Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Mídias Sociais Facebook para empresas: como funciona?

Facebook para empresas: como funciona?

Saiba tudo sobre a plataforma exclusiva para empresas dentro da rede social!

| Atualizado em
por Time Construsite

Algumas redes sociais como o Instagram e o Facebook, já estão preparadas exclusivamente para receber empresas como um público em potencial e oferecer ferramentas e funções específicas para aumentar as oportunidades de negócios entre empresas e clientes.

O Facebook já possui uma plataforma exclusiva para atender empresas de todo o mundo, ajudando-as a ter mais reconhecimento online. A plataforma que permite o empreendedor a criar anúncios, impulsionar publicações e alcançar um público mais segmentado é chamado de Facebook para Empresas ou em inglês, Facebook Business.

Facebook%20para%20empresas%20como%20func

Essa ferramenta é muito utilizada e já se tornou essencial para o alcance do público-alvo de diversas empresas.

Quer saber mais como essa plataforma funciona? Continue lendo!

Como funciona?

A rede social é um alvo para grandes investimentos e ajuda sua empresa a obter sucesso online. A dúvida que rodeia a cabeça de muitos empreendedores e microempreendedores é saber qual é a maneira certa de utilizar a rede para a divulgação de sua empresa e por isso, separamos algumas dicas para que você saiba como deve atuar.

É certeza de que você não quer gastar o seu dinheiro investindo em anúncios para pessoas que não estão interessadas em contratar o seu serviço ou comprar o seu produto, não é mesmo?

É aí que o Facebook para empresas entra em cena. A rede tem foco em permitir a segmentação do seu público-alvo nas postagens que você deseja impulsionar ou anúncios que deseja criar dentro da plataforma. Com isso, seus anúncios irão aparecer apenas para pessoas realmente interessadas no que seu negócio oferece.

Página X Perfil Pessoal

Como já falamos aqui no blog, o primeiro passo é criar uma página na rede social e não um perfil pessoal para sua empresa. As páginas trazem muito mais benefícios para sua empresa do que um simples perfil pessoal, que não permite que você visualize suas métricas de acesso e nem crie anúncios para alcançar diretamente o seu público.

É de extrema importância configurar e fornecer as principais informações da sua empresa como o seu site, horário de funcionamento, telefone, e-mail para contato e outros. Outra característica que o perfil pessoal não possui.

Deixe a página com a cara da empresa

Características que parecem simples como a personalização da página com logo e capa que o Facebook permite adicionar, são essenciais na hora de editar as informações da página para que sua estrutura esteja de acordo com o segmento e identidade visual da sua empresa.

Facebook%20para%20empresas%20como%20func

Além disso, o Facebook também permite que você configure a sua página de acordo com seu segmento. Veja abaixo:

Facebook%20para%20empresas%20como%20func

 

Facebook%20para%20empresas%20como%20func

 

Facebook%20para%20empresas%20como%20func

 

Facebook%20para%20empresas%20como%20func

Você pode adicionar as guias que desejar de acordo com necessidade e informações que sua empresa precisa fornecer aos clientes:

Facebook%20para%20empresas%20como%20func

Configurações Gerais da página

O Facebook oferece uma diversidade de configurações que permitem deixar a sua página com a cara da sua empresa. Algumas dessas configurações são bem úteis e facilitam algumas funções da gestão da rede social no dia a dia. Entenda como funcionam conhecendo alguns exemplos.

Integração com o Messenger

O Messenger é uma plataforma de mensagens instantâneas desenvolvida pelo próprio Facebook e permite que os clientes possam entrar em contato com a sua empresa.

A plataforma também permite que você programe mensagens automáticas para serem enviadas durante o período que sua empresa está fechada, por exemplo, sendo útil e não deixando o cliente à deriva.

Facebook%20para%20empresas%20como%20func

Integração com o Instagram

Agora, se a sua empresa possui uma conta na rede social Instagram, é permitido integrar o seu perfil ao Facebook para que o seu público possa visualizar suas fotos sem sair da rede.

Além disso, o principal foco dessa integração é o cadastro de perfil comercial no Instagram, pois a rede utiliza os dados informados na página do Facebook como telefone, e-mail e localização para atualizar o perfil no Instagram.

Junto a essa atualização das redes sociais, o gerenciador de negócios do Facebook permite publicar os anúncios criados também no Instagram.

Facebook%20para%20empresas%20como%20func

Funções Administrativas

Se você precisa liberar o acesso da página para colaboradores da sua empresa responsabilizados por sua gestão, o Facebook permite que você configure diferentes níveis de acesso por usuário. Conheça cada um deles:

Administrador: pode gerenciar todos os aspectos da página como enviar mensagens, publicar na página, responder e excluir comentários, criar anúncios, editar detalhes do instagram, entre todas as outras funções disponíveis;

Editor: pode enviar mensagens e publicar como a página, criar anúncios, responder comentários do Instagram e visualizar informações;

Moderador: pode enviar mensagens como a página, responder e excluir comentários, criar anúncios, visualizar informações e responder comentários do Instagram;

Anunciante: pode visualizar qual administrador criou uma publicação, criar anúncios e visualizar informações;

Analista: pode ver qual administrador criou uma publicação ou comentário e visualizar informações;

Colaborador ao vivo: pode apenas transmitir vídeos ao vivo a partir de um dispositivo móvel.

Identidade visual da Página

Seguir a identidade visual da sua empresa como a logo, tipografia e cores utilizadas na concepção da marca mantendo um padrão visual de postagens e divulgações em diferentes redes sociais e outros canais, é um fator importante e reforçará a credibilidade da empresa.

Tome cuidado para não desviar completamente da identidade visual e linguagem da sua empresa. Faça com que seu público possa perceber que independente do canal de divulgação utilizado (Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube, site e outros) a empresa continua sendo a mesma.

Se a sua empresa tem a logo como uma identidade visual definida (cores e fontes) não é recomendado ficar alterando isso em cada postagem que for feita.

Entenda um exemplo:

A identidade visual da Construsite Brasil tem as cores verde, azul e amarelo, por isso, as postagens em redes sociais como o Facebook, Instagram e LinkedIn seguem esse padrão.

Facebook%20para%20empresas%20como%20func

Exemplo feed do Instagram da Construsite Brasil.

Gerenciador de negócios

Um dos recursos mais utilizados pelas empresas e que mais oferecem benefícios dentro da rede social é a possibilidade de criação de promoções e anúncios. Esse recurso pode ser feito diretamente pelas publicações,  dentro do gerenciador de negócios ou na página inicial do painel administrativo sendo guiado pela opção "Promover", segmentando o público desejado.

Facebook%20para%20empresas%20como%20func

Opção Promover no painel inicial do Administrador.

Facebook%20para%20empresas%20como%20func

Opção de promover a publicação diretamente pela postagem.

O gerenciador de negócios permite ao usuário a criação de anúncios para serem veiculados dentro da rede com a finalidade de alcançar o público-alvo desejado informando a faixa etária, interesses, localização e outras características.

Planejamento de Marketing

É importante também estar sempre preparado e não postar conteúdos aleatoriamente apenas para marcar presença na rede social. Por isso, faça um planejamento de Marketing Digital para alinhar os objetivos da empresa com a rede social, as estratégias para alcançar o seu público e organize uma pauta de postagem de conteúdo.

Produzir um bom conteúdo para as redes sociais pode trazer muitas oportunidades para o seu negócio como alcançar de maneira interativa o seu público.

Uma das vantagens do Facebook Business é a possibilidade de agendamento de publicações, para que o processo de postagem seja agilizado. Com essa ferramenta você poderá deixar as peças publicitárias prontas para a postagem na data que desejar. Veja o exemplo abaixo:

Facebook%20para%20empresas%20como%20func

Agora que você conhece mais sobre o Facebook Business, já pode começar a aproveitar as oportunidades de relacionamento e negócios oferecidos pela rede social e conquistar novos clientes!

Vale lembrar que o Facebook é uma rede social de relacionamento, portanto é importante levar em consideração o relacionamento com os clientes e não visar apenas os lucros. Para obter lucros, você precisa conquistar a confiança do seu cliente com um bom relacionamento antes de tudo. teeth_smile.png

A Construsite Brasil oferece serviços de Criação de sites, Lojas virtuais e Planos de Marketing Digital para ajudar a desenvolver a sua empresa na internet e alavancar o seu negócio. Inclusive criamos um eBook completo com tudo que você precisa saber para vender no ambiente virtual, baixe grátis agora!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: