Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site / Marketing Vale a pena criar site no Wix?

Vale a pena criar site no Wix?

Será que o Wix vale realmente a pena? Descubra neste post exclusivo em uma análise completa, com todas as informações sobre a plataforma em seus prós e contras.

| Atualizado em
por Time Construsite

Se você chegou até aqui é porque está considerando criar um site no Wix. Neste post, vamos falar uma análise completa da plataforma e identificar, a partir dos prós e contras, qual a viabilidade de utilizá-la na construção do seu site.

Além disso, vamos conhecer os planos, as configurações de SEO disponíveis e a melhor alternativa ao Wix. Fique até o final e aproveite o conteúdo.

O que é o Wix?

O Wix é uma das plataformas mais conhecidas de construção de sites do Brasil. Marcado pelas propagandas que invadiram a web nos últimos anos, a plataforma tem atraído muitos empreendedores e empresários que querem um site profissional e de baixo custo.

Se você é um desses empreendedores, com certeza este artigo vai te ajudar a entender se o Wix é o mais indicado para sua realidade!

A facilidade do Wix é que ele funciona no sistema arrasta e solta, onde, de forma digital, é possível organizar, ordenar e editar módulos de conteúdo e layout dos sites.

Caso você tenha um conhecimento mais técnico, também há a possibilidade de personalizar o HTML, entregando uma maior customização para os elementos.

Um outro recurso interessante é o exclusivo sistema de inteligência artificial, que fornece ao empreendedor uma série de perguntas que, quando respondidas, darão à máquina informações suficientes para que esta construa um site de forma totalmente automática e personalizada para a empresa.

Quais são as vantagens do Wix?

As vantagens do Wix chamam bastante atenção, isso porque a plataforma inaugurou uma nova forma de fazer sites, quebrando verdadeiros paradigmas do mercado tradicional.

Não obstante essa inovação, também existem desvantagens que precisam ser colocadas na balança antes de qualquer decisão tomada (falaremos disso mais adiante). Mas, por enquanto, vamos conhecer as vantagens:

Gratuidade

O primeiro grande destaque vai, obviamente, para o principal chamariz da plataforma: a gratuidade. Wix tem um plano gratuito, que permite a construção de um site com aparência profissional mas apresenta algumas limitações.

Embora os planos gratuitos não sejam tão completos como os pagos, as soluções disponibilizadas já podem ser bem satisfatórias para alguns, como é o caso da disponibilização de um subdomínio do Wix, armazenamento de até 500 GB e suporte.

No plano gratuito também são exibidos anúncios do Wix em seu site e não é possível removê-los, exceto em cada da assinatura dos planos pagos.

Qualidade

O Wix destaca-se, ainda, por sua qualidade. Embora sites profissionais desenvolvidos em agências de sites sejam melhores, no caso de empresas que não podem fazer um investimento em tais agências, o Wix aparece como uma boa alternativa, já que proporciona sites com aparência profissional e que geram uma experiência mais positiva para o usuário.

Hospedagem gratuita [com limitações]

O Wix oferece, também, hospedagem gratuita e um subdomínio da plataforma. No plano gratuito, todos os dados do site são armazenados na nuvem do Wix e o site ficará acessível através de um endereço próximo a nomedaconta.wixsite.com/endereçodosite.

Já no plano pago é possível conectar a um domínio próprio ou comprar um, tornando o site acessível em um endereço como nomedosite.com.br

Facilidade de criar e personalização

Como última vantagem vale destacar, por fim, a facilidade de criar e personalizar os módulos do conteúdo e do layout. Como já mencionamos, no sistema arrasta e solta todo o processo de criação fica facilitado, garantindo que o site sairá do jeitinho que você pensou.

Quais são as desvantagens do Wix?

