Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Google & SEO / Marketing Como aparecer na melhor posição do Google

Como aparecer na melhor posição do Google

Está cansado de não conseguir atrair visitantes para o seu site? Confira neste post as melhores estratégias para aparecer no Google através de técnicas de SEO.

por Time Construsite

Hoje mesmo você deve ter feito uma pesquisa no Google para tirar uma dúvida. Esse comportamento não é exclusivo seu, mas de 92,58% da população brasileira. Aparecer no Google, portanto, é uma estratégia central no marketing digital de qualquer negócio, sobretudo para aqueles que contam com uma atuação online.

Mas, afinal, como fazer isso? Neste artigo vamos falar de estratégias essenciais para você que deseja ter uma relevância online. Leia este conteúdo completo, pois, além das dicas, temos uma surpresa especial para você que ficará até o fim.

Por que aparecer no Google?

Em tempos onde o marketing digital está cada vez mais popular, existem certas regras que são repetidas por quase todo mundo e que, no fundo, ninguém sabe o porquê deve-se fazer aquilo que a regra diz.

Esse não é o caso da necessidade de aparecer no Google. Usar estratégia para posicionar-se no maior buscador do mundo não é simples capricho, mas uma verdadeira necessidade do mundo digital.

Aparecer no Google é sinônimo de credibilidade. Quando sua marca está exposta no principal e mais utilizado buscador da atualidade, seus potenciais clientes verão sua empresa com bons olhos.

Em contrapartida, ao não encontrar referências online sobre seu negócio, é bem provável que muitas pessoas desconfiem da segurança de comprar com você.

Além disso, ranquear no Google atrai mais visitantes para seu site e, como consequência, gerará mais vendas, aumentando o retorno sobre investimento realizado nas ações digitais.

Como aparecer no Google [10 passos práticos]

Existem dois caminhos para aparecer no Google: através da compra de tráfego (ou tráfego pago) ou através do SEO, que é uma sigla para Search Engine Optimization ou, em português, otimização para os mecanismos de busca.

Na primeira possibilidade, será necessário pagar para o Google exibir sua marca para seus potenciais clientes. Como é provável que seus concorrentes também queiram aparecer para os mesmos clientes que você, vencerá quem pagar mais.

Por isso o tráfego pago é uma estratégia para empresas que têm um dinheiro razoável para investir. Um erro comum, no entanto, é buscar fazer campanhas por conta própria. Geralmente isso acaba dando errado, sendo recomendado contratar uma empresa especializada em fazer a gestão de anúncios no Google.

Já no caso do SEO, o processo é bem mais barato, no entanto exige paciência para colher resultados no longo e médio prazo. As estratégias de SEO são capazes de fazer o seu site aparecer no Google sem precisar pagar por isso.

Em resumo, o SEO torna seu site atraente para o Google, fazendo o buscador eleger suas páginas como resultados de pesquisa para determinadas palavras-chave.

Mas, como fazer isso na prática? Descubra nas 10 dicas especiais que preparamos:

1- Use categorias para seu conteúdo

Um dos mais primordiais fatores para a otimização do SEO e, portanto, para fazer seu site aparecer no Google, é a categorização de conteúdo.

Embora bastante negligenciada, essa estratégia até recebeu um nome chique no mercado digital: taxonomia, que consiste em agrupar os conteúdos de um site ou blog por categorias.

Essa estratégia é muito importante porque influencia diretamente na forma da URL (que é aquele endereço que aparece na barra do seu navegador e que começa com “https://”), sendo a URL um fator essencial em uma estratégia de SEO.

Nas categorias de seu conteúdo utilize palavras-chave que sejam relevantes para seu negócio e, ao mesmo tempo, consigam agrupar as matérias e artigos de forma inteligente.

2- Explore as palavras-chave estrategicamente

Uma questão primordial na estratégia de SEO é o uso das palavras-chave nas páginas e conteúdos de um site. As palavras-chave são termos que costumam ser pesquisados pelos usuários e, portanto, devem estar distribuídos em uma página.

Não existe mais uma densidade ideal para a palavra-chave no texto. Até há alguns anos atrás, bastava repetir a palavra-chave diversas vezes no texto para que ele fosse ranqueado.

Nos últimos anos, no entanto, o Google adotou um novo modelo de cálculo, conhecido como TF-IDF, que mensura a relevância de um termo na página. Desde então, não é necessário forçar o uso de palavras-chave durante o texto, pois o Google também considera sinônimos e palavras com sentido próximo.

Ferramentas para encontrar palavras-chave

Mas, como encontrar a palavra-chave? Para te ajudar existem diversas ferramentas que servem a essa finalidade. A seguir, vamos apresentar algumas delas e se são ou não gratuitas:

  • Google Trends: gratuito;
  • Ubersuggest: funções limitadas no gratuito e versão completa paga;
  • SEMrush: pago;
  • Keyword Tool: gratuito;
  • Planejador de palavras-chave do Google Ads: gratuito;
  • Moz: pago.

3- Coloque “alt” em suas imagens

Usar o atributo “alt” nas imagens também é muito importante para melhorar os resultados do SEO. Isso porque os buscadores, sobretudo o Google, lê esse atributo para entender sobre o que se trata a imagem.

Quando essa “alt” faz referência à palavra-chave, então maior relevância a página poderá ter para o buscador.

Além disso, esse atributo é essencial para a acessibilidade, já que deficiente visuais que utilizam ferramentas de leitura das páginas poderão ouvir uma descrição da imagem, aproximando-se do significado do conteúdo.

4- Deixe botões de contato em evidência

Um outro fator que, embora não seja diretamente associado ao SEO, com certeza tem muita relevância, é colocar os botões de contato de um site em bastante evidência. Isso é positivo pois facilita que o usuário tome ações dentro do seu site.

Como consequência, a taxa de rejeição da página será menor e o tempo de permanência no site irá aumentar consideravelmente, fazendo com que o Google entenda que aquele conteúdo realmente faz sentido para o usuário naquela determinada palavra-chave.

Botão de Whatsapp flutuante

Como complemento ao nosso quarto passo, uma ação que pode ser implementada é o posicionamento do botão de Whatsapp flutuante nas páginas. Isso é positivo não apenas pelas razões expostas acima, mas também para aumentar os contatos com sua empresa, influenciando nos orçamentos e contatos comerciais.

5- Integre formulários em seu site

A integração de formulários é outra prática recomendada para aumentar as ações do usuário em seu site e, como consequência, melhorar os resultados de SEO e potencializar os contatos comerciais.

Ao colocar formulários no site, seja para contato, orçamento ou download de algum conteúdo, com call to actions apropriadas, você verá resultados expressivos no aumento dos contatos por parte do usuário.

Por isso, atenção: se você ainda não tem um formulário em seu site, não deixe de implementá-lo.

6- Crie um blog com conteúdo otimizado

Entre as dicas que estamos dando aqui, essa é, com certeza, a mais eficaz. Com a implementação de um blog de conteúdo será muito mais fácil ranquear no Google, já que materiais mais longos de resolução de problemas apresentam resultados muito melhores no Google.

Salvo algumas exceções, basta você realizar uma pesquisa agora mesmo no Google e verificar: provavelmente o resultado que apareceu é do conteúdo de um blog.

Tamanho do conteúdo

Existem diversos tamanhos possíveis para conteúdos de blog: conteúdos curtos (de até mil palavras), que são mais rápidos e fáceis de entender, conteúdos longos (de mais de mil palavras), que são materiais mais aprofundados e abordam detalhes do assunto.

Podemos, de forma geral, definir as seguintes opções de texto para blogs:

  • 900 palavras;
  • 1800 palavras;
  • 2700 palavras;
  • 3600 palavras;
  • 4500 palavras.

Palavra-chave bem distribuídas

O grande segredo para ter bons resultados com tais conteúdos e aparecer no Google é a distribuição correta da palavra-chave no conteúdo, ou seja, após defini-la, é muito importante garantir que ela esteja presente de forma uniforme no desenvolvimento de todo o conteúdo.

7- Cadastre sua empresa no Google Business

Essa dica está relacionada a uma boa prática de SEO local, ou seja, ações para bem posicionar a empresa nas pesquisas que utilizam a geolocalização como referência.

Isso é muito útil para você que tem um negócio local e deseja aparecer para mais clientes da sua região. Na prática, basta cadastrar sua empresa no Google Business, antigo Google Meu Negócio.

O Google Business é uma plataforma do Google que permite a negócios locais aparecerem nos resultados de pesquisa do buscador, disponibilizando informações como contato, endereço, fotos, eventos e muito mais.

Aqui em nosso blog temos um material completo com um passo a passo de como fazer o cadastro correto na plataforma.

8- Incentive a avaliação de cliente

A reputação online da sua marca influencia diretamente nos resultados orgânicos obtidos, sobretudo localmente. Por isso, para aparecer no Google para um maior número de pessoas, o recomendado é incentivar que clientes satisfeitos façam uma avaliação no Google Business.

Segundo pesquisas, as avaliações impactam em mais de 15% nos resultados de pesquisas locais. Além de melhor posicionar sua empresa no Google, as avaliações também representam um fator decisivo para a atração de novos clientes.

Ao ver sua empresa bem avaliada, com certeza se sentirão mais dispostos e seguros para fecharem negócio.

Para conseguir tais avaliações é possível tomar algumas ações práticas como:

  • pedir que seus clientes façam avaliações como um favor para você, caso tenha uma relação de proximidade com eles;
  • coloque placas em seu estabelecimento com os dizeres: “Deixe sua opinião, porque gostaríamos muito de ouvir você!”;
  • ofereça brindes e prêmios em troca das avaliações.

9- Consiga links de outros sites que apontem para o seu

Uma penúltima estratégia importantíssima para SEO é o backlink, que consiste em fazer o apontamento de links de um site para outro.

Para o Google, cada backlink que um site recebe é sinal de sua autoridade, pois é como se o conteúdo referenciado esteja sendo indicado como fonte do site que promove a linkagem.

Por isso, quanto mais links um site ou conteúdo recebe, maior a autoridade frente ao Google e, como consequência, mais chances de ranquear bem.

Para aplicar essa estratégia será preciso procurar bons parceiros que, de preferência, tenham um domínio com maior autoridade. Mas, atenção: não basta conseguir de um site qualquer, é preciso seguir alguns critérios na escolha do site parceiro que linkará para o seu, como por exemplo ter um mercado similar e persona próxima.

Um bom backlink exige que seja recebido de um site com maior autoridade e que os links estejam dispostos de forma natural.

10 - Acelere a velocidade de carregamento

Nossa última dica é um pouco mais técnica, mas é um dos fatores que mais influenciam na hora de um site aparecer no Google. Estamos falando da velocidade de carregamento.

Sites que apresentam dificuldades de carregamento e lentidão perdem pontos com o Google e podem, em certos casos, até mesmo deixarem de ser exibidos no buscador.

Isso porque o Google valoriza muito a experiência dos usuários e, quando a velocidade está lenta, ele entende que não será positivo para quem navega.

Acelerar a velocidade de carregamento é um item essencial para o SEO e, por isso, é importante entrar em contato com alguém que tenha conhecimento técnico capaz de melhorar os seus resultados nesse sentido.

Além disso, é essencial contar com uma empresa que desenvolva sites seguindo as mais recentes tecnologias e que consiga entregar uma maior velocidade de carregamento.

Surpresa especial: ebook sobre “Como aparecer na primeira página do Google” liberado!

Para te ajudar a aparecer no Google seguindo as melhores boas práticas do mercado, a Construsite preparou um material exclusivo e que está sendo liberado de forma gratuita para você!

Acesse agora mesmo a página de download do ebook “Como aparecer na primeira página do Google”, baixe-o e comece a aplicar as estratégias para potencializar seus resultados com SEO.

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: