Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Google & SEO / Marketing Como levar visitantes - rápido - para meu site, usando o Google Ads

Como levar visitantes - rápido - para meu site, usando o Google Ads

Descubra a forma de atrair mais visitantes para seu site de forma rápida e eficiente. Acesse o artigo e saiba tudo sobre Google Ads.

por Time Construsite

Atrair visitantes para um site está na centralidade das decisões das estratégias de marketing. Por isso, cada vez mais empresas investem na campanha Google Ads, de modo a garantir que cada vez mais usuários cheguem mais rápido ao site, crescendo, assim, os resultados no mundo digital.

Neste post vamos falar sobre a campanha Google Ads, sua importância, benefícios, tipos e muito mais!

Google Ads x SEO

Uma outra estratégia utilizada para atrair tráfego para um site é o SEO que, em tradução livre, pode ser entendido como a otimização para os motores de busca. Em resumo, é uma estratégia que prepara uma página para que o Google a exiba nos resultados de busca.

Embora o SEO não envolva investimentos em mídia, como o Google Ads, ele é um processo cujos resultados serão colhidos no médio e longo prazo.

Já o Google Ads pode começar a gerar resultados quase imediatamente após a primeira campanha entrar no ar.

Tanto o SEO como o Google Ads são muito eficazes, mas são úteis para momentos diferentes do negócio. Enquanto aquele é recomendado para negócios que já estão com uma certa maturidade em seu marketing e que podem arcar com projetos cujos resultados virão somente depois de um tempo, no Google Ads os resultados são mais rápidos e expressivos.

O que é o Google Ads?

Mas, afinal, o que é Google Ads? Responderemos essa pergunta nas linhas a seguir.

O Google Ads é a plataforma de anúncios pagos do Google. De forma resumida, ele funciona a partir de uma injeção de caixa, ou seja, de um investimento que pode variar muito de valor e é definido 100% pela empresa.

A partir desse valor, o Google começa a exibir os anúncios a partir das configurações definidas na criação da campanha Google Ads. Como critério de exibição, o Google considera qual o perfil do usuário que receberá o anúncio e/ou aquilo que está sendo pesquisado por ele.

A partir de uma espécie de leilão, o anúncio é exibido para um determinado nicho de pessoas.

Benefícios do Google Ads

Dentre tantas opções de geração de tráfego, o Google Ads tem se destacado por contar com benefícios que o colocam em certa posição de superioridade com as demais fontes de tráfego.

A seguir, vamos destacar quais são os principais benefícios do Google Ads e o porquê você deve considerar iniciar uma campanha na plataforma hoje mesmo:

Investimento com resultado imediato

A primeira grande vantagem do Google Ads está em apresentar resultados imediatos para o investimento. Assim que a campanha Google Ads é colocada no ar, já será possível verificar os primeiros usuários chegando à página.

Alcance de uma audiência qualificada

Além disso, o Google Ads oferece o alcance de uma audiência muito qualificada, pois seu grande mérito é justamente alcançar o cliente no momento em que ele busca ou está interessado em determinado produto ou serviço.

Para isso, o Google Ads se utiliza das palavras-chave e dos padrões de comportamento dos usuários. Vamos explicar isso mais detalhes na seção "tipos de campanha no Google Ads”.

Orçamento flexível

Vale destacar, ainda, a flexibilidade do orçamento, já que uma campanha Google Ads pode começar com qualquer valor a partir de R$5/dia. Caso não queira fazer uma campanha que dure o mês todo, é possível fazer períodos menores, sempre respeitando o mínimo de investimento diário.

No entanto, se há dinheiro disponível para investimento, não contente-se com o mínimo. Pelo contrário, use todo o valor disponível pois os resultados tendem a ser melhores quando há investimentos mais generosos.

Democratização de anunciantes

O Google Ads também significa democratização para anunciantes, já que todas as empresas, pequenas, médias e grandes poderão anunciar. Isso é um diferencial muito grande com relação aos métodos tradicionais de publicidade, como a televisão, por exemplo.

Nessas mídias tradicionais, o preço elevado do anúncio acaba impedindo que empresas menores consigam fazer um investimento em publicidade. No Google Ads, no entanto, qualquer empresa pode anunciar.

Custo benefício e pagamento por clique

O retorno que as empresas costumam experimentar ao anunciar no Google Ads costuma ser bastante satisfatório. Isso acontece porque há metodologias de pagamento que barateiam bastante o valor do anúncio.

Um exemplo disso é o pagamento por clique, onde você não paga pela exibição do seu anúncio para os clientes, mas apenas pelos cliques que seu anúncio receber, ou seja, só há custo para quando há tráfego quente chegando ao seu site.

Tipos de campanha no Google Ads

Para entender um pouco melhor o Google Ads, vale a pena determo-nos nos tipos de campanhas disponíveis na plataforma. Dessa forma, será possível determinar qual a melhor estratégia para sua realidade e a realidade do seu negócio.

Confira, a seguir, os tipos de campanha disponíveis e um breve resumo de cada uma delas:

Rede de pesquisa

A rede de pesquisa é a forma mais tradicional de campanha Google Ads, pois consiste naqueles resultados que costumam aparecer para pesquisas feitas no buscador, como no exemplo a seguir:

Rede de display

Já a rede de display são banners que são distribuídos em sites parceiros na internet. Através de criativos chamativos, a marca pode ser propagada em milhões de sites parceiros do Google, aumentando a visibilidade da empresa frente a um público-alvo potencial.

Anúncios no YouTube

Há, ainda, os anúncios em vídeo no YouTube, que veiculam vídeos de propaganda da marca antes, durante ou depois dos vídeos assistidos na plataforma. Os formatos de anúncios disponíveis dessa modalidade são:

  • In-stream (puláveis): exibidos antes do vídeo que será executado, com possibilidade de pular após 5 segundos;
  • in-stream (não-puláveis): bem semelhante ao primeiro, mas sem a opção de pular;
  • bumper ads: anúncio não-pulável exibido antes do vídeo a ser executado, com duração de 6 segundos;
  • masthead: exibe um vídeo da marca na home do YouTube;
  • discovery: exibe conteúdos em vídeo em locais estratégicos, como na página inicial da plataforma, nos resultados de pesquisa e nos vídeos recomendados;
  • out-stream: reprodução automática de vídeo da marca em sites parceiros.

Shopping

Anúncios que exibem produtos que poderão ser comprados no site do anunciante. Esses anúncios aparecem como resultado de pesquisa ou, então, na aba “shopping” do Google, como no exemplo a seguir:

Campanhas para aplicativos

Esse tipo de campanha é exclusivo para quem tem e deseja divulgar um aplicativo, encontrando novos usuários. Para os anúncios, são utilizadas automaticamente informações do aplicativo, exibindo os anúncios na pesquisa, no Google Play, no YouTube, no Discover e outros sites e aplicativos parceiros.

Campanhas locais e campanhas inteligentes

Por fim, existem dois tipos de campanhas que integram o Google Ads. As campanhas locais têm por finalidade atrair visitantes para uma loja física e, para isso, exibe anúncios na rede de pesquisa, rede de display, Google Maps e YouTube.

Já as campanhas inteligentes são formas de automatizar os anúncios. Após inserir algumas informações da empresa, o Google encontra automaticamente a melhor segmentação.

Objetivos disponíveis no Google Ads

Para obter sucesso nas ações do Google Ads é preciso garantir a definição de objetivos claros para a campanha. Embora existam objetivos na própria configuração do Google Ads, estamos falando aqui de um objetivo que está em um nível mais macro.

Quais são os resultados pretendidos com a campanha Google Ads? Mais vendas, mais ligações, mais leads… as opções são diversas, mas o objetivo deve seguir aquilo que está definido no plano de negócios ou de marketing da empresa.

Somente com esse objetivo geral definido é que o objetivo específico da campanha de Google Ads poderá ser definido.

Rede de pesquisa: objetivos disponíveis

Na rede de pesquisa estão disponíveis três metas e/ou objetivos de campanha. A meta de venda, que deve ser utilizada para aumentar as conversões independentemente do canal de venda (online ou físico).

Já a meta de leads tem por foco incentivar o preenchimento de uma formulário para entrar em uma newsletter, receber promoções ou manifestar interesse em determinado produto ou serviço.

Por fim, temos a meta de tráfego no site, que incentiva clientes em potencial a entrarem em um site.

Rede de display: objetivos disponíveis

Na rede de display estão disponíveis os objetivos presentes na rede de pesquisa. A novidade, no entanto, fica por conta de uma terceira opção de meta, a de alcance e reconhecimento da marca, que tem por finalidade promover uma marca, produtos ou serviços de modo que sejam fixados na mente do consumidor.

Shopping: objetivos disponíveis

Assim como na rede de pesquisa, nas campanhas de shopping estão disponíveis os três objetivos principais do Google Ads: vendas, leads e tráfego do site.

Video: objetivos disponíveis

No caso da campanha Google Ads de vídeo, os objetivos disponíveis reúnem os três principais (vendas, leads e tráfego do site) somados com outros dois, a consideração de produto e marca (que tem a finalidade de fazer com que os potenciais clientes pensem na marca no momento que precisarem de algo dela) e alcance e reconhecimento de marca.

Aplicativo: objetivos disponíveis

Por fim, mas não menos importante, temos o objetivo disponível para campanha Google Ads de aplicativo: a promoção de app, que tem a finalidade de gerar mais instalações do aplicativo anunciado.

Dicas para ter sucesso no Google Ads

Além da definição de objetivos, existem outras dicas práticas que podem ser observadas para melhorar os resultados com o Google Ads. A seguir, elencamos algumas delas para você conseguir ter uma dimensão das principais práticas:

  • conheça sua persona;
  • verifique os concorrentes;
  • explore os benefícios do seu produto ou serviço;
  • não permita palavras-chave duplicadas;
  • organize as palavras-chave em grupos;
  • defina palavras-chave negativas;
  • use estratégias de copywriting;
  • tenha uma página otimizada para Google Ads;
  • acompanhe os KPIs com frequência.

Como é possível observar, criar uma campanha Google Ads exige bastante esforço e trabalho. Por isso, muitos empreendedores e gestores preferem deixar a gestão dos anúncios online nas mãos de profissionais qualificados, de modo que consigam dedicar o tempo que garantiam com os anúncios em outras atividades importantes de gestão do negócio.

Como criar uma campanha no Google Ads

Para criar uma campanha Google Ads, recomenda-se ter um profundo conhecimento sobre anúncios online, pois algumas decisões precisarão ser tomadas, como segmentação, tipo da campanha, frequência, orçamento e muito mais.

Para tudo isso, será necessário ter uma conta do Google e cadastrar os dados de faturamento, geralmente com um cartão de crédito. Ademais, é essencial acompanhar as métricas e os dados diariamente, de modo a tomar decisões estratégicas sempre que necessário.

Devo fazer campanhas no Google Ads por conta própria ou contratar uma empresa?

Embora qualquer pessoa possa criar uma campanha Google Ads, fica a dúvida sobre fazer por conta própria ou contratar uma empresa especializada. Nesse sentido vale a pena considerar alguns fatores, como a necessidade de aproveitar cada centavo de investimento.

Se uma pessoa que não tem experiência com Google Ads iniciar uma campanha, é certeza absoluta de que haverá desperdício de dinheiro, justamente pela falta de expertise.

Contar com uma empresa especializada, portanto, é essencial para quem deseja ter resultados expressivos com Google Ads de forma rápida e eficiente e, claro, sem desperdício de dinheiro.

Por isso, experimente conhecer os serviços da Construsite em Google Ads e garanta seu site na primeira página do Google.

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: