Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site Como usar o website de forma estratégica?

Como usar o website de forma estratégica?

O website pode se transformar em uma ferramenta poderosa para seu negócio!

| Atualizado em
por Time Construsite

O ambiente digital já não pode ser ignorado quando a estratégia de negócio está sendo criada ou revista. Isso ocorre já que o site, mais do que um canal de comunicação, deve ser usado como estratégia para o seu negócio.

Podemos considerar o site como uma vitrine online em que seus produtos ficarão expostos 24 horas por dia.

Sabendo disso, é interessante que ele seja pensado e estruturado de maneira minuciosa.

Lembre-se: ele será, em boa parte das vezes, o canal responsável pelo primeiro contato do consumidor com a sua empresa. As impressões causadas ficarão marcadas na mente do usuário. 

Como o desenvolvimento de um site, poderá ser utilizado em sua estratégia de forma assertiva? Com um bom planejamento!

Engana-se quem acha que basta criar um site sem pensar que tudo ficará certo. 

É necessário pensar de forma antecipada à criação, qual será o propósito do desenvolvimento do site, como as demandas geradas por ele serão atendidas, qual o tipo de programação o seu site precisa e mais.

Veja a seguir como realizar esse planejamento e pensar de forma estratégica desde o começo do projeto.

Pense de forma estratégica

As pessoas que a sua empresa tem como público no ambiente físico é o mesmo que ela vai conversar no ambiente virtual?

A sua equipe está pronta para receber um maior número de demandas? O seu estoque é suficiente? O número de colaboradores para a execução de um serviço é suficiente caso sejam adicionados novos serviços a lista?

Todos estes critérios devem ser pensados e planejados para que não surjam problemas devido à desorganização. 

Trace o objetivo do seu site

Ele será um canal de informação e atendimento ao cliente? Tem a possibilidade de conter um e-commerce? Deve ser o principal canal de informação? Como ele vai agregar vantagem competitiva?

Tenha essas respostas escritas ao lado do resultado esperado, pois, dessa forma, começamos a usar as informações para desenhar o site do seu negócio. Mas, tenham em mente que esses objetivos são mutáveis e necessita de atualizações constantes, ou seja, pode implicar em mudanças em sua página na web.

Defina o objetivo para que a sua comunicação seja direta.

Você quer divulgar seus produtos, oferecer serviços, mostrar o que a sua empresa já realizou? Para cada uma destas opções a abordagem que será adotada será de uma maneira.

A clareza no objetivo fará com que o usuário consiga identificar a função da sua página web e crie mais interesse pela sua empresa. 

Informações confusas passam a ideia de uma empresa que não sabe o que quer. Isso acaba trazendo insegurança para os consumidores que entram em contato com o seu site. 

Escolha com quem você quer falar

Crie um site bonito e bem estruturado e delimite o seu público. Defina quem são as pessoas que você quer atingir e volte as estratégias para que ele seja atraído para o seu site.

É interessante pensar que nem sempre o público que você tem no ambiente físico e atende de forma presencial, será o que tem interesse no ambiente online. Sendo assim, o recomendado é que a estratégia se adéque ao público da web, com uma comunicação mais direcionada.

Os mesmos produtos e serviços podem alcançar pessoas distintas, só é necessário tomar cuidado para que não fique confuso na tentativa de alcançar todo mundo. 

Já dizia o ditado: "quem quer agradar a todos, acaba não agradando ninguém". A definição do seu público deixará sua estratégia mais assertiva, sendo aplicada para as pessoas corretas.

Pense no conteúdo com muito cuidado

Veja assuntos relevantes que possam conter em seu site, para que ele não destoe da imagem digital criada pela sua empresa.

Ah! Não vale falar coisas vazias. Seu público espera conteúdo relevante e que desperte o desejo de comprar um produto ou serviço.

O conteúdo de seu site pode ser o responsável pelo aumento de vendas e disseminação de sua marca na web.

Estruturação e desenvolvimento

De nada adianta ter um planejamento completo, se não houver viabilidade na hora de implementar. Por isso é necessário um profissional da área para debater sobre a navegabilidade e estrutura.

O planejamento foi concluído, hora de colocar a mão na massa. Busque referências da empresa que irá desenvolver o seu site. 

A construção errada de um site, pode gerar o efeito inverso e prejudicar a imagem da sua empresa caso seja feito de qualquer jeito, ou em locais sem procedência.

Entenda melhor, um site que tenha problemas fará o usuário se afastar ao invés de aproximar das soluções que sua empresa oferece. Ainda que o planejamento esteja perfeito, a execução falha pode colocar tudo a perder.

Veja quais são as empresas especializada, os trabalhos que ela já desenvolveu e então escolha o local ideal para desenvolver a comunicação web da sua empresa.

Um bom exemplo de confiabilidade é a Construsite Brasil que realiza o desenvolvimento e criação de soluções web a mais de 15 anos, se tornando especialista reconhecida no segmento.

Fale com os especialistas e crie um site otimizado desde o seu desenvolvimento.

Por fim, abuse das ferramentas de marketing digital para alavancar o seu site. Redes sociais, links patrocinados, SEO e e-mail marketing, farão com que sua página seja conhecida.

Pensando em como elaborar um conteúdo relevante para seu público? Conheça o Inbound Marketing e entenda o que são Personas: saiba como definir o seu público-alvo e como direcionar o conteúdo certo para as pessoas certas! OXjzeKKedUvSkAEKS7iLjoULc4qEj15qwRy5inG4

Pensando em melhorar a sua experiência, a Construsite Brasil desenhou um infográfico com um passo a passo de como criar um site realmente vendedor, clique e veja!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: