Inbound Marketing I: atraia, envolva e encante!
Existem diversas traduções para Inbound Marketing, mas todas elas levam a apenas uma definição: qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo.
Se há o Inbound, há também o Outbound, a forma ativa de se fazer marketing: os consumidores são procurados através de folhetos, propagandas em rádio e TV, anúncios, ligações e outros; que normalmente não entregam valor ao cliente, nem procuram entretê-los nem educá-los.
O Inbound Marketing é a forma mais eficaz de atrair, envolver e encantar os clientes. Um de seus princípios é o de que nós não devemos laçar ou implorar para termos nossos clientes, como no velho Outbound. Por isso, se quisermos ter bons resultados, devemos conhecer nosso público.
Pensando nisso, vamos mais a fundo: devemos nos conscientizar de que o consumidor está no controle! Ele controla a informação que recebe, está mais exigente e mais sábio, tem maior poder de decisão de compra e pode deixar de comprar por critérios mínimos relevantes.
Por isso, devemos oferecer conteúdo de valor para fazer com que os nossos potenciais clientes conheçam os nossos produtos e serviços, sem sermos muito invasivos.
Outro princípio do Inbound Marketing é transformar estranhos em leads (potencial cliente interessado em mais informações sobre os produtos ou serviços da empresa), leads em clientes e clientes em divulgadores. Por isso, seja interessante para seu público que a mágica acontece. Como fazemos isso?
Atraia
Use de diferentes recursos como o marketing de conteúdo, técnicas de SEO, mídias sociais, etc; para gerar tráfego em seu site, rede social, blog e vários outros. Se você acabou de criar um site, seja paciente e dedique um pouco mais do seu tempo nesta primeira etapa.
Converta
Precisamos converter esses visitantes em leads, adquirindo suas informações. Para isso, devemos oferecer algo em troca. Lembra que o cliente está em busca de algo para agregar valor à ele? Bom, ofereça algo como um e-book ou uma consultoria grátis, por exemplo.
É necessário desenvolver algumas estratégias para qualificar esse público e conduzir os visitantes a leads: podemos utilizar de calls-to-action, landing pages, formulários, e-mail e outros.
Envolva
Depois de ter sua base de dados, você deve gerenciar os registros, integrando-os com ferramentas de CRM (Software de Gestão de Relacionamento com o Cliente) ou de automação. Assim, um fluxo de conteúdo automático é criado e adaptado aos ciclos de compra do usuário.
Encante
Você já atraiu e converteu, agora é necessário manter. Melhor que conquistar novos clientes, só é fidelizar os antigos. Nesta fase, você deve pensar em clientes satisfeitos, fornecendo informações e assistência útil, conteúdo interessante e de valor.
Encantados, esses clientes irão se transformar em divulgadores da sua empresa, pois irão mostrar essa satisfação à outras pessoas/empresas.
Inbound Marketing é interagir com as pessoas certas no momento certo! É saber que essa interação pode vir de vários lugares e ter uma estratégia para cada um desses lugares. Mas, para que seu planejamento seja realmente eficaz é necessária uma integração de tudo isso, até mesmo junto ao Outbound.
Assim, além de mensurar e analisar os resultados para futuras adaptações, o processo da criação de uma persona para o seu negócio será mais eficaz.