Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Google & SEO / Marketing Como criar um conteúdo relevante?

Como criar um conteúdo relevante?

Saiba o que os seus clientes NÃO querem encontrar em seu site!

| Atualizado em
por Time Construsite

Quando alguém procura por um serviço ou produto no Google, todos os resultados encontrados serão relacionados ao que buscou. Se ele procurou por "comprar cortinas", irão aparecer lojas virtuais de cortinas, lojas físicas, empresas que fabricam cortinas e várias outras opções relacionadas a esse segmento.

Seus futuros clientes querem encontrar a informação chave, decisivas para compra do serviço ou produto. E como saber que informação é essa? Vamos descobrir agora!

giphy%20(3).gif

O que seus clientes precisam encontrar em seu site?

Existem algumas informações básicas que praticamente todos os sites possuem, como: do que se trata a empresa, quais os serviços e produtos que ela oferece e como os usuários interessados podem entrar em contato para a aquisição da solução, curiosidades, reclamações, entre outros. 

Mas só essas informações não são suficientes para tirar as dúvidas dos clientes e falar sobre todos os benefícios que a sua empresa pode oferecer. É necessário ir além do básico.

E o que esperam encontrar?

Os clientes querem informações que o ajudem a decidir entre você e os seus concorrentes.

Você pode oferecer produtos com melhor qualidade do que os seus concorrentes e fazer um atendimento maravilhoso, mas o seu futuro cliente já espera isso de qualquer empresa. Essa atitude não é um diferencial e sim um pré-requisito.

Além disso, qualquer empresa pode falar que o produto oferecido e o atendimento são os melhores do mercado, mas o usuário espera encontrar isso na prática e você deve convencê-lo de que isso é verdade.

O que é considerado diferencial?

  • Qualidade dos produtos?
  • Bom atendimento?
  • Preço?

Seus clientes não querem saber se os seus produtos são de qualidade, eles querem saber o que os tornam de qualidade: se é o material, qual material? Se é a funcionalidade, o que ele faz? E se for pelo design, eles querem saber como é o produto, quais as dimensões, com o que combina, dentre outras características.

E isso serve tanto para produtos, quanto para atendimento, preço e outros. Ou seja, para ser diferencial, não dá pra ser tão objetivo. Seu cliente quer saber o que você oferece sem ter que fazer muitos esforços para descobrir.
 
Se você tem algum diferencial, venda esse diferencial para o seu cliente! Se apenas o produto ou o serviço definissem uma venda, eles escolheriam o primeiro que encontrassem.

Dicas para criar conteúdo relevante

Se seu site for gerenciável: comece a perceber quando os clientes te ligam para tirar alguma dúvida. Você já verificou se essas informações estão no site? Se não estiver, faça as mudanças necessárias. Depois de colocar seu conteúdo gerenciável, entre no site para saber como a informação está aparecendo. Verifique se está condizente com o restante do conteúdo, se há erros de concordância entre as informações, se está de um jeito que o usuário entenderá.

No caso de lojas virtuais: é imprescindível que a descrição dos produtos seja completa, para que o seu cliente não tenha dúvidas de que é a escolha certa para ele. Descreva como é o produto, de que material é feito, quais as dimensões, as cores disponíveis, quantas peças vem, dentre outras características.
 
Se não for loja virtual, mas trabalhar com venda de produtos: além de descrever o seu produto, acrescente informações sobre como o cliente poderá obter o produto: formas de pagamento, formas de entrega, qual o prazo de entrega, condições de frete e outros.

Caso trabalhe com serviços: descreva o que você faz e como faz e quais são os benefícios para os clientes.

Vamos ver um exemplo para o serviço de instalação:

Você vai no local na hora marcada, sem atrasos, com profissionais da área, que não fazem bagunça e nem deixam sujeira. Além disso, o pagamento pode ser feito à vista com 5% de desconto ou parcelado de até 8x no cartão x.

Bônus: O que o seu cliente NÃO quer ver no seu site?

Não quer ver produtos diferentes com descrições iguais e não quer ver conteúdo igual ao de outros sites! Saiba mais em nosso artigo sobre conteúdo duplicado.

Não adianta criar um site com o layout mais legal do mundo, as melhores fotos ou a mais recente tecnologia, se não tiver o conteúdo relevante. Isso, porque as pessoas querem informações! Claro, se esta estiver alinhada com todos esses outros itens citados, a experiência do usuário será excelente e você poderá captar ainda mais clientes.

Trabalhe para que seus clientes tenham uma boa experiência com o seu site, assim você terá uma boa experiência com eles!

Para saber como melhorar a sua posição do Google além do bom conteúdo, baixe gratuitamente o e-book para saber como alcançar as primeiras posições do buscador. 

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: