Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site Como realizar a criação de sites inclusivos

Como realizar a criação de sites inclusivos

Saiba como utilizar as ferramentas de acessibilidade em seus domínios e entenda melhor os motivos do porquê esses recursos são cada vez mais importantes.

| Atualizado em
por Time Construsite

A criação de sites inclusivos é cada vez mais importante para a democratização do acesso da sociedade. Com o isolamento social vigente, essa questão se tornou ainda mais urgente a ser debatida, uma vez que o universo online se tornou a fonte de recursos financeiros de muitas outras pessoas.

Saiba como utilizar as ferramentas de acessibilidade em seus domínios e entenda melhor os motivos do porquê esses recursos são cada vez mais importantes.

O que é acessibilidade digital?

Também conhecido como acessibilidade web, o termo se refere à prática inclusiva da criação de sites inclusivos que permitem a utilização por pessoas com alguma deficiência ou ainda de pouca instrução para lidar com os serviços online.

Essa é uma grande possibilidade para buscar a plena democratização do acesso à internet, oferecendo uma maior capacidade para a formação intelectual da sociedade.

Por que elaborar a criação de sites inclusivos?

Além de ser uma questão ética, realizar a criação de sites inclusivos também concorda com o modo como nos informamos sobre o mundo na atualidade. Essa questão se torna ainda mais importante quando analisamos rapidamente os números referentes à população mundial.

Segundo pesquisa realizada pela World Health Survey, existem aproximadamente 785 milhões de pessoas (15,6%) que vivem com alguma deficiência e possuem 15 anos ou mais. Dessas, o estudo estima que 110 milhões (2,2%) possuem dificuldades funcionais significativas.

As ferramentas de acessibilidade para sites também são importantes para lidar com a terceira idade. Atualmente, não é incomum encontrar idosos utilizando o telefone celular ou ainda acessando informações no computador.

Por serem de uma época anterior às revoluções digitais, a terceira idade atual não têm a mesma facilidade com os dispositivos como as gerações mais novas, especialmente da fase Millennium (nascidos entre 1981 e 1996).

Além disso, a terceira idade continua mais ativa na sociedade do que antes devido ao aumento significativo da qualidade e da expectativa de vida. Isso faz com que idosos na faixa de 65 a 75 anos ainda estejam de alguma forma no mercado de trabalho, logo, precisam aprender a lidar com a tecnologia.

Esse cuidado também proporciona um mercado de trabalho mais inclusivo, principalmente para pessoas com algum tipo de deficiência. A autonomia e a independência dessas pessoas é algo benéfico para melhorar também a condição de vida em sociedade.

Como utilizar ferramentas de acessibilidade na construção de um site

Para elaborar ferramentas de acessibilidade para um site, é necessário realizar a configuração correta das semânticas HTML. Desse modo, é possível adicionar uma descrição textual alternativa no conteúdo do site.

Conteúdos com imagens podem ser altamente beneficiados com a configuração, o que possibilita, por exemplo, a leitura de gráficos por pessoas com deficiência visual. Também é possível inserir softwares de leitores de texto para transformar o conteúdo em braille (sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão).

A inserção de legendas em vídeos ou em versões com língua de sinais também é algo imprescindível para quem tem deficiência auditiva ou já não consegue escutar tão bem como antes pela idade avançada. Da mesma forma, a audiodescrição é bastante estimulada para que cegos possam interagir com os conteúdos de maneira imersiva.

Transcrição de conteúdos em podcasts no site do projeto também faz com que o conteúdo chegue a mais pessoas e possibilite um impacto extremamente positivo para a sociedade.

Como elaborar um site acessível?

Antes de buscar pelas ferramentas e plugins de HTML para tornar seu site acessível, você deve pensar no público e na audiência que deseja conquistar com a produção de conteúdo. Nem sempre será possível oferecer todas as acessibilidades hoje disponíveis no mercado.

Dessa forma, se o seu conteúdo tem como público-alvo a terceira idade, é interessante realizar uma pesquisa de mercado e entender quais são as limitações que esse grupo de pessoas podem enfrentar ao acessar um site. Disponibilizar fontes maiores e um contraste menos nocivo à visão com o design podem ser passos imprescindíveis.

Já no caso de o seu público-alvo contar com muitos jovens com necessidades especiais, pode ser importante pensar em mais de uma solução.

Principais dicas para transformar a acessibilidade do seu site

Apesar de o processo de acessibilidade parecer complicado, algumas dicas são bastante simples e podem fazer com que você consiga melhorar sua usabilidade em bem menos tempo.

Algumas alterações imediatas incluem:

  • “Alt Text” em todas as imagens: auxilia os visitantes a obterem informações sobre a imagem e o Google passa a reconhecê-la melhor;
  • Leitores de ecrã (tela): converte o texto escrito para um discurso oral, possibilitando que o deficiente visual consiga entender o conteúdo postado;
  • Atalhos para o teclado: alguns deficientes visuais também utilizam atalhos previamente instalados para o manejo da rede;
  • Contraste: a utilização do plugin WAVE prepara um cuidado especial para as cores e possíveis erros com tons claros para a acessibilidade em geral.

Obtenha a melhor adequação através dos serviços Construsite Brasil

Se você anda buscando oferecer uma maior acessibilidade digital na criação do seu site, saiba mais sobre os serviços oferecidos pela Construsite Brasil. Preencha nosso formulário de cadastro para que um de nossos especialistas possa entrar em contato.

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: