Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site Entenda o processo de desenvolvimento de website

Entenda o processo de desenvolvimento de website

Afinal, como é o processo de criação de um site profissional? Confira neste artigo tudo que envolve este processo!

| Atualizado em
por Time Construsite

Afinal, como é o processo de criação de site profissional? Basicamente, ele é complexo. O desenvolvimento de website envolve aspectos importantes não só para criação, mas também para otimização, fazendo seu site ranquear melhor nas pesquisas.

Além disso, o desenvolvimento de sites profissionais, que não é feito por criadores de site, envolve muitos profissionais: designers, programadores, especialistas em SEO, criadores de conteúdo e muito mais.

E como tudo isso ocorre em empresas de desenvolvimento web? Prossiga com a leitura do artigo e veja como é a criação e desenvolvimento de websites!

Desenvolvimento de website: como surge um site profissional?

Empresas de desenvolvimento web costumam atuar de maneira precisa no desenvolvimento de site: são cronológicos e pensam nas etapas como parte de um todo.”

Antes de tudo, o desenvolvimento de sites profissionais requer planejamento. Isso não é necessário apenas para tudo ocorrer corretamente, mas também para lidar mais facilmente com problemas e manutenções.

Por isso que tudo começa pelo contato com o cliente e montagem do briefing!

1. Briefing + Contrato

Antes de tudo, há a comunicação entre as empresas de desenvolvimento web e cliente, de forma a definir pontos importantes como: finalidade do site, público-alvo, concorrentes, etc.

Com todas essas informações, é possível montar uma proposta e então partir para o briefing. Nesse formulário, estarão informações relevantes para criação do site, que serão utilizadas nas etapas a seguir.

Por fim, é idealizado o contrato para o serviço!

2. Criação de conteúdo: identidade visual

Após o contrato, se inicia o trabalho técnico, que começa pela criação de conteúdo que vai compor o seu site. O primeiro é a identidade visual, que será utilizada na criação de layout (outra etapa crucial). Uma identidade visual é composta de:

  • Logotipo, em diferentes versões, junto das regras de aplicação do mesmo;
  • Paleta de cores utilizada pela marca;
  • Tipografia, que oferecerá um padrão para os textos.

É importante que todos esses aspectos estejam de acordo com os padrões modernos de design!

3. Criação de conteúdo: texto

No desenvolvimento de sites profissionais, o texto é o principal elemento para captar a atenção do público e gerar engajamento com sua empresa. Por isso que é importante aplicar duas coisas nele:

  • Pesquisa de mercado, de forma a encontrar o público-alvo para quem esse texto será desenvolvido;
  • SEO, que se trata de um conjunto de otimizações para seu site, de forma a ele atender aos fatores de ranqueamento do Google. Com isso, você se posiciona melhor entre os resultados de busca.

O principal objetivo do texto é esclarecer dúvidas pontuais do cliente de maneira envolvente. Com isso, é possível torná-lo futuramente em cliente.

Texto Bruto

O texto bruto se trata de um texto base para a equipe de criadores de conteúdo, praticamente um briefing descritivo sobre sua empresa e produtos/serviços. Ele deve ser fornecido por sua empresa.

4. Criação de conteúdo: imagens

Por fim, o site precisa de imagens profissionais, fotografias exclusivas e/ou vídeos. Esse conteúdo visual deve estar relacionado com sua empresa e produto/serviço e pode ser obtido em bancos de imagens profissionais.

5. Design do site (layout)

Nessa etapa, é criado o wireframe, que se trata de uma “maquete virtual” que desenha onde será colocada cada imagem, texto e botão. Dessa forma, o design do site aqui combina a identidade visual com todo o conteúdo criado.

Após isso, é momento de tornar tudo funcional.

6. Programação web

Após o design do site, começa a codificação das funcionalidades definidas anteriormente. Essa programação torna tudo em códigos interpretáveis pelos navegadores, sendo isso possível por duas linguagens: HTML e CSS.

Na criação de site profissional, a programação web cria uma estrutura funcional para o site, onde será inserido todo o conteúdo.

7. Testes

Após aplicação do CSS e HTML, é criada a dinâmica do site. Para isso, são inseridos sistemas, plugins e outras funcionalidades que permitam a criação da primeira versão oficial do site.

São realizados vários testes gerais e específicos nessa primeira versão. Se for aprovado pelo desenvolvedor, é criado um link temporário para o cliente. Se for aprovado por ele, é possível passar para a etapa de publicação.

8. Publicação

Com tudo aprovado, é momento da publicação do site. Na criação de site profissional, dois elementos são conversados entre cliente e desenvolvedor:

  • Domínio do site, que é o endereço virtual que vem após o “www”. O domínio do site deve ser curto e facilmente relacionado com sua empresa. Por fim, deve ainda não existir;
  • Hospedagem de site, que é o espaço onde serão alocados os dados do seu site.

Definidos esses dois, pode ser feita a publicação final do seu site profissional.

9. Manutenção

Após a criação e desenvolvimento de websites, é sempre importante existir a manutenção deles. É uma atividade periódica feita para garantir que tudo esteja funcionado e que está totalmente atualizado.

Por essa razão é necessário estar em contato com uma empresa que tenha desenvolvedores interessados e dedicados a todos os processos.

Que empresa é capaz de realizar a criação e desenvolvimento de websites?

A Construsite Brasil é capaz de realizar tudo isso e muito mais! Nós desenvolvemos um projeto personalizado para seu site, seguindo tudo que for acordado entre as partes. Junto disso, garantimos um prazo ágil para entrega dele.

No entanto, não entregamos apenas a criação e desenvolvimento de websites, também entregamos:

Tudo isso com um dos preços mais acessíveis do mercado!

Um site profissional só é possível através da criação personalizada por um desenvolvedor de website. Através de todas as etapas citadas aqui, é possível criar um site personalizado, funcional e com sua identidade visual exclusiva.

No fim, desenvolvimento de website é sobre isso: criar algo único para o cliente. Com a Construsite Brasil, você pode ter isso e muito mais incluso em dois pacotes diferenciados. Preencha o formulário abaixo para receber o contato de um de nossos especialistas!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: