Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Empreendedorismo / Marketing Inclua Guest Posts em sua estratégia de marketing digital

Inclua Guest Posts em sua estratégia de marketing digital

Já pensou em convidar terceiros para produzir conteúdo para o seu blog? Pode parecer suspeito mas a prática é ótima para sua empresa.

| Atualizado em
por Luana Carvalho

A produção de conteúdo é o que move o Inbound Marketing, ou seja, visa atrair, engajar e converter clientes. 

tempFileForShare2019-06-29-08-21-26.jpg

Você já deve ter percebido que é comum encontrar nos blogs textos escritos por terceiros, certo? Não é por acaso! Essa estratégia de marketing digital é queridinha dos produtores de conteúdo. Estamos falando de Guest Posts. 

O conteúdo produzido pode ser:

  • E-Books;
  • Infográficos;
  • Posts para redes sociais;
  • Vídeos;
  • Imagens;
  • Textos;

O foco principal dos Guest Posts está no último tópico citado: Textos.

Vamos entender: o que é, quais são as vantagens, como é feito e porque escrever Guest Posts.

O que é Guest Post?

Em sua tradução literal Post Convidado os Guest Posts são conteúdos criados para outros blogs ou páginas da web por meios de parcerias. 

Tornou-se uma prática a realização da troca de conteúdos entre blogs que possuem um segmento parecido. 

Podemos resumir então que o Guest Post é a troca de conteúdos produzidos por dois blogs parceiros a fim de garantir o fortalecimento das estratégias de link building. Os motores de busca tratam os links como votos e os usam para medir a popularidade e relevância de um site na internet, aumentando a visibilidade de ambos os lados.

Quais as vantagens de publicar Guest Posts?

Pode ser difícil entender a razão de investir tempo em um texto que será publicado em outro blog ao invés de no seu próprio, não é mesmo?

H5ey4JTeArUpe13BUkp_jMHMU3f_JfQx_ae6piG6

Sem dúvida essa é uma pergunta relevante, por isso separamos aqui algumas vantagens para ajudar você a compreender! 

1. Alcançar uma nova audiência

Publicar seu conteúdo em um site parceiro que já conversa com um público-alvo parecido, ou igual o seu, faz com que o alcance de audiência seja maior e a possibilidade de atingir quem não conhece sua empresa aumente.

2. Conseguir bons links

Receber links de outros sites auxiliam a empresa a melhorar o posicionamento orgânico e consequentemente conseguir posições mais altas no rankeamento do Google.

3. Tornar-se autoridade

Caso você seja chamado para escrever um blog post sobre determinado assunto é porque você é considerado um especialista. Consequentemente dá a você e sua empresa uma posição de autoridade

Como escrever um bom Guest Post?

Uma vez que o conteúdo escrito será para um blog diferente do seu é comum que surjam diferenças de abordagem. Então é necessário prestar atenção em alguns aspectos importantes. 

1. Adapte-se a linha editorial do blog parceiro.

Para concluir esse passo é importante prestar atenção em 3 tópicos: 

  • Tema: O tema que seu parceiro aborda no blog dele deve fazer parte do Guest Post que você irá escrever. De nada adianta gerar conteúdo de esporte se o blog do seu parceiro fala sobre marketing, certo?
  • Conteúdo: O conteúdo deve ser adequado ao nível de conhecimento que o leitor do seu parceiro tem. Tome cuidado com a linguagem que você irá utilizar no texto que vai produzir.
  • Formato do texto: Leia os textos que já existem no blog do parceiro e fique atento ao tamanho. Observe , se são curtos ou longos, quebrados em parágrafos, usam subtítulos ou não, entre outros. Assim os leitores se sentirão familiarizados com o conteúdo, mesmo que não tenha sido o dono da página que escreveu.  

2. Escreva bom conteúdo, não propaganda.

Um bom conteúdo escrito tem maior probabilidade de se destacar no blog e consequentemente levar o leitor para o seu próprio site. Já que publicará como convidado é preciso gerar valor, com conteúdos interessantes e não cheio de propagandas.

3. Use os links, mas não abuse.

Usar links que direcionam para páginas importantes da empresa é extremamente vantajoso. Não se esqueça de colocar em seu texto!  

Mas tome cuidado! 

giphy(1).gif

Abusar não pega bem com o parceiro que liberou o espaço para a troca de conteúdo, passa a impressão de que está utilizando a oportunidade só para se beneficiar e gerar tráfego. 

Então use os links com um ar de imparcialidade, distribuindo entre o blog do parceiro, seu próprio e de terceiros. 

4. Facilite o trabalho do parceiro. 

Ao encaminhar o conteúdo escrito para o parceiro se esforce para que o texto seja enviado a partir de uma plataforma que facilite a correção e cópia do conteúdo para postar. 

Uma boa pedida é utilizar o Google Docs como plataforma para trocar os Guest Posts

A prática de fazer Guest Post com empresas que possuem um segmento similar ao seu é uma ótima estratégia de marketing de conteúdo. 

E você? Já usa essa prática na sua estratégia?

Agora que você já sabe como impactar empresas parceiras que tal impactar seus clientes com uma imagem profissional já na proposta comercial? 

Pensando em te ajudar, a Construsite Brasil criou o Modelo editável de Proposta Comercial para sua empresa vender mais, baixe agora, é grátis!

Autor:

Luana Carvalho | Growth
Produtora de conteúdo cursando Publicidade e Propaganda tem por hobbie a programação. Não sabe como seria a vida se não existissem séries policiais e jogos de celular. As áreas de churrasco são sua segunda casa, mas só se carne mal passada estiver no cardápio.
Outros posts feitos por Luana Carvalho

Comentários: