Solicitação de Orçamento

Blog

Blog Dicas Facebook para empresas: como funciona?

Facebook para empresas: como funciona?

Saiba tudo sobre a plataforma exclusiva para empresas dentro da rede social!

Algumas redes sociais como o Instagram e o Facebook, já estão preparadas exclusivamente para receber empresas como um público em potencial e oferecer ferramentas e funções específicas para aumentar as oportunidades de negócios entre empresas e clientes.

O Facebook já possui uma plataforma exclusiva para atender empresas de todo o mundo, ajudando-as a ter mais reconhecimento online. A plataforma que permite o empreendedor a criar anúncios, impulsionar publicações e alcançar um público mais segmentado é chamado de Facebook para Empresas ou em inglês, Facebook Business.

 

tnSmNEzIn3tgBuPPN4kFF0uFGSER1DMsc_DhwAmQ

 

Essa ferramenta é muito utilizada e já se tornou essencial para o alcance do público-alvo de diversas empresas.

Quer saber mais como essa plataforma funciona? Continue lendo!

 

Como funciona?

A rede social é um alvo para grandes investimentos e ajuda sua empresa a obter sucesso online. A dúvida que rodeia a cabeça de muitos empreendedores e microempreendedores é saber qual é a maneira certa de utilizar a rede para a divulgação de sua empresa e por isso, separamos algumas dicas para que você saiba como deve atuar.

É certeza de que você não quer gastar o seu dinheiro investindo em anúncios para pessoas que não estão interessadas em contratar o seu serviço ou comprar o seu produto, não é mesmo?

É aí que o Facebook para empresas entra em cena. A rede tem foco em permitir a segmentação do seu público-alvo nas postagens que você deseja impulsionar ou anúncios que deseja criar dentro da plataforma. Com isso, seus anúncios irão aparecer apenas para pessoas realmente interessadas no que seu negócio oferece.

 

Página X Perfil Pessoal

Como já falamos aqui no blog, o primeiro passo é criar uma página na rede social e não um perfil pessoal para sua empresa. As páginas trazem muito mais benefícios para sua empresa do que um simples perfil pessoal, que não permite que você visualize suas métricas de acesso e nem crie anúncios para alcançar diretamente o seu público.

É de extrema importância configurar e fornecer as principais informações da sua empresa como o seu site, horário de funcionamento, telefone, e-mail para contato e outros. Outra característica que o perfil pessoal não possui.

 

Deixe a página com a cara da empresa

Características que parecem simples como a personalização da página com logo e capa que o Facebook permite adicionar, são essenciais na hora de editar as informações da página para que sua estrutura esteja de acordo com o segmento e identidade visual da sua empresa.

 

wlnzB5iurR4RgCVsSkMMWadpAUb93x4pugv6ObPr

 

Além disso, o Facebook também permite que você configure a sua página de acordo com seu segmento. Veja abaixo:

 

hB6q_Vm4W8uXQQQd9hGqEKy5hs_XrI3nPREDxrMF

 

3ozFCOlIz6ef16UZ1ghSPdFPVugivxhLwAZHzJ-X

 

Z8n6IBsMqoLq5P13Pe9LO2QDGwOhXVE9VYNBPqKz

 

ajs09Lz61Q3h-QpMCkv_zjWmbvX5rtVqVZX3dUo0

 

Você pode adicionar as guias que desejar de acordo com necessidade e informações que sua empresa precisa fornecer aos clientes:

rSRs-2-hlkVkh3-nYh_hQNRSIgNTFPpE4IIY0uHj


 

Configurações Gerais da página

O Facebook oferece uma diversidade de configurações que permitem deixar a sua página com a cara da sua empresa. Algumas dessas configurações são bem úteis e facilitam algumas funções da gestão da rede social no dia a dia. Entenda como funcionam conhecendo alguns exemplos.

 

Integração com o Messenger

O Messenger é uma plataforma de mensagens instantâneas desenvolvida pelo próprio Facebook e permite que os clientes possam entrar em contato com a sua empresa.

A plataforma também permite que você programe mensagens automáticas para serem enviadas durante o período que sua empresa está fechada, por exemplo, sendo útil e não deixando o cliente à deriva.

 

6Y79wccCKSvHR9LVzJHxDiuhhkb8dRiKu5FdAelT

 

Integração com o Instagram

Agora, se a sua empresa possui uma conta na rede social Instagram, é permitido integrar o seu perfil ao Facebook para que o seu público possa visualizar suas fotos sem sair da rede.

Além disso, o principal foco dessa integração é o cadastro de perfil comercial no Instagram, pois a rede utiliza os dados informados na página do Facebook como telefone, e-mail e localização para atualizar o perfil no Instagram.

Junto a essa atualização das redes sociais, o gerenciador de negócios do Facebook permite publicar os anúncios criados também no Instagram.

 

8kRTsyUeuWAjgnszS_BW212Cmy4EQxOsQfQv-jyA

 

Funções Administrativas

Se você precisa liberar o acesso da página para colaboradores da sua empresa responsabilizados por sua gestão, o Facebook permite que você configure diferentes níveis de acesso por usuário. Conheça cada um deles:

 

Administrador: pode gerenciar todos os aspectos da página como enviar mensagens, publicar na página, responder e excluir comentários, criar anúncios, editar detalhes do instagram, entre todas as outras funções disponíveis;

Editor: pode enviar mensagens e publicar como a página, criar anúncios, responder comentários do Instagram e visualizar informações;

Moderador: pode enviar mensagens como a página, responder e excluir comentários, criar anúncios, visualizar informações e responder comentários do Instagram;

Anunciante: pode visualizar qual administrador criou uma publicação, criar anúncios e visualizar informações;

Analista: pode ver qual administrador criou uma publicação ou comentário e visualizar informações;

Colaborador ao vivo: pode apenas transmitir vídeos ao vivo a partir de um dispositivo móvel.

 

Identidade visual da Página

Seguir a identidade visual da sua empresa como a logo, tipografia e cores utilizadas na concepção da marca mantendo um padrão visual de postagens e divulgações em diferentes redes sociais e outros canais, é um fator importante e reforçará a credibilidade da empresa.

Tome cuidado para não desviar completamente da identidade visual e linguagem da sua empresa. Faça com que seu público possa perceber que independente do canal de divulgação utilizado (Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube, site e outros) a empresa continua sendo a mesma.

Se a sua empresa tem a logo como uma identidade visual definida (cores e fontes) não é recomendado ficar alterando isso em cada postagem que for feita.

 

Entenda um exemplo:

A identidade visual da Construsite Brasil tem as cores verde, azul e amarelo, por isso, as postagens em redes sociais como o Facebook, Instagram e LinkedIn seguem esse padrão.

 

JbYiCaTW_5a7_V5CMR8hjOhZZEd2jNbO3XobSW0I

Exemplo feed do Instagram da Construsite Brasil.

Gerenciador de negócios

Um dos recursos mais utilizados pelas empresas e que mais oferecem benefícios dentro da rede social é a possibilidade de criação de promoções e anúncios. Esse recurso pode ser feito diretamente pelas publicações,  dentro do gerenciador de negócios ou na página inicial do painel administrativo sendo guiado pela opção "Promover", segmentando o público desejado.

 

HeN0x7-6FVHTL9iKErw7Rb9vxVyIxNhx01h6RwlD

Opção Promover no painel inicial do Administrador.

 

C4WXFUT3FL1rETav4k0ou4soOHAjo_pGBEafPz8y

Opção de promover a publicação diretamente pela postagem.

 

O gerenciador de negócios permite ao usuário a criação de anúncios para serem veiculados dentro da rede com a finalidade de alcançar o público-alvo desejado informando a faixa etária, interesses, localização e outras características.

 

Planejamento de Marketing

É importante também estar sempre preparado e não postar conteúdos aleatoriamente apenas para marcar presença na rede social. Por isso, faça um planejamento de Marketing Digital para alinhar os objetivos da empresa com a rede social, as estratégias para alcançar o seu público e organize uma pauta de postagem de conteúdo.

Produzir um bom conteúdo para as redes sociais pode trazer muitas oportunidades para o seu negócio como alcançar de maneira interativa o seu público.

Uma das vantagens do Facebook Business é a possibilidade de agendamento de publicações, para que o processo de postagem seja agilizado. Com essa ferramenta você poderá deixar as peças publicitárias prontas para a postagem na data que desejar. Veja o exemplo abaixo:

 

yXkEL3k-0PQcuftFXg6zTLAQNRncspkgmJicuuoo

 

Agora que você conhece mais sobre o Facebook Business, já pode começar a aproveitar as oportunidades de relacionamento e negócios oferecidos pela rede social e conquistar novos clientes!

Vale lembrar que o Facebook é uma rede social de relacionamento, portanto é importante levar em consideração o relacionamento com os clientes e não visar apenas os lucros. Para obter lucros, você precisa conquistar a confiança do seu cliente com um bom relacionamento antes de tudo. teeth_smile.png

Comentários:

comments powered by Disqus