Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Mídias Sociais As redes sociais e sua importância estratégica para a empresa

As redes sociais e sua importância estratégica para a empresa

Veja a importância estratégica das redes sociais para sua empresa e como utilizá-las a seu favor!

| Atualizado em
por Time Construsite

As redes sociais podem trazer inovação e novos moldes de serviços para as companhias. Unindo a linguagem informal, conteúdo multimídia e interação social, elas podem se tornar uma poderosa ferramenta de comunicação e publicidade.

Se bem estruturado, esse canal possibilita ao público: conhecer, relacionar-se e fazer negócios com a marca.

881.jpg

Muitas empresas, no entanto, possuem uma visão equivocada sobre as redes sociais, o que acaba gerando resultados frustrantes. Uma pesquisa realizada pela Telestra revelou que 24% das pequenas empresas que realizaram algum investimento em redes sociais, não obtiveram um resultado positivo.

Um outro estudo criado pelo Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado (Ibramerc) mostrou que 37% de empresas não melhoraram suas vendas após ingressarem no canal.

Em grande parte dos casos, esse resultado negativo, se dá já que a empresa não compreende a linguagem do público ou como ela deve se posicionar no ambiente digital.

Além disso, muitas não sabem como utilizar as redes sociais como uma estratégia corporativa.

Os empreendedores pulam a parte de análise e pesquisa e começam já na inserção e geração de conteúdo. Um erro básico, que pode gerar problemas graves para a marca, principalmente, envolvendo a sua imagem.

A posição editorial nas redes sociais deve ser alinhada com os objetivos, visão e missão da empresa. Recomenda-se a consultoria de um profissional de comunicação nessa etapa para ajudar com o planejamento de marketing digital. Ele saberá te informar em quais redes a companhia deverá estar inserida, a melhor forma de atuação e como mensurar o seu resultado.

auto%20confiana.gif

Um outro aspecto importante que deve ser considerado é que, como toda estratégia, a inserção nas redes sociais demanda um plano de ações com metas alinhadas a uma gestão bem estruturada. Caso contrário, será uma perda de investimento e tempo da empresa.

As redes sociais mais utilizadas pelos usuários são o Facebook, o Twitter, o Instagram e o LinkedIn. Cada uma possui suas particularidades, conforme veremos a seguir:

  • Facebook: essa rede social é para o compartilhamento de textos mais extensos e imagens. Aqui não é necessário que você tenha sempre uma imagem para acompanhar um texto.
    Nessa rede social os usuários costumam expressar as suas opiniões. A rede é bem completa com um público bem variado.
    As empresas podem aproveitar para expor as seus ideais e valores afim de que o usuário fale suas opiniões sobre o posicionamento adotado.
  • Twitter: rapidez e atualidades poderiam ser as palavras para definir esta rede social. Com um limite máximo de 240 caracteres, o Twitter é usado para dar informações e fazer divulgações rápidas.
    A abordagem usada pelas empresas nessa rede social deve ser mais dinâmica. Como tem muita coisa acontecendo o tempo todo, conteúdos monótonos não chamam atenção.
    O público dessa rede social possui uma linguagem mais descontraída de caráter mais crítico e cômico.
  • Instagram: o conteúdo valorizado nessa rede social é o imagético. Quanto melhor produzida e arquitetada é uma imagem, maior é a chance de que o usuário se interesse.
    O grande destaque na rede são as imagens de boa qualidade.
    As empresas que desejam usar o Instagram devem estar cientes que o engajamento do seu público virá através de conteúdos bem produzidos e interessantes.
  • LinkedIn: essa rede social tem um cunho mais sério e o seu público está mais focado em alcançar objetivos profissionais. As empresas devem pensar bastante em qual tipo de conteúdo será postado, já que os usuários estão mais interessados em artigos e dicas para se posicionar da melhor forma no mercado.

Foque também no marketing. Esse canal é uma ferramenta ótima para impulsionar o marketing de conteúdo e trazer benefícios como fortalecimento de marca, fidelização de clientes e aumento na taxa de conversão. Saiba um pouco mais em nosso artigo sobre Conteúdo e Marketing.

Outro fator importante para ser usado estrategicamente é o monitoramento. Monitore antes de entrar nas redes sociais, durante e depois. Você poderá ter insights sobre seu negócio, verificar problemas e ter novas ideias a partir das discussões e interações que surgirem.

Tendo tudo bem estruturado e planejado, as redes sociais podem ser uma ótima alternativa para sua empresa começar a inovar e gerar novas tendências. teeth_smile.png

Agora que você já tem uma ideia de qual é a importância estratégica das redes sociais para a sua empresa, que tal descobrir como criar um site vendedor em apenas 10 passo?

Baixe gratuitamente o nosso infográfico e confira!


Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: