Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site Aprenda tudo sobre desenvolvimento de website

Aprenda tudo sobre desenvolvimento de website

O desenvolvimento de website pode ser muito criterioso a princípio. Para auxiliar no processo separamos tudo sobre esse processo!

por Lays Xavier

Contar com um desenvolvimento de website é mais do que essencial nos dias atuais. A presença da marca ou dos serviços prestados por você de maneira autônoma, precisam estar visíveis na internet para atrair mais e mais clientes.

Apesar dessa gigante importância, muitos ainda têm dúvidas sobre sua aplicação. Veja como contratar, quanto custa e todos os benefícios de contar com a criação de site.

Entenda o processo de desenvolvimento de website

Assim como qualquer outra demanda a ser iniciada por uma empresa, o desenvolvimento de website também precisa de planejamento. Ele é necessário para que ambas as partes entendam suas funcionalidades, finalidades e como podem agir no momento de manutenção.

O processo de desenvolvimento de website envolve muitas partes e é necessário que o empreendedor se atente a cada uma delas, pois irão determinar o sucesso ou não de suas estratégias online.

Portanto, podemos dividir o processo da criação de um site empresarial da seguinte forma:

Elaboração do briefing

Para compreender melhor as necessidades da empresa, a desenvolvedora de sites precisa marcar reuniões com os gestores para saber quais estratégias, expectativas e resultados eles buscam com a presença de uma página web.

Sugestões e análises são realizadas pelos dois lados até que se chegue em um consenso que funcione para todos os envolvidos. Essa parceria pode ser de longo prazo, portanto, é importante que isso seja respeitado e levado em consideração.

Com o briefing criado, as partes já podem passar a criação do conteúdo que vai alimentar a página.

Conteúdo

A criação do conteúdo passa pela construção da identidade visual e do conteúdo em texto que vai alimentar a página a longo prazo. Para conseguir criar essa identidade visual, a empresa precisa entender a fundo a estratégia da conquista do cliente.

Marcas que atuam em mercados muito populares, como o entretenimento e de beleza, precisam pensar em um destaque que marque presença não só na página, como nas redes sociais que também podem ser utilizadas como estratégia.

Sendo assim, mesmo que você já possua uma identidade visual que funcione, recomendamos que converse com a empresa desenvolvedora contratada para ouvir possíveis opiniões que possam agregar cada vez mais valor.

Já a criação do conteúdo em texto, o mais indicado é que a empresa siga as regras do SEO e consiga otimizá-las junto com o criador de site utilizado pela empresa contratada para realizar o serviço.

As técnicas de SEO fazem com que sua empresa seja ranqueada nos primeiros resultados de busca do Google. Sendo assim, é preciso que você crie artigos que contenham informações importantes sobre a área de atuação.

Desse modo, mais clientes conseguem te encontrar e você pode dobrar o faturamento do empreendimento em poucos meses, pagando até mesmo o investimento envolvido.

Layout

Com a identidade visual e o conteúdo de texto já encaminhados, agora é preciso pensar junto ao designer como será o layout da sua página. Nessa etapa é criado o famoso “wireframe”, que nada mais é do que uma espécie de maquete virtual que ajuda o profissional a colocar imagens, texto e botões de ação espalhados pelo site.

A criação do layout pode e deve ser feita com a participação da empresa. Ninguém melhor do que você para entender o seu público e como você deve se posicionar com o conteúdo online. Com tudo aprovado, podemos passar para a etapa da programação web.

Programação

A programação web nada mais é do que realizar a codificação das funcionalidades escolhidas nas etapas anteriores. Aqui o programador te ajuda a escolher entre HTML e CSS, códigos que auxiliam a interpretação pelo navegador e chegam até os clientes de maneira rápida.

Essa é o que chamamos de estrutura funcional, ou seja, seu site só vai estar no ar e elegível ao Google quando esta fase estiver completa.

Testes

A finalização da programação não quer dizer que você já pode sair divulgando o site. É importante que você realize alguns testes de funcionalidade e criar a dinâmica da página.

Com a aprovação do desenvolvedor, uma primeira versão já pode ser utilizada e então o site estará apto para a fase da publicação final.

Manutenção

Algumas falhas são possíveis de acontecer com o tempo, principalmente se existir a atualização de plugins importantes para algumas performances. Sendo assim, é importante que você tenha contato com um suporte especializado para realizar manutenções periódicas para evitar inconsistências e afetar o relacionamento do seu público com a página.

Características de um bom desenvolvimento de website

Atualmente, diversas empresas no mercado atuam como desenvolvedoras de sites. No entanto, nem sempre elas podem ser adequadas. Sendo assim, é importante saber analisar as características de um bom desenvolvedor de website.

Desempenho

Quando se contrata um desenvolvedor web, uma das prioridades é o bom desempenho do site futuramente. Esse desempenho passa por apresentar um site sem falhas e erros que possam comprometer a experiência do usuário.

Nesse caso, seu site precisa ser, basicamente, estável e responsivo. Além disso seu site precisa:

  • Ter boa velocidade de carregamento;
  • Ter ótima Legibilidade;
  • Ter ótima Navegabilidade.

As ferramentas UI e UX (User Interface e User Experience, respectivamente) podem te auxiliar nessa conquista. Elas foram elaboradas para terem foco total no usuário. Sendo assim, é importante que a empresa contratada ofereça essas ferramentas para você.

Além disso, um bom site deve apresentar uma boa estabilidade, permanecendo constantemente no ar e sem sofrer quedas na qualidade da sua velocidade. Para isso, é preciso pensar bem em qual hospedagem contratar.

Praticidade

A criação de sites profissionais deve apresentar praticidade para o público-alvo da empresa, afinal, nem todos são obrigados a entender a fundo estratégias online para poder checar uma informação ou encontrar um produto.

Sendo assim, as informações precisam se apresentar de maneira bastante clara e objetiva, até mesmo as possíveis interações com outras redes sociais da empresa.

O profissional de webdesigner deve entender que o layout e a identidade visual não precisam ser difíceis de compreender, uma marca com visual mais simples consegue ficar registrada na memória do consumidor por muito mais tempo.

Já para a equipe responsável de gerir o site ao longo do tempo dentro da empresa também deve encontrar facilidades para a administração do site. Por isso, é importante escolher empresas que ofereçam ferramentas boas e simples para que o processo de aprendizado seja maior.

Outro ponto importante para se pensar a praticidade são as técnicas de SEO. É importante que a empresa já tenha isso em mente e já comece a elaborar o quanto antes conteúdos prevendo elementos como:

  • URL simplificada;
  • Palavra-chave;
  • Tempo de carregamento;
  • Link bulding.

Confiança

Ao contratar uma empresa de programação de sites, a mesma deve passar confiança para você e sua equipe. Essa seguridade deve atravessar pontos como:

  • Manutenção do site: os recursos do site podem ganhar manutenção? A empresa estará disponível para te atender em um momento de falha imprevista? As respostas precisam ser positivas.
  • Segurança: a desenvolvedora consegue garantir todos os certificados de segurança e requisitos para proteger as informações e dados dos seus clientes? Essa informação é ainda mais importante quando o intuito é elaborar uma loja virtual.
  • Reputação: antes de fechar um contrato, veja o que clientes mais antigos estão falando sobre esse desenvolvedor web, se vale a pena contratar e quais são as vantagens ou desafios.

Com esses tópicos respondidos e assegurados, fica bem mais difícil cair em possíveis golpes ou ainda contratar uma desenvolvedora ainda sem muita experiência.

Vantagens de se contratar um desenvolvedor web para criar seu site

Além de ser uma necessidade para a empresa continuar sobrevivendo ao mundo digital, contar com um site profissional bem desenvolvido também é um grande diferencial competitivo.

E isso para todos os segmentos e tamanhos de empresas, como escolas, academias, escritórios de advocacia e contabilidade, consultórios, prestadores de serviços e autônomos, e muitos outros.

Veja quais são os benefícios do desenvolvimento web profissional a longo prazo.

Visibilidade


Utilizando as principais técnicas de SEO que demonstramos no artigo, o site da sua empresa pode aparecer para centenas de milhares de pessoas em uma pesquisa rápida e simplificada no Google.

Dados divulgados em março deste ano mostram que a busca por produtos na internet cresceu cerca de 811% somente nos primeiros meses, provando que a exposição da marca no ambiente online é bastante significativa para os retornos. Isso significa que, a longo prazo, a conversão de clientes tem um aumento significativo.

Autoridade e credibilidade

Seja você representante de uma empresa ou um profissional liberal que precisa vender seus serviços para um número maior de pessoas, a construção de uma autoridade faz toda a diferença no número de clientes e também no faturamento.

Um bom site profissional é a estratégia mais adequada para conseguir autoridade e credibilidade com o seu trabalho a longo prazo e atingindo pessoas além do público que já foi conquistado e segue suas postagens.

Segundo o E-commerce Brasil, 97% dos internautas buscam informações e realizam pesquisas antes de decidir comprar um produto. Com um site profissional visível e passando credibilidade, esse usuário pode decidir pelo o que você tem a oferecer muito mais rápido.

Além disso, o website serve como um cartão de visitas. O isolamento social e a impossibilidade de comparecer em muitos eventos de maneira presencial faz com que a identidade visual tenha um maior destaque dentro da sua área.
Portanto, a divulgação da página serve tanto para pessoas encontrarem seus serviços e produtos, como também facilita o envio de indicação para outros públicos que possam vir a ser semelhantes.

Melhorias no atendimento ao cliente

Ao contar com um desenvolvimento de website, você pode aproveitar para adicionar todos os canais de comunicação que o cliente tem acesso. Ele pode ser:

  • Formulário de contato via e-mail;
  • Botão para atendimento via WhatsApp;
  • Canais de autoatendimento;
  • Direcionamento para redes sociais.

Seja qual for sua estratégia, através do rápido contato exposto no site, seu cliente consegue contato mais rápido para tirar uma dúvida, realizar uma reclamação ou até realizar sugestões e elogios. Tudo isso conta para melhorar a experiência do cliente, uma das grandes conquistas atuais de uma empresa.

Negócio visível 24h por dia


Mesmo que a sua empresa não tenha equipes para trabalhar em horários fora do comercial e em fins de semana, isso não é um problema para a visibilidade do negócio na internet.

Com um site profissional, seus futuros clientes podem encontrar suas informações em pesquisas realizadas até mesmo de madrugada. Seus artigos e demais dados expostos na página podem ajudar alguém a resolver um problema com maior rapidez durante a madrugada ou o fim de semana.

Essa possibilidade também faz com que você conquiste mais seguidores e talvez até contratem seus serviços em um futuro bastante próximo. Além disso, para quem possui loja virtual, os pedidos continuam ativos para serem vendidos, o que pode dobrar as chances de faturamento no mês, especialmente aqueles com datas comemorativas importantes.

Confira as melhores empresas para desenvolvimento de website

Algumas empresas oferecem tanto valor em seus produtos que acabam ganhando maior visibilidade no mercado. Confira a seguir o TOP 10 melhores desenvolvedores!

9. Agência Colors

8. Agência WT

7. Studio Sites BH

6. Digital Pixel

5. iZap

4. Innovio

3. Galax Imob

2. Galax Commerce

1. Construsite Brasil

Para conferir mais detalhes sobre o que as empresas oferecem e suas particularidades, veja o nosso conteúdo: Melhores empresas para desenvolvimento de website

Todos os benefícios que listamos só são conquistados através de uma empresa com seriedade, competência e grande experiência com websites, marketing digital e ferramentas para criação de sites.

Para isso, a melhor opção é contar com os serviços da Construsite Brasil.

Há mais de 10 anos líder no mercado, a empresa, com sede em Belo Horizonte, atende todo o território nacional e já soma mais de 2 mil projetos finalizados com grande sucesso e satisfação dos clientes.

Ao contratar a Construsite Brasil, você tem acesso:

  • Excelente otimização do site;
  • Hospedagem;
  • Certificado de segurança;
  • Formas de pagamento integradas;
  • Responsividade;
  • Layout personalizado e único;
  • Gestor de conteúdo ilimitado;
  • Suporte;
  • Consultoria para aprender a administrar o site.

Todos esses benefícios extras estão inclusos em um preço bastante competitivo do mercado e cumprindo um prazo de entrega com rapidez e total segurança. Preencha nosso formulário de contato para que um de nossos especialistas possa conversar com você e entender melhor suas necessidades.

Receba o contato de um especialista

Autor:

Lays Xavier | Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada.
Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.
Outros posts feitos por Lays Xavier

Comentários: