Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Loja Virtual / Marketing / Mídias Sociais Ausência no meio digital é prejudicial a minha empresa?

Ausência no meio digital é prejudicial a minha empresa?

Veja o que a ausência no meio digital pode causar em sua empresa!

| Atualizado em
por Lays Xavier

A ideia do digital é cada vez mais difundida, por isso muitas vezes é estranho imaginar alguém que não esteja presente nesse meio. No cotidiano é comum pagar contas, resolver problemas, comprar serviços e consultar informações diretamente na internet.

Discutir sobre presença online pode até parecer algo desnecessário, pois está tão presente em nossos dias que algumas pessoas consideram perda de tempo.

Com tantos recursos como sites, redes sociais, mecanismos de buscas, diversas plataformas de conteúdo e compartilhamento de informação, é quase inacreditável ter uma empresa física e não pensar em como adicioná-la no ambiente online.

3E_mF56JvUGv0IQENzXhLRE3hNK64WLgZiRMwwWT

 

Para a surpresa de muitos, empresas que já estão consolidadas há anos no mercado, ou que já possuem um fluxo de caixa satisfatório, não demonstram interesse ou não se atentaram ainda para as vantagens de se estabelecer no ambiente online.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil possui 116 milhões de pessoas conectadas a internet.

Cerca de 64,7% da população acima dos 10 anos está presentes no ambiente online. Em relação a faixa etária, as pessoas com idade entre 18 e 24 anos apresentam a maior taxa de conexão, sendo que 85% estão online.

Considerando a quantidade de pessoas que acessam com frequência a internet, e que esse número continua apresentando taxas significativas de crescimento, se estabelecer nesse ambiente é uma maneira de ser visto e lembrado, deixando de ser apenas uma questão de escolha.

Hoje essa realidade é essencial para que a sua empresa reconecte-se com o seu público.

A ausência no meio digital pode excluir várias oportunidades. Vamos apresentar vários pontos neste post para que ao fim do texto, você esteja decidido a mudar a visibilidade do seu negócio!

A importância de possuir presença online

Estar no ambiente onlinenão se limita a ter somente um página no Facebook, com informações básicas, ou um site que não é atrativo, e não desperta o interesse do usuário.

Pode-se considerar a presença online como a vitrine de uma loja, onde você demonstra seu serviço e desperta o interesse do público (potenciais clientes).

Colocar o seu negócio no meio online é uma forma de aproveitar algumas oportunidades que não são possíveis executar na loja física. É interessante observar também que mesmo não existindo no ambiente online, é possível que o seu produto ou sua loja já esteja presente nesse universo. Como isso pode acontecer? O fato de não ter um site, ou rede social atuando em nome da sua loja não impede que os usuários falem dela de modo positivo ou negativo.

Veja a seguir algumas vantagens oferecidas para as empresas que decidem estar presentes no meio online:

Acessibilidade

Ao contrário das lojas físicas que possuem tempo de funcionamento, geralmente horário comercial, uma vez que é criado um site ou uma loja online, a sua empresa estará disponível no ambiente online durante 24 horas por dia, todos os dias da semana. Além da visibilidade que é oferecida pelo site, ter conteúdo e estratégia de marketing, proporciona ao seu negócio enormes vantagens em relação a concorrentes que não possuem presença online consolidada.

Considerando que é comum que as pessoas façam buscas na internet antes de comprar algum produto, estar inserido no ambiente virtual promove a abertura de portas. Por mais que sua empresa física apresente uma boa margem de lucro mensalmente, sempre haverá oportunidades de aumentar ainda mais a renda através do meio digital.

Investimento acessível

Para montar uma loja virtual ou um site é necessário um investimento. Esse investimento é muito baixo em relação às oportunidades de retorno que sua empresa terá. Além de ser algo necessário, ter um site que represente o seu negócio tem se tornado cada dia mais acessível, o que a alguns anos atrás poderia ser considerado impossível.

Algumas plataformas pagas, como a Construsite Brasil fornecem todos os recursos necessários para a montagem da sua loja e site, com eficiência e segurança, visando sempre a melhor experiência para o usuário. Além de possuir uma equipe de suporte a disposição para instruir no caso de qualquer dúvida.

Comodidade

A comodidade proporcionada para o cliente é uma grande aliada na hora de oferecer o seu produto. Se o consumidor busca maneiras fáceis e eficientes de adquirir algum bem, ou determinado conhecimento sobre sua empresa, ele tem isso à fácil acesso e sem sair de casa, dessa forma ele consegue o que precisa de maneira mais conveniente.

3X2yCSVJa0YbFDv877TVBfaasYdx-ilFnC0NdNBD

Estreita o relacionamento com o cliente

Como a internet é um dos meios mais democráticos de comunicação, estar inserido no meio digital é uma forma de aprimorar o relacionamento com o cliente, observando seus hábitos e interesses. Devido a autonomia do consumidor, ele escolhe a marca que vai aderir, a empresa que prefere, e o canal em que vai procurar por algo.

A empresa que não se adaptar as mudanças comportamentais do público pode ser levada ao fracasso. Em contrapartida, empresas que souberem por quais canais se comunicar, e como abordar os consumidores por esses meios obterá bons resultados, não só como vendas, ou tráfego para conteúdos, mas também a retenção e fidelização dos clientes.

Veja também o, porque a sua empresa deve estar na internet, como se comportar nas redes sociais e cases de sucesso de empresas que conquistaram consumidores nas redes sociais para entender mais sobre os benefícios de estar no ambiente online.

Vendas online

Como já dito, uma loja online funciona 24 horas por dia, propiciando vendas em qualquer período do dia. A quebra dos limites físicos (necessidade de ir à loja) proporciona mais possibilidades de movimentar o fluxo de vendas, pois todo o processo ocorre de forma mais prática e simplificada.

Esteja consciente que se inserir no ambiente online é uma grande oportunidade, mas também vai exigir muita responsabilidade. Antes de iniciar qualquer processo, faça um planejamento e se prepare para atender as novas demandas.

Para iniciar a estratégia no meio virtual é necessário estar atento a detalhes que serão decisivos para o seu sucesso e produtividade. Além de um bom planejamento, é crucial definir onde irá criar o seu site ou loja. Confira o local onde irá hospedar o seu site, se a empresa é confiável e os resultados já apresentados por ela.

Em caso de dúvidas, converse com os especialistas de presença online da Construsite Brasil e entenda qual a melhor maneira de se incluir no meio digital. Veja também o post: O que não pode faltar no seu website? e baixe nosso ebook para saber como aparecer na primeira página do Google.

Autor:

Lays Xavier | Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada.
Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.
Outros posts feitos por Lays Xavier

Comentários: