Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Google & SEO / Marketing Como fazer um Google Business de sucesso passo a passo

Como fazer um Google Business de sucesso passo a passo

Descubra como fazer seu cadastro no Google Business e apareça de graça na primeira página do Google. Leia o artigo para saber como.

por Time Construsite

Garantir a presença online de uma empresa é uma das principais tarefas do marketing, atualmente. Por isso, contar com ferramentas e plataformas corretas é uma necessidade para qualquer profissional de marketing ou empreendedores.

Uma das principais ferramentas, nesse sentido, é o Google Business, antigo Google Meu Negócio, que possibilita que negócios locais apareçam nos resultados de pesquisa do Google para potenciais clientes que fazem pesquisas relacionadas ao mercado.

Neste artigo, vamos falar sobre o Google Business, suas vantagens, passo a passo para criar um perfil e como aplicar as boas práticas para melhorar os resultados na plataforma.

Se você deseja ter melhores resultados em suas ações online, leia este texto até o final.

O que é o Google Business?

O Google Business é uma plataforma oficial do Google que permite a negócios locais contarem com uma página personalizada que aparecerá nos resultados de pesquisa do buscador.

De forma resumida, são disponibilizadas informações relevantes da empresa, como contato, endereço, fotos, eventos e muito mais. Além disso, é possível acessar dados e insights sobre as pesquisas relacionadas ao negócio (confira no print a seguir), facilitando a tomada de decisão e otimização dentro da plataforma.

Vantagens do Google Business

Mas, afinal, quais as vantagens de criar uma conta para a empresa no Google Business? Os benefícios são diversos, a começar pela maior exposição que poderá ser gerada. Mas é possível destacar ainda outras vantagens, como por exemplo:

Mais tráfego para o site

Se o seu negócio tiver um site, bastará colocar o endereço nas informações de cadastro do Google Business. Desse modo, pessoas interessadas em sua empresa e que pesquisarem por algo relacionado ao seu mercado, poderão acessar o site para acessar mais informações.

Mais clientes para o negócio físico

Além disso, diante de uma pesquisa relacionada à sua empresa, o usuário terá a oportunidade de clicar no botão “rotas, de modo a conseguir dirigir até a unidade do seu negócio mais próximo. Como consequência, você terá mais clientes para seu negócio físico.

Maior autoridade

Vale a pena destacar, também, que aparecer no Google como resposta à pesquisa do seu cliente ancora autoridade para a empresa. A maioria das pessoas já tomou uma decisão de compra baseada nos resultados que encontrou no buscador.

Não é incomum, por exemplo, pesquisar por um restaurante em uma região desconhecida e dirigir até lá para tomar uma refeição. As pesquisas no Google estão diretamente associadas ao processo de decisão de compra.

Relatórios de mensuração de resultado

O Google Business oferece, ainda, relatórios completos com dados e insights que favorecem a tomada de decisão. É possível, por exemplo, verificar quais expressões são utilizadas para pesquisar por sua empresa, compreendendo dessa forma como está a lembrança de marca do seu negócio.

Há, ainda, um relatório que mostra de quais áreas os clientes mais solicitam rota para sua empresa. Essa informação é importante para otimizar esforços promocionais e até mesmo realizar campanhas de anúncios ou publicidade específicas.

Conveniência

O Google Business representa conveniência para seu cliente, pois ele poderá encontrar sua empresa no exato momento em que estiver pesquisando por ela ou por serviços semelhantes.

Isso significa que seu negócio será exposto no momento em que seu cliente estiver à procura do seu produto ou serviço.

Divulgação de eventos ou promoções

Por fim, vale a pena destacar a possibilidade de divulgar eventos e promoções realizados por sua empresa. Isso é uma oportunidade para garantir que seus clientes sejam atraídos para suas ações, fortalecendo assim os resultados comerciais obtidos.

[Passo a passo] Como criar um perfil no Google Business

Agora, vamos criar um perfil no Google Business. Antes de qualquer coisa, é importante salientar que será preciso ter uma conta no Google para fazer o cadastro. Não perca o e-mail e a senha associados a essa conta, senão você terá problemas.

Já com uma conta do Google pronta para uso, siga os passos a seguir para criar um perfil no Google Business:

1- Acesse a página inicial do Google Business e clique em “Gerenciar Agora”, na parte superior da página

Após, você será direcionado para o login. Use a conta do Google que será associada à empresa.

2- Inicie o cadastro da sua empresa

Clique em “Inclua sua empresa no Google” e comece a preencher as informações solicitadas.

3- Inicie o cadastro da sua empresa

Preencha tudo o que for solicitado. Comece pelo nome da empresa e da categoria. Em seguida, clique em "Próxima''. Na tela seguinte, será perguntado se você deseja que sua empresa apareça nos resultados do Google. Selecione “Sim” e mais uma vez clique em “Próxima”.

Depois é só preencher o endereço e, na tela seguinte, posicionar o pin no exato local onde sua empresa está localizada. Em seguida, é só responder as perguntas que surgirão na tela.

4- Faça o processo de verificação

Um ponto importante é fazer a verificação. Esse processo garante a genuinidade dos cadastros e, por isso, será enviado um código para seu celular. Não passar por esse processo causará algumas limitações no uso do Google Business.

5- Personalize o perfil adicionando produtos e serviços

Depois da verificação, você será enviado para uma página onde poderá selecionar ou cadastrar produtos e serviços disponíveis em seu negócio. Não deixe de fazer isso para melhorar a encontrabilidade da sua empresa.

6- Preencha dados do horário de funcionamento

Na tela seguinte, informe os horários de funcionamento e atendimento do seu negócio. Ao clicar em “Próximo”, será possível fazer a opção de aceitar receber mensagens através do Google. Selecione “Aceitar mensagens” caso deseje utilizar esse recurso.

7- Escreva uma descrição da empresa

Antes de encerrar, escreva uma descrição da empresa, contando os diferenciais, áreas de atuação e principais serviços. Na tela seguinte, adicione fotos da empresa. Para encerrar, clique em “continuar” para acessar o perfil da empresa no Google Business.



Boas práticas no Google Business

Depois de criar sua conta no Google Business, é muito importante seguir algumas boas práticas para garantir os melhores resultados com a plataforma. Conheça algumas a seguir:

  1. manter os dados sempre atualizados;
  2. faça postagens e publique informações de eventos e promoções;
  3. esteja sempre atento às mensagens;
  4. incentive a avaliação por parte dos seus clientes.

Com apenas esses quatro passos, sua utilização do Google Business estará otimizada e pronta para entregar melhores resultados. Mas, para isso, não deixe de acessar a página oficial da ferramenta e fazer o seu cadastro seguindo o passo a passo acima.

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: