Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site Dicas para escolher o domínio certo ao criar seu site

Dicas para escolher o domínio certo ao criar seu site

Quer saber como escolher o melhor domínio para seu site profissional? Prossiga com a leitura do artigo e confira algumas dicas!

| Atualizado em
por Time Construsite

Assim como um cliente precisa saber o endereço da loja física para visitá-la, um usuário precisa do nome do domínio para acessar seu site. Por esse motivo que é uma característica a se observar com mais foco ao criar seu site.

O domínio do site é a porta de entrada do visitante. Ele deve ser curto, atraente e, principalmente, profissional. Ter o domínio certo no endereço virtual permite que o visitante tenha mais confiança em você.

E como escolher o melhor domínio para seu site profissional? Prossiga com a leitura do artigo e confira algumas dicas relevantes para criar o nome de domínio da sua empresa!

Por que é tão importante acertar no nome do domínio?

A internet é como os agentes de Hollywood: falam por você sempre que não está por perto para comentar.” (Chris Brogan e Julien Smith)

O domínio do site tem dois papéis: um funcional e outro identitário. O primeiro é o mais óbvio: as pessoas não podem acessar o site sem o nome do domínio. O segundo é o foco desta postagem.

O domínio tem um papel crucial na construção da presença online e da imagem profissional de uma empresa. Ela torna o seu site mais atrativo de acessar e também dá mais segurança ao usuário que realiza seu primeiro acesso.

O nome de domínio da empresa consegue realizar três pontos para você:

  • Confere profissionalismo à sua imagem: com um domínio próprio, o usuário reconhece sua empresa como um negócio sério;

  • Torna seu site mais fácil de ser achado: um bom nome faz com que o domínio seja mais facilmente lembrado pelo usuário;

  • Aprimora o seu posicionamento no Google: o domínio é um dos fatores que impacta na sua posição entre os resultados de busca.

É por esse motivo que a Construsite Brasil dá tanta atenção à criação do domínio próprio!

Como escolher o melhor domínio para seu site: o que deve fazer para acertar no nome?

Como seu endereço eletrônico, o domínio é a porta de entrada para os usuários em seu site. Através dele, é possível criar seu site e até mesmo um e-mail corporativo profissional – sem carregar o nome de qualquer outro serviço.

É por essa relevância que você deve escolher o nome de domínio da empresa com cuidado. E como escolher o melhor domínio para o seu site profissional? Veja isso agora!

Pense num nome simples e fácil de digitar

A grande ideia do domínio web é que ele seja fácil de digitar. Quanto mais complicado de escrever, menos o usuário vai querer entrar na sua página. Essa complicação pode surgir de três formas:

  • Usando de palavras que podem ser escritas de mais de uma forma, como por exemplo, “www.consertooliva.com.br” e “www.concertooliva.com.br”;

  • Usando de números, sendo melhor escrevê-los por extenso. Por exemplo, “www.dezsabores.com.br”;

  • Usando de caracteres especiais, que podem ocasionar em erros durante a escrita do endereço.

Nada de domínio web enorme

Sabe quando você vai digitar o nome da rua para pedir um Uber e é enorme? Isso é pouco estimulante, certo? O mesmo é válido para um endereço eletrônico – o usuário vai pensar duas vezes antes de entrar no site.

Por isso, ao criar o seu domínio, seja curto e direto ao ponto!

Tente inserir o nome ou a identidade da sua marca

A identidade da marca é visível em diferentes elementos, incluindo o domínio do site. O domínio deve estar alinhado com essa identidade, carregando o nome comercial da empresa ou algo similar.

Uma ideia comum é usar o nome da empresa junto de uma palavra-chave, para melhorar suas chances de surgir no topo do Google.

Considere os dispositivos móveis na sua escolha

Segundo pesquisa anual do FGVcia, há no Brasil cerca de 234 milhões de smartphones ao todo. Isso significa que o smartphone, e outros dispositivos móveis, são a principal fonte de acesso à internet.

Agora, imagine um usuário tendo que digitar um endereço complexo na tela do celular. Por esse motivo que você deve criar um nome que considere o caminho percorrido por ele no smartphone.

Escolha a extensão certa para o seu endereço eletrônico

O domínio web é composto pelo conhecido “www”, pelo nome principal e pela extensão. Ela se trata do sufixo final ao lado direito do domínio, conhecida como Top Level Domain (TLD).

O “.com” é o mais conhecido, assim como o “.br”. Contudo, há outras extensões que devem ser consideradas:

  • .org, uma extensão bastante usada por organizações sem fins lucrativos;

  • .net, uma extensão comum para negócios online, startups, aplicativos e afins;

  • .info, uma extensão utilizada para sites informativos e educacionais;

  • Entre outras inúmeras opções disponíveis

Certifique-se que o nome do domínio não é uma marca registrada

Ter um domínio web com marca registrada não é nada legal por dois motivos: primeiro, é grande a chance de receber uma carta de algum escritório de advocacia reivindicação os direitos da parte que detém o registro. Segundo, é maior a chance de ter seu domínio confundido.

No Brasil, há mais de um canal para verificação, como o Registro.br e o WHOIS do Hostinger.

A escolha de domínio é essencial para a Construsite Brasil ao criar seu site!

A Construsite Brasil entende que o domínio do site está atrelado à sua imagem profissional. Por isso que garantimos um domínio próprio para sua empresa, que é otimizado para as buscas.

Além disso, nossa criação de site também traz até 20 contas de e-mail com o domínio personalizado. Isso confere mais profissionalismo à sua empresa e melhora as chances do usuário não ignorar a sua mensagem.

Nós entendemos que a personalização do site é um dos segredos para o sucesso da empresa no mundo online. Por esse motivo que o domínio não é ignorado durante a nossa criação de site.

Então, se você busca criar seu site com o domínio certo, tenha especialistas envolvidos nessa tarefa. Preencha o formulário abaixo para podermos entrar em contato com uma proposta exclusiva!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: