Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Loja Virtual Como fazer loja online dar certo?

Como fazer loja online dar certo?

É necessário determinação ao montar uma loja online, pois o segmento de e-commerce é extremamente competitivo. Leia o artigo e saiba mais!

por Time Construsite

Hoje em dia, é muito mais fácil fazer uma loja online — há diversos criadores e desenvolvedores com excelente custo-benefício no mercado. O problema mesmo é fazer a loja virtual dar certo no meio digital.

É necessário determinação ao montar uma loja online, pois o segmento de e-commerce é extremamente competitivo. Em 2020, segundo levantamento da BigData Corp, o número de lojas exclusivamente virtuais cresceu 40,7%.

E conforme o consumidor se torna cada vez mais digital, é esperado que o número cresça. Para lhe ajudar a competir, aqui vão algumas dicas de loja virtual!

Como fazer a loja online dar certo? 7 dicas de loja virtual para ter sucesso!

O sucesso de uma loja virtual depende das ferramentas utilizadas na sua criação e manutenção.”

Antes de saber como fazer a loja online dar certo, é necessário criar a loja virtual. Em outro artigo, abordamos todos os pontos essenciais para a criação da loja virtual do zero.

Além disso, você precisa saber o que é envolvido durante o desenvolvimento do site:

São nesses pontos que você deve prestar atenção para ter sucesso com a loja online. Confira agora as dicas de loja virtual!

1. Realize uma pesquisa de mercado antes de tudo

A pesquisa de mercado deve ser a primeira coisa realizada pelo seu negócio digital, pois assim você escolhe o produto certo para o público certo. É importante que esteja alinhado com as tendências de produtos e ideias no mercado.

Contudo, também precisa encontrar o equilíbrio entre o que está em alta e o que você gosta de fazer. Afinal, é necessário que tenha experiência na sua área de atuação para ter um rendimento mais satisfatório em sua loja online.

Por fim, você deve se aprofundar nas tendências para encontrar um nicho de mercado. O nicho de mercado se trata de um recorte, ou seja, um grupo menor dentro do público-alvo maior.

Ao criar sua loja virtual para esse grupo específico, é maior a chance de se tornar uma referência para ele e lucrar mais.

2. Avalie as demandas do público-alvo

Após realizar a pesquisa de mercado, você precisa validar as ideias que teve. Se definiu 5 nichos de mercado que pode atuar, por exemplo, você deve validar eles através de:

  • Verificação dos produtos mais vendidos no e-commerce;
  • Pesquisa de palavras-chave no Google Keyword Planner para descobrir se os usuários estão pesquisando muito os produtos do nicho.

Após a validação, você consegue diminuir o número para 1 ou 2 nichos de mercado, que serão o seu foco na loja online.

3. Organize a fabricação e/ou fornecimento dos seus produtos

Se você tem uma loja física e está pensando em ter uma loja online, é necessário organizar o fornecimento dos produtos. Afinal, agora vai precisar desenvolver uma logística que atenda tanto os pedidos digitais, quanto os presenciais.

Por isso que deve prestar atenção em três coisas:

  • Fornecedor, que deve ser capaz de lhe fornecer os produtos dentro do prazo, de forma que não exista atraso nas entregas;
  • Embalagem do produto, que não pode ser ignorada, pois aprimora a experiência do cliente;
  • Entrega do produto, que pode ser por uma entregadora própria, privada ou pelos correios. É importante que contrate uma empresa coerente com o atual nível do seu negócio digital.

4. Pesquise sobre a sua concorrência regularmente

Ao pesquisar pelo seu nicho de mercado, você deve aproveitar para conhecer os seus concorrentes digitais. No começo do negócio, isso é importante para avaliar a competitividade do seu nicho — se for elevada, não vale a pena.

Durante o negócio, isso é relevante para se manter a par do que é realizado e vendido no mercado. Com isso, você se atualiza sobre o que está sendo feito de certo e de errado e integra essas informações na sua loja virtual.

5. Elabore o seu perfil de precificação baseado nos custos do site

Para se manter competitivo, é essencial elaborar um preço que seja justo e compense os gastos que teve na criação da loja virtual. Na precificação, você deve considerar os custos com:

6. Monte descrições completas e chamativas para os seus produtos

Como não há um vendedor para guiar o cliente pela loja, é necessário que crie páginas de produtos que chamem a atenção. Descrições genéricas não estimulam o cliente a comprar — é preciso ser:

  • Completo em informações, com detalhes, cores, dimensões, formas de uso, entre outras coisas;
  • Atraente, montando um texto que faça o cliente perceber que precisa daquele produto.

Por fim, é importante que tire fotos de qualidade dos produtos, em todos os ângulos possíveis, pois detalhes visuais chamam mais atenção.

7. Desenvolva o seu plano de marketing de maneira completa

Por fim, elabore o seu plano de marketing para a loja online e defina o orçamento disponível para tal. Há muitas técnicas que você pode aplicar para atrair clientes, mas todas elas devem ser executadas dentro de um planejamento.

As principais opções são:

Dica bônus para o sucesso é montar a loja online com um criador de sites profissional

A oitava dica para que a sua loja online dê certo é contar com uma desenvolvedora de sites profissional na criação da sua loja virtual. A Construsite Brasil é uma referência nisso, com experiência em criar sites otimizados e completos há mais de 17 anos.

Ao fazer a loja online com nossos profissionais, é garantido que receberá um site idealizado para gerar resultados. Preencha o formulário abaixo para que um de nossos especialistas entre em contato, mostrando os recursos que aumentarão as vendas do seu negócio!

Receba o contato de um especialista

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: