Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Loja Virtual Ecommerce profissional: como montar uma equipe de sucesso

Ecommerce profissional: como montar uma equipe de sucesso

Como montar uma equipe para e-commerce? Prossiga com a leitura do artigo e veja algumas dicas para criar o seu "dream team"!

| Atualizado em
por Time Construsite

Existe uma ideia errônea de que é possível administrar um e-commerce sozinho. Talvez numa loja virtual pequena seja possível, mas não num e-commerce profissional – nesse caso, é necessário uma equipe.

Com o crescimento do comércio online, surgiram cada vez mais profissionais de e-commerce, capacitados para esse novo cenário. Dessa forma, é possível montar uma equipe qualificada para gerir o seu negócio digital.

Porém, como montar uma equipe para e-commerce? Prossiga com a leitura do artigo e veja algumas dicas para criar o seu “dream team”!

Por que é importante escolher uma equipe qualificada para o seu e-commerce profissional?

A união faz a força, até mesmo no comércio online.”

Quando você cria a sua loja virtual, é possível tomar conta das atividades sozinho ou então com um parceiro. Contudo, conforme o seu negócio cresce, mais as atividades vão se tornando complexas e maiores.

Para acompanhar o tamanho da sua loja virtual, você precisa contratar funcionários para o e-commerce. Sem eles, a qualidade do seu trabalho decai e você começa a demonstrar certa falta de profissionalismo:

  • Entrega de produtos começam a ficar atrasadas;

  • Você demora a atender novos pedidos;

  • Há um menor controle de estoque;

  • Entre outros problemas.

Por que sua equipe deve ser qualificada?

Mais do que lidar com o aumento de carga, a sua equipe deve ser capaz de aprimorar a qualidade do seu trabalho. A ideia por trás de uma equipe qualificada é que a qualidade dos produtos/serviços aumente conforme o negócio cresce.

Por isso que você deve buscar uma equipe qualificada: é apenas dessa forma que você terá uma loja virtual realmente profissional.

Quais são os cargos de e-commerce que você deve apresentar no seu negócio?

Agora que entendeu a importância de uma equipe qualificada, é momento de saber quem vai fazer parte da equipe. Existem alguns cargos de e-commerce que você pode definir na sua empresa antes de buscar os profissionais.

E quais são eles?

Gerente de e-commerce

Esse é, provavelmente, o cargo de e-commerce mais importante na sua empresa. O gerente de e-commerce vai gerir a equipe e todas as atividades que ocorrem na sua loja virtual. Por esse motivo, ele deve dominar as ferramentas digitais.

Além disso, ele tem que apresentar uma boa capacidade analítica para interpretar os dados gerados pelo tráfego em sua loja. Se quiser, pode também contratar um assistente de e-commerce para auxiliar o gerente.

Operador para a loja virtual

Esse profissional é responsável pelo cadastro de produtos, fornecimento de estoque e controle de vendas. Ele também lida com certas operações logísticas, como o agendamento dos pedidos para envio aos Correios ou transportadora.

Para esse cargo, o operador deve ter familiaridade com computadores e comércio online!

Auxiliar de expedição

O auxiliar de expedição tem um papel muito simples: enviar as entregas em perfeitas condições. Ele também deve acompanhar elas e manter o estoque atualizado – por esse motivo que muitas vezes o operador assume esse cargo.

Atendente para atendimento ao cliente

No atendimento ao cliente, o atendente deve estar ativo para sanar as dúvidas dos clientes. Ele precisa estar presente em diferentes canais de atendimento, como redes sociais, e-mail, telefone e WhatsApp.

É ideal que, ao contratar um atendente, busque alguém com experiência nisso, afinal, haverá situações que pedirão maior domínio na comunicação com o cliente.

Gestor de campanhas de divulgação

Marketing é importante para uma loja virtual que está em crescimento. Para ter sucesso com os anúncios, você deve contratar um gestor de campanhas com experiência no marketing digital.

Ferramentas como Google Ads e Facebook Ads, precisam ser familiares para esse profissional!

Designer gráfico

Você também precisa de um designer gráfico para produzir as artes para suas postagens. O profissional deve ter familiaridade com ferramentas de criação, de forma que regularmente produza banners e vitrines atrativas.

Quanto ao design do seu site, você pode contar com outro profissional para formular uma identidade visual única!

Quais são as principais características que funcionários de e-commerce devem apresentar?

Ao ir em busca de funcionários para o e-commerce profissional, há certas características que deve observar neles. Esses aspectos são essenciais para que você tenha a certeza de estar contratando a pessoa certa.

  • É uma pessoa focada em resultados, constantemente se aprimorando no seu cargo;

  • Apresenta agilidade e organização, criativa e intuitiva no ambiente de trabalho;

  • Possui formação profissional na área do marketing, administração ou em outros setores envolvendo tecnologia;

  • Tem conhecimento sobre o mercado digital e sabe sobre estratégias de marketing digital e redes sociais;

  • É proativo, constantemente tentando se antecipar aos problemas futuros.

Como montar uma equipe para e-commerce: dicas para contratação

Como montar uma equipe para o e-commerce que possua as características essenciais para o sucesso do seu negócio?

  • Ofereça um salário atrativo, junto de algum benefício diferenciado, para atrair profissionais qualificados;

  • Busque os profissionais nos sites de currículo e nas redes sociais, como no LinkedIn;

  • Não foque na idade do profissional, pois um jovem sem experiência pode ter muito a oferecer com seu conhecimento de internet;

  • Crie o talento dentro de sua empresa, investindo no treinamento de profissionais sem experiência na sua loja virtual.

Não esqueça de um profissional em seu e-commerce: o desenvolvedor de sites!

Para que seu negócio cresça no meio digital, seu site deve acompanhar o ritmo e se tornar mais profissional. Com o desenvolvimento de site da Construsite Brasil, é garantido todos os recursos que uma loja virtual precisa ter:

  • Layout personalizado, funcional e responsivo;

  • Formas de pagamento que são integradas à sua loja virtual;

  • Controle de estoque e de envio de mercadorias na palma da sua mão;

  • Gestão integrada e descomplicada para quem não possui conhecimentos técnicos.

Dessa forma, você recebe um e-commerce profissional coerente com a qualidade do seu time. Preencha o formulário abaixo para podermos mostrar que o que falta na sua equipe é um desenvolvedor de sites!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: