Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site / Marketing Qual a melhor alternativa ao Google Sites para criar site

Qual a melhor alternativa ao Google Sites para criar site

Especialistas são unânimes ao declarar: Google Sites não é recomendado para a criação do seu site. Acesse este post e conheça a melhor alternativa para você!

| Atualizado em
por Time Construsite

Atualmente, 4,4 bilhões de pessoas são usuárias de internet ao redor do mundo. Isso significa que mais da metade da população mundial já está na internet.

No Brasil, segundo dados de 2019, 73,9% da população também está na internet. O número praticamente dobrou em 10 anos.

Somado a tais números, devemos considerar ainda que 54% das empresas brasileiras têm sites ativos.

Tais números desenham um cenário interessante e revelam o quão importante é, para as empresas, garantir uma presença online satisfatória.

Sua empresa, portanto, precisa estar online e ter um site, pois as pessoas estão cada vez mais comprando online ou utilizando sites para obter informações para comprar físicas.

Neste post, vamos falar sobre algumas alternativas para você criar seu site com o menor investimento possível e o máximo de profissionalismo. Confira!

Por que Google Sites não é recomendado para criar site?

O Google Sites é uma ferramenta do Google que possibilita a criação rápida e facilitada de sites, através de uma plataforma onde o usuário pode criar o site por si mesmo, sem a ajuda de ninguém.

Acontece, no entanto, que a ferramenta gratuita apresenta uma série de limitações que faz com que os especialistas sejam unânimes ao declarar que o Google Sites não é recomendado para a criação de sites profissionais.

Ainda neste artigo você poderá conhecer qual a melhor opção para a construção do seu site. Mas, antes, vamos conhecer os pontos negativos do Google Sites:

Falta de profissionalismo

Criar um site no Google Sites é a garantia de que o seu site não terá aparência profissional para seu cliente.

Isso acontece porque os templates disponíveis são visivelmente amadores, e a ausência de configurações mais complexas tornam a ferramenta bem limitada.

Ter um site com aparência profissional é essencial para gerar autoridade frente ao seu público. Isso ajuda, portanto, a incentivar e favorecer uma tomada de decisão de compra positiva.

O Google Sites, no entanto, não consegue entregar um site profissional, o que é negativo para sua marca.

Ausência de um blog

No Google Sites só é possível criar algumas páginas simples. Blogs, por exemplo, não podem ser criados.

Isso tem um duplo efeito negativo: em primeiro lugar, seu site não conseguirá conquistar posições orgânicas no Google, o que é essencial para atrair novos clientes.

Conteúdos produzidos em blog são essenciais para melhorar os resultados orgânicos de um site nos buscadores.

Em segundo lugar, precisamos destacar que a falta de um blog para produção de conteúdo prejudica a autoridade da sua marca frente ao público.

Isso porque o conteúdo é capaz de tornar sua marca mais reconhecida e vista como referência. Deixar de ter um blog por causa do Google Sites é, portanto, perder uma grande oportunidade de atrair e envolver seu público-alvo.

Falta de configurações de SEO

No Google Sites também não há uma série de configurações que permitam a otimização do site para SEO.

As técnicas de SEO são importantes pois preparam as páginas para os resultados orgânicos de pesquisa. Sem tais técnicas, seu site será prejudicado e não obterá o máximo de resultados que normalmente poderia conseguir.

Falta de suporte

Outro destaque negativo está na falta de suporte. O Google Sites não oferece nenhum suporte para os criadores de site, o que te obrigará a buscar soluções para possíveis problemas por conta própria.

Não estamos falando aqui de simplesmente uma demora para se ter uma resposta do suporte, como costuma ocorrer com a Wix. No caso do Google Sites, não há suporte nenhum!

Por isso, se você não quer ter dores de cabeça no futuro, não escolha Google Sites e opte por uma empresa ou ferramenta com um ótimo suporte.

Necessidade de fazer manualmente as alterações

A proposta do Google Sites é o “faça você mesmo”. Justamente por esse conceito, qualquer alteração a ser realizada em seu site terá que ser feita por você.

Cada vírgula, cada imagem, cada alteração de texto, enfim, tudo!

Se por um acaso você tem bastante tempo de sobra e pode dedicar a alterações no Google Sites, talvez possa considerar utilizá-lo.

Agora, se o seu tempo é escasso e você não pode desperdiçar esforço com coisas menos importantes, buscar uma alternativa ao Google Sites deve ser uma tarefa primordial.

Templates limitados

Já citamos isso em nosso tópico sobre a falta de profissionalismo, mas vale a pena reforçar: no Google Sites há uma limitação muito negativa para quem deseja ter um site, que é justamente a falta de bons templates.

Os templates disponíveis são bem básicos e com poucas possibilidades de edição. Isso fará com que a aparência do seu site não seja tão agradável e ele não consiga oferecer os resultados pretendidos.

Principais alternativas ao Google Sites

Agora que você já compreendeu as principais limitações do Google Sites, podemos começar a considerar outras opções.

A seguir separamos quatro alternativas acessíveis, destacando os pontos negativos e positivos. Confira:

Wix

A primeira alternativa ao Google Sites é o Wix, um criador de sites intuitivo no mesmo formato “faça você mesmo”.

O grande diferencial desta plataforma está na disponibilização de templates mais profissionais e configurações mais aprofundadas.

Em profissionalismo, portanto, ganha de 10 a 0 do Google Sites.

No entanto, algumas limitações acabam por irritar alguns usuários, como por exemplo:

  • lentidão dos sites e instabilidade;
  • dificuldade de ranqueamento orgânico no Google;
  • necessidade de pagamento para acessar recursos mais profissionais;
  • falta de flexibilidade;
  • templates profissionais, porém limitados.

Wordpress

O Wordpress é um sistema livre e aberto de gestão de conteúdo e, portanto, gratuito.

Apesar da disponibilização gratuita, para utilizá-lo será preciso contratar uma hospedagem e instalá-lo em um servidor.

Por ser um sistema de código aberto, existe uma infinidade de recursos e plugins que te ajudarão a conseguir soluções para as particularidades do seu negócio.

No entanto, alguns pontos de atenção precisam receber cuidado:

  • será preciso contratar um profissional para fazer alterações e personalizações mais complexas;
  • necessidade da contratação de um servidor externo;
  • exigido um alto nível de conhecimento técnico para a utilização da ferramenta;
  • vulnerabilidade dos dados do site.

Freelancers

Vamos analisar, ainda, a contratação de freelancers para a criação de sites como alternativa ao Google Sites.

Não é possível fazer uma análise totalmente justa para este tópico, porque existe uma variedade de freelancers com modos de trabalho bem diversos.

No entanto, de forma geral, podemos destacar que o trabalho com freelancers possibilita uma maior personalização do site, sobretudo quando comparado ao Wix e ao Wordpress.

Os riscos de golpes e de atrasos, infelizmente, no caso de freelancers é maior, sendo que queixas nesse sentido são bem frequentes.

Agências de site

Por último, nosso destaque vai para as agências de site, que são empresas cujo foco está em criar sites profissionais para outras empresas.

Os pontos positivos, nestes casos, são muitos, embora o preço seja um pouco mais elevado do que as outras opções citadas até aqui.

De forma resumida tais agências costumam trabalhar por meio de dois modelos de criação de sites: através de modelos já prontos ou da criação de um layout totalmente do zero.

O nível de satisfação com agências de sites costuma ser bem maior do que nas outras opções.

Como escolher a melhor alternativa ao Google Sites?

A melhor alternativa ao Google Sites é, com certeza, contar com a ajuda de agências de site.

No entanto, é importante prestar muita atenção na empresa contratada.

É essencial que ela seja de confiança, conte com cases de sucesso e uma extensa lista de clientes atendidos.

Além disso, é sempre importante consultar o que os clientes falam da empresa, sobretudo através de avaliações online, depoimentos e notas no Google e nas redes sociais.

Benefícios de criar site na Construsite Brasil

A Construsite Brasil é uma empresa de criação de sites reconhecida no mercado a partir dos seus mais de 20 anos de atuação. Atualmente, conta com mais de 5 mil clientes ativos e 100 funcionários que dão o máximo de dedicação para criar os melhores sites do Brasil.

A avaliação da Construsite por parte dos clientes também é muito positiva, alcançando nota de 4,5 em uma escala de 5 no Google e 4,7 no Facebook.

Tais resultados só são possíveis graças a benefícios como:

Layout exclusivo

Na Construsite Brasil é possível criar um site através de um modelo pronto ou, então, solicitar a criação de um layout totalmente do zero, garantindo um site 100% personalizado, com a cara da empresa e pronto para gerar resultados.

Criação de blog e otimização para SEO

Além disso, os sites da Construsite Brasil contam com espaços para a postagem de posts de blog, o que ajudará o site no ranqueamento orgânico.

As configurações de SEO também são feitas por um time técnico capacitado, garantindo que o site alcance boas posições orgânicas no Google.

Entre as opções até aqui levantadas (Google Sites, Wix, Wordpress e freelancers), a Construsite Brasil é aquela que, potencialmente, consegue entregar os melhores resultados quando o assunto é otimização para os mecanismos de busca.

Suporte e manutenção

A Construsite Brasil é parceira antes e depois da criação do site, isso porque conta com uma equipe de atendentes e um time de suporte especializado para tirar dúvidas, resolver problemas e fazer alterações nos sites publicados.

Ao contrário de outras soluções, na Construsite Brasil ninguém é deixado na mão.

Profissionalismo

Por fim, vale a pena destacar que a Construsite Brasil consegue garantir um profissionalismo maior no site publicado, ancorando uma maior autoridade para sua empresa e atraindo mais clientes em potencial.

Criar um site com a Construsite Brasil é, portanto, um ótimo investimento a médio e longo prazo.

Cases de sucesso da Construsite Brasil

A satisfação dos clientes que criaram sites com a Construsite Brasil confirma a qualidade dos serviços prestados.

Para Rodrigo da Silva Melo, sócio proprietário da Melográfica, o principal resultado que apareceu após a publicação do site foi a relevância no Google, alcançando a primeira página sem precisar investir em anúncios.

Israel Augusto, Analista de Marketing na Assescont, destaca a beleza e a harmonia do site, além da facilidade de alterar informações a partir do Galax CMS.

Principais clientes da Construsite Brasil

A Construsite Brasil conta com diversos clientes com sites verdadeiramente profissionais e com ótimos resultados orgânicos. Conheça, a seguir, alguns dos principais clientes:

  • Unistein do Brasil;
  • Deck Piscinas;
  • Lar Luisa Griese;
  • Centro Geriátrico Cristo Rei;
  • Laysle Buffet;
  • Virgínio Advocacia;
  • Complemento do Corpo;
  • Bia Lanna;
  • Multisonhos;
  • KS Pilates e Fisioterapia Integrada;
  • Botanique Garden;
  • Referência Imóveis;
  • E muito mais.

Como criar site na Construsite Brasil?

Para criar um site com a Construsite Brasil será preciso, em primeiro lugar, escolher entre a opção de criação a partir de modelo e a criação de site personalizado.

Na opção de modelo, o site fica pronto em até 7 dias úteis em um layout pré-pronto.

Já no site personalizado, um layout personalizado é criado do zero, de acordo com a identidade visual da empresa.

Descubra qual a melhor opção para você. Preencha o formulário a seguir e aguarde um dos especialistas da Construsite Brasil entrar em contato com você:

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: