Solicitação de Orçamento

Blog

Blog Marketing Conheça os tipos de conteúdos para você investir

Conheça os tipos de conteúdos para você investir

Saiba como engajar o seu público utilizando diferentes conteúdos!

| Atualizado em
por Time Construsite

Nos dias de hoje, é importantíssimo saber como engajar o seu público com diferentes formatos de conteúdo que sejam relevantes e úteis para as necessidades e curiosidades deles. Por isso, executar ações de Marketing de Conteúdo dentro da sua empresa são peças-chave para alcançar sucesso e reconhecimento online.

A importância de ter um conteúdo relevante para o seu negócio

Se a sua intenção é atrair mais clientes e potenciais clientes para o seu negócio, você primeiramente deverá entender a importância de criar um conteúdo relevante para o público que você deseja atingir.

A maneira como você irá dialogar com o seu público na internet irá dizer muito sobre a sua empresa. Entenda neste post os fatores que determinam a importância de ter um conteúdo relevante para o seu negócio.

Autoridade

Um dos fatores que determina autoridade do seu negócio sobre algum assunto, é a relevância do conteúdo que você produz. É importante que a sua empresa tenha um blog, se tornando referência no assunto que você deseja abordar.

Seja uma das principais fontes de dicas e informações sobre o mercado que a sua empresa atua, fazendo com que as pessoas busquem o seu site tendo em mente que o conteúdo que você oferece é o melhor.

Interatividade

É importante que os seu público possa interagir nas suas publicações, seja por comentários no final de uma postagem, em um blog, por meio de quizzes, games, pesquisas, dentre outras oportunidades seja no seu site ou nas redes sociais da empresa ao divulgar os conteúdos.

Posicionamento no Google

Além de precisar manter uma frequência de postagens para melhorar o seu posicionamento, o Google analisa a relevância que o seu conteúdo tem.

O Google tem mais de 200 critérios que são analisados e avaliados na hora de escolher o seu site para estar nos primeiros lugares nos resultados de busca. Conheça alguns desses aspectos:

  • Evite o conteúdo duplicado;
  • Garanta que o seu conteúdo é 100% autoral;
  • Jamais copie o conteúdo dos seus concorrentes;

Esses são aspectos apenas relacionados ao conteúdo que você produz, mas o Google analisa outros aspectos como: site responsivo, usabilidade, otimização de imagens, segurança, dentre outros.

Tipos de conteúdo

Existem vários tipos de conteúdo que podem facilitar o momento de definir as abordagens para dialogar com o seu público a fim de agradá-los. Conheça abaixo, os tipos de conteúdos que você poderá oferecer ao seu público:

Blog Posts

Esse formato é o mais comum e mais utilizado no meio digital para a produção de conteúdos. A vantagem dos posts é que permitem que você adicione não só texto, mas também imagens, vídeos, áudios, dentre outros.

Audiobooks

É uma opção pouco utilizada e não muito popular no Brasil. Os audiobooks são livros falados, ou seja, em formato de áudio e geralmente utilizados por pessoas com deficiência visual.

Ebooks

Esse formato é um dos mais investidos por empresas quando o assunto é geração de leads. É quase um livro digital, mas com menor quantidade de palavras, entre 2 (duas) a 3 (três) mil.

A diferença dos ebooks para os Blog Posts, é que eles se aprofundam mais nos temas escolhidos e sua diagramação facilita a leitura.

É uma grande aposta criar ebooks com tutoriais ao aprofundar mais em conteúdos de muito interesse pelo seu público. É comum usar a estratégia de criar Landing Pages personalizadas para a divulgação e download desses ebooks onde você poderá coletar dados importantes do seu público, como nome, telefone, e-mails e até mesmo a atuação da pessoa no mercado.

Vídeos

Esse formato de conteúdo é mais dinâmico e prende a atenção do público. A maioria dos conteúdos que são complexos de entender por texto, podem ser transformados em arquivos de vídeo e facilitar a vida do seu público.

Aproveite para criar um canal institucional da sua empresa no YouTube para postagem dos conteúdos.

Quizzes/Enquetes

Você terá um engajamento muito maior e um contato mais próximo com o seu público utilizando esse formato de conteúdo. Faça enquetes envolvendo temas populares ou relacionados ao seu segmento.

O Facebook por exemplo, possui uma funcionalidade que permite ao usuário a criação de enquetes para entreter ou até mesmo realizar pesquisas com outros usuários. Confira:

Vá até o perfil do seu negócio no Facebook e clique em Criar uma enquete em uma nova publicação.

DoTOUi9p3Z84UFCc3jyQpKGLIjQ3Ph6vA3N9psNy

Após fazer isso, abrirá essa janela onde você poderá criar uma pergunta e as respostas que as pessoas irão selecionar.

RjT1eRxGzgcMhgsDQvy-iq_4tHW_T99NO4Vq19tp

Agora, com a nova atualização do Instagram, também é possível realizar enquetes pelo Stories da rede social. Confira:

 g37l5jd6K4xbaHuGRCy5hvZcjcxXC7UcsqxaVLWb  TxVLil4UO7wotDE-etGC_MUu8uMRpCV4RIBZ0gtm

Memes

Termo bastante conhecido na internet que se refere ao fenômeno de viralização de informação e pode ser utilizado para divertir e entreter o seu público nas mídias sociais, leitores do seu blog e pessoas que acompanham o seu negócio em geral.

Quem aí se lembra da discussão do famoso vestido? Preto e azul ou branco e dourado?? A Havaianas resolveu apostar nesse meme para fazer a propaganda do seu produto.

YP7kIdFEE3gaQyDcxK_x4wBCKyGB3PegfC8qgG7t

Lives

São transmissões ao vivo via streaming (forma de transmissão instantânea de dados de áudio e vídeo através de redes) na internet. Esse formato de conteúdo tem sido muito utilizados por empresas e principalmente, pessoas famosas.

Infográficos

São tipos de gráficos onde as cores, imagens e texto estão mais destacados. Possui um formato mais interativo, criativo e favorece o entendimento.

Gifs

Esse formato é mais utilizado em prol do humor, sendo um arquivo de imagem que porta dentro dele, frames que transmitem a sensação de movimento. Atualmente, é uma das grandes sensações de rede sociais como Facebook e Twitter.

abqyjSiGBH5a1QndqmGOUnqOhAgEbX5GZ3vnm4Bv

Games

É um dos formatos mais dinâmicos e não precisam ser muito elaborados e nem complexos, só precisam aumentar o envolvimento do seu público de maneira que torne o seu marketing mais divertido.

FAQs

Frequently Asked Questions, ou em português, perguntas mais frequentes. São conteúdos que listam as perguntas mais frequentes do público, e são respondidas para que todos possam ler.

Esperamos que esse post possa ajudar a segmentar os tipos de conteúdo para o seu público da maneira correta.

Ao concluir nossas dicas, recomendo fazer o mais importante para que seu negócio tenha sucesso online: Configurá-lo para aparecer na primeira página do Google.

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso! (Dica baseada em pesquisa interna)
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários:

Orçamento por WhatsApp