Solicitação de Orçamento

Blog

Blog Google & SEO Google Ads: interfere no posicionamento do meu site? - Parte II

Google Ads: interfere no posicionamento do meu site? - Parte II

Um site mal posicionado, só é encontrado através de divulgações. O Google Ads, ajuda a dar uma forcinha na hora da exibição. Quer saber como funciona? Clique aqui.

por Lays Xavier

O posicionamento do seu site requer uma série de fatores para alcançar as primeiras posições.

Como vimos na Parte I, o posicionamento orgânico é uma opção a médio e longo prazo, necessitando da dedicação total do responsável pelo site.

Para quem não quer esperar e deseja alcançar as primeiras posições a curto prazo, existe o Google Ads.

Como foi dito na Parte I, esse é o modo pago de estar no primeiro lugar das pesquisas do Google.

Vantagem: seu site é visto a partir do momento que a sua campanha de Google Ads vai ao ar. Assim que seus principais serviços forem buscados, o seu site será exibido para o público realmente interessado nas suas soluções.

Desvantagem: acabou o saldo, acabou a exibição. Caso você pare de pagar, o site volta para o anonimato.

Veja detalhadamente como essa plataforma funciona!

O que é o Google Ads?

O Google Ads é uma plataforma do Google de gerenciamento e exibição de anúncios.

Quando alguém realiza uma busca no Google, utilizando as palavras-chave escolhidas ao criar a campanha, o anúncio irá aparecer como um link e direcionará o usuário para a sua página na web.

Palavras-chave são a forma que o usuário realiza as suas buscas na internet, quando desejam achar respostas para as suas dúvidas.

Conhecidas também como termos de busca, as palavras-chave de forma geral, expressam as principais soluções oferecidas pela sua empresa.

Para conteúdos como textos, posts e publicações mais extensas, os termos de busca são aqueles que melhor resumiriam o tema.

Entenda melhor:

A Construsite Brasil é uma empresa especializada na criação de site.

Como principais palavras-chave, a empresa utiliza o termo "criação de sites" assim, quando alguém realizar a busca "criação de sites bh", o site será mais facilmente encontrado.

Google%20Ads%20interfere%20no%20posicion

Agora que ficou mais claro o que são as palavras chaves, veja também os tipos de anúncio utilizados pelo Google.

As variações de anúncios que sua empresa poderá criar, são:

  • Rede de pesquisa: é a página inicial de busca;

    Google%20Ads%20interfere%20no%20posicion

Exemplo de anúncio em rede de pesquisa.

  • Rede de display: espaço disponibilizado para anúncios que alguns sites oferecem. Alcança pessoas que estão realizando pesquisas em sites Google ou parceiros;

  • Remarketing: são os anúncios sobre uma solução, que aparecem logo após o usuário visitar o site da sua empresa.

    Google%20Ads%20interfere%20no%20posicion

Exemplo de anúncio em rede de display e remarketing.

Ainda que o seu site seja novo, você poderá utilizar todos os tipos de anúncios mostrados anteriormente, não é necessário ter um tempo de criação para conseguir realizar a exibição.

Como funciona o Google Ads?

Os anúncios são criados dentro da plataforma do Google Ads e seguindo o objetivo desejado pela empresa, seja ele tráfego para o site, captar leads, alcance e reconhecimento da empresa e outros.

Google%20Ads%20interfere%20no%20posicion

Exemplo de objetivos para criação de uma campanha no Google Ads.

Para que os anúncios criados apareçam, é necessário pagar um valor de investimento a plataforma, que após realizar a compensação, libera os anúncios para a exibição.

O valor de investimento ficará na plataforma como um crédito, que diminuirá até que o valor se esgote. É debitada uma quantia a cada clique efetuado no anúncio.

O preço destes cliquem podem variar com o passar dos dias, entenda:

Valor pago por clique

A plataforma do Google define os valores dos cliques em suas palavas-chaves através de leilões, ou seja, cada conta de anúncio pode oferecer lances pela palavra-chave. Os lances mais altos ficarão nas primeiras posições.

Os cliques assumem o valor do lance dado e então o seu valor é fixo no dia. A partir do dia seguinte, é feito um novo leilão para definir o valor médio da palavra, podendo se alterado para mais ou menos.

Os fatores que podem causar as oscilações são:

Região

A região alcançada pelos anúncios tem impacto direto no preço que será pago. Cidades com uma população maior e mais movimentadas possuem as palavras-chave mais caras.

Uma cidade do interior de São Paulo terá as palavras mais baratas do que a capital do estado. Essa correlação faz total sentido, já que na capital tem mais pessoas e a chance das buscas serem significativas é maior.

Demanda de busca

Quando a demanda de buscas é maior, os preços tendem a subir, criando uma grande oscilação de um dia para o outro.

Isso vai depender da relação entre os serviços oferecidos pela sua empresa e o que está acontecendo.

A palavra-chave "instalação de ar-condicionado", por exemplo, terá uma demanda muito mais alta no verão do que no inverno. Por isso o custo de uma campanha desse segmento será mais alto durante essa época do ano.

Vale a pena lembrar que o Google quer oferecer a melhor experiência para o usuário. Essa característica continua valorizada pelo buscador, ainda que a exibição seja paga.

Google%20Ads%20interfere%20no%20posicion

A plataforma considera também, o índice de qualidade de uma palavra-chave, ou seja, dos termos de busca. É importante estar atento a ele, já que é possível pagar valores mais baixos em palavras com índice elevado. Continue a leitura e entenda melhor!

Índice de qualidade

O índice de qualidade envolve muitos fatore voltados ao desempenho do site e da própria campanha.

Para um bom índice de qualidade, são avaliadas as seguintes questões:

  • Taxa de cliques;

  • Relevância do anúncio;

  • Experiência na página.

A taxa de cliques é a média de quantas vezes o seu anúncio foi clicado pela quantidade de visualizações que ele teve. Entende-se que se um anúncio é muito visualizado e pouco clicado, ele está ruim.

A relevância está relacionada ao acionamento do anúncio, ou seja, o que levou ele a aparecer. Quando está relacionado às soluções ofertadas e faz sentido, os pontos no índice de qualidade sobem, caso não tenha relação, o índice é ruim.

Continuando a pensar sobre a experiência do usuário, ela é um dos requisitos para a elaboração do índice de qualidade.

As páginas que são lentas, travam, possuem informações incompletas ou não descrevem a solução oferecida de forma clara, perdem pontos no índice de qualidade.

Ainda que o valor de lance seja o mais alto, caso o índice de qualidade esteja baixo, você estará pagando mais, por posições inferiores.

Por esta razão, ainda que os anúncios sejam pagos e exibidos em posições privilegiadas, a otimização do seu site é importante para que os valores pagos em anúncios sejam menores e a página consiga de fato a primeira posição.

Estes, são os fatores principais que interferem em seu posicionamento no Google Ads.

Com o passar do tempo, o uso do Google Ads pode dar uma pequena acelerada na melhora do posicionamento orgânico.

Isso ocorre, pois você estará levando um alto volume de pessoas que realiza ações de valor em seu site. Os usuários vão interagir e permanecer mais tempo nas páginas, fazendo com que o Google entenda que ele é confiável e que pode ser exibido nas primeiras páginas.

Google%20Ads%20interfere%20no%20posicion

Sabendo disso tudo, pode surgir a dúvida em relação a qual estratégia de posicionamento utilizar em sua empresa.

Que tal somar posicionamento pago e orgânico para que todos tenham acesso as suas soluções? Será que é melhor investir todo o seu foco e recursos em uma estratégia única?

O Google é a forma mais rápida da sua empresa ser encontrada pelo cliente que tem interesse direto em suas soluções.

A Construsite Brasil, oferece serviços de marketing digital e conta com especialistas certificados pela própria plataforma para configurar e gerir campanhas de alta performance.

Saia do anonimato e faça com que sua empresa seja encontrada. Converse com nossos especialistas e comece já suas divulgações pela plataforma.

Receba o contato de um especialista

Para entender melhor sobre como aliar estratégias de posicionamento, estamos produzindo o nosso terceiro e último post desta série.

O posicionamento é muito importante, afinal, o que não é visto, não é desejado.

Enquanto você espera pela próxima opção de posicionamento, que tal baixar o nosso e-book totalmente gratuito sobre como alcançar o primeiro lugar no Google?

Até mais :)

Autor:

Lays Xavier | Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada.
Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.
Outros posts feitos por Lays Xavier

Comentários:

Orçamento por WhatsApp