Mas nem tudo são flores, não é mesmo? O Wix também apresenta algumas desvantagens que devem ser observadas antes de algum empreendedor tomar a decisão de construir um site através da plataforma. A seguir, separamos algumas das desvantagens mais percebidas pelos usuários:

Limitações do plano gratuito

A primeira limitação aparece no domínio. Embora a hospedagem no servidor do Wix seja gratuita, a possibilidade de utilizar um domínio personalizado (como por exemplo: www.NomeDeExemplo.com.br) está limitada aos planos pagos.

Sem um domínio personalizado, o site poderá ser acessado por um endereço parecido com nomedaconta.wixsite.com/endereçodosite.

Além disso, uma outra limitação do plano gratuito está nos anúncios que são exibidos em seu site. Isso pode gerar descrédito para você, afinal, o cliente não vai gostar de entrar em um site e vê-lo cheio de anúncios de terceiros.

O armazenamento, no plano gratuito, é de até 500 MB. Esse armazenamento é necessário porque é nesse espaço que você irá subir e salvar arquivos importantes para seu site, como imagens e dados em geral.

Um armazenamento limitado pode também limitar a quantidade de conteúdo disponibilizado no site.

Outra questão importante está relacionada à largura de banda, que mensura a quantidade de informações que o seu site consegue suportar em um determinado período, ou seja, quantos usuários ao mesmo tempo seu site consegue receber sem que isso o derrube.

No plano gratuito estão disponíveis apenas 500 MB. Talvez no começo essa quantidade seja suficiente mas, com o passar dos anos, a tendência é aumentar a largura de banda para conseguir receber mais visitantes ao mesmo tempo.

Caso seu interesse seja de, por exemplo, montar uma loja online, o plano gratuito não será suficiente. Isso porque as transações online só são disponibilizadas nos planos business.

A questão do suporte também merece atenção: embora esteja disponível em todos os planos, os usuários costumam reclamar bastante do tempo e da efetividade das respostas. Para usuários pagos, no entanto, o problema tende a ser menor já que contam com tempo de resposta mais rápido em alguns planos.

Por fim, vale a pena destacar sobre o Google Analytics. No mercado digital, é muito importante contar com dados, pois eles são munição para tomada de decisão mais estratégicas e assertivas.

No plano gratuito não há suporte para o Google Analytics, impedindo o acesso a tais dados e a otimização do site.

Lentidão e falta de suporte

A reclamação mais constante de usuários do Wix diz respeito à lentidão dos sites construídos. É perceptível que alguns layouts, por exemplo, são pesados demais e afetam negativamente a performance do site.

Em muitos casos, portanto, o usuário do Wix terá que escolher entre beleza e velocidade de carregamento.

Vale lembrar que a velocidade de carregamento é um item essencial para o site, justamente porque influencia em diversos aspectos como ranqueamento nos buscadores e experiência do usuário.

Esse é um erro evitado, por exemplo, na construção de sites profissionais por agências de sites, já que a performance é um pilar essencial no desenvolvimento das páginas.

Além da reclamação da lentidão, alguns usuários relatam quedas de sistema e sites que ficam fora do ar com frequência. A solução, nesses casos, é buscar auxílio no suporte, que nem sempre responde com prontidão, fazendo com que os problemas se arrastem por dias a fio.

Domínio padrão pouco amigável

Outra desvantagem que não pode passar despercebida é a URL fornecida no plano gratuito. O endereço nomedaconta.wixsite.com/endereçodosite é pouco amigável e pode dificultar a divulgação para amigos e clientes.

Isso terá consequências drásticas, por exemplo, quando for preciso imprimir cartazes e folders de divulgação ou, até mesmo, cartões de visita. Sem um site de fácil memorização você estará perdendo clientes e visitas.

Planos disponíveis no Wix

O Wix conta, além do plano gratuito e limitado, com outras duas categorias de planos que são adequados a necessidades distintas: os planos pessoais e os planos de negócio.

