Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Marketing O que você precisa para começar a gerar leads?

O que você precisa para começar a gerar leads?

Saiba como começar a gerar leads de acordo com as necessidades da sua empresa!

| Atualizado em
por Time Construsite

Como já foi falado aqui no blog, Lead é uma palavra muito conhecida e muito utilizada no Marketing Digital e por empresas que trabalham com essas práticas.

O Lead é uma pessoa, alguém que fornece suas informações de contato como nome completo, e-mail e dependendo da necessidade e do seu objetivo, telefone em troca de alguma informação de valor relacionada a algum serviço ou produto em seu site.

Como começar a gerar leads?

Agora que você já sabe o que são os conhecidos leads, está na hora de começar a entender como você vai começar a gerar esses leads, o que você precisa e por onde você deve começar!

Landing Pages

As Landing Pages ou páginas de conversão, são páginas que possuem menos links e menos conteúdo do que um site comum.

O objetivo das Landing Pages são levar o usuário a uma determinada área do site, portanto, não devem haver elementos que possam distrair o usuário da ação que você deseja que seja realizada dentro da página.

As páginas de conversão são elaboradas e bem desenvolvidas e permitem que você tenha uma taxa de conversão muito maior do que em um site normal.

Uma landing page pode ser utilizada para diversas finalidades e uma delas é colher os dados de pessoas realmente interessadas no seu serviço ou produto e usar esses dados para outras finalidades, claro, com a autorização do usuário.

São muito utilizados nesses casos, landing pages para fazer downloads de eBooks sobre determinado assunto, baixar conteúdo como planilhas, templates, acessar informações de pesquisas e outros. Entenda um exemplo:

O usuário vê em seu site em forma de anúncio uma informação sobre um e-book ensinando Como aparecer na primeira página do Google, ele irá clicar e será redirecionado para uma landing page onde ele terá que informar alguns dados pessoais como nome, e-mail e dependendo do seu objetivo, telefone. Ao informar esses dados ele poderá ter acesso ao e-book e você terá acesso às informações de contato dele.

Os dados coletados podem ser utilizados para muitas finalidades, envio de promoções/ofertas, newsletters e outros, dependendo do seu segmento e do seu objetivo.

É feita uma troca de valor entre ambas as partes: o cliente recebe um bom conteúdo sobre um assunto de interesse e você, dados para nutrir sua base de dados para futuras campanhas.

Formulários

Os formulários são uma ótima maneira de captar leads. Eles consistem em uma série de campos que o usuário terá que preencher utilizando alguns de seus dados necessários para sua empresa gerar um lead. Muitas empresas utilizam seus formulários de contato para colher os dados dos usuários que acessam seu site em busca de determinado serviço ou produto.

Alguns campos como nome, e-mail e telefone fazem parte da composição de um formulário de contato (ou outros) dentro do seu site ou página.

Call-to-Action

É conhecida como a chamada para ação, ou seja, é qualquer chamada visual ou textual que leva o usuário a completar alguma ação.

A CTA (sigla para call-to-action) tem o objetivo de indicar ao usuário qual é o passo que ele deve seguir dentro da página.

Essa chamada por ser utilizada para diversas finalidades que você deseja que sejam realizadas no seu site como preencher um formulário, fazer um cadastro ou até fazer um download. O usuário terá que informar os dados que você pretende coletar dependendo do seu objetivo como nome, e-mail e telefone.

xqiaUtygT8Ly-GacdCroCAScVqrIqOo1Ny-H3fh6

Webinars

Webinar ou conferência digital, é um tipo de mecânica muito utilizada para produção de conteúdo e também para a geração de leads. Fazendo uso da ferramenta audiovisual (voz e imagem) pode ser transmitida ao vivo e normalmente, sobre um conteúdo específico.

Um ponto que geralmente é reforçado quando o assunto são webinars é que não possui custo algum. Se você já tem um microfone e uma câmera conectada a sua rede de internet já é possível começar a gravar.

A vantagem é que o conteúdo pode ser reaproveitado para outros formatos como eBooks, podcasts, apresentações de slide, postagens em blogs e etc.

As necessidades da sua empresa irão definir o propósito de utilizar esse mecanismo para atrair leads e/ou potenciais clientes para o seu negócio.

Templates

Os templates são modelos prontos de determinados documentos ou arquivos. Algumas empresas criam templates de planilhas, documentos, formulários, apresentações ou qualquer coisa que facilite determinado trabalho do usuário/cliente.

Esse tipo de conteúdo é um ótimo mecanismo para a geração de leads. Você poderá pedir os dados do usuário em troca desse conteúdo.

Por serem conhecidos como extremamente práticos, esses templates devem ser totalmente auto explicativos e de fácil entendimento para o usuário.

Essas foram os mecanismos necessários se você deseja começar a gerar leads para o seu negócio, agora vamos entender por onde você pode começar, ou seja, quais são os principais canais para a geração de leads.

Sites

Manter um site sempre atualizado, com conteúdo único e relevante é capaz de atrair o seu público de maneira eficaz. Isso permite que você consiga captar leads por meio de assinaturas de newsletters, preenchimento de formulários para orçamentos e outros.

Bb8zHJmtZQZlCBkWL6uOGTo07blby2F65NiS7K9e

Exemplo do formulário de orçamento da Construsite Brasil.

Os sites são uma das principais ferramentas online que permitem a captação e conversão de leads.

Dentro de um website, se você deseja começar a captar leads, certifique-se de que o layout, formulários e CTAs estão no local certo, conectados ao seu objetivo e chamem a atenção do usuário.

Blogs

Os blogs são um ótimo canal para você que deseja criar um laço de confiança com seus clientes e também uma ótima maneira de se tornar referência no assunto do seu segmento. Com a produção de um conteúdo limpo, único e relevante é possível que você alcance o seu público e o atraia com base no que você produz.

É importante também, se você deseja que o seu conteúdo seja encontrado nos buscadores pelo seu público, que o seu blog esteja dentro dos padrões de SEO, ou seja, otimizado.

Através de postagens em blogs, você pode levar os usuários até suas páginas nas redes sociais por CTAs. Por exemplo, uma chamada em determinados posts do seu blog para que os usuários/leitores acessem e sigam suas redes sociais para acompanhar as novidades.

Redes Sociais

Assim como qualquer outro canal, as redes sociais são voltadas diretamente para divulgação de conteúdo e também focam no relacionamento mais direto com o cliente e potencial cliente.

As redes sociais atualmente estão se preparando exclusivamente para lidar com empresas e oferecer para elas oportunidades em suas plataformas. Tendo isso em vista, as redes sociais podem ser ótimos canais para a geração de leads.

Após definir o seu público-alvo você precisará escolher as redes sociais certas para começar a gerar leads. Como você vai fazer isso? Existem redes sociais que se encaixam mais para cada tipo de segmento.

Por exemplo, o LinkedIn é uma rede social voltada para o universo profissional, permite a divulgação de vagas em empresas e seu perfil é basicamente um currículo online.

O Facebook é uma rede social de relacionamento e desenvolvida inicialmente para promover isso. Atualmente, se tornou uma rede dominada por empresas e possui plataformas exclusivas para recebê-las como o gerenciador de negócios.

O Instagram é mais visual, permite o compartilhamento e publicação de fotos e vídeos com seus amigos e atualmente, tem sido dominada por empresas assim como o Facebook. A rede já possui um perfil exclusivo para empresas permitindo o cadastro de telefone, e-mail e endereço.

Escolha a rede social que mais possui o perfil da sua empresa e mãos à obra!

Esses mecanismos e canais citados já são uma ótima maneira de conseguir gerar leads para suprir as necessidades e objetivos da sua empresa.

Esperamos que as dicas citadas acima possam ajudá-lo na hora de decidir por onde começar a gerar leads e o que você precisa para impulsionar a sua empresa!

A Construsite Brasil oferece serviços de Criação de sites, Lojas virtuais e Planos de Marketing Digital para ajudar a desenvolver a sua empresa na internet e alavancar o seu negócio. Inclusive criamos um eBook completo com tudo que você precisa saber para vender no ambiente virtual, baixe grátis agora!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: