Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Empreendedorismo / Loja Virtual / Marketing Descubra a melhor maneira de abrir uma loja virtual

Descubra a melhor maneira de abrir uma loja virtual

Em um mundo cada vez mais conectado, não fazer parte da esfera digital é pedir para não ser conhecido. Dê destaque à sua empresa e abra hoje a sua loja virtual.

por Time Construsite

Conexão, presença e acessibilidade. Consumidores da era atual, após conhecerem as inúmeras oportunidades fornecidas pela internet buscam cada vez mais possibilidades que agilizem suas compras, sem perder a qualidade.

Após o crescimento acelerado das redes sociais, que além de serem um lugar de interação, se mostrou um centro para exposição de produtos e serviços e fechamento de negócios, pessoas buscam muito mais que contatos, elas desejam fazer compras.

Principalmente após a necessidade de buscar cada vez mais o mundo digital, devido às intervenções que balançaram o comércio físico, foi notória a migração de consumidores que antes buscavam as ruas, dando apenas alguns cliques para procurarem o que precisam.

Na medida em que as empresas precisam estar em contato constante com seus clientes e atraindo novos rostos para seu negócio, firmar presença onde se encontram e se concentram a maior parte desse público se torna uma necessidade.

Assim, após todo o avanço da internet e todas as portas abertas pelo comércio online, as facilidades de acesso, navegação, busca e compra, levar sua empresa ao consumidor que já habita esse ambiente é dar passos cada vez mais próximos para finalização de vendas.

Mas como embarcar de uma vez por todas na internet? Como ter um site de sucesso?

Perguntas assim são bem comuns principalmente para iniciantes dessa jornada. E justamente por isso vamos mostrar a melhor maneira de abrir uma loja virtual e estar perto de seus clientes.

Abrir uma loja virtual: afinal, o que seria?

Falamos bastante sobre e-commerce, mercado digital e plataformas online, mas pouco se fala sobre o que seriam.

Para entender o que é uma loja virtual, é necessário compreender que todo o comércio que já estamos acostumados a ver nas ruas está ganhando um novo espaço de localização: a internet.

Da mesma forma que quando precisamos de algo buscamos alguma loja que venda aquele produto, a internet possibilita que, através do seu acesso, as pessoas consigam ter as mesmas experiências que teriam presencialmente.

Até mais que isso. Como tudo é feito de forma 100% digital, sendo necessário apenas alguns cliques para que o consumidor pesquise e adquira determinado produto, muitas ferramentas podem ser implementadas pela empresa para facilitar mais ainda esse contato.

Assim, abrir loja virtual significa levar seu negócio para a internet, e através da criação de sites e plataformas, expor seus produtos e serviços para comercialização.

No entanto, abrir loja virtual não significa apenas criar e colocar para funcionamento. É necessária toda uma estratégia, que inclui alguns passos fundamentais para sua estruturação e continuidade no mercado.

Então, como abrir uma loja virtual de sucesso?

Estratégias: passos importantes ao abrir loja virtual

Ao contrário dos espaços físicos, que contam com gastos de aluguel, água, luz e outros, a utilização da internet não possui esses gastos, mas solicitam outros tipos de investimento.

A estruturação, planejamento, logística interna até a ponta final que é o contato e satisfação do cliente, é importante colocar no papel tudo aquilo que é fundamental para a abertura e movimentação constante de sua empresa.

Para dar início, é essencial definir qual o segmento de mercado e público que sua empresa irá atuar. Se você já possui uma loja física e está buscando ter uma presença digital dela, é necessário conhecer o comportamento de seu público na internet e como irá atrair a atenção para o seu negócio.

Por outro lado, para aqueles que estão iniciando do zero, a escolha do segmento é fundamental e deve ser feita através de muitas pesquisas, como a constância de seu crescimento, se é um ramo bastante procurado, se possibilita oportunidades, é atrativo ao público, e claro, como agem seus concorrentes.

Assim, antes de tudo, definir com clareza o produto a ser trabalhado, estudar o tabelamento de preços do mercado e como aplicar considerando seu valor e apreciação, como o produto irá chegar ao conhecimento de seu cliente e como esse irá receber após a compra, são pontos iniciais a serem debatidos.

Criar um site responsivo, com relevância e alcance de pesquisa no Google, carregamento rápido, design e estética bem definidos, verificação de acesso e investimento de código, hospedagem e utilização são os próximos passos a serem dados.

Por fim, outra dica importante é se atentar aos detalhes que interferem na finalização da compra, como as formas de pagamento. Buscar gateways que auxiliem nesse processo diminui o abandono de compras e carrinhos pelas burocracias existentes no fechamento da compra.

O mais importante ao abrir loja virtual é entender que é indispensável planejar e investir em pontos importantes para sua manutenção e continuidade de funcionamento.

Aproveitando as oportunidades dadas pela internet, que permitem o uso de ferramentas que potencializam a experiência do consumidor e deixa mais prática a sua compra, com certeza abrir loja virtual será a oportunidade perfeita para virar a chave de seu negócio.

Seguindo esses caminhos e se aprofundando nos estudos e pesquisas de como promover melhorias internas e externas na sua empresa, abrir uma loja virtual de sucesso será mais promissor do que imagina.

Então, o que é preciso para abrir loja virtual?

Após entender que antes de qualquer outro passo é necessário fazer um excelente planejamento, entendendo o nicho de atuação e buscando formas de se destacar entre os concorrentes, outros pontos são fundamentais a serem observados ao abrir loja virtual.

Algumas ações são extremamente importantes e precisas para abrir loja virtual, e a primeira sem dúvida é estar em conformidade com a lei. A regularização de sua empresa é obrigatória antes de iniciar suas atividades, e para começar, é preciso abrir um CNPJ.

Além disso, ao abrir loja virtual você deve estudar o funcionamento do e-commerce e quais as burocracias existentes.

Nessa parte, entender sobre a Lei do E-commerce e reforçar assuntos necessários como a Defesa do Direito do Consumidor e o papel de sua empresa como fornecedora e prestadora de serviços, complementa o processo na abertura da loja virtual.

Em contrapartida, deve ser investido estratégias na criação dos sites, tudo que o deixe capacitado tanto de forma operacional como estética para uso. Afinal, abrir loja virtual significa buscar mecanismos para mantê-la no ar e incentivar sua procura.

Na parte de comercialização, é preciso estabelecer o registro dos produtos e como será feito o pagamento, o controle de estoque, logísticas de armazenamento e entrega e ainda o controle financeiro.

Nesse sentido, entender o que é preciso para abrir loja virtual é saber os pontos necessários não apenas para sua criação, mas para que permaneça ativa e alcance constantemente mais públicos ampliando as oportunidades e opções que fornece a eles.

Abrir loja virtual: quais são os custos?

É notório que o e-commerce vem crescendo cada dia mais e que os consumidores se encontram localizados em sua terra, sendo os principais impulsionadores de seu sucesso.

Ou seja, o lucro e retorno que ao abrir loja virtual sua empresa busca ter é atrativo uma vez que toda a estruturação, marketing e investimentos for feita de maneira constante e correta.

Portanto, os custos se tornam apenas uma consequência necessária para que possa ser desfrutada essa experiência e para que sua empresa não fique atrás e corra o risco de falir por não possuir presença digital.

No processo de regularização e abertura da loja virtual, ao seguir os ditames da lei alguns investimentos serão feitos para que haja o devido registro e controle dos órgãos da existência de seu negócio.

Na parte digital, ao criar o site, algumas despesas de domínio, veracidade, hospedagem e os investimentos com marketing digital e ampliação de dados para que haja mais destaque nas páginas do Google são um outro ramo a ser estudado ao abrir loja virtual.

Além de toda a parte operacional, custos para que seja montada uma identidade visual inovadora e que atraia clientes pela sua unidade e perfil próprio são fundamentais e necessários ao abrir loja virtual.

Por fim, estudar a plataforma e a parte de divulgação são pontos chaves e de bastante atenção no momento de estabelecer a gestão dos custos gerais e o desenvolvimento de sua loja virtual.

Redes sociais: o uso das ferramentas ao abrir loja virtual

Há uma estratégia essencial não citada acima, pois merece destaque próprio por trabalhar em um ponto bastante delicado e essencial: atendimento ao cliente.

Ainda que a maior parte dos processos sejam automatizados devido às ferramentas da internet, que potencializam a visualização, busca e finalização de compras, principalmente nos pagamentos, existem partes que são essenciais para aplicar um perfil humano: o contato com o cliente.

Grandes pesquisas mostram que o que faz um cliente retornar mais vezes em uma loja é além dos preços e estrutura, a forma como ele é atendido. E isso não é difícil de perceber, afinal a qualidade de atendimento influencia muito.

Basta refletir: se você entrar em uma loja e o atendente estiver mau humorado, não fazer contato visual, não responder suas perguntas e só buscar concluir a venda, como você se sentiria? Acreditamos que ficaria bem desconfortável e não retornaria mais.

Da mesma forma, ainda que seja online, seu cliente busca atenção, busca conferir se há alguém por trás das telas, alguém que busque fornecer não só um produto de qualidade como fazer uma boa gestão de atendimento.

E como facilitar esse contato ao abrir loja virtual? As redes sociais podem ajudar nisso, em especial a mais utilizada para conversas: o Whatsapp.

Você já deve ter percebido em alguns sites um botão com a logo do whatsapp escrito algo do tipo: entre em contato, converse com a gente. Pois então, essa é uma excelente estratégia tanto para efetivar a venda como para tirar dúvidas e prestar suporte ao cliente.

E nesse ramo encontramos o Whatsapp Business, sendo um whatsapp personalizado com ferramentas comerciais, que permite a etiquetagem dos atendimentos, exposição de catálogos, mensagens automáticas e muito mais.

Assim, associar o botão com o layout do site, além de promover o intuito de sua empresa ao abrir loja virtual, que é criar um contato cada vez maior e prático com seus clientes, integrar diferentes funções nunca foi tão fácil.

Afinal, considerar as redes sociais no desenvolvimento ao abrir sua loja virtual faz o seu negócio alcançar um novo patamar.

Segmento de atuação: dica de investimento

Para concluir, uma dica essencial de segmento de atuação para aqueles que estão na fase de planejamento, é o setor de maquiagem.

Buscar saber mais sobre esse ramo, o mix de produtos que podem ser vendidos, as parcerias a serem formadas, divulgação e lucro, pode ser o início do sucesso e estabilidade proporcionada ao abrir loja virtual para vendas de maquiagens.

A área de cosmético e estética está cada vez mais crescente no e-commerce, sendo uma boa dica para quem busca empreender um negócio.

Com a auto estima sendo sempre trabalhada e o aumento de influencers digitais e blogueiras de moda, a maquiagem é um fator que faz os olhos brilharem, já que motiva a produção e desperta um novo olhar de quem usa.

Esse é o melhor momento para investir na carreira digital de sua empresa! Mas para isso, é importante ter um parceiro que trabalhe junto para seu sucesso online.

Facilite sua trajetória empreendedora com a Construsite Brasil e dê um novo passo para abrir loja virtual hoje mesmo e elevar seu negócio para outro patamar.

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: