Solicitação de Orçamento

Blog

Blog Google & SEO Converta mais pessoas no seu site usando palavras-chave de cauda longa

Converta mais pessoas no seu site usando palavras-chave de cauda longa

Como fazer para converter mais mudando somente a maneira de escrever?

por Luana Carvalho

Os esforços das empresas em se destacar no meio digital e aumentar a receita obtida através dos canais que a internet oferece, estão cada vez maiores. Ser o mais popular não é o caminho para o sucesso. Mesmo usando SEO no seu site para atrair tráfego,  já pensou em qual público você atrai? 

Converta%20mais%20pessoas%20no%20seu%20s

Esse público na maior parte das vezes não será o mesmo que realizará uma ação de valor, como cadastrar no seu sistema, assinar a newsletter ou até mesmo comprar o produto de seu site.

Como resolver esse problema?

Usar palavras-chave é importantíssimo para ser o primeiro no ranking do Google, porém essa prática dá abertura para visitantes curiosos, que não tem haver com o seu público-alvo, acessem seu conteúdo e rapidamente retornem para a página de busca e não entrem na sua estatística de conversões.

A busca contínua de aumentar o ROI, independente de qual for a estratégia de marketing, te leva ao erro de ser atraído pelos indicadores de vaidade. 

O número de visitas no seu site não necessariamente está te rendendo a taxa de conversão que você deseja.

Uma das soluções para aumentar a sua conversão de acordo com a meta planejada é fazer o uso das palavras-chave de cauda longa. Esse termo é usado para definir a estratégia de dedicar os esforços em vários grupos com pouca demanda ao invés de um só com muita busca. 

Um bom exemplo são as lojas de departamento, como o Walmart e as Americanas comparados com uma loja comum, como a Cacau Show e a Hering.

O que é palavra-chave de cauda longa?

Palavras-chaves de cauda longa (long tail keywords) são formadas por no mínimo três palavras que criam uma pequena frase e representam uma busca mais personalizada. 

Elas representam uma forma de diferenciar sua empresa dos concorrentes.  

Quais são os benefícios?

Baixa concorrência

A concorrência pelo primeiro lugar na página do Google é altíssima e, para pequenos empreendedores, é muito difícil entrar nessa competição com as grandes empresas.

Como as palavras-chave de cauda longa possuem uma menor quantidade de busca mensal, é muito mais fácil obter um bom posicionamento, caso saiba escolher corretamente, é claro.

Melhor taxa de conversão

Imagine que, após usar uma palavra-chave ampla e fazer o cálculo para definir a taxa de conversão do seu site, você descobre que ela é de 2%.

Ou seja apenas 2 de cada 100 visitantes de fato adquire seu produto/serviço. 

No caso das palavras-chave de cauda longa, como a concorrência é baixa, a chance de o cenário se de 2 para cada 30 visitantes (15% de conversão) é muito maior.

Melhor taxa de cliques

A taxa de cliques (ou CTR - click through rate) é outro importante fator para o Google subir a sua página em seus resultados de busca. 

Ao produzir conteúdo com as palavras-chave mais específicas você naturalmente aumenta o CTR do seu site, já que as pessoas vão perceber que você trata de um assunto com especificidade. 

Buscas mais pessoais

Nessa altura do campeonato as pessoas sabem que digitar somente uma palavra-chave ampla não retornará o que ela está buscando com facilidade. 

Por isso é mais comum que as buscas estejam mais personalizadas e palavras-chave mais compridas. 

Ou seja, ao invés de buscarem por "marketing digital" dissertam mais sobre o que desejam, portanto a pesquisa fica mais ou menos assim: "Quais as melhores estratégias de marketing digital?". Essa segunda opção já se configura como cauda longa.

Sendo assim fazer o uso da cauda longa para compor seus títulos e conteúdo te permite ser encontrado com mais facilidade e menos investimento.

Um por todos e todos por um

São inúmeras as variações de uma pesquisa. Como "Guest Posts", "Guest Post", "O que é Guest Post", "Como usar Guest Posts", entre outras. 

A solução para estar em todas as pesquisas é consultar quais são as palavras mais buscadas para o tema e transformá-las em palavras maiores e ao mesmo tempo mais assertivas.

Como encontrar a melhor palavra-chave de cauda longa pro meu texto?

Agora que você sabe o quanto é vantajoso fazer o uso delas você deve estar se perguntando como defini-las. 

Existem algumas ferramentas que te auxiliam nesta jornada, como:

Pesquisas relacionadas do Google

Com elas você encontra as pesquisas feitas pelos usuário que são mais próximas da sua palavra-chave.

Converta%20mais%20pessoas%20no%20seu%20s

Autopreenchimento do Google

Outra opção é realizar a busca a partir do autopreenchimento que o google te fornece. Pode ser uma mina de ouro para você.

caudalonga3.png

Keywords Everywhere

Essa extensão do Google permite visualizar em cada pesquisa feita, qual é o volume de pesquisas por mês, o CPC (Custo por Clique) e outras informações úteis para você definir a sua palavra-chave de cauda longa.

image(13).png

Não deixe de pesquisar!

Como vimos, independente da estratégia de marketing digital em que sua empresa está focando esse ano, pesquisar as tendências em palavras-chave de cauda longa de forma eficaz é a chave do sucesso! 

Portanto se esforce em estar sempre atualizado com as suas estratégias de SEO para alcançar o maior tráfego e converter o máximo possível.

Ao concluir nossas dicas, recomendo fazer o mais importante para que seu negócio tenha sucesso online: Configurá-lo para aparecer na primeira página do Google.

 

Autor:

Luana Carvalho | Growth
Produtora de conteúdo cursando Publicidade e Propaganda tem por hobbie a programação. Não sabe como seria a vida se não existissem séries policiais e jogos de celular. As áreas de churrasco são sua segunda casa, mas só se carne mal passada estiver no cardápio.
Outros posts feitos por Luana Carvalho

Comentários:

Orçamento por WhatsApp