Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Casos de Sucesso / Marketing SEO: 7 fatores de rankeamento fundamentais para o seu site

SEO: 7 fatores de rankeamento fundamentais para o seu site

Você está querendo otimizar o seu site e não sabe por onde começar? Confira 7 dicas primordiais para seguir corretamente o caminho da otimização!

| Atualizado em
por Time Construsite

Muitas empresas que estão no ambiente online com o passar do tempo, perceberam que os gostos dos usuários na internet estão se alterando, assim como suas prioridades ao procurarem por produtos e serviços.

Oferecer produtos ou serviços de qualidade já não são o suficiente para atrair a atenção dos usuários e ser citado como diferencial. Para se destacar no mercado, é necessário oferecer experiências que tornem a aquisição das soluções de sua empresa marcantes e que cative o consumidor para possíveis compras futuras.

O Google acompanhou essas mudanças no comportamento do usuário em relação a como ele interage com as empresas no ambiente virtual e com a intenção de melhorar a experiência em sua rede de pesquisa, o buscador prioriza a exibição de conteúdos relevantes, de qualidade, confiáveis e atrativos.

rIm2JRdl1tU0ifF1MZkxivhV243d9_ZkSt7z8h1R


Por valorizar a experiência do usuário, o Google possui algoritmos destinados a verificar e filtrar as páginas que são exibidas em seu buscador, analisando características preestabelecidas que determinam o conteúdo como positivo ou negativo.

Após essa filtragem, o buscador apresenta nas primeiras posições de sua página, os conteúdos relacionados as buscas que ele considere mais confiável e relevante para os usuários.

Observando alguns critérios avaliados pelo Google, foram desenvolvidas estratégias de otimização para as empresas no ambiente online visando melhorar o posicionamento nas páginas do buscador.

É o que conhecemos por SEO (Search Engine Optimization), que são otimizações feitas no conteúdo de páginas online para que se tenha mais visibilidade nas pesquisas do Google.

Continue com a gente para aprender 7 dicas para o bom posicionamento de sua empresa no Google!

qgjiEAoXgmSWE0FjziELao0lBpS8P5R32Oi3hHjW

O uso de uma estratégia de SEO bem aplicada, pode ser considerada até mesmo um diferencial competitivo, já que o seu site ou loja virtual, irá aparecer a frente de seus concorrentes. Essa visibilidade aumentará a demanda de clientes e potenciais clientes de sua empresa.

O Google conta com a análise de mais de 200 critérios de rankeamento diferentes, e apenas alguns são divulgados. Mas não se preocupe, pois algumas exigências são bastante conhecidas entre os profissionais de marketing.

A Construsite Brasil elaborou este post com o intuito de contar para você quais são os critérios mais conhecidos para posicionar o seu site.

1. Conteúdo útil e relevante

Colocamos este critério em primeiro lugar, pois esse fator deve ser uma prioridade no desenvolvimento de estratégias de SEO. A produção de conteúdo relevante possui grande peso para o Google como fator de rankeamento.

Por essa razão, não basta produzir muito conteúdo que não possua relevância para o usuário que acesse o seu site ou loja. É necessário ter o compromisso de entregar informações úteis e que atendam ao que o usuário está buscando.

O conteúdo serve também para convencer o usuário a permanecer no site, se interessando assim pelas soluções oferecidas por sua empresa. Deve ser observado como uma dica muito importante, que os conteúdos publicados não sejam cópias de conteúdos já existentes em outras páginas. O Google penaliza conteúdos duplicados.

Saiba tudo sobre como melhorar o conteúdo de seu site conferindo também os seguintes posts: Os benefícios de não possuir conteúdo duplicado, como criar conteúdo relevante e com personalidade.

2. Use TAGs de impacto direto

Saber aplicar o uso de TAGs de impacto direto, ou seja, utilizar uma hierarquia para as palavras do conteúdo oferecido é muito importante na criação de sites. Os estilos Title e H1 são fundamentais para o posicionamento da página.

É importante ressaltar que o uso dessas tags está diretamente relacionado a parte de programação do seu site, e é necessário conferir com a empresa responsável pelo desenvolvimento de seu site como é feita a configuração para que você possa otimizar sua página de uma maneira mais eficiente.

Tag Title

A Tag Title, ou título, deve conter a palavra-chave mais relevante para posicionar a sua empresa. É interessante que ela esteja mais à esquerda possível, pois facilitará a leitura do Google do que é mais importante para você, principalmente caso tenha mais de um termo.

É característica dessa TAG, apresentar no máximo 65 caracteres para ser dinâmica e não se tornar desinteressante para o usuário. Além disso, é preciso ter um objetivo. Quem quer focar em tudo, não será relevante em nada.

As palavras-chaves são os termos centrais de seu conteúdo, aqueles que descrevem os principais serviços oferecidos por sua empresa. Veja o exemplo a seguir:

Ao buscar os termos criação de sites bh, o Google irá identificar conteúdos relevantes e mostrá-lo ao usuário se isso for correspondente as palavras-chave e conteúdo do seu site.

Y3ST-PhYlXN2nJNWr-blGJlp8fV9LuVmYVJeX3sr

Neste caso, além de ter o termo da principal atividade da Construsite Brasil, temos ainda a referenciação da cidade. Essa é uma dica muito importante. A referenciação da região de principal atuação da sua empresa pode ajudá-lo de forma mais direcionada. Concorrer pela relevância de um termo de forma ampla nas pesquisas do Google pode retardar ainda mais o ganho de visibilidade da sua empresa. É preciso ter foco em suas estratégias!

É melhor ter 10% de algo do que 100% de nada! E isso, funciona muito bem quando relacionado ao Google!

Confira a seguir como é realizada a configuração da tag title em sites desenvolvidos pela Construsite Brasil:

Em primeiro lugar, é preciso acessar o nosso gestor de conteúdo exclusivo para o gerenciamento de sites, onde as alterações serão feitas: o Galax CMS:

cAoPgXtGyeTbR8HBrWHL-WKaG5wTaAo5xvgBUbra

Acesse as configurações do seu site para fazer a configuração da tag e deixá-la de acordo com o que a sua empresa oferece:

zZKB9fQxWz32WvXgsK9kyNQrHFeS5gDCX9bikot0

Headings Tags

As Heading Tags são recursos de programação utilizados para destacar títulos e subtítulos em uma página. O H1 é uma abreviação do termo em inglês, Header 1, e pode ser definido como cabeçalho 1, sendo o mais importante dos Headers.

A aplicação correta das palavras-chaves no H1 poderá definir o local em que sua página irá aparecer, já que esta TAG apresenta uma fonte maior e mais destaque na página. O Google utiliza o Title, a TAG H1 e os negritos em uma página para entender qual o assunto abordado naquele conteúdo. A palavra-chave deve estar presente no H1!

3. A arquitetura da informação

A ordem das demais tags também devem ser estruturadas. Não se preocupar com o destaque das informações em seu texto pode dificultar o entendimento do Google em relação ao que é oferecido pelo conteúdo disponibilizado.

A organização estrutural do texto também influencia na experiência do usuário, já que a estruturação facilita a navegação do usuário e o rankeamento das páginas ligadas ao site.

Seguir a ordem lógica de cabeçalho, corpo do texto e rodapé, além do uso de tags como H1 e H2, e fontes de destaque são cruciais para a interpretação correta do Google sobre o conteúdo de seu site ou loja virtual.

Os usuários ao acessarem um texto tendem a olhar os títulos e subtítulos para ter uma prévia sobre o tema que será abordado e conferir se os assunto corresponde a sua expectativa. Por isso, foi criado o termo escaneabilidade, que consiste no destaque e organização dos títulos para proporcionar ao usuário uma leitura mais fluída.

Aposte em tópicos e organize o seu conteúdo de maneira interessante e atrativa!

Assine nossa Newsletter e receba mais dicas para alavancar o seu negócio no universo online!

Cadastre-se e fique por dentro das últimas novidades sobre Casos de Sucesso, Marketing


4. Tempo de criação da página

O trabalho de SEO oferece retornos a médio e longo prazo, ou seja, uma página pode levar mais de um ano para ficar bem posicionada e isso deve estar claro para que você não ache que os esforços de otimização não estejam dando resultado.

O tempo de criação e disponibilidade da sua página na internet, também entram nos critérios de posicionamento do Google, pois é necessário toda uma análise por parte do buscador para definir aquela página como confiável e apuração de demais critérios.

É importante ter isso em mente, pois quanto antes as páginas forem disponibilizadas e otimizadas, mais rápido será exibido entre as primeiras posições. Por isso, não perca tempo deixando o seu site fora do ar.
 

o03LxD23COX6A0RsL6gwn5SBXd5kv3AxDu9_dZ_w


5. Backlinks

Fazer linkagens entre as páginas do seu site em parcerias com outros sites, blogs e portais, pode agregar valor ao que você escreve e determinar relevância e autoridade para o Google.

O Google possui uma métrica chamada autoridade de domínio, que avalia uma série de fatores como, por exemplo, o alcance de usuários que a página tem, reputação do site e a relevância de seu conteúdo.

Para ficar mais claro, se um site que possui grande reputação como o site Exame, faz uma linkagem para o seu site, o Google atribui uma maior confiabilidade a esse link do que a linkagem de um blog menor.

Fazer linkagens para uma outra página, que possua autoridade de domínio faz com que o Google interprete esse link como mais confiável, e atribua autoridade a sua página e para a outra que está recebendo o link.

Importante: As linkagens devem ser feitas de forma relevante, com conteúdos relacionados ao que o link propõe.

Algumas páginas como o Google, por exemplo, ao serem linkadas em textos, não atribuem domínio de autoridade para a página que está fazendo o link, pois o buscador bloqueia a autoridade que seria adquirida nesse caso. Muitas pessoas linkavam de modo aleatório conteúdos fornecidos pelo Google para adquirir autoridade e obter melhor posicionamento.

Percebendo essa movimentação de links irrelevantes para sites com grandes públicos, o buscador parou de atribuir autoridade para páginas que faziam links direcionando para os seus serviços. Então, nada de linkar sites de modo aleatório para melhorar o posicionamento, ok?

Esse tipo de ação gera penalidades por parte do Google, como o banimento da página do buscador por um tempo ou a queda no posicionamento. Sendo assim, o melhor a se fazer são links relevantes e honestos. Linkagens que irão somar para o seu público e da página direcionada.

Por isso, é recomendável que seja firmada parcerias com páginas que apresentem um trabalho de credibilidade, que possa envolver mais benefícios nessa relação e ambos irão ganhar!

6. Ter uma versão responsiva ou mobile do seu site

Para um bom posicionamento, é importantíssimo que o seu site ou sua loja virtual seja responsivo, ou seja, se adapte a diferentes telas sem perder a qualidade de exibição, como Smartphones, Tablets e Desktops.

O Google já declarou publicamente que usa como prioridade para o posicionamento se o site é responsivo ou mobile. Essa importância é dada pois o buscador entende que a experiência do usuário deve ser cada vez mais aprimorada, e sites que não estão aptos para outras telas deixam a desejar nesse quesito.

VK0OoUSY_MMALwW7eauuX7-gEv4xhBl3krOFV2_z

Se o seu site ou loja virtual não não está atualizado para essa tecnologia, é hora de virar o jogo com a Construsite Brasil!



7. Protocolo HTTPS

O Protocolo HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure), é a versão segura do Protocolo HTTP (Hyper Text Transfer Protocol). Estes são protocolos de comunicação entre sistemas de informação que permite a transferência de dados entre redes de computadores, principalmente na internet. São necessários meios seguros para efetuar transações que envolvem dados importantes de usuários de modo que fiquem protegidos.

 

rhvd-IWRg0SlJAlSxsYI8yiBpLh5dr_T5bKf7qx2

Exemplo de site que possui o Protocolo HTTPS.

 

O Protocolo HTTPS criptografa a sessão com um Certificado Digital chamado SSL (Secure Sockets Layer) utilizado pelos navegadores. Ou seja, para colocar em prática o Protocolo HTTPS é necessário adquirir um certificado SSL.

O Certificado SSL age em seu site criptografando todos os dados fornecidos pelos usuários e trocados com sua página.

O uso do certificado possui grande impacto nos resultados de busca. O Google visando a segurança do usuário enquanto navega na web, estipulou esse critério como incentivo para que as empresas proporcionem experiências seguras em seus ambientes online para os seus usuários. Se a sua página não é segura, você perde posicionamento!

Saiba mais sobre como funciona o Certificado SSL clicando aqui! E se sua página ainda não possui um, a Construsite Brasil oferece o serviço de instalação e manutenção de Certificado SSL!

Agora que você está ciente dos principais fatores de rankeamento não perca mais tempo.

Confira os posts: SEO e Pagerank o que são? e Como o SEO pode fazer a diferença? para otimizar o seu site e fazê-lo ser encontrado nas primeiras posições. Baixe nosso e-book para saber mais! 

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: