Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site / Marketing Criação de sites e a pesquisa por voz, o que devo saber antes de criar

Criação de sites e a pesquisa por voz, o que devo saber antes de criar

Você já tem um site preparado para a pesquisa por voz? Ainda não? Está perdendo tempo! Acesse e confira como unir criação de sites e pesquisa por voz.

| Atualizado em
por Time Construsite

A criação de sites está cada vez mais sendo influenciada pelas novidades da tecnologia, do marketing e das novas formas de consumir informação e produtos, no geral.

Atualizações nos algoritmos, velocidade da informação, metaverso, pesquisa por voz… essas são apenas alguns dos tópicos que influenciam frontalmente a forma como os sites são criados e as empresas se posicionam online.

Neste texto vamos falar de um desses tópicos, e entender não apenas a dinâmica por trás, como também de que forma o seu site pode se atualizar diante das novas tendências do mundo da comunicação.

O assunto hoje é a pesquisa por voz. Estava procurando um material completo sobre o assunto? Leia este artigo até o final.

Boa leitura!

O que é a pesquisa por voz?

A pesquisa por voz é uma modalidade de pesquisa presente sobretudo nos assistentes de voz, mas também nos smartphones, e que tem por grande foco responder a questões do dia a dia do usuário.

É o famoso “Ok, Google” ou “E aí, Siri”. Os assistentes de voz conseguem não apenas ouvir as perguntas dos usuários, mas, a partir dos resultados do Google, ler o resultado mais indicado.

Por exemplo, se você perguntar ao seu assistente de voz “posso criar meu site sozinho?”, provavelmente ele vai te responder com este trecho disponível aqui em nosso blog:

Os assistentes de voz, portanto, não são responsáveis por criar o conteúdo, mas apenas repassar aquilo que já é destaque nos buscadores de forma geral.

O crescimento do voice search

O uso da pesquisa por voz enfrenta um crescente aumento. Segundo dados da Isto É, o uso de assistentes virtuais cresceram cerca de 47% durante a pandemia.

Esse número é influenciado pelo surgimento de várias opções de assistentes no mercado, como a Alexa, Bixby, Google Assistente, Siri, entre outros.

Outros dados sobre a pesquisa por voz também chamam atenção:

  • o uso de dispositivo móvel para pesquisas já é maior que no desktop;
  • 48% dos brasileiros fazem pesquisa por voz semanalmente, pelo menos;
  • as pesquisas por voz quase quatro vezes mais rápidas do que as pesquisas por texto;
  • alto-falantes e casas inteligentes estão cada vez frequentes;
  • as pessoas buscam acesso à informação com uma cada vez maior velocidade.

O que é e como funciona a pesquisa por voz do Google

O Google está acompanhando essas evoluções. Não é à toa que o sistema de buscas têm sido cada vez mais otimizados e adequados às pesquisas por voz.

O surgimento do featured snippets é um sintoma disso. Os features snippets são respostas rápidas disponibilizadas a perguntas logo acima dos resultados de pesquisa. A posição zero do Google, como são conhecidos, existe justamente como uma otimização aos recursos de voz.

No que diz respeito à criação de sites, as páginas devem ser construídas com foco no usuário e nas respostas às suas principais dúvidas.

Por que seu site deve estar preparado para a pesquisa por voz?

Os sites precisam estar preparados para a pesquisa por voz. Diante do atual cenário isso não é mais uma opção, mas uma verdadeira obrigação.

Essa preparação deve ocorrer, em primeiro lugar, porque é uma tendência no comportamento dos usuários.

As pessoas estão fazendo pesquisas por voz e seu site precisa acompanhá-las.

Além disso, os buscadores estão cada vez mais priorizando sites adequados à voz.

Vale destacar, ainda, a oportunidade de geração de valor que está associada à pesquisa por voz. Isso porque, ao responder perguntas, valor é gerado e a percepção do cliente a respeito da sua empresa passa a ser uma percepção mais positiva.

Elementos essenciais para preparar seu site para a pesquisa por voz

Com tudo o que dissemos até aqui ficou evidente que mais do que o futuro, a pesquisa por voz já tem grande importância no presente.

Além disso, a pesquisa por voz diz respeito à performance online nos buscadores e à experiência do cliente.

Diante disso, pode surgir a pergunta: “Como fica a criação de sites em meio a uma geração que busca tudo por voz?”.

Se o seu site ainda está em processo de criação, você tem a oportunidade de otimizá-lo desde o planejamento para voz.

Caso seu site já esteja no ar, é importante melhorar o que precisa ser melhorado para adequá-lo à voz.

De forma geral, podemos destacar os seguintes elementos que precisam ser observados para um site que precisa adequar-se à pesquisa por voz:

Velocidade de carregamento

O primeiro fator diz respeito à velocidade de carregamento, sobretudo no mobile.

A velocidade de carregamento é uma primeira barreira que precisa ser vencida na otimização.

Os usuários tendem a esperar mais por uma página que demora a carregar no desktop, mas no mobile — de onde já vem a maioria dos acessos, sobretudo das pesquisas por voz — essa demora é intolerável.

Aumentar a velocidade de carregamento dos sites, portanto, é realmente essencial para que bons resultados sejam alcançados nas buscas por voz.

Geolocalização nas pesquisas

É importante considerar, ainda, o fator localização na criação de sites otimizados para as buscas por voz.

As pesquisas por voz são marcadas pela geolocalização. É muito comum, por exemplo, pessoas perguntarem “qual o salão de beleza mais próximo?".

Investir em dados locais, portanto, é essencial para ter bons resultados nesse tipo de pesquisa.

O site precisa ter claro as informações de contato e endereço, além de também contar com um cadastro atualizado no Google Business, antigo Google Meu Negócio.

Manter a ficha do Google Meu Negócio atualizada, bem como acompanhar as estatísticas, também é uma boa prática muito recomendada para melhorar os resultados locais.

Investimento em SEO

Outra questão muito importante para sites que querem ter bons resultados na pesquisa por voz é o investimento em SEO.

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, uma expressão americana que pode ser entendida como otimização para os mecanismos de busca.

De forma resumida, é um conjunto de técnicas e estratégias para que o site se destaque nos buscadores, sobretudo no Google.

E, como já vimos, pesquisa por voz e resultados do Google andam lado a lado.

Busque, portanto, aplicar as estratégias mais avançadas de otimização em seu site, garantindo que ele tenha bons resultados orgânicos.

Respostas às dúvidas comuns em parágrafos curtos

Como um último elemento de atenção nas pesquisas por voz está a questão das respostas às dúvidas dos clientes de forma resumida em parágrafos curtos.

A primeira ação, nesse sentido, é levantar as dúvidas que precisam ser respondidas em seu site.

Uma estratégia para reunir essas dúvidas é usar ferramentas de SEO para consultar pesquisas de perguntas mais comuns associadas ao seu mercado.

Além disso, se a sua empresa conta com um setor comercial, uma conversa com os vendedores pode ser útil para identificar as principais dúvidas e objeções dos clientes.

Com as dúvidas reunidas, é importante que elas sejam respondidas de forma rápida e concisa, com uma quantidade de texto que torne possível a leitura do assistente de voz.

Quais conteúdos devem ser otimizados para a pesquisa por voz?

Nem todo conteúdo precisa ser otimizado para as pesquisas de voz.

Haverão páginas que terão um conteúdo considerado normal e comum, sem as ditas otimizações.

No entanto, é importante que seu site tenha definido todas as principais dúvidas dos clientes respondidas em páginas cujo título seja a pergunta, enquanto a resposta seja dada de forma bem objetiva no primeiro parágrafo.

Ainda no desenvolvimento do nosso texto daremos outras dicas para esse conteúdo otimizado para as buscas por voz.

Como fazer o planejamento de um site para pesquisa por voz

Vamos avançando em nosso artigo para conteúdos cada vez mais profundos.

Nós já tivemos uma visão geral sobre a pesquisa por voz, entendemos as razões pelas quais é importante ter um site otimizado para esse fim e vimos os elementos essenciais de um site pronto para a pesquisa por voz.

Agora, vamos falar de passos mais práticos, que geralmente antecedem a criação de sites. Confira:

Dê preferência a palavras-chave de cauda longa

Para ter sucesso nas pesquisas por voz é um ponto central valorizar as palavras-chave de cauda longa.

Não sabe o que é isso? Nós vamos explicar!

Dois conceitos já bastante difundidos no marketing são o de cauda longa e cauda curta.

Ambos dizem respeito a tipos de palavras-chave diferentes.

A cauda curta são palavras-chave menores, mais amplas e com maior volume de pesquisas. Portanto, também são mais concorridas.

As palavras-chave de cauda longa são frases, expressões ou dúvidas maiores, com menor volume de pesquisas e menos concorridas.

Acontece, no entanto, que embora as frases de cauda longa tenham um volume menor de pesquisa, as chances de conversão são maiores.

A pesquisa por voz baseia-se justamente nas palavras-chave de cauda longa. Otimizar o site para esse fim, portanto, é uma ótima ideia.

Conte com conteúdos otimizados para SEO

Já ficou claro, também, que a pesquisa por voz e o SEO têm uma ligação profunda.

Dedicar esforço e tempo para otimizar um site para SEO é também investir e preparar-se para as pesquisas por voz.

Produzir um grande volume de conteúdos otimizados para SEO, especialmente artigos de blog, é essencial para garantir um alto volume de tráfego e também uma alta visibilidade para pesquisas por voz.

Busque conquistar featured snippets

Nós já apresentamos aqui o que é featured snippets. Vale a pena, agora, entender quais são os caminhos possíveis, de forma prática, para galgar alguns aparecimentos orgânicos nessa posição de destaque.

Para conseguir isso basta responder perguntas da forma mais direta possível, mencionando a palavra-chave nessa resposta.

As respostas devem aparecer logo após um subtítulo, geralmente H2 ou H3, contendo a pergunta em questão.

São exibidos cerca de 290 caracteres nos campos de featured snippets. As respostas devem ser, portanto, menores que isso. Os aprofundamentos devem ser deixados para parágrafos posteriores.

Redija conteúdo que facilite a fala

Um ponto importante, quase sempre ignorado, diz respeito à redação do conteúdo.

Existem palavras que, quando utilizadas próximas uma da outra, podem parecer outras palavras. Isso atrapalha a compreensão em áudio.

Em língua portuguesa isso é chamado cacofonia.

Fale em voz alta a seguinte frase: “a boca dela”.

Note que o som de “boca dela” é muito próximo à “cadela”.

Para a pesquisa por voz, isso não é bom. Portanto, tenha atenção a como as páginas são escritas.

Disponibilize informações de forma acessível

Por fim, não podemos deixar de passar por mais um elemento prático relacionado à construção do site.

Ao pensar na criação de sites, é indispensável disponibilizar informações de forma acessível.

Formulários de contato, preços, produtos, pacotes e dados semelhantes precisam ser dispostos o melhor possível.

Metaverso: o futuro da criação de sites está na voz

Ao preparar seu site para a pesquisa por voz você está antecipando o futuro da internet.

O metaverso já é um assunto em alta e diz respeito àquilo que de mais tecnológico conheceremos sobre a internet nos próximos anos. E, pasmem: o metaverso tem como uma das suas bases a pesquisa por voz.

Quer saber mais sobre o assunto? Acesse agora mesmo o material exclusivo sobre a criação de sites no metaverso, já disponível em nosso site.

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: