Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site / Marketing Como será a criação de sites no Metaverso

Como será a criação de sites no Metaverso

Metaverso já não é mais um sonho dos aficionados por tecnologia, mas sim uma realidade. Descubra neste post como será a criação de sites nesse novo universo.

| Atualizado em
por Time Construsite

O mundo da internet é marcado por fases que, cada uma a sua forma, é responsável por impactar a forma como as pessoas do mundo inteiro interagem e consomem.

A primeira grande fase que historicamente podemos destacar foi a criação de sites. Nos primórdios da internet, as empresas se questionavam se deveriam ou não criar um site.

Hoje, esse questionamento já não existe. Todos têm consciência de que é preciso sim ter um bom site.

Depois veio a fase das redes sociais, que mudaram completamente a forma como nos relacionamos e compramos.

Atualmente estamos na fase dos vídeos, com a ascensão de aplicativos e funcionalidades como Tik Tok, YouTube, Reels do Instagram e etc.

Embora essa fase atual deva durar por um bom tempo, já é possível vislumbrar o que o futuro da internet e da tecnologia nos reserva.

E não se trata de prever o futuro, não. Basta olhar para os sinais e as movimentações do mercado.

Definitivamente, o futuro da internet passará pelo metaverso.

O interesse por esse assunto começou a aumentar fortemente entre outubro e novembro de 2021, quando o Facebook anunciou que trocaria seu nome corporativo para Meta, em referência ao metaverso.

Neste artigo vamos entender um pouco melhor do que se trata o metaverso e suas implicações, sobretudo na criação de sites.

O que é o metaverso?

Metaverso é o nome utilizado para designar um novo mundo virtual, que terá uma experiência mais imersiva e interativa. Metaverso é a junção de duas palavras: “meta”, que do grego significa “além”, e “verso”, que faz referência a “universo”.

Literalmente, portanto, metaverso diz respeito a uma realidade “além do universo”, ou seja, um ambiente ou espaço de interatividade de usuários a partir da realidade virtual e ferramentas tecnológicas.

Através de óculos de realidade virtual e aumentada, fones de ouvido com qualidade de som imersiva, gráficos avançados, vídeos e tecnologia 3D, os usuários do metaverso entrarão em um mundo tecnológico onde será possível criar de tudo e fornecer todo tipo de experiência. E isso influenciará frontalmente a criação de sites.

Não é à toa, por exemplo, que marcas como Nike e McDonald 's já estão garantindo os seus lugares por lá, inclusive com o fornecimento de produtos para serem consumidos no metaverso. Já imaginou comer um Big Mac de forma virtual?

Será possível, ainda, ter contato com experiências ainda mais incríveis, como reuniões de trabalho remotas mas em realidade virtual, ou seja, mesmo com os participantes em lugares distintos do planeta, será possível que todos se vejam como se estivessem frente a frente.

Se deu trabalho explicar para sua avó como mandar áudio no WhatsApp, imagine explicar o metaverso!

Como surgiu o metaverso?

Falar de metaverso não é novidade. O termo já havia sido mencionado, por exemplo, em um livro de ficção científica de 1992 do autor Neal Stephenson.

Na história, o personagem principal é um entregador de pizza na vida real, mas no universo de realidade virtual ele se transforma em um hacker samurai. Na época, o autor chamou esse universo paralelo de metaverso.

Desde então, diversas obras ficcionais utilizaram o termo, fazendo-o inclusive chegar ao cinema em 2018, no filme “O jogador nº 01”, dirigido por Steven Spielberg.

Mas o metaverso não ficou somente na ficção não. Diversas pessoas já tentaram dar vida à audaciosa empreitada de entrar no metaverso, como os criadores do “Second Life”, um jogo em 3D e realidade virtual onde os jogadores podem criar avatares e interagirem entre si.

Apesar da tentativa, o jogo não conseguiu se firmar como a inauguração do metaverso. Na época, a maior dificuldade foi a ausência de uma moeda própria, onde as pessoas poderiam ganhar dinheiro de verdade.

Com o surgimento e o estabelecimento cada vez mais forte das moedas digitais, como a criptomoeda, essa dificuldade hoje já pode ser superada (o que significa que o metaverso pode estar mais perto do que pensamos).

Quando chega o metaverso?

Na live de lançamento da Meta, Mark Zuckerberg afirmou que o metaverso poderá estar presente em nossas vidas em um período de 5 ou 10 anos.

Embora essa nova forma de encarar o ambiente digital e a interatividade nesse espaço possa dar passos bastante contundentes nos próximos anos, especialistas concordam que a popularização do metaverso deve demorar muitos anos.

A internet, por exemplo, foi criada em 1969, mas seu grande boom aconteceu somente entre o final dos anos 90 e início dos anos 2000, ou seja, foram quase trinta anos para que a popularização da internet acontecesse.

Em contrapartida, as redes sociais tiveram um tempo para popularização bem menor. As primeiras redes sociais começaram a surgir por volta do ano 2000, tornando-se ferramentas presentes na vida das pessoas a partir de 2010, ou seja, dez anos.

Além disso, os últimos anos têm sido marcados pela celeridade da informação, o que nos faz pensar que o tempo de espera pelo metaverso pode ser menor do que foi preciso esperar pelas redes sociais e pela própria internet.

No entanto, algumas barreiras ainda impedem o avanço do metaverso, como a dificuldade de acesso a tecnologias que sustentem tal iniciativa (por exemplo, a internet 5G que deve demorar até quatro anos para ser implantada no Brasil e óculos de realidade virtual, que podem chegar ao valor de R$4.000 no mercado brasileiro).

Como serão os sites no metaverso?

A criação de sites ainda será uma realidade no metaverso, mas deverá tomar caminhos bem diferentes.

Para que os sites consigam conversar com um público cada vez mais exigente e ávido por tecnologia e experiências inéditas, naturalmente terão que contar com novos recursos.

No futuro do metaverso, os sites se parecerão muito mais com aplicativos de realidade virtual do que com o formato de website que estamos acostumados atualmente.

Caberá, portanto, às empresas de criação de sites se atualizarem para conseguir entregar páginas disruptivas.

Mas aqui cabe uma observação importante: embora o metaverso acabará por exigir que os sites sejam atualizados para essa nova realidade, o website será a única plataforma que subsistirá ao tempo, mesmo no metaverso.

As redes sociais serão outras e as formas de interação também. Mas o site vai permanecer, inclusive como local onde as pessoas chegarão após uma pesquisa por voz, por exemplo.

A seguir, vamos abordar as principais características dos sites no metaverso. Confira:

Realidade virtual e experiência de produto

Duas tecnologias e uma palavra serão constantes no metaverso.

As duas tecnologias são a realidade virtual e a realidade aumentada. E a palavra mais presente no metaverso será experiência.

A realidade virtual consiste na criação em computadores de ambientes tridimensionais, que podem ser vistos e experimentados através de óculos especiais feitos para essa tecnologia.

Tais óculos são equipados com sensores especiais, que permitem ao usuário movimentar-se dentro do cenário em 3D, além de fones de ouvido, que dão ainda mais realismo com uma experiência sonora tridimensional.

Esses óculos, no entanto, são caros, fazendo com que a tecnologia não seja tão acessível assim.

Além da realidade virtual, vale a pena destacar a realidade aumentada. Frequentemente confundida com a primeira, a realidade aumentada consiste em combinar elementos do mundo real e do virtual em um só ambiente digital imersivo.

O resumo de tudo isso, portanto, é a experiência.

Metaverso será lugar de experiências cada vez mais profundas e imersivas, inclusive com seu produto.

Isso significa que o seu site precisará proporcionar muito mais que a possibilidade de seu produto ser visto, mas verdadeiramente ser experimentado, em todas as dimensões.

Novas moedas e formas de transações

Outro destaque fica para as novas moedas e formas de transações que já foram inauguradas na internet e que estarão em peso no metaverso.

A segurança será um diferencial dessas transações, justamente pelo uso de tecnologias como o blockchain, que viabiliza o envio e rastreio de informações, inclusive de moedas digitais, como o bitcoin.

Com moedas próprias, o metaverso deverá gerar um impacto tremendo na economia, sobretudo na forma como as pessoas ganham dinheiro.

Espera-se, por exemplo, que algumas profissões possam ser exercidas exclusivamente no metaverso, com a remuneração feita totalmente por lá.

Garantir, portanto, que seu site e sua empresa estejam atualizados quando o assunto são os métodos de pagamento é essencial para não ficar para trás no metaverso.

Inteligência artificial

Por fim, vale a pena destacar a inteligência artificial, que estará presente em tudo no metaverso.

Atualmente nós já vemos a inteligência artificial atuar em nossa vida, como por exemplo nas recomendações de filmes e séries feitas em streamings, ou então nos anúncios que nos são exibidos na internet.

No metaverso, a inteligência artificial terá protagonismo, fazendo com que os sites das empresas, por exemplo, consigam prever o que o usuário quer, oferecendo experiências cada vez mais personalizadas e assertivas.

Como será a criação de sites no metaverso?

A criação de sites, portanto, será diretamente influenciada e alterada no metaverso.

As empresas precisarão adequar-se às novas tecnologias e fazer com que seus sites deixem de ser apenas informativos, mas sim tornem-se imersivos e experenciais.

Além disso, profissionalizar a criação de sites será mais que uma necessidade, mas uma obrigação para todo gestor.

Se hoje já não é recomendável, por exemplo, recorrer a formas amadoras de criação de sites, como através do Wix ou Google Sites, no metaverso isso será impensável, afinal, somente profissionais qualificados poderão construir sites que explorem as tecnologias de realidade virtual, realidade aumentada e inteligência artificial.

Espera-se que, por meio dessas tecnologias, o cliente consiga encontrar seu produto, experimentá-lo (sim, de forma virtual) e comprá-lo com apenas alguns comandos de voz.

E aqui entra a importância do seu site estar otimizado para SEO, já que são tais otimizações que o fará encontrável através dos mecanismos de busca, mesmo em buscas por voz.

Como é possível aplicar a realidade aumentada na criação de sites?

A realidade aumentada é uma boa maneira de dar passos rumo ao metaverso. Pois não exige o uso de equipamentos especiais e pode ser aplicada em páginas simples da internet.

É o que fazem, por exemplo, construtoras que disponibilizam uma visita virtual às casas e apartamentos ainda em construção.

Você pode aplicar em seu site através de espaços onde seu cliente possa ver seus produtos ou visitar virtualmente sua loja.

No fundo, é a gamificação aplicada ao seu site. Mas, vale lembrar: não adianta usar a realidade aumentada sem um objetivo estratégico, é preciso que faça sentido para sua empresa.

Como fazer a criação de sites no metaverso?

O metaverso e suas tecnologias ainda demorarão alguns anos para se estabelecerem e serem acessíveis para a maior parte das pessoas. A melhor maneira para preparar-se para o metaverso, portanto, é otimizando seu site atual e profissionalizando-o da melhor forma possível.

Se você ainda não tem um site, busque uma empresa de criação de sites e tire o seu projeto do papel. Somente com um site bem estabelecido agora é que você poderá entrar com tudo no metaverso.

Para saber mais sobre o assunto, preparamos um post completo em nosso blog onde falamos sobre como abrir uma loja virtual no metaverso. Acesse e confira para aprofundar mais em seus conhecimentos.

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: