Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site Guia completo para criar o seu site

Guia completo para criar o seu site

Quer criar o seu site mas não sabe exatamente o que fazer ou quais passos seguir? Temos o que você precisa para se orientar. Venha ver!

por Lays Xavier

Em meio a tantas redes sociais como Instagram, WhatsApp comercial e LinkedIn, talvez você se pergunte: será que ainda vale a pena ter um site hoje em dia para a divulgação de produtos e/ou serviços?

Criar um site não é uma questão de mero capricho estético, mas uma necessidade no universo do empreendedorismo, sobretudo das microempresas, frente a um Mercado que aos poucos está saindo do espaço físico e atravessando o ambiente virtual.

Não à toa, o e-commerce no Brasil segue em crescimento expressivo desde o início da pandemia, atingindo o crescimento de mais de 57% de vendas online no primeiro trimestre de 2021 em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo os dados levantados por uma pesquisa do ecommercebrasil.

E é aqui que um site faz toda a diferença! Afinal, ao criar seu site, o empreendedor tem um poderoso e valioso canal digital, que o possibilita efetivar transações comerciais em poucos minutos e, sobretudo, com poucos cliques.

A fim de te auxiliar a criar site de forma responsiva e a alçar a maiores resultados nos mecanismos de buscas, trouxemos logo abaixo um guia completo para te acompanhar nesta empreitada. Vamos lá?!

O que levar em consideração antes de criar o seu site?

Considerando o fato de que nunca estivemos tão integrados à internet como hoje, a construção de uma presença virtual por meio de um site é essencial para aquelas empresas que buscam prospectar maiores conversões.

Pensando em maneiras mais contundentes de atrair o público hiperconectado? Então, confira a seguir as nossas dicas sobre o que levar em consideração antes de criar o seu site:

Prospecção do público-alvo

Antes de mais nada, é essencial que você trace o público a ser alcançado. Para tanto, considere a região e faixa etária que mais condizem com o seu público-alvo, bem como as principais formas de acesso deste, para tornar o seu site o mais responsivo possível.

Delineamento do objetivo de criação

Sabe aquela célebre frase: “para quem não tem um objetivo, qualquer caminho serve?” Ela também se aplica muito bem quando o assunto é criação de sites.

Entenda que o seu objetivo quanto ao canal em questão precisa estar muito claro, para que todas as suas ações conteudistas e técnicas sejam feitas em prol de sua concretização.

Logo, comece esboçando em um papel o que você almeja com a construção de um site. Seria a captação de mais leads? Maior aquisição de usuários? Criação de maiores oportunidades de comunicação com o público?

Seja tudo ou nada disso, o importante mesmo é que você delimite de forma minuciosa as suas metas, afinal, somente estabelecendo o seu fim é que você pode dispor melhor de seus meios!

Disposição de informações e múltiplas possibilidades de contato

Em seu site, os usuários precisam encontrar soluções precisas e funcionais que possam sanar todas as suas possíveis dúvidas sobre a empresa e os produtos oferecidos.

Isso inclui, além de uma página “sobre nós'' e da boa clusterização dos segmentos, uma página com múltiplas possibilidades de contato: seja e-mail, telefone, celular e redes sociais.

Elaboração de uma identidade visual

Sem identidade visual, um site é somente mais uma página na Web. É preciso compreender que a partir da escolha estratégica e da justaposição e otimização de cores, estruturas, design e interface um site pode se tornar ainda mais atrativo aos olhos do usuário, além de memorável.

Criação de conteúdos impactantes e relevantes

Antes da criação propriamente dita de seu site, é preciso pensar também nos conteúdos que se pretende dispor. Nesse sentido, considere os tipos de conteúdos a serem fornecidos, os autores de tais e, claro, naqueles que desenvolverão as imagens a serem anexadas.

Afinal, somente com a disponibilidade e um conteúdo bem redigido, confiável e otimizado é que o seu site terá a possibilidade de ser alavancado nos mecanismos de buscas.

Contratação de uma empresa de criação de sites

Para te ajudar a criar seu site, melhor mesmo é contratar uma empresa construtora de sites, como a Construsite Brasil, uma vez que domínio e hospedagem já estão embutidos como serviços elementares da empresa.

Ao contratar uma empresa para criar site institucional ou criar site de vendas, você contará com profissionais que produzirão um site mais responsivo e dentro das exigências de rankeamento do Google, o que é crucial para que as suas páginas alcancem melhores posicionamentos nos resultados de busca.

Rankeamento nos resultados de busca

A forte presença digital pode te gerar melhores chances de rankeamento nos resultados de busca do Google.

Mas para angariar as primeiras posições é essencial que o seu site conte com uma boa otimização em nível de SEO.

Nesse sentido, não só o seu conteúdo precisa ser estruturado de acordo com as palavras-chave de maior volume de buscas, a nível técnico o seu site precisa ser altamente responsivo para maiores resultados orgânicos.

Consegue entender agora por que criar site institucional ou criar site de vendas é tão importante para o sucesso de seu empreendimento?

Definição de uma hospedagem de sua preferência

A escolha de sua hospedagem também é importante. É a hospedagem o subterfúgio online que possibilita a armazenagem e gestão dos dados e arquivos do seu site por meio de um interativo painel de controle.

Lembre-se ainda que enquanto o domínio precisa ser registrado, o serviço de hospedagem geralmente é contratado mediante um plano mensal, semestral ou anual.

Uma questão extremamente importante, é a maneira que o seu site será visto pelos seus usuários, por essa razão a escolha de um domínio é tão importante. Por isso, separamos algumas de dicas para que você escolha um bom domínio a seguir!

Escolha de um bom domínio

Uma etapa essencial ao criar um site é a escolha de um domínio, ou seja, o endereço de seu site que tem por referência um URL que antecede o HTTP e que inserimos na barra do navegador. Além disso, um site ainda pode contar com um subdomínio, que traz consigo o nome do domínio principal em seu URL.

O domínio de um site pode ser pago e, neste caso, ele seria um domínio próprio da empresa que o adquiriu, ou ainda gratuito, o qual leva o nome da plataforma que lhe criou, conferindo ao endereço eletrônico pouco profissionalismo.

Seja pagou ou próprio, confira abaixo as melhores dicas para definir o domínio de seu site:

  • Escolha um termo curto, fácil de lembrar;
  • Busque um domínio que possa transmitir de forma sintética a essência de seu negócio e que, de preferência, contenha o nome de sua marca;
  • Leve em consideração a facilidade dos dispositivos mobiles;
  • Não se esqueça de definir sua extensão seja esta: .com, .org, .com.br, e por aí vai.

Para ver como escolher o domínio ideal você pode conferir o conteúdo: Dicas para escolher o domínio certo ao criar seu site e acertar em cheio na sua decisão.

Além de todas as características vistas até então, é muito importante para o seu negócio e para o usuário que o site ofereça uma navegação segura. Veja algumas implementações que você pode fazer, que ajudam a reforçar esse ambiente seguro.

Por que é importante criar um site com segurança?

Todos nós sabemos que a internet é uma verdadeira terra de ninguém, certo? Isso equivale a dizer que todo cuidado é pouco, quando o assunto é segurança de dados no meio digital.

Aliás, quanto mais seguro estiver o seu site, mais credível o mesmo será perante os usuários. Desta forma, é crucial que você adote ações de proteção para evitar que o seu site esteja suscetível a ataques cibernéticos.

Mas, qual será a importância de criar um site mais seguro? Considerar a segurança de seu endereço eletrônico é uma forma de proteger todos os seus arquivos e, sobretudo, assegurar que os seus usuários possuam seus dados blindados contra possíveis hackers.

Em outras palavras, proteger o seu site é uma ação de respeito com os dados digitais de seus clientes, além de ser uma estratégia contundente para aumentar ainda mais a confiabilidade de sua marca.

Sabendo disso, considere a seguir as melhores formas de proteger seu servidor contra ataques:

  • Atualização periódicas do sistema;
  • Uso de plugins de segurança;
  • Instalação do certificado SSL (Secure Sockets Layer);
  • Crie senhas mais fortes e menos previsíveis.

8 dicas essenciais para criar o seu site

Embora um site seja um canal digital bem promissor, a sua criação requer que alguns elementos sejam considerados de antemão. Afinal, além de um site esteticamente aprazível, você ainda quer um site que lhe traga bons resultados, certo?!

Tenha sempre em mente que o que te irrita na hora de acessar um site, provavelmente irrita os seus usuários.

Confira a seguir 8 dicas preciosas de como criar um site, para você poder dar o seus primeiros passos e evitar que o seu usuário tenha uma experiência ruim com o seu negócio:

Priorize um site rápido e leve

Bem sabemos que a velocidade é um dos fatores de rankeamento do Google, logo, um site de carregamento lento tende a ficar em posições muito baixas nos resultados de buscas.

Quem nunca desistiu de acessar uma página porque ela demorou mais de 10 segundos para abrir, que atire a primeira pedra.

Quanto mais a tecnologia avança, mais imediatistas as pessoas se tornam, com isso a sensação de esperar 10 segundos no carregamento de uma página parecem uma eternidade.

Para alcançar bons resultados no pagespeed, faça os seguintes procedimentos:

  • Evite o uso excessivo de plugins;
  • Reduza as mídias em excesso nas páginas;
  • Limpe sempre o código-fonte.

Utilize HTML 5

A estrutura de código HTML 5 é excelente no desenvolvimento de sites, uma vez que é de fácil manipulação e ainda é de maior reconhecimento nos mecanismos de buscas. Adicione ainda o fato do HTML 5 concorrer para um site mais leve.

Tenha um design responsivo

É preciso que você entenda que a qualidade que o seu site entrega no desktop precisa ser a mesma encontrada nos dispositivos móveis, a isso chamamos de site responsivo, aquele site capaz de se adaptar a qualquer meio digital sem perder em qualidade.

Foque em uma boa identidade visual

Como dissemos acima, uma identidade visual faz toda a diferença em um site, visto que promove maior personalidade e se torna mais visível aos usuários.

Se você quer consagrar-se no meio digital, considere a boa manipulação de cores, expressando por meio delas tudo que compete à essência mesma de seu empreendimento.

Otimize as imagens antes mesmo de publicá-las

Poucas pessoas sabem, mas redimensionar e compactar as imagens é crucial para a boa performance de velocidade de seu site. Afinal, imagens mais leves concorrem para sites mais leves.

Em se tratando ainda de otimização de imagens, mobilizando as boas práticas de SEO, jamais esqueça de preencher a legenda e o alt text da forma mais descritiva possível, isso ajuda no rankeamento de sua página.

Padronize a fonte do site

Para deixar o seu conteúdo o mais legível possível pelo usuário, busque padronizar a fonte utilizada. Além disso, disponhe o texto sempre à esquerda, foque em construir frases curtas e evite qualquer resquício de poluição visual textual e/ou imagética.

Defina estrategicamente os títulos das páginas de SEO

De nada adianta possuir um conteúdo robusto, se o mesmo não é passível de conquistar boas posições nos resultados de buscas. Sendo assim, todas as vezes que for redigir um conteúdo, lembre-se de mobilizar as boas práticas de SEO.

Utilizando as palavras-chave certas, considerando seus volumes de buscas e dificuldades de posicionamento, você será capaz de construir conteúdos com grande potencial de alçar o resultado zero.

Hierarquize as páginas

Hierarquizar as páginas de seu site consiste em uma forma estratégica e funcional de distribuir o fluxo de PageRank, guiando de forma mais interativa os usuários até a conversão.

Tal prática, além de tornar o conteúdo mais atrativo, certamente te auxiliará em melhores posicionamentos no Google.

5 ferramentas fundamentais para se usar na criação de seu site

Agora que você já está por dentro dos benefícios e das dicas para a boas práticas de criação de um endereço eletrônico, que tal conhecer mais de perto as ferramentas essenciais de criação de sites que todo empreendedor de sucesso precisa?

Criadores de site

Bastante difundidos, o Wix e WordPress consistem em ferramentas gratuitas e de fácil interação para aqueles que querem criar um site de forma rápida, sem burocracias. Mas, inversamente proporcional a suas praticidades estão os resultados duradouros.

A verdade é que você dificilmente conseguirá resultados consistentes com softwares gratuitos, considerando que tais, geralmente, entregam domínios pouco otimizados, baixo potencial de rankeamento no Google, recursos limitados e ainda nenhum controle no domínio, afinal, o mesmo não é seu.

Já ao criar um site profissional com especialistas devidamente qualificados você conquista melhor identidade visual, aquisição de uma maior gama de recursos, maior credibilidade e segurança, serviço de hospedagem com maior capacidade de armazenamento e um domínio próprio para chamar de seu.

Buscadores de palavra-chave

Para manter o trabalho consistente da empresa contratada para construir o seu site, você precisará de boas ferramentas que embasam o conteúdo disponibilizado. Nesse sentido, não é interessante sair escrevendo qualquer coisa somente para preencher os vazios de seu site.

É essencial que você levante pautas de conteúdo que girem em torno de palavras-chave, cujo potencial de buscas seja relativamente alto e a dificuldade de posicionamento baixa. Para tanto, você precisará contar com ferramentas, tais como:

Planejador de palavras-chave: gratuito, o explorador de palavras-chave do Google é extremamente funcional para levantar termos com alto potencial de pesquisas mensais e baixa concorrência.

SEMrush: ferramenta completa para analisar palavras-chave e construir ótimas estratégias de SEO e Marketing Digital.

Ahrefs: além de possibilitar explorar o volume de buscas e o grau de dificuldade das palavras-chave, o Ahrefs possibilita ainda vislumbrar as SERPs das páginas de topo de seu site nos resultados orgânicos.

Editores de imagem

Outras ferramentas que competem ao conteúdo são os editores de imagem, ferramentas essenciais para redimensionar e compactar arquivos em diferentes saídas, tais como JPEG e PNG.

Considerando que as imagens são essenciais para a construção visual de um site, seja para a inclusão em um post ou ainda como banner de uma página, quanto menor for seu peso melhor será a sua resposta de velocidade de carregamento.

Para editar e redimensionar suas imagens o bom e velho Photoshop pode dar conta do recado, mas o PIXLR também se faz muito funcional. Já para compactá-las, considere o uso da ferramenta gratuita: Tinypng.

Plugins

Plugins consistem em ferramentas extremamente úteis para a otimização de seu site, uma vez que são encontrados nas mais diversas funcionalidades.

Se busca melhorar a inteligibilidade de seu conteúdo e aprimorar o site com as boas práticas de SEO, o Yoast certamente é o melhor plugin a se utilizar. Você ainda pode encontrar plugins que te auxiliam na criação de formulários, na visibilidade dos acessos a seus posts e na melhoria das performances de velocidade.

Controles de tráfego

Por fim, ferramentas que te permitam gerenciar o tráfego de seu site são fundamentais. Dentre elas, indicamos as ferramentas gratuitas do Google: Search Console e Analytics.

A começar pelo Search Console, esta consiste em uma ferramenta que possibilita compreender o desempenho geral de seu site, ao apresentar os cliques e impressões adquiridos ao longo de alguns lapsos temporais.

Os gráficos da ferramenta são intuitivos e permitem a análise das palavras-chave em queda e das SERPs que precisam de otimização, além de possibilitar a indexação do site a partir de um sitemap, passo essencial para aqueles que acabaram de criar um domínio.

Já o Google Analytics se faz crucial para o controle do tráfego pago e orgânico. Aqui pode-se acompanhar as taxas de aquisição, conversão e comportamento que dizem respeito à propriedade, o que te permite saber exatamente as principais páginas em queda nas métricas e que precisam ser imediatamente otimizadas.

Criar site profissional é com a Construsite Brasil!

Gostou de nossas dicas? Calma que ainda resta a melhor delas! Se está buscando uma empresa que possa criar site profissional com segurança, a Construsite Brasil é a empresa que você precisa.

Ao criar seu site inteiramente personalizado, a Construsite Brasil entrega múltiplas funcionalidades e recursos que permitirão o seu negócio estar a um passo à frente de seus concorrentes.

Layout exclusivo, agilidade na entrega, otimização de acordo com os requisitos do Google e gestão de conteúdo ilimitada, isso e muito mais você encontra aqui, basta preencher nosso formulário a seguir e esperar a proposta irresistível de nossos especialistas.

Receba o contato de um especialista

Autor:

Lays Xavier | Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada.
Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.
Outros posts feitos por Lays Xavier

Comentários: