Solicitação de Orçamento

Blog

Blog Marketing / Mídias Sociais Saiba a importância de criar engajamento nas redes sociais

Saiba a importância de criar engajamento nas redes sociais

Conheça a fundo o termo engajamento e saiba o porque é preciso colocá-lo em prática para ter sucesso nos canais digitais!

por Lays Xavier

Você já reparou que são produzidos cada vez mais conteúdos? Notícias que ficariam nas primeiras páginas de jornais e se tornariam reportagens nas redes de TV, agora podem ser resumidos em 240 caracteres e, alcançar o mundo com uma velocidade ímpar nas redes sociais?

A todo tempo as publicações se tornam novidades e obsoletas, de forma que mal conseguimos acompanhar.

Em questão de segundos perspectivas mudam e os assuntos abordados são regidos por pontos que nem mesmo você acredita.

No mundo da internet, as informações surgem e se tornam ultrapassadas em grande velocidade. Sendo assim, como a sua empresa se tornará fixa na mente de alguém? Como o seu negócio será lembrado e acessado?

Para facilitar essas questões e se fixar na mente do consumidor, é necessário engajar os usuários. Mas afinal, o que é engajamento?

Continue a leitura e descubra!

O que é engajamento?

O engajamento é a representação da proximidade entre em duas partes, e neste caso, consideremos uma parte a sua empresa e do outro lado, os consumidores.

A interação deve acontecer de forma natural nos canais digitais. Os usuários devem buscar pela empresa, se interessarem pelos seus ideais, realizarem perguntas, curtir publicações, realizar elogios, entre outras ações.

Saiba%20a%20importncia%20de%20criar%20en

Quanto mais engajados forem os usuários com o conteúdo que a sua empresa disponibiliza, mais ela estará fixa na mente deles e terá resultados.

Qual a importância de entender o engajamento?

O engajamento, faz com que as pessoas te promovam de forma espontânea. As divulgações forçadas podem desanimar o consumidor. Quando no entanto, ela é realizada pelos próprios usuários que estão satisfeitos com a empresa, a comunicação fica mais convincente.

Além disso, o engajamento mostra se as ações de divulgação da sua empresa, o relacionamento com o cliente e o atendimento ao usuário estão agradando.

O engajamento só funciona com empresas que estão dispostas a oferecer as melhores experiências para os usuários. Através dele, terá como medir o nível de satisfação do usuário com as soluções oferecidas pela sua empresa.

É uma ótima forma de criar relacionamento e se promover, porém, o engajamento não surge muito rapidamente. Será necessário que a empresa se empenhe para conquistá-lo.

Continue a leitura e veja como criar engajamento!

Saiba%20a%20importncia%20de%20criar%20en

Como criar engajamento?

Ficou claro o quanto é importante criar engajamento? Sabendo disso, que tal se tornar referência e criar um relacionamento mais próximo com os seus consumidores?

Veja a seguir quais são as perguntas que sempre devem ser feitas quando se trata de engajamento!

Para quem você fala?

O primeiro passo para a proximidade em relacionamentos, é saber com quem você se relaciona. Em outras palavras, saiba com quem você está falando.

Pesquise quem são os usuários com quem você se relaciona e colete a maior quantidade de informações sobre eles. A partir destes dados, será mais simples atingir as suas preferências e expectativas, podendo oferecer o que eles buscam em seus conteúdos.

O conhecimento a respeito do seu público, facilitará o contato e, como consequência, estreitará os laços criados.

Como está a interação com o público?

Engajamento está diretamente ligado a interação. A sua empresa deve estar em diferentes canais de comunicação conversando com os usuários que estão interessados em seu negócio.

A diversificação dos canais de comunicação permitirá ao usuário interagir através da rede em que ele se sentir mais familiarizado, seguindo o processo de forma natural.

Outro fator importante, é responder ao usuário, desde os elogios, às críticas, agindo de forma descontraída e transparente, criando conteúdos que também os convidem a falar.

Caso o usuário não receba respostas ou perceba que a empresa não dá atenção aos seus comentários, ele poderá ficar desanimado e desistir de comentar. O relacionamento ficará quebrado.

Como está o retorno das suas ações?

Caso você não saiba se as ações realizadas estão ou não engajando, é certo que será difícil mensurar o que trouxe mais resultados e os pontos as serem melhorados.

Fazer leituras superficiais pode prejudicar a sua ação de engajamento, já que oscilações e quedas não são perceptíveis quando se olha apenas um número final.

Para não perder recursos, investindo em uma estratégia que não trará resultados, acompanhe sempre o retorno que está sendo gerado e readéque a estratégia quando necessário. Não deixe de acessar as métricas e informações dos seus canais digitais periodicamente, olhando além do superficial.

As redes sociais estão em dia?

Fortalecer a sua presença nas redes sociais é fundamental, até porque é provavelmente o local onde você encontrará mais usuários engajados com a sua empresa.

Segundo um estudo da GlobalWebIndex, empresa especializada em pesquisa de mercado, os brasileiros passam mais de 3 horas por dia nas plataformas.

Estar ausente nestes canais é o mesmo que ignorar as melhores oportunidades de engajamento para a sua empresa. As redes sociais proporcionam a aproximação com os consumidores.

Produza conteúdos interessantes e direcionados para o seu público nas redes sociais, assim ele estará motivado a se engajar com sua empresa. Como já dito, o processo fluirá naturalmente.

Crie estratégias para que o engajamento aumente, mas não force o usuário a tomar atitudes, criando barreiras para que ele possa interagir com a sua empresa.

Contrate os serviços de Marketing Digital de uma empresa especializada, assim você produzirá conteúdos de qualidade e interessante o suficiente para que o seu público acompanhe e interaja.

Fale com um especialista e saiba mais!

Receba o contato de um especialista

Conheça também sobre engajamento e saiba sobre as principais métricas que podem ser avaliadas na segunda parte deste post que está sendo produzido.

Enquanto você espera, que tal baixar um e-book gratuito para descobrir como alcançar as primeiras posições do Google?

Autor:

Lays Xavier | Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada.
Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.
Outros posts feitos por Lays Xavier

Comentários:

Orçamento por WhatsApp