Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Loja Virtual Vantagens de montar um e-commerce profissional para pequenas empresas

Vantagens de montar um e-commerce profissional para pequenas empresas

Conheça as vantagens de montar um e-commerce profissional e comece a lucrar com a internet!

| Atualizado em
por Time Construsite

Com o avanço da internet e o aumento da propagação de informações no mundo virtual, é importante que o empreendedor se adeque às novas mudanças de forma a alavancar os negócios de sua empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

O cenário atual, entretanto, pode ser vantajoso principalmente para as pequenas empresas, que estão tendo a chance de divulgar o seu produto ou serviço através de sites e redes sociais. Atualmente, as compras virtuais estão sendo mais exploradas pelo consumidor.

Segundo uma pesquisa feita pela Mastercard SpendingPulse, as transações feitas por meio do e-commerce aumentaram em 75% no mês de maio de 2020, quando comparado ao mesmo período no ano de 2019.

O cenário pandêmico mostrou a importância da divulgação online. E apesar de as redes sociais serem grandes aliadas nas vendas, as vantagens do e-commerce profissional explicam a sua elevada taxa de crescimento.

O que é um e-commerce profissional?

Também conhecido como Comércio Eletrônico, o e-commerce profissional é uma modalidade de compra e venda realizada virtualmente. Em outras palavras, é toda transação comercial feita por meio de um site, ou seja, uma loja virtual profissional.

As compras virtuais podem ser realizadas por qualquer dispositivo eletrônico que tenha acesso à internet, como notebooks, tablets e celulares smartphones.

São geralmente seguras, eficazes e facilitam a vida do cliente. O vendedor, por sua vez, não precisa de um local físico para montar o seu e-commerce, nem mesmo realizar deslocamento.

Mas é necessário dedicação e empenho para certificar-se de que todas as compras e serviços serão entregues no prazo e com qualidade.

Além disso, a manutenção diária do site é fundamental, de forma a garantir que os serviços ou produtos oferecidos estão realmente disponíveis, com o preço correto, e com imagens atuais, claras e específicas.

Detalhes como estes favorecem a finalização da compra ao passo que transmitem credibilidade ao cliente.

Como criar um e-commerce profissional?

Criar um negócio online não é muito difícil, mas para ser promissor é necessário seguir alguns passos e definir pontos importantes como:

O PRODUTO

É fundamental que você saiba exatamente qual o produto que será disponibilizado e que conheça a fundo o seu nicho.

Você deve conhecer e entender o seu produto de forma a montar um bom plano de negócios.

O PÚBLICO-ALVO

Uma vez estabelecidas as ideias e o produto a ser oferecido, você deve selecionar o público-alvo a quem esse produto ou serviço possa interessar.

Dessa forma, é mais fácil estabelecer estratégias de marketing para a sua empresa, resultando em menos gastos com marketing e maior assertividade nas vendas.

O DOMÍNIO DO SITE

O domínio do site nada mais é que o endereço eletrônico que será usado para acessar a sua loja virtual.

Deve ser bem pensado de forma a representar bem a marca e ser claro para o cliente. Prefira URLs mais curtas e diretas, evite nomes difíceis ou que contenham caracteres especiais.

A PLATAFORMA DE E-COMMERCE

Essa etapa é muito importante, pois é o momento de definir e contratar uma plataforma de e-commerce profissional que faça todo o gerenciamento do site, desde o layout até o cadastro de produtos e preços.

O Galax Commerce, que é uma plataforma exclusiva da Construsite Brasil, é muito indicada. Além disso, ela garante a qualidade de acesso e dá suporte ao cliente, facilitando processos.

A LOGÍSTICA

É o momento de buscar bons fornecedores para o seu produto, certificando-se que o seu estoque será renovado nos prazos estabelecidos.

O controle do estoque evita frustrações por parte do cliente e assegura o pleno funcionamento da loja.

A PRECIFICAÇÃO

Após definidos os produtos, é o momento de analisar a concorrência e a renda média do seu público-alvo.

Isso impede que seu produto esteja sendo oferecido por um valor que não esteja condizente com o mercado.

OS MEIOS DE PAGAMENTO E AS POLÍTICAS DE ENVIO, TROCA E DEVOLUÇÃO DE MERCADORIAS

Essa é a parte burocrática, devendo ser bem definida e exposta de maneira clara para o consumidor.

O cliente precisa se sentir seguro para concluir a compra, e são essas as informações que ele busca na tomada de decisão.

A ESTRATÉGIA DE MARKETING

Por fim, mas não menos importante, é o momento da divulgação da sua loja virtual profissional. Separe um bom tempo analisando o seu nicho e desenvolvendo técnicas para conquistar novos clientes.

“O marketing é a alma do negócio!”

As redes sociais são uma grande aliada nesse processo. Aproveite para se aproximar do seu público alvo e criar um bom relacionamento com ele.

As vantagens do e-commerce profissional para pequenas empresas

A rapidez e a praticidade das transações comerciais são vantagens oferecidas pelas lojas virtuais que não só simplificam a vida do cliente, mas também favorecem a economia do país.

A tendência é que o e-commerce cresça e fique mais estável nos próximos anos, sendo indispensável para a sobrevivência de pequenas empresas.

Dentre as principais vantagens para o cliente, podemos citar a simplicidade de compra e venda, a facilidade da escolha do produto, as informações claras e definidas quanto às formas de pagamento e políticas de envio, troca e devolução de mercadorias.

Veja agora abaixo algumas vantagens do e-commerce para as pequenas empresas:

MENOR CUSTO DE INVESTIMENTO E MANUTENÇÃO

O custo inicial para criar uma loja virtual é muito menor quando comparado ao investimento necessário para abrir uma loja física.

Isso é ótimo para pequenas empresas, pois não será necessário pagar aluguel de espaço físico, reforma, decoração e manutenção do local, e contratação de funcionários. Todos esses custos são minimizados.

PRATICIDADE E AGILIDADE

Ao gerenciar uma loja por meio virtual, você não precisará se deslocar até um espaço físico, podendo resolver pendências no conforto do seu lar ou de qualquer outro lugar, basta que tenha acesso à internet.

Isso agiliza o processo de reposição de mercadorias no site, a atualização das informações e imagens e torna prática a resolução de problemas.

DISPONIBILIDADE DE ACESSO

Uma vez que o site estará disponível para o cliente 24 horas, ele tem a possibilidade de fazer compras a qualquer momento oportuno, sem que você tenha a necessidade de estar disponível.

Basta que o site esteja no ar e pronto, a qualquer hora é possível realizar vendas. Além disso, os seus clientes podem acessar a loja de qualquer lugar do Brasil, e isso faz com que mais pessoas tenham acesso ao seu produto.

CONTROLE DE ACESSO

Através de algumas ferramentas gratuitas na internet, você pode ter um controle do acesso ao site.

Obtenha dados importantes como a faixa etária dos seus clientes, onde o seu produto está sendo mais vendido, quais os anúncios que mais atraem os consumidores, quantas pessoas visitaram o site no dia e muitas outras informações necessárias para o controle de qualidade do seu empreendimento.

CONTE COM A CONSTRUSITE BRASIL!

A Construsite Brasil é uma empresa renomada com vasta experiência no ramo, somando mais de 17 anos de atuação. Com ela você pode não somente criar a sua loja virtual profissional, como também receber todo o suporte que precisa no gerenciamento do seu e-commerce.

Preencha agora o formulário abaixo e um dos nossos especialistas entrará em contato!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: