras-chave ou tipo de publicidade, aparecendo para nichos mais específicos de clientes e leads.

A capacidade de direcionar as campanhas para o público certo e a possibilidade de pagar após os resultados fazem do Twitter Ads uma ótima opção para aumentar o sucesso dos negócios.

Os formatos possíveis de anúncios consistem em: Trend Takeover (junção do conteúdo com assuntos em alta do momento); anúncios para seguidores e não seguidores; e anúncios promovidos (para alcançar um grupo específico) na rede social.

Portanto, o uso das estratégias de SEO no marketing dos negócios são formas de conquistar os objetivos e metas, os lucros, fortalecer a presença no online e assim manter a constância e qualidade no trabalho junto ao público, atraindo-os e fidelizando-os.

Autor:

Ideal Marketing | Parceiro Construsite Brasil
Empresa do Grupo Ideal Trends, com mais de vinte anos no mercado de gestão e marketing, a Ideal Marketing tem o DNA campeão de outros dezenove empreendimentos de sucesso, dentro e fora do Brasil.
Outros posts feitos por Ideal Marketing

Comentários: