Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Marketing SEO e Pagerank: o que são?

SEO e Pagerank: o que são?

Você já ouviu falar de Pagerank e SEO? Descubra como funcionam e qual sua relevância!

| Atualizado em
por Time Construsite

Proporcionar boas experiências aos usuários é cada vez mais almejado por prestadores de serviços, sistemas, páginas de buscadores, entre outros.

Pode-se dizer que comportamentos, sensações, emoções, percepções e vínculos que a pessoa cria ao experimentar um produto, sistema ou serviço cedido à ela é cada vez mais valorizado.

Com o intuito de melhorar na prestação dos serviços e experiência dos usuários, o Google possui a preocupação de oferecer conteúdos sempre relevantes, confiáveis e de qualidade.

O buscador possui programas especializados na filtragem e análise de páginas, que detectam características pré-definidas para que a avaliação do conteúdo seja positiva ou negativa.

Dessa forma é averiguado e, caso o buscador entenda como confiável, apresenta o conteúdo entre os primeiros lugares nas buscas sobre aquele assunto.

WML9wFtjTEiOCPeLzdf7hjx1zNKNkbzhsTMDHS-e

Confira a seguir alguns mecanismos utilizados pelo Google para atribuir confiança a sua página.

Pagerank

Pagerank é o nome dado ao algoritmo do Google que classifica sites e a relação entre eles através de links.

De modo geral, é a relação de uma página em relação a outras dentro da web ou seja, o sistema funciona calculando a relação através de links de uma página com outra, calculando sua relevância.

Como funciona?

O Pagerank teoricamente funciona de maneira simples. Existe um rank de 0 a 10, sendo que quanto mais próximo ao 0 menor é a relevância da página e ao se aproximar de 10 maior será a relevância. Cada página presente no Google possui uma pontuação específica, que é concedida através de uma espécie de voto.

As páginas melhores colocadas são as que mais recebem links relevantes (direcionamento de outras páginas para o seu site). Ao ter sua página recomendada, ela passa a ser vista cada vez de forma melhor perante o Pagerank.

Entretanto, para adquirir uma boa avaliação não basta somente possuir boas referências.

Apesar do uso de referências ajudar no aumento da sua pontuação, o Google também utiliza para a avaliação três métricas importantes, sendo: a quantidade, o contexto e a qualidade dos cliques recebidos no link. Ou seja, se uma página não tiver conteúdo de qualidade, mas receber vários cliques, será identificada de forma negativa, e não atribuirá uma boa pontuação.

Durante um tempo o Google permitiu que os usuários conseguissem acompanhar o Pagerank das páginas de forma pública.

Devido o fácil acesso dessa informação, muitos sites as utilizavam para manipular os resultados da ferramenta, fazendo com que páginas de baixa relevância ou que possuíam conteúdos genéricos estivessem entres os primeiros lugares no buscador, prejudicando dessa forma a experiência dos usuários.

Em 2016 o Google anunciou que o Pagerank não estaria mais disponível para os usuários. Isso não significa que a ferramenta deixou de ser utilizada pelo buscador, e sim que essa informação passaria a ser privada e utilizada somente pelo buscador. Atualmente, o Google ainda utiliza as métricas do Pagerank para avaliar sites, mas essa não é a única maneira.  

Devido às informações do Pagerank terem sido ocultadas, novas técnicas de SEO passaram a ser aplicadas. Existem mais de mil critérios de avaliação utilizados no intuito de melhorar a experiência do usuário.

A plataforma é muito inteligente e identifica formas variadas de experiências que agregam ao usuário, colocando-os sempre nas primeiras posições. 

Veja a seguir sobre o método de SEO, saiba como se destacar e estar entre os primeiros e alcançar bons resultados.

SEO: o que é ?

SEO (Search Engine Optimization) é a definição para a otimização do seu conteúdo de modo que ele apareça mais facilmente nos resultados de busca dos usuários do Google. O uso desse recurso da maneira correta, seguindo os aspectos analisados por sites de busca, tornará o seu site muito mais fácil de ser encontrado, aumentando assim a sua demanda de clientes e potenciais clientes.

São utilizados como recursos de otimização além das informações relevantes, palavras-chave posicionadas estrategicamente no conteúdo do site, de forma que influencie os resultados orgânicos. Ou seja, quando um usuário buscar um termo relacionado ao seu negócio, seu site aparecerá nas primeiras páginas.

Exemplo:

A busca do usuário é criação de sites bh, se isso for correspondente as palavras-chave e conteúdo do seu site, o Google poderá identificá-lo como relevante e mostrá-lo ao usuário.

 

rK0fGjo1rYNT0UUzzHjzRTMawxH7MV1vbx5dq7vd

 

Exemplo de busca de palavras-chave no Google.

Por que dar atenção a técnicas de SEO?

Dificilmente os usuários vão além da primeira página de pesquisa dos buscadores. Caso você não tenha uma marca consolidada ou um produto diferente de todos os outros, você precisará se esforçar para ser visto e reconhecido. Sendo assim técnicas de SEO podem te proporcionar um diferencial competitivo.

IW__1A69uWaMSfSwxkkqUZ6Ss76qJYwOEUBYzW9l

Confira um post com dicas para melhorar o posicionamento do seu site clicando aqui!

Otimizar conteúdo é sim fundamental, mas é a qualidade que determinará se a página merece estar nas primeiras posições. Dedique seu tempo a produzir bons conteúdos ao invés de ficar apenas nas atualizações excessivas de SEO.

A Construsite entende como o Google funciona e oferece serviços de otimização para o seu site. Confira o nosso e-book sobre como se posicionar no Google, e entenda um pouco mais sobre o assunto.

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: