Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Loja Virtual Como montar uma loja virtual de sucesso

Como montar uma loja virtual de sucesso

Aproveite as dicas e coloque logo no ar sua loja virtual!

| Atualizado em
por Time Construsite

Ainda não existe uma fórmula para fazer qualquer negócio bombar da noite para o dia. É preciso muita dedicação, planejamento e estratégias bem definidas. A impressão de que colocar no ar e manter uma loja virtual é menos trabalhoso do que gerenciar uma loja física, é uma completa ilusão. Não caiam nessa, amigos!

Para isso, vamos ajudar você empreendedor, que está querendo fazer parte desse mercado que só cresceu e que tem boas previsões para esse ano. o/ Segundo dados da EBIT (Reputação de lojas virtuais e dados para o mercado online), as expectativas de crescimento variam de 10% a 15% para 2017. Que tal fazer parte desse crescimento a partir de agora? Vamos lá!

Relacionamento com Fornecedores

Após definir quais serão os produtos e/ou serviços que irão compor seu catálogo é preciso entrar em contato com fornecedores, ver as condições que eles trabalham e quais condições irão atender a logística planejada para sua loja virtual.

É importante que você não trabalhe ou tenha apenas um fornecedor específico para cada produto que você oferece e que ambos tenham qualidades similares. Isso evitará uma possível quebra de expectativa para o consumidor que já é habituado a comprar em sua loja e para que você não fique na mão e consequentemente, deixe seu cliente na mão.

Outra opção é trabalhar com o conceito de "Just in Time". Se você ainda não conhece esse conceito, contamos para você! Trabalhar com esse conceito em sua loja significa solicitar e/ou produzir somente o que for demandado e realmente comprado pelo seu cliente. É um modo mais consciente de reter gastos, não ter estoque parado e ter maior controle de sua logística. É um modelo de trabalho muito usado, principalmente pelas montadoras de carros e muito eficiente para lojas virtuais. Você primeiramente vende o produto para depois comprá-lo e repassar ao seu cliente.

image(80).png

Plataforma: Gratuita x Paga

Se você resolveu dar o ponta pé inicial para começar a vender na internet e/ou quer expandir sua loja física para o meio online, chegou a hora de escolher como colocar tudo isso no ar: qual empresa desenvolverá sua loja virtual? Em qual plataforma sua loja ficará hospedada para garantir acesso 24 horas a ela?

Assim como acontece com sites, existem na web a opção de criar sua própria loja virtual de forma gratuita e hospedá-la da mesma maneira. Não é recomendável cogitar essa opção, já que você perderá muito tempo tentando aprender a gerenciar essa plataforma e não terá suporte sempre que precisar.

O recomendável é contratar a criação e hospedagem de sua loja virtual com uma empresa confiável do segmento de soluções para web para que auxilie você em todos os processos. O bacana é que além de ter suporte acessível, manutenção e segurança para seu e-commerce, algumas empresas trabalham com plataformas próprias de gerenciamento que darão a você agilidade e facilidade ao realizar qualquer modificação em sua loja virtual. Sendo apenas necessário acesso a internet, login e uma senha.

A Construsite Brasil oferece aos seus clientes uma plataforma própria de gerenciamento, o Galax Commerce. É importante escolher uma plataforma que atenda as suas necessidades no presente e que poderá atender a novas necessidades no futuro!

Formas de Pagamento: Gateways de pagamento x Operadoras

Quando o assunto é pagamento, você tem duas opções para oferecer aos seus clientes em sua loja virtual. A primeira é fazer a contratação dos serviços diretamente com as operadoras de cartão de crédito e a segunda, é contratar uma plataforma intermediadora de pagamentos para e-commerce. Alguns exemplos conhecidos dessas plataformas são: o  Pag SeguroPaypal e o Bcash. Você provavelmente já usou alguma delas em suas compras online.   

A principal vantagem oferecida pelas operadoras de cartão de créditos são cobrar taxas menores em relação às plataformas de intermediação de pagamento. E sua principal desvantagem é a falta de garantia de recebimento, pois caso alguém compre com cartão de crédito clonado na sua loja, você poderá ficar no prejuízo. Para evitar este tipo de problema, você deverá contratar uma ferramenta anti-fraude, que geralmente é oferecida pelas operadoras. Essa ferramenta te ajudará, a saber, se realmente o dono do cartão de crédito foi quem fez a compra na sua loja virtual. Além disso, as operadoras oferecem poucas opções de pagamento, já que nem todas processam todas as bandeiras e para isso, será preciso mais contratos e burocracias com outras operadoras.

Os Gateways de Pagamento possuem como principal desvantagem as taxas cobradas, mas que são compensadas pelo serviço oferecido ser completo e pela facilidade para seus clientes. Oferecem análise de risco para suas compras, menos burocracia na contratação, garantias para o comprador, certificação de segurança (Certificado SSL) e amplas opções de pagamentos, como débito online e boletos bancários. Por isso, são os mais recomendáveis para você que está iniciando uma loja virtual agora, minimizando dores de cabeça e transmitindo ao seu cliente, segurança e credibilidade.

Logística de Entrega

Todo cliente que busca realizar compras online, mesmo sabendo dos prazos e distâncias, quer o seu produto em ótimo estado e o mais rápido possível. Por isso, é preciso levar isso em consideração na hora de traçar sua Política de Entrega, atentando-se sempre para o  Código de Defesa do Consumidor e o Decreto Federal 7.962/13, intitulado de Lei do E-commerce, que é a versão para e-commerce do Código de Defesa do Consumidor, independente do tamanho do seu negócio.

Trabalhe com regiões e ou serviços de entrega que possam atender a esse desejo do consumidor de ter o seu produto o mais rápido possível e para isso, tenha conhecimento sobre restrições de envio de seus produtos, seja por dificuldades aparentes na entrega ou restrições específicas dele. Avalie quem poderá oferecer melhor esse serviço: transportadoras ou os Correios, por exemplo.

Tenha em mente também, que é preciso ter um equilíbrio entre o preço do produto e o frete cobrado. Seu cliente pode desanimar completamente logo na última etapa do processo, a compra, devido ao valor cobrado de frete e preferir até mesmo comprar em concorrentes ou em lojas físicas.

image(81).png

Divulgação

Outra ilusão quando o assunto é loja virtual, é a "crendice" de que é preciso apenas colocar no ar a loja virtual que logo começará a vender muito. A questão é que provavelmente existem muitas outras lojas oferecendo produtos do mesmo ramo que o seu, e que sem uma "fachada", vitrines à mostra, as pessoas demorarão a ter conhecimento de sua loja virtual. E qual a solução? Investir em divulgação. Investir muito em divulgação online, que aí sim, o retorno em sua loja virá.

Por onde começar? Temos algumas dicas!

  • E-mail Marketing: Aproveite as informações de seus clientes, como e-mails e o comportamento de consumo dele em sua loja, para realizar campanhas de e-mail marketing com chamadas, descontos e cupons para incentivar os clientes a realizarem novas compras.
  • Google AdWords: Já ouviu falar em Links Patrocinados? Em estar no topo da primeira página de pesquisas do Google? É uma ótima maneira de levar a sua loja para clientes em potenciais que estão buscando exatamente por produtos oferecidos por você. O retorno é garantido!
  • Redes Sociais: Você conhece bem o seu público? Você sabe onde ele está nas redes sociais? É importante estar onde o seu público está e se conectar com ele de maneira efetiva, descontraída e engajá-lo com sua empresa. Assim, além dele ser um comprador de seus produtos, terá o prazer de acompanhar todas as novidades e posts nas redes sociais da empresa, criando um vínculo e identificação maior com sua empresa. E um cliente fiel, não só faz um marketing boca a boca positivo de sua loja, como também pensa mais na hora de comprar no concorrente.

Fácil entender porque não existe uma fórmula rápida para o sucesso e sim, muito trabalho e dedicação, né? E alguns detalhes fazem toda a diferença. Esperamos ter ajudado com essas dicas. Temos também um passo a passo mais completo em outro post! Veja! teeth_smile.png Se quiser desenhado também temos nosso infográfico com 10 passos.

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: