6 dicas para melhorar o posicionamento do seu site no Google
Quem não quer ver o site da sua empresa bem posicionado no Google? Seja pelo jeito mais rápido, links patrocinados ou pelo posicionamento orgânico (gratuito), a primeira página do Google é o lugar de desejo de todo empreendedor.
Como citamos acima, a maneira mais rápida de estar no topo das páginas de pesquisa do Google é conhecida como links patrocinados, ou Google Adwords. Trata-se de uma campanha paga que garante a você um retorno mais rápido de visitas em seu site de clientes em potencial que estavam procurando na rede de pesquisa exatamente o que você oferece.
Já para aparecer de forma gratuita (resultados orgânicos), o Google possui mais de 200 critérios que são levados em conta na hora de exibir um site para determinada busca e se futuramente você deixar de fazer links patrocinados, é bom já estar executando essas dicas para estar bem posicionado. Vamos então para as dicas?
Conteúdo do Site
Separe seus produtos ou serviços por categorias para facilitar o entendimento de quem está visitando o seu site. Faça também, o uso de boas imagens na hora de ilustrar seus produtos e/ou serviços. O cliente precisa ter uma boa impressão ao visualizar seu site logo na primeira visita. Faz toda diferença!
Carregamento do Site
O tempo é sempre algo importante, né? E para o Google não poderia ser diferente. Ele é um dos critérios levado em consideração pelo Google na hora de posicionar o seu site. Não precisa desesperar que falamos o que ele avalia nesse critério.
Onde está hospedado o seu site? Quanto tempo ele demora para carregar? O Google leva em consideração o tempo de resposta do seu site sempre que ele for acionado em sua rede de pesquisa e também, das páginas existentes nele. No caso, o tempo que seu site gasta para realizar essas ações está diretamente relacionado com o serviço de hospedagem contrato para seu site, onde, por exemplo, está o servidor da empresa contratada. Veja em outro post algumas dicas sobre hospedagem.
Tag Title do Site
A tag title do seu site além de conter o nome da sua empresa, precisa conter a palavra-chave principal que faz referência ao seu produto ou serviço que deseja ganhar posicionamento. É importante também que essa palavra-chave esteja à esquerda, pois a leitura do Google acontece da esquerda para a direita. Quanto mais a esquerda, mais relevante será considerada a palavra-chave.
Se sua empresa atuar em uma região específica é importante que você defina essa região após a palavra-chave principal para melhorar o posicionamento na região em questão. Lembre-se que quem quer ser relevante em tudo não é relevante em nada e isso não funcionaria logo com o Google, né?
Tag Description
Na tag description você irá resumidamente descrever o conteúdo sobre cada página do seu site. É interessante que a palavra-chave principal faça parte desse texto para reforçá-la. Aproveite o espaço também, para colocar informações relevantes, como a localização da sua empresa e experiência de mercado. Com certeza, serão atrativos na rápida seleção entre os outros sites exibidos.
Site Responsivo
Se o comportamento do consumidor evolui durante os anos, é preciso acompanhar essas mudanças e usá-las a nosso favor na hora de traçar estratégias para alcançar esse público. Hoje, somos cercados por diferentes tipos de telas e é preciso estar onde o seu público está.
É grande o volume de acesso à internet via dispositivos móveis, como smartphones e tablets. A má notícia é que se o seu site não é responsivo, ou seja, não permite uma boa visualização através desses dispositivos, você com certeza está deixando de fazer parte desse novo comportamento do consumidor, que não tem paciência para ficar enquadrando manualmente o seu site em sua tela. Esse usuário, que certamente não gosta de perder tempo irá acessar sites de outros concorrentes.
Marketing de Conteúdo
Você já pensou em produzir conteúdos de assuntos relacionados com a área de atuação da sua empresa? Criar conteúdos com as principais dúvidas na hora de optar pelo produto ou serviço vendido? Está cada vez mais difícil atrair a atenção dos clientes e produzir conteúdo personalizado para o seu público pode ser uma grande jogada!
Ao realizar pesquisas, você poderá produzir posts que com o tempo podem ser bem posicionados em buscas do Google. Com isso, você terá um maior engajamento com seu público, aumentando o fluxo de visitas de clientes em potencial para sua empresa e até mesmo, se tornar referência sobre o tema em questão. É importante lembrar que replicar notícias e conteúdos de outros sites não produz o mesmo efeito. Aproveite também, para linkar dentro do seu conteúdo outros textos produzidos anteriormente em seu blog.
Quer mais dicas?