A primeira categoria é indicada para sites institucionais, ou seja, que vão servir como cartão de visitas da empresa ou, então, como portal de conteúdo. Já a segunda categoria inclui aqueles sites que exigem a necessidade de transações financeiras, como é o caso das lojas virtuais.

Conheça, a seguir, um detalhamento dos planos:

Plano gratuito

No plano gratuito é possível criar um site a partir dos recursos básicos disponíveis no Wix, com as limitações que já citamos exaustivamente até aqui. A informação que vale a pena repetir é que no plano gratuito há inserções de anúncios do Wix no site.

Planos pessoais

Os planos pessoais são bem mais completos e incluem quase a totalidade dos recursos do Wix. É indicado para quem deseja ter um site profissional, mas não permite a criação de lojas virtuais, e-commerces e sites de venda em geral.

Planos empresariais

Os planos empresariais são os planos mais completos do Wix, contando com toda a potência dos recursos disponíveis, suportando sites maiores, com mais conteúdo e mais visitas.

Além disso, nestes planos é possível contar com recursos úteis e necessários para montar lojas virtuais completas.

Como funciona o Wix ADI

Wix ADI é um sistema exclusivo do Wix, que utiliza inteligência artificial para promover um site personalizado de forma totalmente automatizada. De forma resumida, o sistema realiza algumas perguntas para o criador do site para entender as particularidades do negócio.

Além disso, a inteligência artificial busca entender quais são as preferências de design do empreendedor. Depois de fornecidas e reunidas as perguntas, o Wix ADI gera um site totalmente personalizado e de acordo com as preferências informadas.

Para usar o Wix ADI é preciso acessar o site oficial do Wix e iniciar o processo de cadastro. Após responder às perguntas iniciais, o site te dará a opção de escolher entre o editor tradicional do Wix e o Wix ADI.

Ao selecionar o Wix ADI, novas perguntas irão surgir e, depois de respondidas, irão gerar o site automaticamente.

O SEO no Wix é bom?

O Wix já foi pior nesse quesito, mas ainda deixa muito a desejar. Trabalhar o SEO no Wix é um verdadeiro desafio, ou seja, criar um site na plataforma e destacar-se nos resultados de pesquisa dos buscadores orgânicos será uma tarefa desafiadora.

Essa dificuldade não é uma particularidade do Wix. Na verdade, é uma característica bastante comum entre criadores manuais e automatizados de sites, como o Google Sites.

Para ter bons resultados de SEO, o recomendado mesmo é contar com a ajuda de uma agência de sites, que fará as otimizações de forma muito mais profissional.

Nas versões gratuitas do Wix não há integração com o Google Analytics, sitemaps com integração no Search Console da Google, nem qualquer facilitador de ranqueamento neste sentido.

Criar um site gratuitamente no Wix vale a pena?

Agora que já tivemos bastante informação até aqui, podemos ter uma visão geral sobre o Wix e sua viabilidade. Em resumo, podemos destacar que o Wix é indicado para quem não quer ou não pode fazer um investimento mais alto em um site profissional.

Embora, no final das contas, um site profissional possa gerar muito mais retorno sobre o investimento que um site construído com Wix.

Além disso, o Wix tem sérias limitações que abarcam diversas dimensões da experiência digital, como a navegação do usuário, performance no SEO, velocidade de navegação e etc.

Qual a melhor alternativa ao Wix?

A melhor alternativa ao Wix para o desenvolvimento do seu site vai depender das particularidades do seu negócio. No entanto, de forma geral, contar com profissionais na construção do seu site é altamente recomendável, justamente para evitar outros maiores problemas no futuro.

A maior diferença está no suporte pós-criação, já que agências de site estão prontas para atender e suprir as principais dúvidas e necessidades mesmo após o encerramento do serviço, bem como na qualidade incrivelmente maior de sites feitos por profissionais.

Nós preparamos um material exclusivo para te ajudar a compreender qual a melhor opção para você. Acesse agora este blog e confira uma análise completa entre os sites profissionais e sites grátis.

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: