Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Empreendedorismo Importância de desenvolver com código limpo

Importância de desenvolver com código limpo

Entenda a importância de criar um site com um código limpo!

| Atualizado em
por Time Construsite

Quando falamos em criação de sites, muitas vezes vemos sites repletos de "gambiarras" e amadorismos no código fonte. Quantas vezes os programadores e designers se sentem como faxineiras que estão trabalhando para limpar as "bagunças" feitas por outros, ao invés, de fato, criarem um site que se orgulhem.

importanciadesenvolvercodigolimpo.png

Mas, que atire a primeira pedra o programador que nunca fez um código sujo e cheio de gambiarras, não é mesmo? A verdade é que pelos arquivos de código-fonte de um designer e programador, já dá pra saber muita coisa sobre ele.

Assim, adicionar elementos e fazer correções em um projeto mal feito, trazem muito mais dores de cabeça, aumentam o tempo de implementação do projeto e, é claro, mais dinheiro sendo gasto.

E aí vem a pergunta: "Por que devemos nos preocupar em criar sites com códigos limpos e claros?".

Mesmo que pensamos que isso não faz diferença, vale lembrar que um código limpo, pode melhorar o tempo de carregamento do site e também ter benefícios para o SEO. Por isso, no post de hoje, vamos tentar esclarecer essa dúvida e mostrar que o código limpo é uma obrigação e não uma opção.

Vantagens de manter o código limpo

Menor ocorrência de bugs

importanciadedesenvolvercomcodigolimpo(1

Se há menos códigos, você tem menos chance de criar algum bug estranho. Além disso, vai ser mais fácil encontrar e corrigir todos os erros que possam surgir.

Adicionar mais código como uma muleta, pode parecer uma boa ideia para o desenvolvedor inexperiente, mas pode causar um pesadelo, deixando-o confuso e fazendo com que a equipe perca tempo a longo prazo.

Facilite a edição

Começando com um código limpo, será mais fácil para você ou outros desenvolvedores, entrar e editar mais tarde. Com menos código, ficará mais claro o que o código está fazendo e onde é necessário fazer as alterações.

Carregamento mais rápido

Isso pode parecer irrelevante, mas quando você pensa sobre como os planos de hospedagem podem ser grandes e baratos, e como as conexões de internet da maioria das pessoas estão ainda mais rápidas, mais o tempo de carregamento será importante.

importanciadedesenvolvercomcodigolimpo.g

A principal razão, hoje em dia, não é para poupar largura de banda (embora ainda seja de importância para locais de tráfego intenso) ou para ser atencioso com as pessoas com internet mais lenta, mas a melhor classificação nos resultados do Google. O tempo de carregamento da página é tido em conta para o algoritmo de classificação, de modo a manter os hábitos de codificação limpa para salvar bytes preciosos.

Mostre Profissionalismo

Código sujo pode mostrar  falta de formação por parte do desenvolvedor, ou talvez uma falta de respeito com o trabalho de codificação. Portanto, fazer uma codificação limpa é a maneira de mostrar o domínio de suas habilidades e ser um profissional responsável.

Economia de tempo e dinheiro

Se você é um desenvolvedor, manter os hábitos de codificação limpas podem fazer com que o processo se torne bastante eficiente. Assim, você está economizando seu próprio tempo, que pode ser usado de maneiras melhores.

Talvez você não seja um desenvolvedor web, mas alguém que está a procura de um. Preocupar com hábitos de codificação limpa também é importante, pelas razões expostas acima.

O hábito de codificação limpa, também pode levar a menos desperdício de tempo em projetos, que se traduz em menos dinheiro desperdiçado e menos dores de cabeça.

Além disso, atente para os seguintes detalhes:

  • Verifique se as tags foram fechadas;
  • Atente para os padrões da W3C ao desenvolver o seu site;
  • Tabela?! Não mais;
  • Use as propriedades do CSS, elas estão aí para melhorar o seu site;
  • Não salve seu arquivo com nomes que não são informativos, como por exemplo, GAHgaksjhsuyr.psd e etc.
  • Pense no SEO em cada passo da criação e não se perca na usabilidade. A experiência do usuário é muito importante.

E lembre-se que a prática leva à perfeição! É melhor manter seu código limpo, vai lhe poupar tempo e dinheiro.

Pensando em te ajudar, a Construsite Brasil desenhou um infográfico com um passo a passo, basta seguir para criar um site realmente vendedor, clique e veja!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: