Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site O que é Texto Âncora e qual a sua importância?

O que é Texto Âncora e qual a sua importância?

Entenda como funcionam e como usá-los de maneira correta!

| Atualizado em
por Time Construsite

Os links tem um poder muito grande dentro do conteúdo de um site. O Google seleciona os sites que possuem mais relevância para posicioná-los melhor nos resultados de busca dos usuários.

Isso pode ser explicado porque se uma página recebe muitas referências de outros sites ou páginas, significa que ela é relevante dentro do mercado.

O que é um texto âncora?

O texto âncora é um tipo de texto invisível e clicável (link), que direciona a uma outra página.

No decorrer de um texto em uma página na web é comum encontrar links que direcionam o usuário para outras páginas com mais informações. Então, o texto âncora descreve com mais exatidão o conteúdo da página de destino.

Exemplo de um texto âncora: Como elaborar uma boa estratégia de marketing digital?. As palavras marketing digital são o texto âncora do link.

Qual a sua importância?

Um dos principais fatores analisados pelo Google é o texto âncora para identificar sobre o que se trata a página.

Eles ajudam o Google a entender o assunto que está sendo tratado, pois ele é habilitado para compreender o significado das palavras.

Tipos de texto âncora

É importante analisar as diferentes variações de texto âncora para não utilizar as mesmas palavras-chave e o Google identificar como spam.

Confira as diferentes variações de texto âncora:

Correspondência exata

Pode ser definida como o uso exato da palavra-chave para qual se quer ranquear, informando ao Google sobre o que se trata a página de destino.

É importante ressaltar que se essa palavra-chave for utilizada em excesso, o buscador recebe um alerta de spam ou tentativa de manipulação.

Exemplo: Como elaborar uma boa estratégia de marketing?

Correspondência parcial

Com o intuito de evitar o uso da correspondência exata, você pode optar pela parcial.

Diante disso, o texto âncora inclui a palavra-chave junto a outros termos que informam o assunto da página para o Google.

Cauda longa

É também um tipo de correspondência parcial. O fator que diferencia esse tipo de texto âncora é que ele é mais longo, assim, a página de destino ganha mais força no caso de buscas mais específicas.

Pense em palavras que os usuários realmente buscam, mas não exagere no comprimento.

Exemplo:  Como elaborar uma boa estratégia de marketing digital?

Semântica

Outra maneira de utilizar texto âncora é usando sinônimos das palavras-chave. Assim, o buscador terá mais precisão sobre o assunto tratado na página.

Genérico

Textos âncora genéricos podem ser classificados pelas expressões "leia mais" ou "clique aqui", mas o problema é que não agregam valor nenhum e por isso, devem ser evitados.

Afinal, eles podem ser utilizados para qualquer tipo de link.

Exemplo: Como elaborar uma boa estratégia de marketing digital: clique aqui.

Marca

É caracterizado pelo uso do nome da marca como texto âncora. Dificilmente é considerado como spam, porque é bastante usado em referências externas naturais. Mas ele não oferece muita informação para o Google, sobre o assunto tratado.

Exemplo: A Construsite ensina como elaborar uma boa estratégia de marketing digital.

Marca com palavra-chave

É o uso da palavra-chave acompanhada do nome da marca (site/blog) como texto âncora. Essa maneira de utilizar o texto âncora é considerado mais relevante para o buscador e ajuda a posicionar a marca.

Exemplo: Aprenda como elaborar uma boa estratégia de marketing digital com a Construsite.

URL

É o uso da própria URL da página de destino como texto âncora.

Exemplo: Saiba mais sobre marketing digital em: www.construsitebrasil.com/blog/marketing-digital

Imagem

Uso de imagem para referenciar outras páginas. O Google lê a tag alt (falando em termos de código html) como texto âncora.

alt.png

O texto âncora é um elemento muito importante na sua estratégia de SEO. Escolha palavras-chave relevantes e fique atento com as possibilidades de uso, evitando descuidos que possam causar penalizações do Google.

Possui mais alguma dúvida sobre posicionamento no Google? Aproveite para ler mais algumas dicas em nosso Blog para melhorar o posicionamento orgânico do site da sua empresa. regular_smile.png

Que tal impactar seus clientes com uma imagem profissional já na proposta comercial, então, pensando em te ajudar, a Construsite Brasil criou o Modelo editável de Proposta Comercial para sua empresa vender mais, baixe agora, é grátis!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: