Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Empreendedorismo / Loja Virtual Entenda tudo sobre como fazer loja online

Entenda tudo sobre como fazer loja online

Presença digital. Conectividade. Acessibilidade. Leve sua empresa nas mãos de seu cliente com apenas alguns cliques. Entenda tudo sobre como fazer loja online!

por Time Construsite

Após muito se perguntar sobre a importância da criação de sites, a relevância de ter presença digital e como se aproximar cada vez mais do consumidor, que mudou bastante seu ponto de busca e procura com o avanço da tecnologia, chegamos a um ponto de partida: como fazer loja online.

Principalmente com as mudanças mundiais sofridas, como a chegada da pandemia, associada a um pré avanço no crescimento do comércio online, que alavancou em massa com a necessidade de compras associada a quarentena, o mundo digital ganhou seu devido destaque.

Se antes já usávamos bastante as redes sociais, como o Facebook, uma das maiores plataformas interativas, com a chegada do e-commerce e principalmente na sua necessidade de avanço, quando se tornou uma das únicas portas possíveis, a internet ganhou um novo membro: o consumidor.

Não se busca mais apenas ver stories, postar fotos legais no feed, acompanhar páginas de fofoca e notícias de todos os tipos na internet. Cada vez mais, comprar produtos online e fazer negócios é uma das buscas mais recorrentes de toda plataforma.

Se com apenas alguns cliques eu posso achar uma loja, ver seus produtos, escolher a dedo e finalizar a compra, com uma entrega diretamente na minha casa, por que eu vou ficar sempre recorrendo às lojas físicas? Eis um dos pensamentos que habita a cabeça dos consumidores.

Por isso, sua empresa não pode ficar de fora! Venha com a gente entender tudo sobre como fazer uma loja online.

Qual a importância de fazer sua loja online

Muitas empresas já possuem presença digital forte através de lojas online. Perceberam que investir nas oportunidades que a internet fornece, explorando as maravilhas do acesso em qualquer lugar, é o que agrada e atrai o consumidor.

Toda empresa que se preze e busca crescer no mercado deve conhecer as maravilhas e possibilidades de fazer loja online. A presença física é importante, mas acompanhar o mercado é muito mais.

E nesse estudo é possível perceber onde os consumidores mais se concentram, o que mais buscam, como buscam, e o que atrai seus olhares. E é por isso caro leitor, que seus dias sem estar presente digitalmente acabaram.

Estatísticas do comércio online

Em 2019, a crescente busca pelo comércio online teve bastante destaque. Uma média de 74% de brasileiros apresentaram não só a preferência como a compra 100% digital, de acordo com a NZN Intelligence.

Com a chegada da pandemia no início de 2020, vimos ao longo do ano um crescimento extremamente acelerado, chegando a quase 50%, como mostra o mesmo estudo.

Aí já percebemos uma das principais necessidades de fazer loja online: concentração em massa dos consumidores nos meios digitais.

Faturamento

Pelo ponto de vista financeiro, não há o que falar. O faturamento foi absurdo, já que, principalmente devido à pandemia e o lockdown, o mar onde os clientes começaram a navegar foram nas lojas online, devido a disponibilidade 24/7, a entrega direto em casa, e claro, um processo 100% digital.

E como ainda, infelizmente, habitamos esse cenário, não há momento mais ideal para fazer uma loja online. Afinal, a tendência de busca por essas lojas é crescer cada vez mais, pois uma vez que o consumidor acha a comodidade, dificilmente irá largar.

Concentração de tempo

Quando se olha para o lado, o que mais se vê são pessoas mexendo no telefone, rolando feeds abaixo, lendo notícias, buscando conteúdos diversos, e claro, fazendo compras online.

A média de tempo que o brasileiro fica conectado ao seu smartphone chega a um pouco mais de um terço do dia, sendo assim o meio que ele mais interage e usa para o máximo de funções possíveis.

Assim, o tempo associado a aumentos de gastos com itens comprados virtualmente, é um bom incentivo para fazer loja online.

Segurança e praticidade

Por fim, a segurança nos meios digitais está aumentando, visto que grandes empresas se encontram presentes ali, e o comércio está ficando cada vez mais dinâmico.

Os mecanismos de segurança, como programas anti hackers e quedas, o controle de dados pessoais solicitados, a verificação do site e das funções internas quando bem implementados, permite aumentar mais a confiança dos consumidores.

E como já se concentram em boa parte por dia nesse meio, fazer uma loja online significa ser facilmente achado, afinal não demanda muito tempo nem transporte para chegar até suas ofertas.

Não só entender as estratégias, mas estar por dentro da melhor plataforma para fazer loja online, sem dúvidas vai alavancar seu negócio!

Quais os caminhos para fazer uma loja online dar certo?

Imagine a seguinte situação: você projeta sua empresa para ter acesso online, colocando no ar o site criado. Mas começa a perceber que não está tendo acessos, não tem visibilidade, não há impulsionamento.

Creio que na hora pensará em desistir e ficar só na loja física mesmo. Mas calma! Tudo depende de um bom planejamento e estratégia, e é isso que falta para começar a estruturar a assertividade de sua empresa na internet.

Primeiramente é necessário entender o mercado. Saber quem são seus concorrentes, o que eles oferecem e entender principalmente o que eles não oferecem é uma excelente chave. Afinal, como diz o escritor Albert Schweitzer: “Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros. É a única."

Nesta pauta, é necessário entender seu público alvo, sua persona, a quem deseja atingir. Alinhe as estratégias e dinâmicas de mercado baseado no que seu público precisa e solicita, principalmente entendendo o seu nicho de mercado e como alcançá-lo.

Nessa fase, nada mais é que entender toda a gama de consumidores que visa atingir, e compreender que dentre esse grupo existem outros grupos com necessidades mais específicas. Para isso, controlar seu acesso por palavras chaves é uma excelente ideia, pois proporciona delimitar esses grupos em espécie.

Dando continuidade, tenha estruturado seus alicerces, ou seja, seus pontos de apoio. Quem fornece os produtos de sua empresa? Ela própria ou fornecedor externo? Como é feita a chegada dos produtos? E o armazenamento, embalagem e distribuição? Como vai estruturar a ida do que foi comprado até o endereço do cliente?

Essas perguntas são essenciais. Afinal, não basta ter vitrine se não puder fazer aquele produto chegar ao seu cliente.

Por isso, invista em prazos curtos, analisando todo o prazo interno e principalmente de chegada ao cliente; tenha boas embalagens e entregadores dispostos a fazer um serviço de qualidade. Essa parte da gestão é essencial ao seu negócio.

Verifique os preços do mercado e esteja sempre competitivo mas também justo aos seus consumidores. Fretes menores, produtos com desconto, promoções regulares e preços tabelados são uma excelente forma de começar.

Por fim, tenha uma excelente estratégia de marketing e design ao fazer uma loja online. Integre as redes sociais, faça parcerias, “publis”, divulgação em massa. Claro, não se esqueça dos anúncios e textos para blog.

Além disso, faça um layout com paleta de cores escolhidas a dedo, estética, fontes, slogans, separação por pauta e conteúdo, links organizados e carregamento rápido da página. O que os olhos não veem o coração não sente não é mesmo? Então faça seu cliente sentir a sua loja online.

De onde vieram essas, existem muitas outras dicas de como fazer loja online dar certo. Basta pesquisar e aplicar de acordo com seu produto, sua persona e seus recursos. Depois, só esperar o sucesso chegar, que ele vem!

Virada de ano: tendências de 2022 ao fazer loja online

Adeus ano velho! E não só o ano, mas tudo que não é tendência para este novo ano que se inicia!

E visando não só um início, como fazer o ano ser de ouro, 2022 abre as portas do mercado digital trazendo muitas novidades, ao mostrar os destaques e os segmentos promotores para alavancar de vez ao fazer loja online.

Baseado nisso, vamos citar alguns investimentos grandiosos que estão nos olhos do nosso querido e-commerce para este ano, e é claro, que vão ser peças fundamentais para fazer sua loja online crescer.

E podemos definir esses investimentos em três setores: redes sociais, lives e comando de voz.

Com as redes sociais integradas a sua loja online, é possível fazer sorteios, promoções, aumentar a interação com o cliente, além de uma excelente divulgação e marketing.

Com as publis, que nada mais são que parcerias feitas com influencers digitais e grandes marcas para que divulgue seus produtos em trocas de permutas ou remuneração, levar até seus consumidores os seus produtos nunca foi tão fácil!

Afinal, nada melhor que o próprio ídolo levar ao seu fã uma dica quentinha que envolve sua empresa!

Também podemos ver a crescente das lives, que principalmente durante a pandemia, fizeram muito sucesso ao ser uma porta de entrada para interação e divulgação de produtos. Não é só os cantores que fazem live, o instagram tá cheio de divulgação de marcas através de lives internas também.

Faça já sua live. Abra portas para que seu consumidor te conheça e que sua empresa leve até a ele tudo o que precisa!

Por fim, pesquisas por voz têm um aumento expressivo. Depois da Alexa e o famoso “Ok, Google!”, usar de uma forma bem simples, através da fala, para pesquisar mais rápido o que procura é um investimento em peso do e-commerce, e claro, para aderir ao fazer loja online.

Assim, busque estruturar juntamente aos criadores e plataformas ao fazer sua loja online, como implantar essas ferramentas e muitas outras. Pois, sem dúvida, são os segmentos e tendências mais expressivos para investir em 2022.

Vendas e cursos online: qual a ligação ao fazer loja online?

Se tem algo que a pandemia fez explodir no mundo dos estudos é o famoso EAD. O ensino a distância vem sendo a alternativa mais viável para quem precisa e deseja estudar, afinal, escolas e cursinhos presenciais ainda estão distantes.

Mesmo quando voltarem o presencial, muitos cursos só são possíveis a distâncias, além de serem mais práticos e acessíveis, devido a fornecerem uma gama de conteúdos, com preços mais acessíveis ou até mesmo gratuitos, na maior parte com certificados e acesso remoto em qualquer lugar.

Mas qual a ligação entre fazer cursos online e fazer uma loja online?

Estudos mostram que empresas que oferecem especializações por meio de cursos aumentam o seu número de vendas.

Hoje em dia as pessoas buscam cada vez mais melhorar seu currículo, aprender coisas novas nos tempos livres, aderir a investimentos e oportunidades digitais e claro que cursos online são a porta de entrada favorita para isso.

Assim, além de uma loja online com produtos e serviços, fazer loja online para vender cursos é uma excelente estratégia!

Neste sentido, fornecer cursos de desenvolvimento profissional, gestão e estratégia, logística e planejamento, são os segmentos mais cotados.

Dessa forma, vamos listar algumas dicas para entrar neste segmento, e ter sucesso não apenas como uma empresa de vendas, mas uma empresa que busca ensinar e levar conhecimento aos seus consumidores. Afinal, educar o mercado é extremamente essencial e passa credibilidade ao seu negócio.

  • Planejamento

Definir persona, segmento de mercado e proposta de valor, é o pontapé inicial na oferta de cursos profissionalizantes.

  • Conteúdo a ser ofertado

Coloque em produção o conteúdo, lembrando de ser dinâmico e estruturando as divisões, para que não seja algo muito extenso e cansativo, faça atividades e dinâmicas de interação, quiz, jogos e brincadeiras, traga rosto e personalidade.

Nenhum aluno gosta daquela aula maçante e que parece nunca ter fim. Então se atente a trazer tudo da forma mais descontraída possível, claro, sem perder a qualidade de conteúdo.

  • Como irá fornecer os cursos?

Aulas ao vivo, lives, vídeo aulas gravadas. Defina a forma de atingir seu público alvo. Uma boa prática seria perguntar ao seu público como ele prefere consumir seu conteúdo.

  • Formas de pagamento

Crie planos favoráveis, com preços acessíveis e variedade de formas de pagamento, não só em relação a parcelas, mas nas possibilidades de parcelamento ou pagamentos instantâneos como o Pix.

Assim, com essa dica extra, você pode perceber o abismo de possibilidades ao fazer loja online, que não se resume a apenas algumas empresas ou marcas, ou apenas alguns segmentos do mercado, mas que está aí para todos que querem investir neste ramo.

Crie, estruture, planeje, entenda seu público, conheça seus concorrentes. Abra portas ao mercado digital também! Busque plataformas e criadores de sites e lojas virtuais, para que, ao fazer sua loja online, já esteja por dentro de todas as oportunidades fornecidas.

Nessa caminhada sua empresa não está sozinha. O mercado digital espera você!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: