Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site Certificado SSL: gratuito ou pago?

Certificado SSL: gratuito ou pago?

Saiba o que é preciso para que o seu público se sinta seguro ao acessar o seu site!

| Atualizado em
por Time Construsite

Quando o assunto é segurança, os clientes e os buscadores são muito rígidos na análise feita dos sites, lojas virtuais e seus conteúdos disponibilizados para toda a internet.

A maioria das pessoas não conhece todos os buscadores existentes, portanto selecionamos os 5 mais utilizados no Brasil, segundo dados do ano de 2015. Confira:

Google Brasil: utilizado por 94,3% dos usuários;

Google: utilizado por 2% dos usuários;

Bing: utilizado por 1,7% dos usuários;

Yahoo! Brasil: utilizado por 1,1% dos usuários;

Ask: utilizado por 0,5% dos usuários;

Um dos mais criteriosos sites de busca é o famoso e queridinho de todos: o Google. Ele considera mais de 200 critérios que determinará em seu rankeamento gratuito em qual posição e em quais páginas, sites, lojas e blogs serão exibidos em sua plataforma. Quem mais se adequar aos seus requisitos, conseguirá marcar presença na tão desejada primeira página entre um universo gigantesco de conteúdo. Para quem não conseguir essa posição premiada, a opção mais rápida é apostar em campanhas de Links Patrocinados.

Desde o início de 2017 com a nova atualização do Google Chrome (o navegador mais utilizado pelos usuários), os sites que não possuem os Certificados SSL são sinalizados como não seguros para quem está acessando. Sendo assim, Certificados Digitais que garantem a sua segurança e de quem está navegando em seu site/loja virtual são imprescindíveis.

Então, entenda agora o que é o Certificado SSL e qual vale mais a pena: a opção gratuita ou paga.

O que é Certificado SSL?

O Certificado Digital SSL, ou em inglês, Security Sockets Layer é responsável por garantir a segurança de todos os seus dados e também dos dados dos seus clientes como nome completo, cpf, endereço, senhas de cartão e outros dados que normalmente devem ser protegidos para evitar o ataque de hackers, roubo de informações e possíveis dores de cabeça.

Você já deve ter observado ao entrar em alguns sites, na barra de pesquisa onde fica a URL, alguns sinais que mostram ao usuário que aquele site é seguro.

Quando o site possui o Certificado SSL você verá um símbolo de cadeado verde e em seguida a palavra "Seguro". Já quando o site não possui o certificado, você verá um símbolo como este e logo em seguida a palavra "Não seguro" ou "Perigoso". O símbolo de "Informações" também significa que o site não possui o certificado e pode não ser uma navegação segura.

EAKSU3JWZGX3c9eh3on2_Rb-tGBMhnr7O4_YvQ0_

Certificado SSL Gratuito

O Certificado SSL gratuito pode oferecer algumas vantagens - apenas por não ter nenhum custo para instalação - mas você perceberá as possíveis desvantagens ao longo do tempo. A segurança não é totalmente garantida e não são recomendáveis por apresentarem um nível de segurança mais baixo.

Vamos citar agora alguns aspectos da utilização de um Certificado SSL gratuito:

  • Não necessita de IP (ou Internet Protocol, é uma identificação de um dispositivo em uma rede local ou pública) dedicado - trabalha com IP compartilhado;
  • Não tem custo;
  • Não possui seguro: caso você sofra ataque de hackers ou perca dados;
  • Precisa ser renovado a cada 90 dias: pode ser automático mas tem chances de ocorrerem falhas;
  • Você mesmo realizará a instalação em seu site.

Certificado SSL Pago

Quando você contrata (compra) o certificado SSL, é garantido que seus dados e de seus clientes estarão totalmente seguros. Você não pode deixar que o ambiente online da sua empresa fique desprotegido.

Vamos citar agora alguns aspectos da contratação de um Certificado SSL pago:

  • Necessita de uma identificação de rede (IP);
  • O SSL precisa ser homologado por alguma empresa ou certificadora;
  • Possui seguro contra falhas de segurança no SSL;
  • A duração do certificado depende da política de contratação de cada empresa ou certificadora;
  • Você poderá ter mais opções de Certificado SSL que atenderá a necessidade da sua empresa e são mais completos quanto a validação da segurança. (Conheça aqui as opções disponíveis no mercado.)
  • A empresa que oferecerá o seu Certificado realiza a instalação e a manutenção para que não ocorra erros e o Certificado fique inativo.

É muito importante para o seu ambiente online que você faça uso do Certificado Digital SSL, pois com a falta dele, você pode acabar perdendo vendas e credibilidade, já que seu cliente irá visualizar que seu site não é seguro. E ninguém quer perder clientes, não é mesmo? Caso tenha se interessado e ainda não possua o seu, peça um orçamento!

Que tal impactar seus clientes com uma imagem profissional já na proposta comercial, então, pensando em te ajudar, a Construsite Brasil criou o Modelo editável de Proposta Comercial para sua empresa vender mais, baixe agora, é grátis!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: