Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Loja Virtual O que é preciso para abrir uma loja virtual?

O que é preciso para abrir uma loja virtual?

Saiba tudo que você precisa para começar a empreender online. Leia nosso artigo!

por Time Construsite

O comércio online tem se tornado cada vez mais uma parte importante do Brasil. Abrir uma loja virtual é a melhor opção para empreendedores, já que a forma de consumo dos clientes tem se tornado mais digital.

Segundo estudo realizado pela SBVC, 52% das pessoas entrevistadas têm comprado mais em sites e aplicativos durante o isolamento social. Desses, 70% afirma que pretende continuar com a compra digital.

Dessa forma, não tem como escapar: você deve optar pela criação de loja virtual. Prossiga com a leitura do artigo e veja como criar uma loja virtual!

Criação de loja virtual: como fazer para abrir sua loja virtual?

O e-commerce é uma questão de criação e teste: você cria e você testa!”

O primeiro passo para criar uma loja virtual é o mesmo de qualquer outro projeto: ter um planejamento. Antes de ter a loja virtual, você deve possuir conhecimentos necessários na área: logística, precificação e marketing online.

A partir dessas noções, você começa a elaborar o possível orçamento da sua loja online: custos da logística, das estratégias de marketing, da estrutura de vendas, do estoque, da plataforma de vendas online e de outras coisas.

Contudo, vamos entender a criação da loja virtual passo a passo!

1. Defina qual será o nicho de mercado onde vai atuar

Definir o nicho de mercado é algo essencial não só para a loja online, como também para montar o orçamento prévio. Você não tem o porte de uma Amazon, então não pode vender de tudo – precisa focar num nicho em específico.

E esse nicho precisa ter sido pouco explorado – há mais de uma vantagem em adotar um nicho assim:

  • Adotar um nicho pouco explorado se traduz em maior chance de sua marca se destacar no mercado;
  • Com um nicho bem definido, se torna mais fácil de escolher bons fornecedores e montar a melhor estratégia de marketing para a loja virtual.

2. Comece a regularizar sua loja online antes da criação da loja virtual profissional

Antes de ter um site, você deve regularizar o seu negócio. Para começar, precisa abrir um CNPJ e escolher o sistema de tributação ideal para a sua loja. Há duas grandes opções:

  • Microempresa Individual (MEI): tem limite de faturamento anual até R$ 60.000,00 e permite reunir os impostos numa guia única;
  • Simples Nacional: tem limite de faturamento anual até R$ 3.600.000,00 e permite reunir os impostos numa guia única. Você pode ser Empresário Individual (EI), Eireli ou companhia Limitada (LTDA).

Depois, busque entender mais sobre a legislação para o e-commerce, como a Lei do e-commerce e o Código de Defesa do Consumidor.

3. Escolha uma plataforma de vendas online que permita a melhor loja virtual

Você tem três opções para abrir uma loja virtual:

  • Gratuita, onde você pode estabelecer a sua loja virtual sem custos, mas correndo o risco de instabilidade da plataforma;
  • Paga, onde você fornece uma pequena porcentagem sobre as vendas para a plataforma que lhe hospeda. Há menor possibilidade de personalização, pois o espaço não é seu;
  • Própria, onde você conta com a criação de loja virtual profissional. Uma agência desenvolve a melhor loja virtual para sua empresa, com total personalização e otimização para os mecanismos de busca.

Se você busca se destacar na internet, a melhor opção é a criação de loja virtual profissional com desenvolvedores de site como a Construsite Brasil.

Receba o contato de um especialista

4. Pense de maneira estratégica nos aspectos do seu site

Há três aspectos que você deve ficar de olho na construção do seu site:

  • Domínio, que deve ser curto, fácil de lembrar e possuir uma extensão regional para expandir o seu alcance em buscas locais;
  • Hospedagem, que deve ser feita num servidor com boa capacidade de armazenamento, ótimo limite de tráfego e constante estabilidade;
  • Layout, que deve fornecer uma identidade visual única e apresentar fácil usabilidade ao usuário.

Todos esses pontos devem ser discutidos com o criador de site profissional!

5. Comece a cadastrar os primeiros produtos

Após definir o seu espaço para comércio online, e os aspectos estratégicos dele, você deve começar a cadastrar os primeiros produtos. As informações que deve inserir são:

  • Fotos de resolução média, no mínimo;
  • Ficha técnica com todos os detalhes do produto;
  • Descrição atrativa e ágil;
  • Espaço para comentários e avaliações;
  • Número de parcelas disponíveis.

6. Faça a melhor escolha quanto ao meio de pagamento da sua loja virtual

Para ter a melhor loja virtual, é necessário possuir as melhores formas de pagamento para o cliente. Para tê-las, é importante fazer uma boa escolha do meio de pagamento, que pode ser gateway, intermediador ou PSP.

E o que considerar na escolha?

  • Quais taxas são cobradas por compra em cada um;
  • Quais formas de pagamento são disponibilizadas e qual é a facilidade de obtê-las pelo meio de pagamento.

7. Estabeleça a estrutura logística da sua loja virtual

Por fim, estabeleça a estrutura de entregas que a sua loja virtual possuirá. Nessa estrutura, você deve definir três coisas:

  • Fornecedor, que deve ser acessível economicamente e capaz de cumprir com seus compromissos;
  • Estoque, ou seja, como você armazenará os produtos antes de saírem para entrega;
  • Logística de entrega, que pode ser própria, parcialmente terceirizada ou terceirizada (fulfillment).

E com qual criador de site contar para a sua plataforma de vendas online?

O principal nome no mercado para ter um site próprio é o da Construsite Brasil. Desenvolvemos todos os tipos de sites, incluindo as lojas virtuais. Para elas, trazemos os seguintes recursos:

  • Cadastro de produtos com imagem, descrição e cálculo de frete;
  • Gerenciamento de preços e controle de estoque;
  • Formas de pagamento integradas ao seu site;
  • Acompanhamento de entregas;
  • Segurança dos dados do cliente.

Por fim, garantimos as principais características de um site profissional, como layout personalizado e otimização para o Google.

Então, ao abrir sua loja virtual, escolha uma empresa confiável para te fornecer um site próprio. Preencha o formulário abaixo para podermos mostrar uma proposta especial para você!

Receba o contato de um especialista

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: