Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site Tudo sobre a criação de sites

Tudo sobre a criação de sites

A criação de sites feita da forma correta e direcionada pode te levar a lugares inimagináveis, fazendo toda a diferença para o seu negócio. Confira como obter um!

| Atualizado em
por Lays Xavier

Ter um site é realmente necessário? A dúvida surge muitas vezes ao tentar iniciar um negócio online, ou expandir o seu negócio para a web.

Por esse motivo, vamos esclarecer todas as dúvidas que possam surgir na hora da criação do site, dar algumas dicas de divulgação e muito mais. Continue a leitura e confira!

Por que devo ter um site?

Como todo processo é gradual, vamos começar pelas dúvidas mais básicas. É realmente necessário ter um site para inserir o seu negócio no ambiente virtual? Entenda!

Vivemos em um mundo totalmente globalizado e que exige que as empresas sejam cada vez mais competitivas. Estar ausente na internet pode transformar o seu negócio em um fantasma, ou seja, praticamente impossível de ser localizado.

O sucesso das empresas por muito tempo dependeu de uma boa localização no ambiente físico e qualidade das soluções oferecidas. Pode-se considerar que uma boa sede garantia 70% do sucesso de um negócio.

Respondendo a pergunta: Porque devo ter um site? É interessante ter em mente que a situação vem mudando nos últimos anos com o avanço da tecnologia e os novos costumes do consumidor. A acessibilidade de qualquer lugar e em todos os dispositivos é muito mais atrativo. Assim, uma empresa que está online é muito mais reconhecida e alcança melhores resultados.

Para as pessoas que buscam acessibilidade simplificada, o site funciona como um expositor virtual de seus serviços e produtos, com a vantagem de ter baixo custo e ser visível 24 horas por dia. Ele consegue chegar a locais que seriam impossíveis ou inacessíveis através dos meios de comunicação do ambiente físico.

O site democratiza muito as vendas, visto que não são criados preconceitos em relação a localização da loja ou o tamanho do espaço, todos podem ser vistos da mesma maneira.

As pessoas buscam por suas soluções de forma rápida, conseguem conversar com atendentes e fazer orçamentos no conforto de sua casa ou no tempo livre que possuem, como nos horários de almoço, ida e volta do trabalho e pausa entre as atividades.

Sabendo disso, é possível perceber não somente que um site é necessário, mas também que ele precisa atender as necessidades dos consumidores.

Sendo assim, além de criar um site, é necessário entender as suas características e necessidades. Nesse processo é fundamental que o site seja responsivo e se adapte a todos os formatos de tela que podem ser usados pelo usuário.

Veja a seguir!

Por que ter um site responsivo?

A responsividade de um site permite que ele seja acessado por meio de todos os dispositivos móveis. Assim o consumidor não precisa estar conectado a um computador com uma tela específica para ter uma boa experiência.

É importante estar adaptado para todos os meios, já que boa parte dos consumidores utilizam os smartphones ou tablets para realizar suas pesquisas.

Não entregar boas experiências neste formato faz com que seu negócio perca inúmeras oportunidades.

Basta pensar por você mesmo: quantas vezes você clicou em um site, mas pelo fato de estar desorganizado, com links quebrados ou fora de proporção, você saiu? O seu consumidor não é um alien ou tem ideias de outro mundo, boa parte das insatisfações que ele possui, podem ser observadas com uma simples navegação despretensiosa pelo seu site.

Teste com diferentes dispositivos, se em algum deles houver a desconfiguração da página, você tem um problema.

Caso você já possua um site, esse é o momento de se atualizar e, caso queira criar um, já coloque a responsividade no topo de suas prioridades de desenvolvimento.

E se você é cabeça dura e ainda não se convenceu da importância da responsividade, saiba que em uma pesquisa da Agência Conversion em parceria com AKN Consultoria Estatística, foi possível constatar que:

  • 93% dos brasileiros conectados a internet já realizaram compras online;

  • 78% realizam pesquisas no Google ao comprar algum produto;

  • 74% já realizam compras por celular ou tablet.

Ou seja, não perca tempo e oportunidades e exija a responsividade no momento da criação de sites!

Para ver ainda mais vantagens e benefícios de criar um site responsivo, confira o conteúdo: Por que ter um site responsivo?

Colocada a responsividade no topo das suas prioridades, veja a seguir quais são os outros itens que devem ser observados no momento de criação do site!

O que observar na hora de criar um site?

O site desenvolvido é dinâmico? Você consegue selecionar e alterar as informações contidas nele? Ele é bonitinho? Como as coisas irão funcionar?

Todo processo inicial é um desafio! Por isso, não se preocupe se você está com dúvidas de como iniciar. Estamos aqui pra ajudar. A seguir estão 4 dos principais tópicos:

  • Layout: mais do que ser bonito, o layout precisa ser organizado e de fácil navegação. Melhor um site simples e funcional, do que algo extremamente bonito e bem elaborado que dificulte a usabilidade do usuário.

  • Otimização: para ser encontrado no Google, é necessário ser otimizado, caso contrário, as suas soluções nunca estarão entre as mais relevantes para o seu público. Por isso, ter ciência das possibilidades de otimização é importante desde o momento de escolher o seu desenvolvedor.

  • Segurança: além de trazer confiabilidade para o usuário que navega no site, evita dores de cabeça para você. Por isso,busque ter um serviço de hospedagem e um domínio confiável, além de aderir aos protocolos de segurança do Google como o HTTPs. SSL e outros.

  • Conteúdo: é possível adicionar conteúdos? A forma mais eficaz de encontrar quem busca pela sua solução é através de conteúdos completos, bem escritos e descrições do que você oferece. Conseguir editar e personalizar campos é muito importante.

Chegando até aqui, você já entendeu o que requer mais atenção e é fundamental exigir no momento da criação do site. Com essa lista feita, já é possível ter uma ideia do que exigir do desenvolvedor de seu site.

Então, tudo pronto, vamos para os primeiros passos da criação?

Primeiros passos para a criação de um site

Hora de criar o site, faça seu planejamento! O desenvolvimento será realizado por uma empresa especializada? Por um programador solo? Será feito em sites de faça você mesmo?

Quem irá criar dos seus conteúdos, quanto você está disposto a pagar? Você prefere evitar deres de cabeça e terceirizar? Essas perguntas são importantes de serem feitas e respondidas antes da criação do site. Através dela você conseguirá direcionamentos importantes para a criação do site.

Além dessas, ainda existem questões como:

  • Domínio do site;

  • Hospedagem;

  • Mensalidades;

  • Manutenção;

  • Atualizações e vários outros.

Confira detalhadamente sobre os primeiros passos no conteúdo: Primeiros passos para a criação de um site.

Ainda falando sobre o planejamento inicial, fique a seguir com dicas práticas para a criação de sites!

Dicas práticas para criação de sites

A hora de colocar a mão na massa vai exigir bastante de você, por isso, a criação de sites com o parceiro certo pode facilitar muito o processo. Veja alguns detalhes que podem fazer a diferença nesse momento:

1. Escolha uma plataforma de site que permita grande personalização

Tudo está em constante mudança e ficar parado, vai tornando você semelhante a todas as outras empresas. Assim, conseguir atualizar e personalizar o site vai deixando ele com sua cara e o torna único. Isso é bom para criar uma imagem junto ao consumidor;

2. Busque um site rápido e leve

Como já dito anteriormente, o seu cliente não é um alien extremamente diferente de você.

Você tem paciência para esperar 1 minuto para o site carregar? Estamos acostumados com praticidade e agilidade, qualquer demora maior que 10 segundos já nos deixa desconfortáveis e com vontade de buscar em outro local.

Sites rápidos estão entre a preferência dos usuários, e você não pode ficar de fora dessa.

3. Opte por um site simples

Colocar muitos itens na página, pode sobrecarregá-la, fazendo com que ela demore para abrir e caiamos no problema anterior. Além do mais uma quantidade muito grande de detalhes pode confundir o consumidor e atrapalhar sua usabilidade. Não é isso que queremos, certo?

Por isso, vamos com a frase: “menos é mais”. Ofereça uma navegação limpa, simples e direcionada.

4. Tenha uma aparência uniforme

A inconstância é um problema, já que deixa aquela dúvida de “ainda estou no mesmo site?”. Por isso, apostar em estilos uniformes é a melhor forma de deixar seu usuário atraído.

5. Torne o contato do usuário mais fácil

Imagina o usuário tentando falar com você, mas pra isso ele tem que preencher 10 campos diferentes, ir para outras páginas, fazer todo um ciclo para tirar dúvidas simples.

Possibilite o contato via Whatsapp, ou crie um formulário simples, somente para ter uma ideia de sua necessidade. Isso é muito mais atrativo para ele e torna sua experiência mais agradável.

6. Não esqueça de tornar o site responsivo

Responsividade é um dica prática e aqui lembramos novamente de sua importância. Não oferecer essa possibilidade para o seu usuário é estar perdendo oportunidades.

7. Invista na criação de conteúdo

A criação de conteúdo é um grande chamariz para o usuário navegar pelo seu site, além de incentivá-lo a voltar depois.

8. Contrate uma empresa profissional na criação de sites

A contratação de uma empresa profissional, que tenha portfólio e uma equipe à sua disposição pode evitar muita dor de cabeça na hora de colocar em prática todas as dicas dadas até então.

E para que não restem dúvidas, caso o seu objetivo principal seja um site para atender aos clientes, veja o que não pode faltar!

Criação de sites para atendimento ao cliente: o que não pode faltar?

O ambiente virtual também deve ser acolhedor para que o usuário se sinta confortável e interaja com a empresa.

Uma loja física conta com os vendedores e a montagem do ambiente para que os seus clientes se sintam confortáveis.

Agora, como o ambiente virtual pode proporcionar esse conforto? Com um design simples e intuitivo, informações claras e concisas sobre o produto e facilidade de conclusão para a compra.

Todas essas informações detalhadas, você pode conferir no conteúdo: Criação de sites para atendimento ao cliente: o que não pode faltar?

Todo o processo para a criação de sites é muito criterioso, são necessárias várias etapas para a conclusão.

Veja a seguir algumas das ferramentas mais importantes!

Ferramentas necessárias na criação de sites

O site por si só, não vai para o ar e funciona instantaneamente, são necessárias algumas ferramentas de suporte para que sua marca seja reconhecida e única.

Para isso, existem:

  • Empresa de registro de domínio;

  • Hospedagem de sites;

  • Criadores de logo;

  • Editores de imagem;

  • Sistema de cobrança;

  • Hospedagem de e-mails;

  • Modelos de propostas;

  • Modelos de Contrato para a prestação de serviços;

E diversas outras ferramentas que tornam a sua empresa mais profissional.

Há muitas ferramentas para desenvolvimento de sites, que surgem em diferentes etapas: na criação, na manutenção, até no seu uso para vendas. É importante que um profissional lhe ajude de maneira abrangente em todas essas etapas.

Como é o processo de criação de sites para empresas?

Para a criação de sites para a empresa, é realizado um processo para conhecer mais sobre o negócio, para oferecer a melhor solução.

A vantagem de contar com especialistas neste processo, é que você economiza tempo e recursos, criando um site que esteja de acordo com as necessidades de seu negócio.

O processo de desenvolvimento é realizado internamente, mas conta com o aval do proprietário nos processos. Quando entregue o site estará totalmente de acordo com o negócio.

Você pode conferir passo a passo em: Como é realizado o processo de criação de sites para empresa.

Por que investir em criação de sites agora mesmo?

Caso todas as informações até então, não tenham sido suficientes, saiba que a compra e pesquisa de produtos e serviços online se tornaram hábito para os brasileiros.

O MCC-ENET, registrou um aumento 53,83% em dezembro de 2020, comparado ao mesmo período em 2019.

O índice é ainda mais positivo, no acumulado do ano, sendo: 73,88%. Pode-se observar então que as pessoas estão gastando mais em lojas virtuais e criação de sites. Contudo, para ser uma dessas lojas que se destacam, é necessário ter presença e conquistar a autoridade digital.

Esse é o melhor momento para se estabelecer no ambiente virtual. Para isso é necessário ter o parceiro certo ao seu lado.

A Construsite Brasil está há mais de 17 anos no mercado e possui mais de 3 mil clientes ativos. Conte com quem entende do assunto quando se diz respeito ao seu sucesso online.

Fale com um especialista.

Autor:

Lays Xavier | Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada.
Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.
Outros posts feitos por Lays Xavier

Comentários: