Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Dicas para Site / Google & SEO Por que os criadores de sites devem te oferecer o certificado de segurança

Por que os criadores de sites devem te oferecer o certificado de segurança

Saiba os motivos pelos quais um certificado de segurança é essencial para criadores de site!

| Atualizado em
por Time Construsite

Criadores de site, atenção: existem certas características que são essenciais para que uma página tenha sucesso. Dentre as mais comuns, encontram-se: navegabilidade, identidade visual de qualidade, carregamento ágil e seguro.

Esse último ponto é fundamental para todas as páginas, porque nenhum visitante pretende acessar uma ambiente desprotegido, em que os dados são vazados ou que o seu aparelho móvel ou computador pode ser contaminado a qualquer momento.

Para ter uma página segura, o certificado SSL é um dos investimentos mais importantes. Neste artigo, explicaremos como funciona, quais são os tipos, benefícios para a empresa, entre outras questões.

Leia mais em: a melhor dica de segurança para criação de página de vendas

Afinal, o que é certificado SSL?

Trata-se de um padrão global em tecnologia de segurança desenvolvido para funcionar como um escudo na troca de dados entre vários usuários que navegam no ambiente online.

Esse certificado constrói um uma via criptografada entre o navegador do usuário e o servidor do site que funciona como escudo para impedir que os dados fornecidos sejam vazados e não possam ser acessados por outro usuário que não tenha permissão.

Para que você entenda com mais clareza o poder do SSL, imagina que o João vai adquirir um determinado produto em uma loja online. Durante a transação, ele precisa adicionar dados sobre o cartão de crédito dele.

Quando um e-commerce tem um certificado SSL, os dados do cartão são codificados e embaralhados até serem encaminhados ao servidor da página. Nesse local, os números voltam a numeração original para que a página reconheça o cartão sem problemas.

No entanto, mesmo que hackers capturem as informações pessoais, eles não têm capacidade suficiente para traduzi-los, uma vez que estarão misturados.

Quais são os tipos de certificados?

Ao contrário do que grande parte das pessoas imagina, existe mais de um modelo de certificado. É fundamental conhecer cada alternativa disponível para descobrir qual é a opção mais adequada para o seu site.

  • Validação de domínio: é o certificado mais popular da internet. As configurações de segurança são básicas e é utilizado para o usuário identificar que aquele domínio do site é seguro. O valor é econômico, e, em algumas hospedagem, ele pode ser adquirido sem custos;
  • Validação da organização: as configurações de segurança são mais avançadas que a validação de domínio. Ela identifica a reputação de um domínio e verifica os dados de uma companhia para descobrir se ela existe ou se trata de uma página perigosa para os usuários;
  • Validação estendida: é a alternativa mais completa do segmento, porque ela descobre a reputação do domínio, verifica os dados da instituição e aplica uma análise completa da companhia e da página. Assim, os navegadores dos visitantes têm mais segurança. Uma das principais vantagens é que o nome do site permanece em destaque na URL.

Por que o certificado SSL é importante para o site?

Após descobrir o que é certificado SSL, como ele funciona e quais são os tipos que existem, vamos entender melhor quais são os seus principais benefícios? Acompanhe!

Segurança

O primeiro diferencial do certificado é a segurança que ele garante para a página e para as transações que são efetuadas nesse domínio. Isso porque, a falta da criptografia dessa tecnologia, não impede que a troca de dados entre navegadores e servidores ocorra sem vazamento de dados.

Quando uma empresa contém o certificado de segurança, ela garante mais credibilidade com os visitantes.

Melhora a imagem do seu projeto

O certificado SSL ajuda a fortalecer a imagem da sua marca no ambiente digital. Por outro lado, a falta dele pode ser negativa para a sua página, uma vez que os usuários não se sentirão seguros em completar uma compra ou fazer qualquer outro tipo de ação.

O usuário pode descobrir se uma página contém a certificação SSL pelo S no final de “http”. Uma página segurança tem a seguinte nomenclatura: HTTPS.

A identificação também pode ser observada pelo cadeado localizado no lado esquerdo da URL.

Nas páginas que não contém o certificado de segurança, a mensagem “não seguro” é exibida no lado esquerdo da URL.

Impacta no SEO

Para conquistar boas posições nos mecanismos de busca, como o Google, é fundamental desenvolver técnicas de SEO (Search Engine Optimization).

Um dos fatores mais importantes do buscador para que uma página seja bem avaliada no ambiente online é a presença do certificado SSL. Isso ocorre porque os visitantes têm mais segurança, o que é considerado fundamental pelo Google.

Possibilidade de fazer pagamentos em cartão de crédito

Se você tem uma empresa que trabalha com a venda de produtos ou serviços por meio de um site, o certificado SSL é ainda mais indispensável.

É fundamental deixar claro que sem o certificado SSL o seu negócio não terá autorização para oferecer pagamento de compras por meio do cartão de crédito.

As operadoras de cartão de crédito não autorizam que eles sejam aplicados em páginas que não contém certificado SSL ativos pela ausência de segurança nesses espaços.

Isso significa que a ausência de certificado impacta negativamente em suas vendas, já que os clientes podem abandonar o processo se não identificarem o tipo de pagamento mais adequado para a sua necessidade.

As vantagens que foram mencionadas neste artigo justificam que o certificado SSL não é uma necessidade para o seu negócio, é uma urgência que deve ser implementada imediatamente.

Para que criadores de sites tenham menos preocupação na hora de construir um site, vale a pena contar com o apoio de empresas como a Construsite. Todos os sites contém certificado SSL. Assim, a sua página entrará com segurança e com menos problemas no ambiente online.

Quer conhecer mais detalhes? Converse com os nossos especialistas e descubra quais são as soluções mais indicadas para o seu perfil.

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: