Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site Por que considerar o e-mail marketing como estratégia da sua loja virtual profissional?

Por que considerar o e-mail marketing como estratégia da sua loja virtual profissional?

Entenda sobre as várias ferramentas que fomentem o fluxo de clientes em seu site, dentre essas ferramentas, está o bom e velho e-mail marketing. Leia!

| Atualizado em
por Time Construsite

Uma loja virtual profissional dos dias de hoje precisa dispor de várias ferramentas que fomentem o fluxo de clientes em seu site, para assim suscitar as vendas.

Dentre essas ferramentas de importância singular, está o bom e velho e-mail marketing.

Mas você deve estar se perguntando por que usar e-mail marketing, não é?

Neste artigo nós trouxemos uma boa quantidade de material que irá explicar de uma vez por todas não só os motivos para se usar o e-mail marketing, mas também dizer o que é essa ferramenta, como ela pode ser usada e muito mais.

Continue lendo, pois vale a pena!

E-mail marketing: o que é?

O e-mail marketing é uma estratégia muito usada por vários tipos de instituições para entrar em contato com os seus clientes via correio eletrônico.

Nas mensagens enviadas geralmente existem anúncios, informativos, panfletos virtuais e muitos outros tipos de e-mail marketing.

Essa ferramenta foi renegada por algum tempo porque muitas empresas simplesmente compravam listas de e-mails de terceiros e começavam a mandar mensagens intrusivas, muitas vezes classificadas pelos e-mails como spam e indo parar no lixo eletrônico.

Porém, com o passar do tempo e o aprimoramento das estratégias de marketing digital, o e-mail marketing voltou com tudo e hoje é uma ferramenta que pode trazer bons resultados.

Por que usar o e-mail marketing?

Como citamos acima, o e-mail marketing foi desmistificado e hoje figura entre as melhores opções de estratégia para captar, fidelizar e criar relações duradouras com clientes.

Todas essas constatações surgiram do entendimento dos benefícios que essa ferramenta pode trazer a um negócio digital.

Veja algumas delas abaixo e as implemente em sua loja virtual profissional!

Aumenta o alcance da empresa

Estima-se que no mundo inteiro mais de 3 bilhões de pessoas possuam pelo menos uma conta de e-mail.

Por isso, uma empresa que investe em e-mail marketing com certeza expandirá seus contatos.

É totalmente mensurável e previsível

Em campanhas de e-mail marketing é possível saber para quantas pessoas determinado disparo em massa entregou mensagens.

Com isso, as campanhas tornam-se extremamente mensuráveis, facilitando a aferição de resultados e os ajustes que forem necessários.

É personalizável

A personalização é outro fator importante que aumenta a eficácia do e-mail marketing, promovendo uma maior intimidade entre a empresa representada na mensagem e o recebedor do e-mail.

Isso porque no corpo da mensagem é possível incluir o nome do destinatário, alguns pronomes de tratamento e outros pormenores que ficam a critério do estrategista que está preparando os e-mails.

Pode ser segmentado

Assim como outras campanhas de marketing, o e-mail marketing oferece a possibilidade de segmentação, que possibilita um melhor foco no grupo de pessoas para quem as mensagens serão enviadas.

Fatores como idade, sexo, localização, profissão e outros, podem ser selecionados antes dos disparos das mensagens, otimizando os resultados conforme os objetivos da campanha.

Possui um formato flexível e compatível com dispositivos mobile

Geralmente as redes sociais delimitam o conteúdo de propagandas, de caracteres por postagens e outros pormenores que atrapalham campanhas de marketing.

No e-mail marketing é diferente, pois há a possibilidade de se usar praticamente qualquer artifício lícito para se chegar ao cliente.

Além disso, como citamos acima, cada vez mais pessoas usam e-mail e o crescimento desses números se dá justamente por causa da facilidade do acesso do correio eletrônico através de apps e das telas dos smartphones.

Possui um baixo custo

Em comparação com outros tipos de campanhas de marketing, o e-mail marketing é bem barato.

Tudo o que é necessário é a lista de clientes e suas informações, a ferramenta de envios de mensagens e uma boa campanha montada, que geralmente pode ser criada por profissionais como copywriters, por exemplo.

A importância da ferramenta para a sua loja virtual profissional

A importância da inclusão do e-mail marketing nas estratégias de uma loja virtual profissional reside no fator “relacionamento com o cliente”.

Essa ferramenta produz um canal de comunicação que, apesar de parecer pulverizado, é personalizado, pois o cliente se sente especial em receber um e-mail com seu nome que fale de suas necessidades.

Mas claro, para isso é preciso entender que tipos de e-mail marketing existem e como colocar em prática a estratégia correta.

Quais são os tipos de e-mail marketing?

Conheça os tipos de e-mail marketing e saiba para que cada um é indicado:

  • E-mail para datas especiais: esse tipo de e-mail marketing é, como o nome já diz, usado para homenagear clientes pela passagem do seu aniversário ou lembrá-lo de datas importantes, como Natal, Ano Novo, Dia das Mães e Dia dos Pais. Com as felicitações podem vir promoções especiais;

  • Newsletter: as newsletter são basicamente mensagens que levam as novidades do seu site até os clientes. Esse tipo de e-mail marketing é bastante utilizado por portais de notícias e grandes lojas online;

  • E-mails de campanha de remarketing: estes e-mail são enviados no intuito de persuadir clientes a concluírem compras que não finalizaram ou sugerir produtos com base nas mercadorias vistas recentemente pelo usuário no site em questão;

  • E-mails personalizados com base no relacionamento do cliente com a empresa: como citamos acima, o e-mail marketing é altamente mensurável e com base no comportamento dos clientes, que podem ser observado facilmente, a empresa pode personalizar os e-mails enviados a fim de persuadir a pessoa a realizar compras e abrir e-mails não lidos;

  • Promoções e descontos: nenhuma campanha de e-mail marketing que se preze pode esquecer dos e-mails contendo promoções e descontos, principalmente se forem por tempo limitado. Esse tipo de e-mail possui alta taxa de conversão, pois levam um senso de urgência ao consumidor;

  • E-mails transacionais: e-mails transacionais são aquelas mensagens automáticas sobre login, cadastro, recuperação de senha, envio de produtos e muitos outros tipos.

As ferramentas utilizadas para implementar o serviço

Existem ferramentas que fazem o disparo automático das mensagens de e-mail marketing, dinamizando e facilitando o trabalho.

Na internet é possível encontrar várias opções de programas que façam esse serviço até mesmo de forma gratuita, mas essa opção só é indicada para lojas virtuais iniciantes.

Negócios mais robustos possuem uma ampla lista de clientes que só podem ser atendidos por softwares mais potentes, sendo geralmente pagos.

A estrutura de uma campanha de e-mail marketing

Agora que você já entendeu a importância e os meios com que produzir uma campanha de e-mail marketing, saiba como estruturar um desses esforços de marketing digital:

  • Defina os objetivos da campanha;
  • Segmente o público-alvo;
  • Crie um cronograma para os disparos dos e-mails;
  • Procure conteúdos relevantes e que não façam os e-mails parecer spam;
  • Esteja a par das métricas da campanha, a fim de analisar os resultados;
  • Busque incentivar os clientes a agirem da forma desejada, incluindo CTAs (Chamadas para a ação, na sigla em inglês).

O que observar antes dos disparos

Após entender o por que usar o e-mail marketing, saber o que é o e-mail marketing e muito mais, você precisa saber o que conferir antes de disparar as mensagens aos clientes.

Esse passo é imprescindível para evitar que algo falte ou vá errado até o cliente e assim evitar constrangimentos e resultados indesejados. Veja:

  • Assunto dos e-mails: o assunto é o primeiro texto com que o cliente tem contato visual. Por isso, é imprescindível que ele esteja correto;

  • Segmento para o qual estejam sendo enviados: a campanha precisa estar direcionada ao grupo exato que se destina, sob pena de não surtir efeito;

  • Nome da campanha incluído nos materiais promocionais: veja se o nome escolhido para a sua campanha está descrito corretamente nos e-mails;

  • Se as boas práticas de copywriting estão sendo adotadas: dentre essas boas práticas estão a escrita persuasiva e o português correto;

  • Links inclusos no corpo da mensagem do e-mail: certifique-se de que os links inclusos no e-mail não estejam quebrados ou errados;

  • E-mail teste: antes de fazer o disparo em massa, envie e-mails teste para o seu próprio e-mail, a fim de verificar se está tudo ok.

Analise os resultados da ação

Por fim, vale a pena frisar que de nada vale uma estratégia de e-mail marketing que segue todos os parâmetros se ela não puder ter os seus resultados avaliados e consolidados.

Veja algumas das principais métricas a serem aferidas:

  • Taxa de clique: aqui, é possível saber quantos clientes clicaram nos links incluídos nos e-mails enviados;

  • Taxa de abertura: essa métrica possibilita a contagem de aberturas dos e-mails enviados;

  • Taxa de conversão: esse ponto é o mais importante para a avaliação de resultados de uma campanha de e-mail marketing, pois avalia quantos clientes chegaram ao final do funil e fecharam negócios através dos e-mails enviados;

  • Descadastramento e spam: por fim, temos o número de descadastros e spam. Essa métrica negativa permite ao estrategista saber quantas pessoas estão decidindo parar de receber os e-mails e com isso é possível saber o que está errado na campanha e assim aprimorar as ações.

Por fim, ficam claras a eficácia e importância do e-mail marketing, sobretudo para quem possui um baixo orçamento.

Você precisa de especialistas para te ajudar em uma campanha de e-mail marketing? A Construsite Brasil possui uma vasta equipe de profissionais altamente qualificados que podem te auxiliar nessa empreitada!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: