Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Google & SEO Google Meu Negócio: sua empresa mais forte no Google

Google Meu Negócio: sua empresa mais forte no Google

Conheça mais sobre o Google Meu Negócio e aproveite a oportunidade de fortalecer sua empresa na internet!

| Atualizado em
por Time Construsite

Você já ouviu falar no Google Meu Negócio? Já reparou que o Google exibe uma tela com informações de empresas relacionadas a sua busca, com nome, endereço, telefone, horário de funcionamento e outros?

Para você que ainda não conhece o Google Meu Negócio, iremos não somente apresentá-lo para você, como também mostraremos os principais benefícios que fazer parte dessa rede irá agregar a sua empresa. Com certeza, você realizará o cadastro assim que terminar de ler esse post!

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma ficha cadastral gratuita do Google que oferece a oportunidade de divulgação para empresas em sua pesquisa orgânica. Quando o cliente pesquisar sobre o seu produto ou serviço, além de links para acessar o seu site, irá aparecer o cadastro da sua empresa como mostrado abaixo, com as principais informações para acesso rápido do usuário.

Sua empresa poderá ser exibida em três situações de acordo com as formas de buscas, sendo: 

  • Proximidade: quando pessoas próximas buscarem pelo produto ou serviço oferecido por você, já que um dos critérios de ranking do Google é a proximidade da localização da pessoa com as empresas;
  • Localização da empresa: quando as pessoas informarem o local no qual a sua empresa se encontra como o desejado para os resultados de busca;
  • Busca direta: quando as pessoas já procurarem diretamente por sua empresa.

image(124).png

Quais são os benefícios?

Ao criar o cadastro de sua empresa no Google Meu Negócio, você agregará benefícios a sua empresa no maior site de buscas online. São eles:

  • Exibir informações importantes: Por fornecer informações como o endereço, telefone e horário de funcionamento de sua empresa, as pessoas que se interessarem pelo seu serviço saberão como entrar em contato;
  • Rotas para o cliente: O Google Meu Negócio irá exibir junto ao Google Maps possibilidades de rotas para que o cliente chegue a sua empresa. Segundo um relatório de pesquisas do comportamento dos usuários feitos pelo próprio Google, metade das pessoas que fazem uma pesquisa local no Smartphone, visitam uma loja dentro de um dia.
  • Aparição: Mostrar fotos da sua empresa, como logo, fachada e outras a sua escolha para que o cliente conheça a sua empresa.
  • Visibilidade: Você poderá aparecer em uma listagem de endereços de empresas cadastradas logo abaixo dos anúncios do Google AdWords, a frente dos demais links e páginas no Google.

Quais são as recomendações?

Temos algumas dicas com nossa experiência em Google Meu Negócio e situações ocorridas com clientes atendidos pela Construsite Brasil para ajudá-lo seja você, iniciante ou participante da rede a mais tempo.

Primeira e principal dica

Use uma conta gmail ativa para realizar o cadastro e receber qualquer informação de interação com seu cadastro. Guarde esse acesso, pois será através dele que você fará qualquer modificação de informação sobre sua empresa. Preferencialmente use um e-mail personalizado de sua empresa.

Perder esse endereço de e-mail e senha ou deixar esse acesso com uma pessoa que não seja de total confiança na sua empresa poderá criar dores de cabeça para você quando precisar urgentemente fazer qualquer mudança.           

Atualizações

Mantenha as informações atualizadas, principalmente sobre horários de funcionamento e telefone. Usuários que realizarem buscas por dispositivos móveis conseguem através do número de telefone cadastrado efetuar diretamente uma ligação para sua empresa sem precisar acessar o site antes ou ter que digitar o número.

Quando tiver acesso ao seu painel do Google Meu Negócio verá que até mesmo adiantar informações de funcionamento em feriados será possível para que o cliente tenha acesso a essas mudanças.

image(113).png

Feedbacks

Através da possibilidade de realizar comentários, você terá um maior engajamento da sua empresa com os clientes. É importante ressaltar que você deverá sempre estar ligado aos comentários e responder principalmente os negativos. Isso não significará que estará assumindo alguma culpa sobre uma situação descrita, mas sim que está disposto a ouvir o seu cliente e melhorar sempre que possível.       

O engajamento dos clientes na rede com sua empresa irá ajudá-lo também no posicionamento gratuito do Google devido a sua relevância.

E o principal: como criar o cadastro da minha empresa?

Para criar o seu cadastro é bem simples e, além disso, o Google disponibiliza tutoriais e suporte para dúvidas frequentes. Siga os passos abaixo:

1. Primeira etapa: Acesse o http://bit.ly/criarcadastrogooglemeunegocio e você terá acesso a página inicial do Google Meu Negócio. Clique na opção Comece Agora. Caso não esteja logado com uma conta gmail, ele irá pedir que faça isso antes de seguir para os próximos passos.

image(114).png

 2. Dados da sua empresa: Assim que concluir o login, você será direcionado para uma página onde irá informar os dados principais da sua empresa.

image(115).png

Nesta etapa você irá localizar o endereço de sua empresa, e preencher as informações importantes no formulário. Dados como telefone e categoria de mercado são importantissímos para obter bons resultados após terminar o cadastro. 

Caso a sua empresa não tenha um local físico, ou atenda em diferentes regiões, deverá marcar "sim" na caixa Entrego produtos e presto serviços para meus clientes no local deles.

Caso você não atenda os clientes em um local específico, mas sim em diferentes áreas (como em diversos prestadores de serviço), deverá marcar sim na caixa Entrego produtos e presto serviços para meus clientes no local deles.

Para prosseguir, clique em Continuar.

3. Verificação: As informações do endereço da sua empresa irão aparecer para que você confirme se estão corretos. Após isso, é necessário preencher as informações da caixa de autorização para o gerenciamento de sua empresa. 

Assim que confirmar essa informação, o Google encaminha para outra página que propõe o envio de um código de verificação postal para o endereço fornecido por você. Essa carta fornecerá o código de verificação que deverá ser inserido na próxima etapa. 

4. Confirme o local do seu negócio: Ao completar a etapa de verificação, haverá o redirecionamento para o painel de controle. Para continuar o processo, e editar as informações para que sejam exibidas, será necessário confirmar o código enviado pelo Google.

Esse código é enviado via Correios e demora de 7 a 15 dias úteis  para chegar ao endereço fornecido. 

No seu painel aparecerá um banner em destaque na parte superior da tela. Clique no botão "confirmar agora" e siga os passos conforme descritos na carta que o Google enviou para você.

5. Conheça a ferramenta: Aproveite para conhecer a ferramenta, suas funcionalidades, opções de atualizações, dicas e tutoriais para aproveitar todas as oportunidades existentes.

E agora, está preparado para criar o seu cadastro? Esperamos que aproveite mais essa dica para reforçar a presença de sua empresa na internet. teeth_smile.png

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: