Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Google & SEO / Mídias Sociais Como montar uma campanha de Google Ads para YouTube

Como montar uma campanha de Google Ads para YouTube

Está procurando saber mais sobre campanhas do Google Ads? Acesse já e confira as principais informações que te permitirão ter mais resultados online.

por Time Construsite

Crescer online é uma tarefa que exige esforço e muito empenho. Para conseguir isso, muitas estratégias são utilizadas, como investimento em SEO e ranqueamento orgânico, por exemplo, estratégias que exigem um maior tempo de dedicação.

No entanto, para resultados mais imediatos, muitas empresas têm apostado nas estratégias de compra de mídia, como a campanha Google Ads, principalmente no Youtube. É por isso que mais de 90% das empresas apostam em estratégias de marketing digital para crescer e conquistar novos clientes.

Se você deseja conquistar novos clientes, vender mais e expandir sua atuação, fique até o final deste artigo, pois vamos mostrar detalhes de como montar uma campanha Google Ads para YouTube e se destacar online.

Por que anunciar no YouTube?

O YouTube, atualmente, é o segundo maior buscador do mundo, atrás apenas do Google. Além disso, reúne mais de 2 bilhões de usuários ao redor do mundo, atraindo 42,9% dos usuários da internet todos os meses.

Além dos dados acima, podemos ainda destacar algumas outras razões pelas quais anunciar no YouTube é vantajoso. Confira:

Diversidade de público

As redes sociais mais populares costumam ser bem nichadas. É o caso do TikTok, em que 66% dos usuários têm menos de 30 anos, sendo que a maioria está na faixa entre 16 e 24 anos.

No caso do Instagram, a tendência se confirma, com 31% dos usuários brasileiros com idade entre 25 e 34 anos.

Na contramão das demais redes, no entanto, o YouTube se destaca pela variedade de seu público, com uma divisão bem equitativa na idade dos usuários: 23% tem entre 25 e 34 anos de idade, já 26% tem entre 35 a 44 anos.

Portanto, se você deseja alcançar o público certo no YouTube, conseguirá! Para fazer isso, sua empresa pode investir em uma estratégia de conteúdo ou através de parcerias com influenciadores que contam com grandes canais.

No entanto, a estratégia mais efetiva é promover a campanha Google Ads com exibição no Youtube.

Vídeo não é mais tendência, mas uma realidade!

Há alguns anos ouvíamos no mercado digital que o vídeo era uma forte tendência. Hoje, esse mantra ficou ultrapassado e, mais que uma tendência, já é uma realidade palpável diante de nossos olhos.

A experiência do vídeo está cada vez mais caminhando para a multiplataformas: segundo o Kantar IBOPE, 99% dos usuários da internet assistem a vídeos em dispositivos diferentes. Além disso, 80% de todos os brasileiros assistem vídeos online.

Anunciar através de campanha Google Ads no YouTube é garantir a presença da marca em um momento de grande potencial comercial.

Pessoas consomem vídeos do Youtube nas mais diversas plataformas

Nos primórdios da internet, a maior porcentagem de acessos vinha sobretudo do desktop. Nos últimos anos, no entanto, nós testemunhamos uma mudança drástica de cenário: 80% dos acessos, em média, vinham do celular.

Mais recentemente estamos no meio de mais uma transformação na forma de consumir conteúdo. Cada vez mais os vídeos deixam de estar exclusivamente no smartphone e passam a ganhar espaço em Smart TV 's, por exemplo.

Formatos de anúncios de campanha Google Ads no YouTube

Para promover um anúncio no YouTube será preciso criar uma campanha Google Ads, a plataforma de anúncios do Google. São seis formatos possíveis, que contam com particularidades que precisam ser avaliadas de acordo com a realidade da sua estratégia digital.

Conheça os formatos de anúncio disponíveis em campanha Google Ads no YouTube:

Anúncios in-stream (puláveis)

Esse primeiro formato de anúncio é aquele mais tradicional que estamos acostumados, em que um anúncio é exibido antes do vídeo que será executado. Os anúncios puláveis, como o nome já sugere, dá liberdade ao usuário para pular a exibição do anúncio após 5 segundos.

Uma das opções de cobrança nesse formato é o CPV (Custo por visualização), que cobra o anunciante somente quando o usuário assiste 30 segundos ou mais do anúncio (ou o anúncio por inteiro, caso o vídeo seja menor que 30 segundos).

Anúncios in-stream (não-puláveis)

O segundo formato é muito semelhante ao primeiro, com a diferença que aqui não há a opção de pular e, por isso, o anúncio deve ter até 15 segundos. A cobrança é feita por CPM desejado, ou seja, com base em um valor estabelecido pelo anunciante para pagar por mil impressões.

Bumper Ads

Para os mais criativos, um formato muito interessante é o Bumper Ads, que consiste em um anúncio não-pulável de 6 segundos. O tempo curto exige criatividade e estratégia para passar a mensagem da marca em poucos segundos.

Masthead

Esse formato exibe o conteúdo da marca, em vídeo, na home do YouTube em qualquer dispositivo. O objetivo desse formato é proporcionar aos anunciantes uma forma de gerar um rápido reconhecimento de um produto ou alcançar um grande número de pessoas em um período curto.

Anúncios de video discovery

O penúltimo formato exibe conteúdos em vídeo em locais estratégicos, como na página inicial da plataforma, nos resultados de pesquisa e nos vídeos recomendados. Esse formato é voltado para pessoas que desejam promover vídeos específicos e, por isso, o método de cobrança é diferenciado: o YouTube cobra apenas pelo clique na miniatura, ou seja, quando o usuário está disposto a ver o vídeo.

Anúncios out-stream

Por fim, temos um formato cujo foco está em sites parceiros ou em dispositivos móveis, geralmente aparecendo em formato de banners durante o conteúdo dos sites em que o anúncio é exibido.

A reprodução do vídeo é automática, no entanto o áudio permanece desligado. A forma de cobrança é inovadora: VCPM (mil impressões visíveis), cobrando quando o vídeo é anunciado por 2 segundos ou mais.

Como anunciar no YouTube

De forma muito objetiva e resumida, para anunciar no Youtube será necessário criar uma campanha Google Ads. Antes disso, no entanto, será preciso criar uma conta.

Durante a criação da campanha, a plataforma vai exigir que seja informado o objetivo, o tipo de campanha (se no YouTube ou em sites parceiros), formato dos anúncios, estratégia de lances, orçamento, local e idioma.

Depois, é só configurar o anúncio e subir o vídeo que será exibido. Após um tempo para aprovação, sua campanha Google Ads estará pronta para ser exibida no YouTube.

Contratar empresa ou fazer campanha Google Ads no Youtube por conta?

Você deve estar pesquisando sobre anunciar no YouTube e, por isso, está lendo este material, assistindo vídeos online e pedindo a ajuda de especialistas. Tudo isso porque, em sua mente, está o questionamento: vale a pena contratar uma empresa para fazer a gestão das minhas campanhas ou eu consigo sozinho?

Gerir campanhas Google Ads não é impossível! No entanto, contar com uma empresa especialista é essencial para garantir que não ocorra desperdício de dinheiro.

Afinal, a falta de experiência poderá te levar a fazer investimentos mal sucedidos, erro que é evitado quando um profissional capacitado monta as campanhas. Acesse agora mesmo o site da ConstruSite Brasil e descubra as possibilidades especiais disponíveis para sua empresa ter resultados com campanhas Google Ads no YouTube.

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: