Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site / Marketing Por que NÃO criar site no Google Sites

Por que NÃO criar site no Google Sites

Revelamos, de forma exclusiva, o lado obscuro do Google Sites que o Google tenta esconder de você a todo custo. Acesse o post completo e confira.

| Atualizado em
por Time Construsite

Falar mal do Google Sites não é uma tarefa fácil! Fizemos uma pesquisa no Google sobre conteúdos que falem exclusivamente dos malefícios do Google Sites e, adivinhe? Não encontramos NADA.

E não é porque o Google Sites seja perfeito. Pelo contrário, você vai ver no desenvolvimento deste texto que essa ferramenta do Google coleciona desvantagens e, portanto, realizar a criação de sites na plataforma é uma furada.

Mas, se casa dividida contra si mesmo não subsistirá, o Google espertamente não exibe resultados orgânicos que falem mal de seus próprios produtos.

Não fique surpreso se, para chegar a este post, você teve que procurar bastante. É bem provável que o Google nos saboteie e não exiba nosso conteúdo na primeira página e, muito menos, nas primeiras posições.

Apesar de tudo isso, se estava procurando um conteúdo sincerão sobre o Google Sites, você acaba de encontrá-lo!

No material a seguir, vamos explorar as principais desvantagens do Google Sites e, também, mostraremos as principais reclamações dos clientes a respeito da plataforma. Confira:

O que é o Google Sites

Você sabe muito bem que o Google oferece diversas soluções gratuitas que estão presentes em nosso cotidiano. A maioria dessas ferramentas é excelente e não temos o que reclamar.

Mas, como em toda regra é uma exceção, existem soluções que, infelizmente, não apresentam tanta qualidade como as demais. É o caso, por exemplo, do Google Sites.

O Google Sites é uma plataforma gratuita de criação de sites com edição simples, criação intuitiva e usabilidade anunciada pelo Google como fácil (vamos ver que não é bem assim).

O único custo que o usuário poderá ter com o Google Sites é o custo de domínio, já que a hospedagem é gratuita. Há, ainda, a possibilidade de seguir como um subdomínio do Google de forma gratuita.

As opções de layout são editáveis, embora limitadas. São modelos básicos, para construção de páginas simples e com as principais informações da empresa.

O conteúdo do site é gerenciado de forma direta, sendo responsabilidade do usuário manter o conteúdo atualizado. Toda a manutenção, por exemplo, é feita diretamente pelo Google.

Falando tudo isso até parece que o Google Sites é perfeito, não é mesmo? Só para não sermos antiéticos, fizemos uma descrição bonitinha da plataforma acima.

Mas, a seguir, vamos explorar o lado oculto do Google Sites, ou seja, suas desvantagens que são pouco faladas.

Por que não criar um um site no Google Sites?

A dica dos especialistas é muito clara: empreendedores e profissionais de marketing não devem criar sites no Google Sites, em hipótese alguma.

Embora possa parecer uma solução atraente, pois permite a criação gratuita e intuitiva de sites, o Google Sites carrega consigo desvantagens que o fazem uma das ferramentas menos vantajosas do mercado.

Em um ranking produzido por sites especializados, a plataforma aparece na posição 59ª em uma lista de 60 criadores de sites.

Você pode ainda não ter percebido, mas o Google Sites é muito ruim!

Conheça, nos tópicos a seguir, algumas das principais desvantagens do Google Sites. Vale frisar aqui o algumas, já que não temos espaço suficiente para esgotar todos os malefícios.

Não deixe de conferir, ao final deste artigo, os relatos de clientes a respeito do Google Sites.

Simplicidade excessiva

Uma das vantagens que o Google divulga a respeito do seu criador de sites é que a plataforma seria intuitiva e bem simples de usar. Mas existe o outro lado da moeda que, por vezes, não é falado.

A simplicidade dos recursos disponíveis torna a ferramenta pouco ideal para quem deseja um site minimamente profissional.

Embora existam diversas funcionalidades e possibilidades de conteúdos a serem adicionados ao site, como fotos, vídeos e documentos, tornar-se impossível, por exemplo, criar formulários automáticos, bullet points com ícones personalizados, botões personalizados, personalização do cabeçalho, alterar o tamanho do logotipo no cabeçalho e etc.

Isso demonstra que a simplicidade excessiva impede de contar com recursos essenciais para sites verdadeiramente estratégicos e que cumpram um papel importante dentro de um planejamento de comunicação.

Impossibilidade de criar um blog

Ter um blog em um site é muito importante. Mas, infelizmente, o Google Sites não permite a criação de blogs.

Mas, para não dizerem que estamos sendo parciais, vamos deixar o próprio Google nos falar sobre a importância de ter um blog:

O próprio Google está falando a respeito da necessidade da sua empresa contar com um blog e, no Google Sites, isso será impossível.

Além de ser um espaço para criação de conteúdo relevante, o blog posiciona sua empresa nos resultados orgânicos, atraindo visitantes e potenciais clientes. É uma forma, também, de construir a autoridade da sua marca. Quem produz conteúdo é visto como referência.

Como um site criado no Google Sites, portanto, sua empresa não poderá fazer a criação consistente de conteúdo e, muito menos, tornar-se referência em sua área de atuação.

Dificuldade de ranquear no próprio Google

O Google Sites representa uma dificuldade de ranquear nos resultados orgânicos do próprio Google.

Além da razão anteriormente citada, relacionada à criação de um blog, a plataforma também não conta com ferramentas avançadas de configuração de SEO, que é a otimização para os mecanismos de busca.

Isso, por si só, representa uma desvantagem enorme para o Google Sites, justificando isoladamente um motivo para não criar sites na plataforma.

Conseguir posições orgânicas no Google, hoje, é uma tarefa primordial para qualquer negócio que queira ter algum tipo de relevância no universo digital.

Portanto, se você deseja que sua empresa ranqueie organicamente no Google, o Google Sites deve ser a sua última opção. De uma forma geral, criadores de sites não conseguem bons resultados com SEO. A solução mais recomendada é contar com agências especializadas em criação de sites.

Falta de suporte

Existe uma regra no universo digital e tecnológico: as coisas vão, na hora mais inesperada, dar problema!

Isso é uma verdade profunda. Sites, redes sociais, anúncios e plataformas de forma geral sempre vão dar algum tipo de pane ou problema.

No caso dos principais criadores de sites, quando há um problema específico há um suporte disponível para te atender e buscar a solução o mais rápido possível (ok, nem sempre é rápido porque clientes do Wix, por exemplo, reclamam bastante da demora no atendimento).

Para sites criados por agências de site, bastará enviar um e-mail, um WhatsApp ou fazer uma ligação para que toda uma equipe se mobilize para resolver o problema apresentado.

E no Google Sites? Bom, se der problema no Google Sites é melhor ajoelhar e rezar, porque a plataforma não conta com um suporte especializado.

Ao criar um site no Google Sites, portanto, as chances de ter problemas e não conseguir resolver são grandes.

Alterações manuais

Outro ponto negativo que vale a pena destacar é a necessidade de você mesmo ter de realizar todas as alterações em seu site.

Cada vírgula trocada, cada página nova criada, absolutamente tudo estará sob sua responsabilidade.

Se você é uma pessoa com bastante tempo livre, talvez não tenha problemas com isso.

Agora, se sua vida é como a de quase a totalidade das pessoas, ou seja, muito corrida, com certeza não conseguirá arranjar tempo para ficar mexendo em detalhes do seu site.

Nesse sentido, há uma grande diferença quando compara-se a criação de sites no Google Sites com agências, por exemplo.

No caso de agências de sites, há profissionais disponíveis para fazer alterações, subir novas páginas, trocar conteúdo e etc.

Se o seu tempo é sagrado, portanto, o Google Sites não é recomendado para você.

Dificuldade de criação

Já pensou em, você mesmo, criar um site? Imagine só o trabalhão que não deve dar, não é mesmo?

No Google Sites, você deverá cuidar de cada detalhe do seu site, criando cada página e configurando tudo minuciosamente.

Se você não tem muita familiaridade com tecnologia, é bem provável que sofra um bocado para conseguir realizar todas as configurações.

Nesse sentido, a criação de sites por agências de site é uma boa alternativa, já que profissionais qualificados serão os responsáveis por criar o seu site, sem precisar que você pense em cada detalhe.

Templates limitados

O visual vende e, por isso, ter um site bonito e atraente é o primeiro passo para que seu site consiga atrair clientes e posicione sua empresa com certa autoridade em seu mercado.

No Google Sites, no entanto, o visual parece ficar em um segundo plano, isso porque os templates disponíveis são bastante limitados e visivelmente pouco profissionais.

Ao usar um template do Google Sites, você está comunicando para seus clientes que falta profissionalismo em sua empresa, o que significa que o primeiro contato entre cliente e empresa já será negativo.

Além disso, as possibilidades de personalização são bem restritas, pois os blocos de conteúdo podem ser editados dentro de uma limitação bem definida.

Isso é o contrário do que acontece, por exemplo, na criação de sites por parte de agências de site, já que contam com profissionais especializados em criar templates adequados ao estilo da marca.

Você terá que fazer tudo

Já falamos sobre isso de forma indireta em outros tópicos, mas vale um subtítulo só para esse item.

No Google Sites, você terá que fazer de tudo. É bem provável que você tenha alguns cursos em empreendedorismo, administração e até marketing digital.

Mas com certeza não tem um curso em desenvolvimento de sites, não é? Pois para criar um site no Google Sites você deveria ter algum curso nesse sentido, já que toda a responsabilidade de pensar e criar as páginas estará em suas mãos.

De forma resumida, estas são as principais desvantagens de criar sites no Google Sites:

  • Simplicidade excessiva;
  • Impossibilidade de criar um blog;
  • Dificuldade de ranquear no Google;
  • Falta de suporte;
  • Alterações manuais;
  • Dificuldade de criação;
  • Templates manuais;
  • Você terá que fazer tudo.

Antes de encerrar, confira a seguir as principais reclamações sobre o Google Sites, segundo os próprios usuários.

As principais reclamações sobre o Google Sites - pelos próprios clientes!

Apesar de ser difícil encontrar materiais críticos ao Google Sites por causa do boicote do próprio Google, nós pesquisamos bastante e tivemos contato com clientes que, de forma sincera, fizeram reclamações graves a respeito da plataforma.

A primeira reclamação diz respeito à dificuldade de acessar e publicar o site. É bem provável que a pessoa reclamante tenha tentado divulgar o site para amigos e clientes e não tenha conseguido. Confira:

O próximo caso diz respeito a um site que foi excluído sem aviso prévio. Já imaginou ter um site, receber suas visitas e, de repente, acordar um dia de manhã e ele ter sido excluído de forma totalmente arbitrária? Isso pode acontecer no Google Sites. Leia a reclamação completa:

O nosso último caso diz respeito a dificuldades na plataforma de edição. Nesse caso em específico, o problema durou dias. Veja só:

Não sei se você reparou, mas todas as reclamações têm algo em comum: não foram respondidas pelo Google, o que significa que a empresa não está nem um pouco ligando para seu negócio.

Qual a melhor alternativa ao Google Sites?

Você já entendeu que o Google Sites não é recomendável para sua empresa, afinal, ninguém quer ser deixado na mão.

Mas, qual a melhor opção para o Google Sites? Para te ajudar a responder essa questão, nós preparamos um post completo em nosso blog. Acesse já e confira qual caminho seguir para não depender das instabilidades do Google Sites.

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: