Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site Desenvolvimento de website para escolas: o que não pode faltar?

Desenvolvimento de website para escolas: o que não pode faltar?

A Construsite Brasil tem a experiência para desenvolver um projeto totalmente focado no marketing educacional. Confira neste artigo!

| Atualizado em
por Time Construsite

A internet é parte da rotina, seja no meio pessoal ou profissional. Escolas e centros de ensino devem se adaptar a isso e adotar um site educacional. Contudo, o que é feito no desenvolvimento de website para escolas?

As escolas funcionam de uma maneira diferente das empresas e projetos pessoais. Elas apresentam características e informações específicas, o que acaba exigindo a criação de um site mais específico.

A Construsite Brasil tem a experiência para desenvolver um projeto totalmente focado no marketing educacional. Contudo, o que você pode esperar ao criar um site para escola? Prossiga com a leitura e entenda mais sobre!

Uma instituição de ensino realmente precisa criar um site para a escola?

A educação não tem preço. Sua falta tem custo.” (Antônio Gomes Lacerda)

Por que ter um site da escola, se você pode ter apenas um perfil nas redes sociais? Primeiramente, há um motivo lógico para isso: redes sociais são pensadas para relacionamentos, sites são a apresentação institucional.

O site da escola é um espaço apenas dela, com seus diferenciais, resultados e serviços prestados aos alunos e pais. Todas as informações da instituição de ensino são organizadas nesse endereço de maneira linear e estratégica.

Segundo, o site cumpre um papel maior no marketing educacional. Ele é capaz de aumentar o alcance da sua marca e de suas postagens nos resultados de busca e de firmar sua identidade visual.

Por fim, o site educacional carrega um papel extremamente funcional: traz o portal do aluno, onde é possível acompanhar as notas, as aulas e os materiais de estudo.

Contudo, para servir a esses papéis, o site institucional precisa apresentar alguns elementos.

O que não pode faltar no desenvolvimento de website para escolas?

Criar um site para a escola é investir numa tecnologia que trará retorno no curto e no longo prazo. O site institucional é um espaço para interação na comunidade escolar, tendo um propósito funcional e também de marketing educacional.

Mas o que o desenvolvimento de website precisa oferecer para você ter um site completo?

É necessário que apresente a proposta pedagógica no site

A proposta pedagógica da escola se trata de sua identidade, pois nela contém as diretrizes básicas dos educadores e da comunidade escolar. Nesse documento, se encontra o alinhamento da escola às demandas sociais.

Dessa forma, é um texto essencial para um site institucional escolar. Através de um projeto pedagógico visível no site, você se torna mais capaz de atrair pais que se identifiquem com seu alinhamento.

Permita que os pais e alunos conheçam a equipe pedagógica

O desenvolvedor de site deve elaborar uma página específica para apresentação dos pedagogos e dos professores. Isso não serve apenas para os pais conhecerem os responsáveis pelos seus filhos – é também marketing educacional.

Afinal, por meio do currículo dos pedagogos e professores, você constrói a credibilidade digital da escola.

Exiba o que a escola tem a oferecer para os pais e alunos

O desenvolvedor de site também deve ser uma vitrine para o que a escola tem a oferecer. Estamos falando de:

  • Cursos oferecidos, com nome dos professores, materiais e livros utilizados, carga horária e possíveis custos extras;
  • Projetos extracurriculares e atividades interdisciplinares, como torneios esportivos, festas folclóricas, feiras e datas comemorativas.

Essa vitrine deve ser elaborada de uma maneira que capte a atenção do usuário. Por isso, é interessante que utilize imagens e vídeos de demonstração!

Dê mais informações sobre a infraestrutura oferecida pela escola

Na criação do site, deve existir uma página com mais informações sobre a infraestrutura oferecida para os alunos. Diferentes recursos podem ser utilizados para apresentar as salas, como fotos, vídeos e até mesmo animações em 3D.

Disponibilize todas as formas de contato possíveis no seu site

O desenvolvimento de sites profissionais sempre garante mais de uma forma para contato aos usuários. Essas formas são disponibilizadas no final da página principal ou numa página específica para contato.

E quais são elas?

  • Endereço para visitas;
  • E-mail e telefone para contato direto;
  • WhatsApp e outras redes sociais onde a escola tem perfil (todas são integradas ao site);
  • Formulário para contato, onde o aluno ou o pai, pode solicitar mais informações ou trazer reclamações.

Tenha um blog disponível para a criação de conteúdo

A criação de site profissional é pautada na geração de resultados, tendo um foco maior no marketing. A criação de conteúdo é uma forma de marketing, pois produz conteúdo relevante que capta novos usuários.

Com a presença de um blog, você se torna capaz de atrair novos usuários, que podem vir a se tornar possíveis alunos. Além de discorrer melhor sobre temas e atividades do universo escolar.

Garanta um portal do aluno para as atividades da escola

Por fim, o desenvolvimento de sites profissionais garante o principal para um site escolar: o portal do aluno. Através desse portal, família, alunos, professores e escola ficam conectados um ao outro.

Através dele, é possível:

  • Trazer informações sobre os professores, eventos comemorativos, presença de palestrantes e outras personalidades na escola, alteração de horário, entre outras coisas;
  • Informar o aluno sobre o lançamento de notas;
  • Acompanhar o conteúdo novo de cada aula;
  • Realizar o download de materiais complementares ao estudo.

Por meio desse portal, a sua gestão escolar se torna mais descomplicada!

E quem garante todos esses recursos no desenvolvimento de sites profissionais?

A Construsite Brasil é a resposta! Nós temos experiência com a criação de sites para diferentes segmentos, incluindo o da educação. Entendemos que cada área tem a sua própria demanda e proporcionamos projetos personalizados.

Com isso, cumprimos com tudo que foi falado aqui e ainda garantimos:

E nós não paramos por aí no desenvolvimento de website para escolas. Preencha o formulário abaixo e nós entraremos em contato para explicar o que podemos fazer pela sua instituição de ensino!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: